terça-feira, 9 de agosto de 2022

Mensagem pregada 07/08/2022

 

MENSAGEM: DEFININDO O PROPÓSITO PARA A VIDA

TEXTO: 1 COR 9:16-27

 

INTRODUÇÃO: Existem algumas fases na vida que exige de cada um nós uma definição daquilo que pretendemos realizar enquanto militamos aqui nesta baixa terra. Esta definição é individual e não pode ser protelada por toda à vida, as pessoas próximas como pais e conselheiros podem nos ajudar. Porém, nunca definir por nós, alias, é bom que se diga; que até o próprio Deus nos ilumina, nos ajuda, mas, a decisão sempre será de responsabilidade pessoal, ou seja, nem Deus vai decidir por nós. Sobre este grande desafio que iremos pensar agora.

 

I – DESCOBRINDO A NOSSA MISSÃO (Atos 20:24)

Uma das coisas mais fascinante é quando descobrimos o nosso propósito para vida. Deus criou o homem para que ele fosse um multiplicador: “E Deus os abençoou e lhes disse: Sede fecundos, multiplicai-vos...”(Gn 1:28). Já temos uma ordem expressa do Eterno para multiplicarmos naquilo que está sob nosso comando. Mas, o dilema é descobrir o propósito para a nossa vida. Entretanto, este questionamento não deveria nos importunar tanto, considerando que, somos dotados de habilidades naturais e são através delas que desenvolvemos o propósito de Deus e manifestamos a glória de Deus. Para os cristãos isso torna muito mais acessivo, veja o que a palavra de Deus afirma: “Aos quais, Deus quis dar conhecer qual seja a riqueza deste mistério entre os gentios, isto é, CRISTO EM VÓS, A ESPERANÇA DA GLÓRIA”(Col 1:27). Com a vida alinhada com Deus em Cristo é possível conhecer os propósitos de Deus para nossa vida. Isto significa que, este potencial de produção encontra-se dentro de cada um de nós .

Esta missão se aplica em todos os âmbitos da vida, pode ser no seio da família, no trabalho, na escola, na vida espiritual. Vale ressaltar que tudo inicia pela vida espiritual, sabemos que o verdadeiro juízo de valores só ocorre quando achegamos a luz. Venha para à luz de Cristo e serás iluminado.

 

II – NÃO BASTA DESCOBRIR O PROPÓSITO

Através do nosso trabalho nos expressamos, obviamente refere-se quando obtemos sucesso naquilo que propomos a realizar através das nossas habilidades. Mas, existe uma infinidade de pessoas que insistem copiar outros e abandonando sua especialidade, fatalmente essa pessoa ficará frustrada em não corresponderá à sua vocação. No texto básico desta mensagem vemos a disposição de Paulo em investir em seu ministério como um atleta bem disciplinado para ser premiado. Paulo estabeleceu uma meta de alcançar os perdidos, isso obviamente exigiu dele renúncia no seu procedimento entre os sem lei, entre os judeus puritanos, entre fracos, tudo visando salvar alguns; “Tudo faço por causa do evangelho, com o fim de ser cooperador com ele”(v 23). Paulo expôs inúmeras situações enfrentadas por ele para levar o evangelho aos perdidos, agora imagina se ele ficasse escorado no chamado e não colocasse a mão na obra. Muitos sabem de suas habilidades, mais não se dispõe escalar a escada de degrau a degrau. Devemos conscientizar que no inicio de um negócio tudo começa com um pouco e depois irá crescer. Não se iluda em começar por cima, até porque o treinamento para patamares superiores inicia na base. Deus acredita em você, não tenha medo em empreender, você já tem a palavra: Multiplicai!...

 

III – QUANDO CHEGARÁ A MINHA VEZ?

Como já dissemos anteriormente a nossa vida é marcada por fase ou ciclos. Há tempo para todo propósito debaixo do céu. Isto significa que existe tempo para preparo e tempo para execução dos projetos. Porém, existe algo que é para agora: ”Assim, pois, como diz. O Espírito Santo: Hoje, se ouvirdes a sua voz, não endureça o vosso coração como foi na provocação no deserto...”(Hb 3:7-11). Temos algumas razões para não adiar esta definição ao lado de Deus: Primeira: Só quando eu venho para a luz é que posso ter o verdadeiro discernimento do propósito de Deus para minha vida.

Segunda: Ninguém pode agradar a dois senhores ao mesmo tempo. Terceira: O amanhã pode não existir para qualquer um de nós, ou seja, hoje é o dia de definir minha vida espiritual. Quarta: Deus abomina a indecisão: “Conheço a tuas obras, que nem és frio nem quente. Quem dera fosses frio ou quente! Assim, porque és morno e nem és quente nem frio, estou a ponto de vomitar-te da minha boca” (Ap 3:15,16). Para compreender a indignação de Deus quanto à falta de definição é só pensar num relacionamento onde uma das partes fica naquele chove e não molha. Este filme já assistimos muitas vezes na vida real. São pessoas que nunca decide, são aqueles que se coloca em cima do muro, nem fica de um lado nem outro. A palavra de ordem hoje é: Até quando você irá ficar assim? Veja a palavra divina: “Então, Elias se achegou a todo povo e disse: Até quando vocês vão oscilar entre duas opiniões? Se o Senhor é Deus sigam-no, mas, se Baal é Deus sigam-no. O povo porém, nada respondeu....O que vendo todo o povo o fogo do céu cai com o rosto em terra e disse: Só o Senhor é Deus!” ( 1 Rs 18:21,39). Se você não tem dúvida de que Jesus é o salvador, então você deve definir hoje.

CONCLUSÃO: O conhecimento da verdade liberta o homem do seu maior inimigo que é o medo. A arma mais poderosa que o Diabo usa é o medo. Quando descobrimos que podemos realizar coisas extraordinárias sob a direção de Deus tornamos uma potência porque o maior interessado neste plano é o próprio Deus. Deus acreditou em você enviando seu filho para que através desta conexão com ele tenhamos a esperança da Glória. Tudo começa a partir da luz de Cristo em sua vida. Venha para luz e terás o discernimento.

 Deus te abençoe!

 Pastor João Serafim.  

 

Mensagem pregada dia 30/07/2022

 

MENSAGEM: QUEM ESTÁ OCUPANDO O TRONO DO SEU CORAÇÃO?  TEXTO: RM 1:28-32

 

INTRODUÇÃO: Quando o homem expulsa Deus de sua vida e assume o comando é como fazer uma desconexão de um aparelho elétrico da fonte de energia. Por algum tempo ele pode até funcionar, mas quando descarrega a bateria fatalmente irá surgir o apagão. Sendo Deus o Criador, suas criaturas não funcionam sem esta conexão. Abandonando o governo de Deus o homem fracassa na busca de suas realizações. Por isso ele torna um inventor de males (v 29) na expectativa de ser feliz. Iremos pensar sobre este coração vazio de Deus.

 

I -  SABEDORIA MALUCA  (V 22)

Nenhum de nós ignora a existência de mentes brilhantes de muitos  humanos. Esta capacidade de alguns iluminados visa a interdependência no progresso mútuo da governabilidade da humanidade, ou seja, o objetivo é promover os vínculos sociais onde ambos possamos ser cooparticipantes dos avanços. Porém, quando tais pessoas julgam que estes dotes são frutos de sua inteligência e eleva seu ego exaltando a si mesmo não reconhecendo que tudo que fomos, somos e seremos são dádiva provenientes do Criador, e que visa o bem comum da coletividade, mas esta presunção funciona como uma ruptura radical da criatura com o Criador, com atitudes assim acontece a inversão de valares para o descaminho nas praticas mais insanas como revelada no texto em pauta, o qual desejamos pontuar nos tópicos seguintes. A despeito de tudo isso, encontramos os desvarios mentais e paranóia humanas, e para vergonha, muitos destes praticam estas loucuras em nome de Deus. Muitos questionam, como pode aquela pessoa inteligente envolver-se numa prática tão ridícula? A resposta pode estar justamente neste item, Deus fora expulso do seu coração.

Então, a este, Deus os expõem aos atos vergonhosos revelando que sua sabedoria não passa de um lixo diante da grandeza  d’Ele.(Jr 9:23,24, 1 Cor 3:18-23).

 

II – DEPRAVAÇÃO MORAL

As práticas da sociedade atual não difere muito das práticas dos povos primitivos, ao contrário daquilo que apregoam que a modernidade através  dos avanços científicos e tecnológicos o homem iria conduzir ao maior nível de civilidade e humanidade. Mas o que vemos todos os dias são as barbáries sendo repetidas em grande escala. Portanto, cumpre-se a palavra de Deus: “Inventores de males” (v 30). Quando o homem destrona Deus do seu coração, o mesmo passa a viver como um selvagem, onde não existe um parâmetro ou qualquer referência de limite. O que pode esperar de uma mente que não reconhece juízo externo para julgar seus atos? A bíblia afirma que: “Enganoso é o coração, mais que todas as coisas, e desesperadamente corrupto; quem o conhecerá?”(Jr (17:9). Quando um homem que não teme a Deus é revestido de poder ou autoridade, ele passa se sentir como um deus, ele não vê ninguém acima dele. Por isso, as pessoas as vezes nem precisam do poder, se ela nutre a expectativa que ela pode driblar a justiça humana ela fará as suas atrocidade. Comportamentos abusivos são próprios de pessoas que não teme a Deus. Existem muitos que se sentem reis e agem como se pode tudo numa terra governada pelo ego.

 

III – INSENSIBILIDADE HUMANA

O senso de misericórdia no coração daqueles que são governado pelo ego é zero. Nesta descrição de pecado neste capitulo temos as características  de tais pessoas que já destronaram o Criador do seu coração. Vejamos alguns destes pseudos sábios: Injustiça: Uma pessoa que não aceita o governo de Deus está preocupado com justiça? Esta pessoa está preocupada em levar vantagem. Malicia: a maldade reina na vida de tais pessoas que desprezam a Deus. Avareza: Uma característica peculiar a estes, ou seja, são movidos por lucros, dane-se os outros. Inveja: são pessoas que coloca os olhos nas coisas alheias sem nem escrúpulo. Homicida: a vida para esta pessoas são de pouco valor, por isso não importa em destruir seu semelhante.

Caluniadores: são pessoas que não importam em inventar qualquer estória a respeito de outro. Revoltado contra Deus: As blasfêmias na boca destas pessoas são recorrentes. Insolentes, soberbos, presunçosos, insensatos, desobedientes aos pais, pérfidos, sem misericórdia. A bíblia afirma que não somente os praticantes de tais atos são passiveis de morte, mas aqueles que também são cúmplices destas praticas. Devemos vigiar em temor a Deus.

 

CONCLUSÃO: Todos estes fatos horrendos que foram expostos são frutos de uma vida sem Deus. Quando permitimos o governo de Deus em nossa vida, ele irá nos conduzir para as coisas boas como a santidade e a justiça. Jesus nos convida a ser imitador dele como filhos amados de Deus. Deixe Jesus tomar o governo de sua vida e você verá a diferença.

Deus te abençoe!

 Pastor João Serafim

Mensagem pregada dia 23/06/2022

 

SÉRIE: QUEM ESTÁ OCUPANDO O TRONO DO SEU CORAÇÃO?

TEXTO: RM 1:18-25

 

INTRODUÇÃO: Os conflitos existenciais que facilmente se constata na história da humanidade é uma prova  contundente e visível de uma busca frenética  do homem no  preenchimento do vazio de sua alma que apenas pode ser preenchido com o verdadeiro Deus. Contudo, o orgulho humano leva-o a estabelecer seu próprio caminho, desprezando o conselho divino; Em virtude disso são erguidos diversos monumentos como tronos: humanos, ídolos, natureza e espíritos e anjos... Queremos pensar sobre a perversão  destes pseudos sábios que detém a verdade pela injustiça (v 18).

 

I – OS SÁBIOS DESTE MUNDO

A  narrativa bíblica não inocenta tais pessoas, elas são classificadas no texto como pessoas  que já tiveram  experiências com o sobrenatural. Deus encarregou de revelar seus atributos pela sua criação: “Porque os atributos invisíveis de Deus , assim como seu eterno poder, como também a sua própria divindade, claramente se conhecem desde o principio do mundo, sendo percebido por meio das coisas criadas...”(v 20). Inculcando-se por sábios, tornaram-se loucos.  A loucura baseia-se na petulância de mudar a glória de Deus incorruptível em semelhança  da imagem de homens, aves, quadrúpedes e répteis. Quando analisamos superficialmente,  nos parece uma prática distante da nossa realidade. Todavia, quando fazemos um exame mais profundo percebemos que tais práticas acontecem em grande escala, só que disfarçada com uma outra roupagem. Um exemplo clássico disso é visto quando os homens endeusam o meio ambiente “mãe natureza terra”.

Um questionamento simplista coloca em cheque as teorias dos intelectuais: Quem criou o sistema planetário? De onde originou tudo isso? Atribuir a criação com toda a sua complexidade a obra do acaso é de uma estupidez indescritível. O paradoxo entre o criacionismo x evolucionismo tem dado um nó na mente daqueles que possuem orgulho intelectual partindo da premissa que a evolução ocorre a partir daquilo que existe. O mais impressionante é que tais sábios tropeçam naquilo que deveria ser o centro da revelação do Criador, ao dar prioridade a criatura revelam a rejeição da ordem divina, certamente terão a justa penalidade.

 

II – GLORIFICARAM A CRIATURA EM LUGAR DO CRIADOR

 

O juízo divino já tem sido implacável sobre aqueles que torcem a verdade. É válido ressaltar que Deus não pune com tanta severidade tais práticas naqueles que as fazem por ignorância, haja vista, que muitos são induzidos em tais práticas na expectativa de agradar mais a Deus. Portanto, aqueles que usam de má fé para afastar os incautos do caminho do Criador sofrerão um juízo mais severo. Qual é o objetivo dessas pessoas que torcem a verdade? A finalidade é a manipulação das pessoas. Porque a verdade é libertadora: “Conhecereis a verdade e a verdade vos libertará (Jo 8:32). O evangelho entroniza o Criador e não há espaço para ninguém mais. Diante disto, aqueles que tem pretensão de usurpar o trono, jamais irão anunciar a verdade integral.  Um exemplo simples: Já tenho  x numero de discípulos, hora, isso não passa de uma distorção da verdade. Precisamos discipular as pessoas em Cristo e não em homens. Queixam-se os lideres: A igreja que fiz isso e aquilo outro não me ama. Hora; a igreja precisa aprender amar a Cristo e as pessoas em geral. Líderes que agem assim estão usurpando a glória de Deus para si mesmo. Três exemplos cristãos de postura  correta: Pedro na casa do centurião Cornélio: “Aconteceu que, indo Pedro a entrar, lhe saiu Cornélio ao encontro e, prostrando-se-lhe aos pés, o adorou. Mas Pedro o levantou, dizendo: ergue-te, que eu também sou homem (Atos 10: 24-27). Segundo exemplo foi de Paulo e Barnabé: “As multidões viram o que Paulo fizeram...queriam sacrificar ... Porém, ouvindo isso, os apóstolos Paulo e Barnabé, rasgando suas vestes...Senhores, porque fazeis isto? Nós somos homens como vós (Atos 14:8-16)..

Por ultimo o anjo que rejeitou adoração:  quando João prostrou aos pés do anjo a resposta foi: “Vê, não faça isso, eu sou conservo teu, dos teus irmãos...adora a Deus (Ap 22:9). O grande intento de Satanás é destronar o Criador, se ele não conseguir, vai incitar outros a fazerem. Cuidado com a glória de Deus.

 

III – DEUS JÁ  OS ENTREGOU A PUNIÇÃO ( V 24)

As pessoas que usam de suas conveniências para usurparem a glória de Deus já estão pagando com sua própria depravação moral que recai sobre os praticantes e seus descendentes.  A bíblia afirma categoricamente que os promotores da idolatria sofre a punição no próprio corpo com a desonra. “porque até as mulheres mudaram o modo natural de suas relações intimas por outro contrario ao natural...semelhantemente os homens, os homens deixando o contato natural de mulher , se inflamaram mutuamente em sua sensualidade, cometendo torpeza, homem com homem, recebendo em si mesmo a merecida punição do seu erro”(v 26-27). Qual foi o erro? O erro foi torcer a verdade, afastar as pessoas da verdade por pura presunção de acharem-se sábios aos proprios olhos. A promiscuidade avassaladora é fruto da idolatria. Observem que esta depravação moral é mais recorrente entre os religiosos. Para enfrentar este pecado é necessário consertar o altar e colocar o Criador no seu devido lugar.

 

CONCLUSÃO: O homem é extremante vaidoso, no seu orgulho acompanha a síndrome de Satanás de recusar curvar-se diante do Soberano. O homem tem desejado o trono por isso vemos sua ruína em ascensão. Porém, aquele que o reconhece como todo Poderoso pode ter sua vida alinhada com sua vontade e ver a solidez da vida e dos seus familiares. Hoje é o dia de refletir sobre esta verdade que  muda nossa vida. A Deus a glória e honra pra sempre amém!

Deus te abençoe

Pr. João Serafim