II MENSAGEM: HONRA, SEUS PRINCÍPIOS E
RECOMPENSAS
TEXTO: 2ª JOÃO 8
INTRODUÇÃO: Uma atenção cuidadosa deve ser empregada para não perdermos aquilo que já adquirimos a duras penas através dos nossos esforços. Imagine um fazendeiro trabalhando para limpar seu campo. Ele se empenha, em meio ao calor do dia, para tirar as pedras e pedaços de tronco que poderia impedir o solo de produzir a colheita. Depois de limpo, ele cultiva a terra, preparando-a para recebera semente. Depois que o campo está semeado, ele esforça para manter as condições ideais para que sua plantação florescer: fertilizando, arando e tirando as ervas daninhas, e regando as suas sementes . As suas sementes brotam e o seu trabalho continua enquanto ele protege o campo das pragas e de tudo que possa arruiná-lo. Então quando faltam poucas semanas para colheita, ele fica cansado e desiste. Todo trabalha fica inútil por causa da negligencia final. Assim tem sido a vida de muitos cristãos baixando a guarda da vigilância.
I – PRINCÍPIO BÁSICO ( 1 Sm 2:30b)
Como podemos honrar a Deus? Podemos honrar a Deus quando observamos seus mandamentos ( Jo 5;23, 14:23). Seu mandamento básico é honrar as pessoas que estão a nossa volta. “ ...Pois aquele que não ama a seu irmão, a quem vê, não pode amar a Deus a quem não vê. Ora, temos da parte dele, este mandamento: que aquele que ama a Deus ame também a seu irmão (1 Jo 4:20,21). Para honrar nosso Deus devemos amar até mesmos os nossos inimigos, não apenas os simpáticos (Mt 5: 13-16, 43-48). O nosso Deus é exaltado através das nossas obras feitas às pessoas, ou seja, quando servimos a Deus através de alguém : “Assim brilhe a vossa luz diante dos homens, , para que vejam as boas obras e glorifiquem vosso Pai que esta nos céus”(Mt 5:16). No grande julgamento haverá o bendito e o maldito definido pela conduta terrena: Tive fome... (Mt 25:31-46). Isso significa que nosso Deus não é como as divindades, as quais são oferecido despachos nas esquinas/encruzilhadas. Mas, o nosso Deus é servido através daqueles necessitados que estão à nossa volta: “Então, lhes responderá: Em verdade vos digo que, sempre que o deixaste de fazer a um destes mais pequeninos, a mim o deixaste de fazer (Mt 25:45). Contudo, existem alguns galardões que se adquirem apenas com a honra proporcional aos níveis de autoridade. Vejamos o texto abaixo:
II –DEUS ESTÁ NO TOPO DA HIERARQUIA (Rm 13:1-7, Mt 10:40 – 42)
Deus estabeleceu sua governança através dos escalões de comando, isso se aplica tanto à vida secular quanto à vida religiosa (Ef. 5:11). Por questão de tempo e espaço, nossa abordagem aqui se limitará ao texto de Mateus 10: 40 – 42. “Quem vos honra a mim me honra, e quem me honra, honra aquele que me enviou. Quem honra um profeta, no caráter de profeta, recebe o galardão de profeta; quem honra um justo, no caráter de justo, receberá o galardão de justo; e quem honrar, ainda que seja com um copo de água fria, a um destes pequeninos, por ser este meu discípulo, em verdade vos digo que de modo algum perderá o seu galardão”. Há uma estrutura de autoridade expressa aqui no texto revelando aquilo que aprendemos desde cedo. Esta estrutura começa com o Pai e flui até Jesus, aquele a quem enviou e entregou toda autoridade (Mt 28:18). A próxima autoridade nesta ordem é o “profeta”. Esta ordem está ligada ao antigo pacto. Terceiro lugar vem o justo, o qual queremos classificá-lo como alguém que exerce uma função ministerial igual a sua e por ultimo vem a designação “pequenino” o qual classificamos como discípulo. A honra ou desonra a qualquer um destes será diretamente a Deus. Portanto, devemos analisar como temos tratado as pessoas que estão acima de nós, outras no mesmo nível e outras sob nosso comando. O galardão será distribuído segundo nossa postura. A propósito como tem sua nossa relação com as pessoas?
III – CUIDADO PARA NÃO PERDER O GALARDÃO( 2 João 8)
Podemos desonrar uma autoridade por pensamentos, palavras e ação. Posto este risco, devemos outra vez definir o significado da palavra honra, é: Valorizar, enxergar como importante e precioso. Em se tratando de uma autoridade compreende o significado como respeito. Portanto se afirmamos que honramos as autoridades que estão acima de nós, deixando, de nos submeter e desobedecer à mesma é enganar a si próprio. Honrar autoridade é submeter-se à sua autoridade, se não obedecemos a quem vemos como iremos obedecer a Deus a quem não vemos? Segundo lugar: honrar o justo. Como podemos honrar as pessoas que estão juntas de nós? Por exemplos eu tenho muitos colegas de ministérios que são pastores e devo honrá-los em todas áreas possíveis, tratá-los com devida honra, caso algum deles tenha dificuldade, devo ajudá-lo. Em terceiro lugar: honrar os pequeninos. O que podemos fazer para honrar aqueles que estão sob nossa direção? Acredito que o principio é aquele ensinado por Jesus em Mateus 7:12. “Tudo quanto, pois, quereis que os homens vos faça, assim fazei-o vós também a eles; porque é Lei e os Profetas”. Quanto ao relacionamento do líder espiritual com as ovelhas se aplica a fórmula afetiva honrosa familiar (1Tm 5;1-2). O segredo aqui é ter a percepção de estar na visão da fé para ornar a governança do reino de Deus através dos seus escalões de comando com ações de bondade. Ai daquele que fizer tropeçar um destes pequeninos...
CONCLUSÃO: Fomos chamados da trevas para luz do reino do Filho de Deus para sermos colaboradores através das nossas boas obras. Nossos atos de amor e justiça resplandecem a glória de Deus aqui na terra. Reconhecer as pessoas doando um pouco de nós suaviza a vida daqueles que esperam o alento do céu. Deus quer fazer isso através de nós e promete recompensa. A nossa negligência pode levar-nos a perder algo precioso como alguém que plantou e esqueceu-se de colher. Portanto, valorize as pessoas.
Deus te abençoe!
Pastor João Serafim