quinta-feira, 30 de setembro de 2021

Mensagem pregada dia 26/09/2021

 

MISSÕES UMA TAREFA DA IGREJA  

TEXTO: MT 5: 13 – 16

 

INTRODUÇÃO:  O Senhor Jesus veio aqui na terra para estabelecer uma agência do seu reino, a igreja e a comissionou a ir ao mundo com a mensagem do evangelho fazendo novos discípulos. Para esta obra, Ele disponibilizou seu Espírito Santos para que seus seguidores pudessem destruir as obras das trevas com a luz da verdade. Vamos pensar nos mecanismos a ser utilizados pela igreja para que a vontade de Deus seja feita aqui na terra como no céu.

 

I – O PLANO DE DEUS  (Isaías 60: 1- 3,  9:2, Mt 4: 15-6)

O propósito de Deus sempre foi de ter comunhão com o homem, devido o pecado esta relação ficou comprometida. Contudo, Deus sempre buscou reatar esta comunhão. Na dispensação da lei observamos os emissários de Deus apelando para conversão do povo, mas também a proclamação de um tempo áureo. O profeta Isaías foi um destes que anunciou aos israelitas que Deus cessaria sua ira contra eles e faria sua glória resplandecer como uma luz: “O povo que caminhava em trevas viu uma grande luz; sobre os que viviam na terra da sobra da morte raio a luz” (9:2). Este tempo chegou através do advento do ministério de Jesus (Lc 4: 14 – 21) onde ele pôs em liberdade os cativos e foi anunciado um novo tempo de esperança. Nesta dispensação da lei os israelitas tinham a incumbência de atrair as pessoas para o templo que representava a glória de Deus por meio da arca do concerto. As nações vizinhas de Israel se aproximavam do exuberante templo para conhecer a grandeza de Deus. exemplo clássico desta revelação foi a rainha de Sabá. (Lc 11:31-32)

I – IGREJA É O TEMPLO PORTÁTIL REVELANDO A GLORIA DE DEUS (Mt 28: 18 - 20)

Enquanto no antigo pacto era dever dos servos de Deus atrair as nações, já no novo pacto a recomendação segue o caminho inverso, servos de Deus indo ao mundo anunciar o reino. No sermão do monte Jesus se dirige aos discípulos com a seguinte afirmação semelhante à de Isaías “Vocês são a luz do mundo... brilhe a vossa luz diante dos homens” (Mt  5:13-16ª). Deixa claro que espera que sejam luz e brilhem de forma a iluminar as trevas. Isso seria possível quando Jesus fosse visto nas atitudes e ações de cada pessoa que crê nele. Afinal quem é a luz do mundo? Cristo ou seu povo? Uma ilustração que explica isso: O sol tem luz própria e, ao se levantar de manhã, expulsa a escuridão da noite, .a lua faz algo semelhante, ainda que com menos intensidade: sua luz é suficiente para , por exemplo, mostrar o caminho à noite. No entanto, há uma diferença crucial entre o sol e a lua: a lua não possui luz própria, apenas reflete o sol que, naquela hora, está oculto para quem vê a lua. É isso que acontece com Deus e seu povo. Deus é a verdadeira luz, que traz vida e calor. A luz dos seguidores de Jesus não tem todas as qualidades nem a mesma força da luz de Cristo, mas ainda cumpre sua função quando brilha de forma desimpedida. Por isso os cristãos são colocados em pontos estratégicos no meio da sociedade:  Na política, na educação, na justiça, no campo, na lavoura, ou seja, em todas seguimentos da sociedade existem testemunhas de Cristo. Quando esta luz brilha resplandece a glória de Deus como um templo portátil.

III - MISSÃO DA IGREJA (Rm 10: 9-18)

“Porque todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo” (Rm 10: 13). A missão da igreja é fazer o nome do salvador conhecido em todo o mundo, esta mensagem recebe o nome de evangelho. Mas afinal o que é o evangelho? Muitos respondem que são as boas notícias, eu irei além desta resposta, na verdade o evangelho é Cristo e sua obra redentora.  A boa notícia existe a partir da minha compreensão da obra de Cristo. Os alcançados por esta obra redentora farão todo possível para torná-la conhecida do maior número de pessoas. O texto em pauto é desafiador com as perguntas pertinentes:

Como, pois invocarão aquele em quem não creram? E Como crerão naquele de quem não ouviram? E como ouvirão, se não há quem pregue? E como pregarão se não forem enviados? O texto prossegue afirmando que a fé vem pelo ouvir da palavra de Deus. Sabemos que muitas pessoas tem compreendido esta tarefa da igreja denominada grande comissão. Entretanto, outros nem tanto, mas vale observar que no cumprimento desta missão você pode fazer através da oração, indo e contribuindo. Quando você não pode fazer e ajuda outros fazerem é de grande valia. O escritor sagrado diz: “Quão formosos os pés dos que anunciam a paz, dos que anunciam coisas boas” (Rm 10:15b).

 

CONCLUSÃO: Pelos últimos acontecimentos do nosso tempo, podemos concluir que esta mensagem requer uma certa urgência da igreja. As trevas descritas na bíblia estão intensas, cabe aos seguidores de Cristo portadores das boas notícias fazer brilhar a glória de Deus e abreviar o retorno do noivo para buscar sua amada igreja. Missões são feitas com os pés daqueles que vão, dos joelhos que oram e com as mãos dos que contribuem. Espero sua participação.

 Deus te abençoe!

 Pastor João Serafim. 

 

 

terça-feira, 14 de setembro de 2021

Mensagem pregada dia 12/09/2021

 

MENSAGEM:  CRIADOS PARA O PROGRESSO

TEXTO: JO  1:10 – 13

 

INTRODUÇÃO: A bíblia descreve o nosso relacionamento com Deus como uma nova vida que passa pelo processo do novo nascimento. A partir da nossa conversão começamos os passos de crescimento na vida espiritual que segue as mesmas regras da vida física que depende de cuidados como: de limpeza, alimentação, exercício e acompanhamento para o bom desempenho de todo o corpo. Vamos pensar em nossa vida espiritual sob esta perspectiva de crescimento.

 

I – A NOVA VIDA

CUIDADO COM A LIMPEZA:

 

Desde que meu neto “João Miguel “nasceu tenho observado a rotina da minha filha nos cuidados com o pequeno. Visando o bom desenvolvimento dele foram adotado uma série de procedimento básicos para que o mesmo alcance do crescimento idealizado. Espiritualmente falando nosso propósito é crescer cada vez mais, tendo a perfeição de Cristo como alvo, pois, o padrão é Cristo. Nesta fase inicial como é de praxe, todo bebê carece de limpeza. Para manter a saúde, um bebê precisa de banho e fraldas limpas. Numa horta, é preciso arrancar as ervas daninhas para o crescimento sadio da alface. Também na vida espiritual é preciso remover o que atrapalha e causa doenças. É preciso perguntar: o que me impede de fazer o que Deus quer de mim? Há algo errado – algum mau habito, algum vício ou coisas semelhantes - o que me deixaria doente espiritualmente? Acredito que tais perguntas são pertinentes uma vez que propósito de Deus é nosso progresso. No que depender de Deus e de nós você irá desenvolver.

 

II - CUIDADO COM A ALIMENTAÇÃO

Os bebês precisam de leite, mas depois as mães lhes oferecem outros alimentos e insistem para que os filhos comam. Crianças espirituais também precisam de “leite” isto é, dos ensinos básicos sobre Deus, mas depois devem ingerir também alimentos sólidos, a fim de amadurecer. Vejam os conselhos apostólicos: “Como bebês recém-nascidos, desejem o puro leite espiritual, para que, por meio dele, cresçam e experimentem plenamente a salvação, agora que provaram da bondade de Deus”(1Pe 2:2), depois de algum tempo é preciso introduzir outros alimentos, vejam o conselho: “Portanto, deixemos de lado os ensinamentos básicos a respeito de Cristo e sigamos em frente, alcançando a maturidade em nosso entendimento. Certamente não precisamos lançar novamente os alicerces, ou seja, o arrependimento das obras mortas, a fé em Deus” (Hb6:1). A palavra de Deus é o alimento de que precisamos todos os dias. Tomamos as refeições três vezes ao dia – qual é a regularidade da sua alimentação espiritual? Quem não se alimenta adoece por desnutrição e morre. Aconselhamos alimentar regulamente orientado pelos nutricionistas espirituais. Você deve evitar alimentos oferecidos pela Internet. Na Igreja Batista Renascer temos um cardápio balanceado para seu crescimento saudável segundo o padrão de Cristo.

 

III – CUIDADO COM EXERCÍCIO

Se a alimentação de uma criança ficar apenas restrita ao leite, ela fatalmente não irá desenvolver de forma adequada. Para isso, ela precisa usar os músculos, correr e brincar. Só ter a bíblia na memória não promove maturidade espiritual, é preciso praticar os ensinos; Vejam as orientações que Paulo deu ao seu filho na fé: “O exercício físico tem algum valor, mas exercitar-se na devoção é muito melhor, pois promete benefício não apenas para esta vida, mas também na vida futura”(1Tm 4:8). Isto implica no uso dos nossos dons e talentos na prática do bem ao próximo. Por isso é de suma importância você procurar envolver-se nos departamentos da igreja com a finalidade de servir. Porque é dando é que se recebe. Gosto daquela ilustração que fala de alguém que deseja perfumar seu colega, ao fazer isso, o primeiro a ser perfumado é aquele toca na fragrância do perfume. A melhor definição é: somos abençoados para abençoar.

 

IV – CUIDADO COM ACOMPANHAMENTO

Iniciei referindo ao meu netinho que está começando a engatinhar, nesta fase tudo que ele alcança com as mãos ele leva direto à boca. Podemos até soltá-lo, porém, com um adulto monitorando de maneira continua. Nossa vida espiritual no início também requer muito cuidado. Considerando que nosso apetite para as coisas de Deus está muito aguçado e tudo que vem em forma das coisas de Deus ingerimos como se fosse saudável. O caso que aconteceu com colega meu serve de experiência. Ele contou-me que estava recém convertido e encontrou com uma testemunha de Jeová foi logo cumprimentando com a paz do Senhor, depois de algum tempo que ele percebeu a indiferença daquela pessoa. Nem todos que carregam a bíblia são cristãos. Portanto, devemos estar atentos para não sermos conduzidos em direção errada e o alvo do crescimento ficar comprometido. Jesus prometeu enviar um orientador para nos ajudar na prática do bem. O Espírito Santo e os líderes levantados por Deus podem e devem dar suporte no início da nossa caminhada com Cristo (Ef 4: 11 – 14). Assim como não podemos esperar que os bebês saibam separar as comidas boas das toxicas, também acreditamos que vocês que estão tornando membros da igreja nesta data necessita do nosso acompanhamento, o que desejamos dispensá-lo com muito carinho por meio daqueles que já foram acompanhados quando começaram. Permita-nos cuidar de você.

 

CONCLUSÃO: Imagina um recém-nascido sem os cuidados paternos, ou sem um adulto responsável por perto? Impossível a sobrevivência não é mesmo? Mas, existem pessoas que ousam caminhar isoladamente, algo que é incompatível aos ensinos cristãos que nos desafia caminhar em união na promoção do seu reino aqui na terra. Deus nos criou para o progresso, tenha paciência, você não usa mais mamadeira, mas não foi sempre assim. Do leite ao alimento sólido é uma questão de tempo para quem não queima etapa.

 

Deus te abençoe!

 Pastor João Serafim.

 

 

 

Batismo realizado no dia 12/09/2021

                                                     

                             Novos membros da Igreja Batista Renascer