Momento de Comunhão entre Mulheres
quinta-feira, 17 de novembro de 2022
quinta-feira, 10 de novembro de 2022
Mensagem pregada dia 06/11/2022
MENAGEM: O CRISTÃO MADURO
TEXTO: FL 4:4
INTRODUÇÃO: A palavra de ordem é: “Alegrai-vos sempre no Senhor”. Para executar esta ordem precisamos alcançar auto nível de maturidade porque a vida por si só já tem seus embates; em se tratando de cristão o desafio torna ainda maior. Como viver sempre alegre é o que iremos aprender com o grande apóstolo Paulo hoje.
I - A REALIDADE DO APÓSTOLO PAULO
Paulo escreve a sua carta de agradecimento e encorajamento aos felipenses quando ele encontrava-se como prisioneiro do imperador Nero na prisão de Roma nos anos 62 d.C. Mesmo nas condições sombrias da vida, ele continuou anunciando o evangelho da graça de Deus. Embora esta situação fosse difícil o apóstolo foi capaz de manter o foco de sua missão por causa de sua maturidade espiritual. Por isso ele pôde afirmar com segurança sobre sua estabilidade em qualquer circunstancia, seja na bonança, ou na escassez; “Posso todas as coisas naquele que me fortalece”(Fl 4:13). A realidade deste servo de Deus não foi nada fácil. Qual é a sua realidade? Pode ser difícil, mas o segredo para vencermos é mantermos o foco.
II – RAZÕES APRESENTADA PARA PROSSEGUIR FIRME
Certamente o apóstolo deve ter pensado em desistir como qualquer um de nós quando sentimos pressionados. Entretanto, antes de tudo, foi feito um balanço dos resultados de sua missão. No versículo 1:12 temos a clara evidência deste balancete: ”Quero ainda, irmãos, cientificar-vos de que as coisas que me aconteceram tem, antes, contribuído para o progresso do evangelho”. Que coisas são estas que Paulo refere? Uma das coisas referidas era muito conhecidas dos felipenses (Atos 16:11-40) foi quando ele estivera entre eles pela primeira vez, onde ele e Silas foram surrado em praça pública e presos. Outra coisa era os pregadores impostores existente naquele lugar anunciando o evangelho para fustigar o apóstolo (Fl 1:15-17). Quanto a esta postura: ele afirma que o mais importante era que Cristo estava sendo anunciado e também os sinceros felipenses estavam sendo estimulados a pregar com maior ousadia (v 14). O saldo foi colocado na balança e foi positivo, isso é o que importa. Paulo se alegrou com os resultados, assim também, nós devemos sempre fazer uma análise sem vitimismo.
III – ALEGRAR SEMPRE NO SENHOR
O discípulo de Cristo está sujeito enfrentar momentos difíceis como: Calunia, insultos, ou até o soco/ponta pé sem reagir com a mesma agressividade. No primeiro século do cristianismo os cristãos foram tratados pior que escravos (Fl 1:29). Paulo sabia da realidade dos felipenses, todavia, foram instruídos a se alegrarem no Senhor. O grande diferencial da alegria está em que, ou de quem fazemos dela a nossa fonte de alegria. Aqueles que põem sua alegria nas coisas ou em pessoas mortais, fatalmente irão decepcionar. Os homens falham, as coisas se desfazem e os tempos mudam. Ser cristão maduro é ser guiado pelo Senhor em uma missão nobre do evangelho e não pelas circunstancias. Deus nos deixou uma missão e compete-nos desenvolvê-la com prazer e alegria sabendo que o Senhor suprirá todas as nossas necessidades em glória (4:19).
CONCLUSÃO: Quando nossas ações são movidas por necessidades, interesses ou circunstancias, nos sujeitamos às intempéries que a vida nos impõe. Porém, quando Cristo torna nossa fonte de realização temos uma alegria permanente. A alegria do Senhor é a nossa força.
Deus te abençoe!
Pastor João Serafim.