terça-feira, 20 de junho de 2017

MENSAGEM: MALVADEZA  HUMANA             TEXTO:  Mt 18: 15 – 35

INTRODUÇÃO:  O Ser humano nasce com um instinto para o mal que a bíblia classifica como natureza  decaída ou degenerada em Adão.  Muitas religiões não tem nenhum problema quanto a isto, porque apregoam incentivando a vingança (Homens e mulheres bombas), outras defendem que esta índole é irreversível, e que: “ deve deixar como está e, aguardar para ver como fica”. O cristianismo prega renuncia da nossa vontade para alcançar o favor de Deus e dos homens, Deus nos desafia dar o perdão assim como Ele nos perdoou em Cristo Jesus.

I –  FILOSOFIAS (TEORIAS)  HUMANAS
Há muitas teorias defendendo os mais diversos estilos de vida no que refere o comportamento relacional com o próximo, cada grupo social, religioso ou politico tem seu código de conduta. No nosso caso em pauta que nos arremete a pensar sobre o aspecto religioso, vemos como alguns grupos defensores das boas relações suprime os divergentes (Islã, espiritismo), em  nome desta fé radical e fundamentalista que os leva ao extremo de matar, extorquir, boicotar e outras atrocidades indescritíveis;  o pior é que na maioria das vezes  acontece em nome de supostas divindades, ou seja, devo amar os que me amam e odiar os que em odeiam. Não seria esta a mesma postura adotada entre os incrédulos? Se lá no sub-mundo do pecado, onde as pessoas não acreditam em Deus, estão adotando  práticas semelhantes; Por exemplo:  Os traficantes defendem seus comparsas, os ladrões, grupos de esterníneos não fazem o mesmo?
Por isso que Jesus disse: “Porque, se amardes os que vos amam, que recompensa tendes? Não fazem os publicanos também o mesmo? (Mt 5.46). O cristão é advertido a fazer  além destas praticas e perdoar....

  II -  PERDOAR E SER PERDOADO
No texto observamos que o patrão perdoa o empregado, mas o empregado não quis fazer o mesmo com o seu funcionário.  Ao contrário foi irredutível em seus direitos. O perdão é abrir mão dos direitos e razões para ter a comunhão do próximo. Neste mundo está cheia de pessoas cheias de razões. Porém, infelizes.  Eu e você conhecemos inúmeras histórias de pessoas  que contas seus dramas e rompimentos de relacionamentos e ainda perguntam!  Você não acha que eu tenho razão? Acredito ter mesmos, contudo, é melhor abrir mão de muitas coisas para ser feliz. Cobrar das pessoas que faça isto ou aquilo não é determinante, mais  o importante é ser um facilitador para a pessoa que está próxima de nós ser melhor hoje do que ontem. Causa muita estranheza quando vejo pessoas que cometeram os mesmos erros exigindo que os outros  não erre. Não sei se está relacionado a culpa ou se para desviar o foco do próprio erro. As consequências são devastadora quando esquecemos o mandamento de Deus e assumimos o papel de juiz.

III – PERDÃO CONDICIONAL  E INCONDICIONAL
Não existe outra opção para nós cristãos que não seja o perdão incondicional. Todas as vezes que tenho a postura de colocar condição para que eu possa perdoar,   não estou sendo sincero. Ouço vezes e outras pessoas dizendo “ eu até perdoo. Porem, se... se.....”
Perdoar não nada fácil. Não podemos ignorar esta realidade, mais com ajuda de Deus  tudo é possível.
Certa veze levaram uma mulher fragada em adultero até Jesus  para que o mesmo emitisse o veredito de morte. Contudo, ele questionou os acusadores e devolveu a tarefa para eles sentenciar a suposta faltosa à morte, sob a condição: “ aquele que não tiver pecado que atire a primeira pedra”  (Jo 8.7) acusado pela consciência ninguém apedrejou a mulher. Muitas vezes vemos o pecado nos outros e não vemos em  nós mesmos. Lembre-se que aquele que não perdoa de coração não é digno do perdão divino.

CONCLUSÃO: Cobrar dos outros é mais fácil do que cobrar de nós mesmos, isto constitui uma verdadeira hipocrisias ou no mínimo dois pesos e duas medidas. A qual é inaceitável diante do Eterno.

Devemos pensar no que estamos cobrando dos outros e se estamos ou iremos aplicar a mesma medida em nossa vida com o mesmo critério que usamos para com os outros.Pastor João Serafim

quarta-feira, 14 de junho de 2017

Mensagem pregada dia 11/06/2017, e que será compartilhada na célula dia 15/06/2017

VENCENDO AS TENTAÇÕES

INTRODUÇÃO
         Tentação é um estimulo ou indução a um ato que pareça atraente, ainda que seja inapropriado ou contradiga alguma norma, ou seja, proibido.
         Quanto mais o crente é fiel, mais é a investida de satanás sobre ele.
         A bíblia nos fala que o diabo anda ao nosso derredor buscando a quem possa tragar, I Pe 5.8, por isso se faz necessário sempre estarmos vigilantes Mt 26.41, e pedirmos ao Pai para não nos deixar cairmos em tentação Mt 6.13.

I - O diabo não tenta qualquer um, ele escolhe a dedos.
a) Jesus cheio do Espírito Santo.
         Quanto mais cheio do Espirito Santo, mais o diabo procura tentar o crente, por que sabe que ele é um agente de Deus para arrebatar muitas almas que vão para o inferno e levá-las a Deus Tg 5.20.
         Alguns indivíduos foram tentados, como Adão, porém foi derrotado e Jó que foi um vencedor.
b) Jesus estava vindo do Jordão.
         Algo especial aconteceu no Jordão, que foi o seu batismo. Não era uma festa qualquer, mas uma festa espiritual com a presença do Espirito santo.
         Qual é o ambiente que frequentamos?

II - LUGAR DA TENTAÇÃO
a)           Pode ser no Paraiso - Adão e Eva
b)           Numa zona de conforto em minha casa - Jó
c)Deserto - Onde há privação de companhias, alimentos, conforto e muitas outras coisas

III - TEMPO DE DURAÇÃO DA TENTAÇÃO
 ) Tempo da consagração (40 dias)
a)A vida toda - se estivermos vivendo em plena santidade

IV - ASPECTO DA TENTAÇÃO
 ) Físico - (fome de alimento). O Diabo ataca onde estamos passando por necessidade. Seja questão de alimento, seja na saúde ou emprego, ele questionando, lançando duvidas em nossa mente, dizendo se somos filhos do Senhor, porque estamos passando tal situação. Lc 4.3.
a)Psicológico - O diabo sabe que o homem anseia por poder, ele também desejou tê-lo, mas foi expulso do céu. Tentou fazer troca com Jesus, mas Jesus o derrotou usando novamente a Palavra de Deus em Dt 6.13.
b)Espiritual - O diabo propôs um espetáculo, onde Jesus se lançaria da parte mais alta do templo para que os anjos viessem segurá-lo.
         Quis colocá-lo em dúvida quanto a sua filiação a Deus, nos versículos 3 e 9, como também usou essa artimanha com Eva Gn 3.
         Mas Jesus ja tinha recebido a confirmação perante os olhos de João Batista e mais pessoas, dias antes da tentação, quando ouviu a voz de Deus dizendo: "Este é o meu filho amado, em quem eu tenho prazer." Lc 3.22
         O diabo viu que não consegui no aspecto físico, então foi para o lado espiritual, citando a Escritura para Jesus que está em Sl 91.11-12. Mas Jesus logo tornou a derrotá-lo usando as Escrituras em Dt 6.16.

V - A VITORIA
         O diabo se foi por algum tempo, mas ele vou a tentar o Senhor e sem sucesso como está escrito em Mt 16.22-23.
E os anjos vieram e serviram ao Senhor.

CONCLUSÃO
Em Tg 4.17 diz para nós resistirmos o Diabo, mas como?
Sujeitando a Deus através de sua Palavra, que a espada do Espírito Gl 6.17
Jesus nos ensinou com este exemplo maravilhoso, a vencer o diabo e as tentações pela palavra, não precisamos medir força com ele.
Portanto, utilizemos a armadura de Deus e seremos mais que vencedores. Gl 6.13-17

Mensagem Pregada e escrita pelo Pastor Ezequias José Fernandes