segunda-feira, 21 de maio de 2018

MENSAGEM PREGADA NA IGREJA DIA 20/05/18, E QUE SERÁ COMPARTILHADA NAS CÉLULAS NO DIA 24/05/18

MENSAGEM: DEUS NÃO DESISTE DAS FAMÍLIAS-Texto: Gn 1: 26  Mc 10:6-8

Introdução: Desde a primeira família até nos dias atuais, Deus está presente nas famílias. Quando Deus criou o homem, ele viu que não era bom que homem estivesse só , por isso criou uma auxiliadora, a mulher (Gn 2: 18). Adão e Eva viviam no jardim do Éden, um lugar descrito no livro de Gênesis como um lugar que possuía todo tipo de árvores agradáveis aos olhos, o homem não precisava trabalhar com sacrifício, pois lá havia de tudo o que eles  precisavam. Diferente dos dias atuais onde a crise econômica afeta em vários lugares, um casal que viviam cheios de regalias.
 Eles tinham apenas uma lei para cumprir  (Gn 2: 16-17) mas Eva foi influenciada pela astúcia da serpente que levou Adão e Eva a pecarem.  Somos livres para fazer qualquer coisa, mas iremos colher as conseqüências de nossas escolhas. Aquela família tinha tudo para dar certo, pois foi a família que esteve mais perto de Deus. Mas, após Adão e Eva pecarem, eles se esconderam de Deus, e aquela família terminou tendo 2 infratores, 1 assassino e 1 cadáver. Se Deus tivesse desistido daquela família , mesmo com tantos problemas, não teria gerado toda a humanidade. Deus não desiste das famílias.

I-                  Homem  (Ef 5: 25)
            O homem é o cabeça na sociedade familiar , a responsabilidade cai sempre sobre os seus ombros, ele tem o dever de amar sua esposa ,como Cristo amou a igreja.É ele quem deve prover o sustento do seu Lar   (2 Ts 3:10). O domínio da família está sobre o homem.

II-                         Mulher ( Ef. 5: 22)
A palavra de Deus diz que o dever da mulher é sujeitar ao seu marido, respeitar e apoiar, ela deve sempre estar ao lado do seu marido.  A palavra de Deus nos ensina que as mulheres mais novas devem aprender com as mais experientes para que a palavra de Deus não seja difamada ( Tito 2: 3-5) Existem muitas mulheres  imprudentes que gastam tudo aquilo que o homem  luta para conquistar      ( Ex. O homem jogando dinheiro para dentro de casa com uma pá de pedreiro, e a mulher jogando o mesmo dinheiro para fora com uma colher de sopa, ela acaba vencendo-o )

III-            Filhos (Ef 6.1-3)
Uma pesquisa recentemente divulgada diz que  esta  , é  a última geração de filhos que obedeceu pai e mãe, mas a atual vive desgovernada ( com apenas uma birrinha do filho os pais cedem tudo).
 “ A nova geração é mal educada” diz Mário Sérgio Cortella sobre jovens que chegam ao mundo do trabalho. Para o Filósofo, a nova geração é altamente bem- formada, mas esbarra na incapacidade de reconhecer hierarquias e trabalhar com prazos e metas”.
Para uma família ser bem sucedida ela precisa ter obediência. É o dever dos filhos obedecerem aos pais, é o primeiro mandamento com promessa.  “... tenhas longa vida sobre a terra.”  Pois não é natural um pai enterrar um filho!

 Concluímos com a dependência mútua, ou seja, os Outros ( Rm 12:10)
O apostolo Paulo escreve aos romanos “Amai-vos cordialmente uns aos outros com amor fraternal, preferindo-vos em honra uns aos outros”.(12:10). Quem são os outros? São todos aqueles que nos cercam, é o nosso dever amar, perdoar, dar valor. Somos dependentes uns dos outros desde que nascemos, nosso primeiro banho foi preciso dos outros, para escolher o nosso nome foi preciso dos outros, na educação, para fazer uma festa, se adoecermos, até ultimo banho, por isso devemos valorizar todos a nossa volta. Porquanto, se um cair, o outro levantará seu companheiro. Mas pobre do que estiver sozinho e cair, assim não haverá quem o ajude a se reerguer!” (Ec 4:10). Mensagem pregada pelo Lair Sabino de Sousa. 

segunda-feira, 14 de maio de 2018

Mensagem pregada dia 13/05/2018 que será compartilhada dia 17/05/2018

Herança, Responsabilidade e Princípios
 I Crônicas 28. 1-10
Resumo: Esta mensagem tem o intuito de trazer alguns princípios fundamentais e norteadores que um líder da família pode deixar para que seus filhos sigam seus exemplos, Davi, aqui no caso estudado, nos mostra nesta passagem bíblica do cap. 28 pontos fundamentais deixado para seu filho Salomão, e que tiraremos de exemplo de como um pai de família pode deixar um legado seguindo princípios bíblicos. Era uma prática habitual do pai passar aos filhos suas convicções religiosas e políticas e seus valores sociais, o que ele fazia no decorrer das atividades normais da família, ele lhes transmitia sua visão de vida, de maneira fácil e natural, durante as refeições, ou trabalhando no campo, ou consertando um telhado, uma caminhada com eles, nas decisões da vida entre tantos outros. A seguir alguns princípios deixados por Davi a seu Filho que tiraremos de exemplos:

1º. O nome, quem era Davi? Não precisamos muito dizer que ele era alguém que o próprio Deus tinha dito: (...) “homem segundo o meu coração” Atos 13.22, hoje nas grandes cidades não é muito corriqueiro as pessoas perguntarem para outras de que família elas são, mas no interior ou na roça isso é normal, saber de qual família aquela pessoa pertence, fazendo assim um resumo daquela família e sabendo quem eram ou são seus tios, primos, avós para saber se era uma boa ou má família; Davi estava mostrando com clareza para seu filho Salomão que o nome de um homem tem muito valor na sociedade e ele precisava valer-se disso, tanto que anos depois seu filho escreve o livro de provérbios e no capítulo 22 ele não hesita em escrever o que seu pai tinha ensinado: “mais vale o bom nome do que as muitas riquezas; e o ser estimado é melhor do que a prata e o ouro”.

Aplicação: Os pais têm o desejo que seus filhos tenham um coração voltado para Deus e seus princípios, mas para isso os pais precisam ter este coração, como Davi tinha.

2º. Responsabilidade, no texto de referência lido, Davi reúne toda a congregação de Israel para apresentar Salomão como seu sucessor, isso nos mostra a responsabilidade de um pai para com aquele que iria suceder-lhe no reino. Nos versículos 25 ao 34 do capítulo 27 de I Crônicas, Davi apresenta os administradores de tudo que ele tinha, os conselheiros que ele necessitava, isso mostrava que para uma grande obra a ser feita para o reino de Deus, Deus levanta também homens e mulheres para fazerem parte deste projeto.
Aplicação: Pais responsáveis, filhos responsáveis.

3º. Transmitir o ideal de serviço prestado para o reino de Deus. Davi soube transmitir isso a seu filho tanto que no versículo 09 ele diz: (...) “e serve-o de coração íntegro e alma voluntária...”, nos versículos 11 ao 21 Davi passa para Salomão a planta do templo que iria ser construída, uma gigantesca obra para o reino de Deus naquela época, e isso só poderia ser repassado a alguém que teria uma alma voluntária para trabalhar para o reino de Deus com coração íntegro.
Aplicação: quando prestamos um serviço para o reino de Deus juntamente com nossos filhos, estamos plantando no coração deles e mostrando-os exemplos de integridade, voluntariarismo e serviço.

4º. Davi ensina o quarto e principal aspecto na vida: o Temor a Deus, no versículo 9 ele diz: (...) “conhece o Deus de teu pai e serve-o de coração íntegro e alma voluntária”; Davi tinha preparado algo grandioso para seus descendentes, como a palavra de Deus nos ensina em 1ª Coríntios 12.14 que os pais têm que entesourar para os filhos e não o contrário, ele sabia muito bem que Deus tinha o abençoado com tudo que sua família precisava, mas o essencial da vida de um homem é o temor ao Senhor nosso Deus.
Aplicação: além de nos organizarmos para preparar o futuro dos filhos, o mais importante é ensiná-los a temer o Senhor e viver nos ensinos de Jesus.
Deus te abençoe. Mensagem Paulo Sérgio



quarta-feira, 9 de maio de 2018

Novos Grupos


Ângela
Ana Assis
André Luiz
Cássio Assis
Ester Cristina
Graça Tomazini
Sabrina Suelem
VilmoTomazini
Washington
Verônica
Adilson


Andreia Cristina
Ilvonei de Melo
Leidiane
Lucinei
Maria da Glória
Lurdinha Guerra
Neuza Jaus
Elaine Ribeiro
Helbert
Otávio Ribeiro
Otília Ribeiro
Sinésio Serafim
Tharick

Antônio Carlos
Crislaine Marcos
Edir de Oliveira
Francislaine
Ivanil
Priscila Almeida
Regiane Viana
Sabrina Almeida
Vailda Almeida

Ana Chever
Alice Chever
Aparecida Chever
Luiz Emidio
Fátima Assis
Lúcia Chever
Rosa Angela
Sebastião Mendes
Grupo 5
Grupo 6
Grupo 7
 Grupo 8

Ana Maria Batista
Amanda Stephani
Karine Miranda
Messias Henrique
Mariana Miranda
Maria de Lourdes (Malu)
Lurdinha Miranda
Valdeck Miranda
Sueli Oliveira
Thaynara
Janete

Cleuza Miranda
Dária Serafim
Jaqueline Ferreira
João Serafim
Luccas Serafim
Max Miller
Manasses

Creusa Lopes
Gabriel Christoph
Geraldo Afonso
Israel Barcelar
Mikael
Marcilene
Raiane
SidneiaTayrone
Naede Rezende
Oldair Lemos
Thamires
Paulo Sergio
Vanessa Mião

Ezequias Fernandes
Esther Vieira
Eunice
Josiane
Luiza Cristina
Conceição Ferreira
Naede Morais
Thalita Fernandes
Rivania
Zilene Lopes
Grupo 9



Danizete
Lair





Mensagem pregada 06/05/2018 que será compartilhada dia 10/05/2018

MENSAGEM: MINHA CASA SERVINDO A DEUS, PROMESSA OU DECISÃO?
JOSUÉ: 24.1-25

INTRODUÇÃO:  Ter a casa toda servindo a Deus é sonho de todas as pessoas, alguns tem como promessa e outros como decisão; Por isso estamos propondo pensarmos sobre o tema, onde vamos debater biblicamente o que as Escrituras mostra para nós,  como construir um lar que serve a Deus
.
I – SALVAÇÃO DE TODA CASA NÃO É PROMESSA! (Atos  16.31)
Muitos cristãos ao ler no livro de Atos sobre a promessa feita ao carcereiro de Felipos acreditam que as promessas é extensiva a todos aos que crêem. Se assim fosse, poderíamos direcionar nossos programas evangelísticos apenas aos chefes da família. Mas, precisamos entender os diversos estilos literários existente na bíblia (poesia, profecia, narrativas etc), o livro de atos que foi  escrito por Lucas segue o estilo narrativo, ou seja, estava narrando os acontecimentos da igreja, nesta narrativa consta como o apóstolo Paulo desafiou o carcereiro a crer em Jesus sob a promessa de que ele  e toda a sua casa teria salvação. A promessa foi feita ao carcereiro e não a todas as pessoas. Nas escrituras encontramos promessas pessoais, familiar  e nacionais, e outras promessas temporais e atemporal. Veja o que Deus falou a Josué e, que é extensivo a todos (Js1.5  xHb 13.5) exemplo de promessa atemporal. Ao contrário do que muitos dizem o evangelho pode causar até divisão familiar! Veja o que Jesus disse: “Pois vim causar divisão entre o homem e seu pai; entre a filha e sua mãe, entre a sogra e a nora... Quem ama seu pai ou mãe mais que a mim não é digno de mim, quem ama seu filho ou a sua filha mais que a mim não digno de mim...”  (Mt 10.34-39). O discípulos de Jesus não pode ser pamonha, é para quem sabe o que quer....
II – A SALVAÇÃO DE TODA CASA É DECISÃO (JS 24.15)
Josué fez uma convocação do povo de Israel e narrou todos os grandes livramento que Deus operou no meio deles e mostrou lhes as grandes conquistas providas por Deus, ou seja, o que  eles eram e tinham era providencia de Deus. Diante do exposto Josué declarou sua decisão em servir a Deus com toda a sua casa. Cabia aos israelitas definir a quem eles iriam servir. Neste e outros textos encontramos o dever dos pais ensinarem os filhos para que faça suas escolhas (Gn 18.18,19). Quando os pais narram suas histórias de milagres junto de Deus, os filhos não resistem em seguir o Eterno. Josué foi um homem temente a Deus que seguia-o  de perto e obedecendo seus mandamentos. Portanto, sua decisão não foi questionada por seus familiares porque eles já viam seu comprometimento com o Senhor.  Se você quer ter sua família servindo a Deus, deve mostra o porque segue a Deus e terá os seus familiares após ti...

III -  O DESAFIO DE SERVIR A DEUS
Quando Josué desafiou aos Israelitas a posicionar diante de Deus  foi requerido deles algumas atitudes práticas e que são válidas para os dias atuais: a) desfazer dos deuses ( v 14), Aquele povo servia ao Eterno, mas também possuía outros deuses, assim também nos dias atuais muitos  acreditam em Jesus  e em outros deuses. Porém, a ordem é desfazer destas crendices. B) guardar os mandamentos (v 19,20) foi esclarecido que uma vez feito o compromisso e a violação dos mesmos o bem reverteria  em mal, em outras palavras Deus não aceita zombaria, esta claro para vocês?   Reposta  (v 21).  C)estabelecimento de um pacto com o povo escrevendo no livro e tomando uma pedra como referência (V 25-27). Diante destas medidas tomadas por Josué que impôs sobre a sua família o dever de servir a Deus, também devemos mostrar aos nossos porque servimos ao Deus Eterno. A vida de Josué foi marcada por experiências e por isso ele pode apontar o caminho. Neste mês da família precisamos desfazer de tudo que está usurpando o lugar de Deus em nossas casas e conscientizar a nossa família que  uma vez fazendo aliança com o Senhor a violação da mesma pode reverter em maldição sobre nós. Portanto, vamos a partir de hoje escrever nosso pacto e tomar algo que nos possa lembrar como referência  deste compromisso assumido diante de Deus e testemunhas.

CONCLUSÃO:  Assim como Josué, eu também já decide servir a Deus. Nesta era pós-modernidade muitos tem abraçados outras crendices e prazeres. Eu não troco Deus por essas coisas. Quando optamos em servir a Deus em Espírito e verdade nos tornamos família consolidadas. O desejo de Deus é que sejamos abençoados para abençoar.

Deus te abençoe. Pastor João Serafim.