terça-feira, 26 de abril de 2016

MENSAGEM PREGADA DIA 24/04/16 E QUE SERÁ COMPARTILHADA NAS CÉLULAS 28/04/16

MENSAGEM: CONSCIÊNCIA MISSIONÁRIA
TEXTO: MT 28:19

INTRODUÇÃO: A palavra do Senhor é incisiva no texto de Mateus 28:19, “Portanto ide, e fazei discípulo de todas as nações, batizando-os em Nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo”.  E foi através dessa ordem que a mensagem do evangelho chegou até nós. A ordenança do nosso Senhor Jesus não é apenas para um grupo seleto, mais para todo aquele que conheceu a mensagem do evangelho.

I-                   O QUE É EVANGELHO?
Evangelho significa “boas novas” que é a mensagem do perdão dos pecados através da morte de Jesus Cristo na cruz, a palavra de Deus diz que “todos pecaram e estão destituídos da Glória de Deus” mas o plano de resgate de Deus para o homem foi o sacrifício do seu único filho, para o homem voltar a ter comunhão com Deus ,“Por essa razão, Cristo é o mediador de uma nova aliança para que os que são chamados recebam a promessa da herança da vida eterna, visto que ele morreu como resgate pelas transgressões cometidas sob a primeira aliança”. Hb. 9:15.

II-                O QUE VOCÊ TEM FEITO DIANTE DA GRANDE COMISSÃO?
Estatísticas nos mostram que 33% da população mundial é cristã, outros 38% tem ouvido falar de Jesus e tem a oportunidade de ler a bíblia mais não querem seguir Jesus, outros 29% nunca ouviram falar a respeito de Jesus. Vivemos em uma época onde o Islamismo cresce cada dia mais, uma o esfriamento da fé na Europa com o fechamento das igrejas onde seus templos são transformados em bares, boates e pistas de skates.
Qual é o seu papel diante dessa grande comissão dada por Jesus? “Ide, portanto, fazei discípulo de todas as nações, batizando-as em nome do Pai, e do filho, e do Espírito Santo” (Mt 28.19). Podemos nos posicionar de diversas maneiras: Uma primeira posição, seria de oração pelos perdidos; uma segunda posição,  seria ir até aos perdidos; uma terceira posição seria de sustentar com recursos financeiro aos que vão; uma quarta posição seria de ficar acomodado, ou criticando aqueles que estão cumprindo o mandamento. A palestra do pregador foi ilustrada com alguns personagens. O pecador foi representado por aquele que estava no fundo poço; Os discípulos fiéis esforçando para socorrer o perdido e outros dando suporte ao socorrista; Contudo, havia um displicente como quem está vendo a banda passar. E você? Em que posição você está?  

I-                   COMO DEVO FAZER MISSÃO?
    Missão é para todo aquele que foi reconciliado com Deus por meio da mensagem do evangelho, existem muitos lugares precisando ouvir falar de Jesus, missão não é feita por força,  mas na direção Espírito Santo: “Mas recebereis poder quando descer sobre vós o Espírito Santo e sereis minhas testemunhas em Jerusalém, em toda a Judéia, em Sumaria, e até as regiões mais distantes da terra. Atos 1:8. Na pujância do Espírito Santo podemos ganhar muitas vidas para Jesus, frisa o pregador.
            Missão é feita com os pés de quem vai, as mãos de quem contribui e os joelhos de quem ora! Existem muitas pessoas perdendo seu tempo criticando e olhando para os defeitos dos outros,  enquanto pessoas morrem sem conhecer a quão grande salvação é ofertada ao homem inteiramente gratís.

CONCLUSÃO: Estudos revelam que as pessoas gastam mais dinheiro com os seus bichinhos de estimação, idas ao salão de belezas e lanches do que com missões, em atos 16:9 diz “à noite, sobreveio uma visão a Paulo: Um varão macedônio estava em pé, rogando-lhe e dizendo: Passa à Macedônia e ajuda-nos”, este mesmo clamor continua ecoando em todas as nações “Ajuda-nos”. Hoje é tempo de Missões
Finaliza os Pr. João Batista e Pr. Felipe


terça-feira, 12 de abril de 2016

CEIA DO SENHOR E BATISMO REALIZADO NO DIA 10/04/2016

  Novos membros da Igreja Batista Renascer 


 Entrega do certificado de Batismo 

Cumprindo a ordenança do Senhor 
realização do Batismo

  Eu digo que, da mesma forma, há alegria na presença dos anjos de Deus por um pecador que se arrepende". 

MENSAGEM PREGADA DIA 14/04/16 E QUE SERÁ COMPARTILHADA NAS CÉLULAS 07/04/16

MENSAGEM: PARADIGMA RELIGIOSO
TEXTO  JO 9. 1- 41

INTRODUÇÃO: Quando Jesus manifestou pregando e ensinando suas doutrinas, a sociedade e os grupos religiosos da sua época ficaram impressionados, tudo porque aquela geração de mestres tinham a mente totalmente fechada através de seus conceitos a respeito de Deus em relação ao homem. Para eles tudo que diz respeito ao Divino deveria encaixar estritamente nos moldes da sua visão de interpretação da lei mosaica, ou seja, estava fechado em um paradigma. Este paradigma religioso representava um sistema fundamentalista que impedia vislumbrar qualquer possibilidade nova. Jesus veio e quebrou este sistema.

I – DEUS DINÂMICO
Os seguidores de Jesus estavam diante de uma nova perspectiva de vislumbrar a realidade de Deus ao  indagar; “ quem pecou, este ou seus pais, para que nascesse cego?” ( v 2). Na concepção judaica a maldição ou pecado estava sobre a vida daquele cego de nascença. A resposta incisiva é que não tratava nem de uma coisa nem de outra, mas para que manifestasse a obra de Deus. O dinamismo de Deus encontra-se na ação  efetuada por seu Filho em executar as obras enquanto é dia, ou seja, Deus não está inerte, em um lugar sem finalidade, ao contrário por isso ele foi enviado para trazer luz aos cegos (v 39). Jesus afirmou: “ ... Meu Pai trabalha até agora, e eu trabalho também” (Jo 5.17). Havia muitas ideias incutida na mente daquele povo que os impedia de ver as ações de Deus de maneira diferente, como pecado, tradição e guarda de sábados – O que Jesus fizera naquele sábado, na concepção deles era inaceitável diante de Deus (v 16), eles estavam condicionado a  ver  o expediente de Deus encerrar na sexta-feira ao por do sol e só retomava após o por do sol do  sábado, esta viseira os amordaçavam,  impedindo ver o agir de Deus.  Jesus veio para abrir os olhos.

II – JESUS QUEBRA OS PARADIGMAS
A cura do cego de nascença foi impactante. Um homem amaldiçoado, sendo curado num dia de sábado. Isto foi paradoxal, ou  seja, uma contradição inexplicável que fogia a normalidade religiosa da época. Agora chega alguém que não submete a este padrão. E a maravilha maior se mostra no que se refere à despensa da formalidade exigida pelos escribas e fariseus.

­­­­­­Jesus veio cumprindo a profecia de Isaías 61; “ O Espírito do Senhor está sobre mim, pois que me ungiu para evangelizar os pobres, enviou-me para curar os quebrantados de coração, e pregar a liberdade aos cativos, e restauração das vistas aos cegos, e pôr em liberdade os oprimidos, a anunciar o ano aceitável do Senhor (Isaías 61.1-2,  Lc 4. 18-19).
            O ex-cego  foi submetido a um rigoroso interrogatório que poderia custar a sua expulsão da sinagoga, contudo, não hesitou (V 35). Discordar dos religiosos, o expunha a perda de status. Contudo, aqueles que quiserem serem seus discípulos precisam correrem tal risco (v 27,28). Sem meias palavras Jesus afirma: “...Eu vim a este mundo para juízo, a fim de aqueles que não vêem vejam, e os que vêem sejam cegos(v 39). Jesus coloca em pedaços as formalidades judaicas.
Dar vistas aos cegos é tudo que Ele deseja ainda hoje.

III – TRABALHANDO ENQUANTO É DIA    
No ministério terreno de Jesus, ele confrontou estas ideias preconcebidas por formadores de opinião que as assumem sem questioná-las. Acredito que o fundamentalismo que leva ao radicalismo como o “Estado Islâmico “ pode acontecer até mesmo entre nós. Certa feita Jesus repreendeu seus discípulos dizendo: “ porque quem não é contra nós, é por nós” (Mc 9.38-40). Só por eles não serem do mesmo grupo, não os descredenciaria, nas palavras de Jesus. Julgar as pessoas ou rejeitá-las sem ao menos ouvi- lás não uma boa razão. Nos ensinos apostólicos somos desafiados a examinar tudo e reter o que é bom (1ª Ts 5:21,22). Deus não deixa de revelar seu propósito ao homem, mas, este  segundo a sua conveniência fecha seus olhos como foi o caso dos pais do ex-cego para não perder sua boquinha na sinagoga. O lacre dos olhos pode ser por posição, tradição, relacionamento, dinheiro e outros tantos semelhantes. As escamas dos olhos precisam ser arrancadas por meio da oração, jejum e vontade pessoal de cada um.  Lavar os olhos com colírio espiritual e ver  o agir de Deus na sua multiforme de revelar-se a nós é vontade de Deus. Para aqueles lideres Deus tinha aposentado. Jesus perguntou crês tu no filho de Deus? ( V 35-38).
Minha pergunta é a mesma: você crê no filho de Deus? Então o adora. Faça como aquele homem.

CONCLUSÃO: Atrás de uma graça sempre vem um apelo de Deus a uma decisão, muitos tem sido agraciados por Deus por curas, livramentos, portas abertas etc., porém, quando desafiados a romper com a velha vida respondem negando o Senhor, alegando “É muito difícil pra mim, sabe! Tem muito tempo que moro com esta pessoa, este é o ramo de negócio da minha família, você sabe né...”  paradigmas existem para ser quebrados. Rompa hoje mesmos com as velhas práticas, ainda que te custe a expulsão do seu grupo. Mas o grupo de Jesus te acolherá.

Deus te abençoe. Pastor João Serafim.            

terça-feira, 5 de abril de 2016

MENSAGEM PREGADA DIA 03/04/16 E QUE SERÁ COMPARTILHADA NAS CÉLULAS 07/04/16

UM EXEMPLO EM MEIO A CRISE
GENESIS 6. 1-9

INTRODUÇÃO:Certo dia minha filha Lívia chegou perto de mim, após chegar da escola e me disse assim: papai, o homem nasce, cresce, reproduz, envelhece e morre, eu já sabendo, mas perguntei-a sobre tal situação e ela me disse: a professora nos ensinou na escola na aula de ciências que este é o ciclo natural na vida do ser humano; eu então disse a ela: filha, a vida não se baseia somente nisso, e expliquei a ela o real sentido da vida, segundo as escrituras. Mas o que os professores disseram pra minha filha, é parte daquilo que Jesus disse em Mateus 24.37-39 não necessariamente como os professores ensinam, mas sobre como é a concepção do homem sobre a vida. Sobre os dias de Noé, Jesus disse: ... Porquanto, assim como nos dias anteriores ao dilúvio comiam e bebiam, casavam e davam-se em casamento, até ao dia em que Noé entrou na arca, e não o perceberam, senão quando veio o dilúvio e os levou a todos, assim será também na vinda do filho do homem. Falarei a seguir sobre como devemos viver em meio à crise que a humanidade passa, e espelharemos em Noé, este exemplo de homem que vive segundo a vontade de Deus.

A CAUSA MORAL DO DILÚVIO

Têm sido apresentadas algumas opiniões com respeito a esta passagem muito difícil, eis algumas delas: (1) casamentos mistos dos filhos devotos de Sete com os filhos ímpios de Caim; (2) casamentos polígamos dos antigos governantes dinásticos (“os homens de renome”); (3) casamentos mistos ente “filhas dos homens” isto é: mulheres de carne com os benêElohîm, “filhos de Deus”, ou seja, os motivos do dilúvio cataclísmico aconteceu por questões que feriram a santidade de Deus, e Ele, entendendo que, o correto seria exterminar os desobedientes.
A GRAÇA DO SENHOR PARA COM NOÉ
Em Gênesis 6. 8 a bíblia diz que Noé encontrou graça diante de Deus por causa de sua fé no Redentor prometido e na necessidade de um sacrifício expiatório (Hebreus 11.7). Portanto, diz-se que ele era “justo” e “integro” (possuía integridade espiritual). Como Enoque, era um ante diluviano de quem se dizia “andava com Deus”. (Gênesis 5. 24; 6.9). A arca que  Noé devia construir era um tipo de Cristo, como o que guarda seu povo do julgamento  (Hebreus 11.7), especificamente o remanescente de Israel que se voltará para o Senhor na Grande Tribulação. (Isaias 2.10-11; 26.20-21). Vimos então que, mesmo em meio a uma humanidade afastada dos princípios divinos, Deus está à procura de homens e mulheres que estejam dispostos a viver segundo seus princípios.
Andar com Deus é:                                                    
Conduta irrepreensível,
Vida santa em meio à promiscuidade,
Fazer brilhar em nós a Luz de Cristo, como Ele mesmo disse: vós sois a luz do mundo. Mateus 5. 13
Realmente, ser diferente.
Miss. Paulo Sérgio