segunda-feira, 27 de maio de 2024

Mensagem pregada dia 26/05/2024

 

MENSAGEM: JESUS VOLTARÁ     

TEXTO: AP 1:7

 

INTRODUÇÃO: O mundo enlouqueceu! Esta é a conclusão de muitos pensadores do mundo secular de nossos dias. Paul Johnson, um dos sofisticados estadista londrinos, ao examinar a situação caótica emergente de todo o mundo, concluiu: “As vezes acho que uma invasão de marcianos seria bem recebida”. Temos um mundo fora do controle, afirma ele. Posso lhes garantir que não haverá uma invasão, de Marte. Mais sim uma entrada triunfal do Filho de Deus, o Criador, voltando para sua criação. Cristo virá outra vez.

 

I – POR QUE PODEMOS CRER NA SEGUNDA VINDA DE CRISTO?

Muitos fatores nos leva a esta esperança. Entre estes estão os eventos ocorridos nos últimos tempos que conferem com a narrativa bíblica com muita preciosidade. Julgo ser o assunto de suma relevância, considerando o emergente o preparo exigido dos candidatos ao reino celestial. Por que creio na segunda vida de Cristo? Em primeiro lugar, simplesmente porque Cristo mesmo declarou que vai voltar – esta é a razão que mais importa.  Ele disse: “Não se turbe o vosso coração; credes em Deus, credes também em mim. Na casa do meu Pai há muitas moradas; se não fosse assim, eu vo-lo teria dito; vou preparar-vos lugar. E, se eu for preparar lugar, virei outra vez, e vos tomarei para mim mesmo, para que onde eu estiver estejais vós também”(Jo 14:1-3). Jesus voltará. Por quase dois mil anos, a igreja vem declarando este fato através de seus credos, isto é, o fato de que Cristo virá julgar os vivos e os mortos. A atuação de alguns charlatões tem criado uma reputação ruim para esta doutrina, pois lhe dão uma ênfase extremamente radical fazendo afirmativas e afixando data do retorno de Cristo sem respaldo escriturístico. Porém, isso não deve levar ninguém perder a esperança, considerando que tais desvios são alertados na bíblia que haveria pessoas assim nos últimos tempos.

II – ESCARNECEDORES/ZOMBADORES- 2 Pe 3:1-13

Com a expansão da tecnologia e com a ascensão das mídias sociais, a internet virou uma terra sem lei, com isso criou-se um campo fértil para os zombadores e revoltados com os limites impostos pelas Sagradas Escrituras. Porém, esta prática é antiga, veja a advertência do apóstolo Pedro: “Tendo em conta, antes de tudo, que nos últimos dias virão escarnecedores com seus escárnios, andando segundo suas próprias paixões e dizendo: Onde está a promessa de sua vinda? Porque desde que os pais dormiram, todas as coisas permanecem como desde o principio da criação” (2Pe 3:4). Os zombadores ignoram voluntariamente este fato. Deus não é tardio com respeito à sua promessa, mas ele quer que os homensse arrependam, deixem seus pecados e sejam salvos. Ele já esperou pacientemente durante dois mil anos. Recentemente vi um cidadão esbravejando na internet inconformado por ver tantas pessoas crendo na volta de Jesus. As Escrituras declaram, e o Velho Testamento o proclama, e os apóstolos confirmam. A segunda vinda de Cristo é mencionada mais de 300 vezes através do Velho e Novo Testamento: Jesus virá outra vez. O apostolo João disse: “... todo olho o verá, até mesmo aqueles que o transpassaram; e toda tribo da terra se lamentarão sobre ele”(Ap 1;7). Muitos destes escarnecedores são desviados e sabem de sua condenação e não se dispõe a mudar de vida e se entrega ao adversário para confundir aqueles que estão procurando o caminho da verdade que é Jesus Cristo. Resumindo, estão indo para a perdição e não querem ir sozinhos. Os salvos estão indo para mansões celestiais e também não deseja chegar ao céu sozinho. Venham conosco, é a voz que clama.

 

III – QUANDO JESUS VOLTARÁ 1 Ts 5:1-11

Ninguém sabe nem o dia nem a hora. Mas pelos últimos acontecimentos Jesus já está as portas. Fenômenos como: Alteração climática, guerras, inversão de valores, pandemias, são indícios fortes da volta de Jesus, ou seja, um mundo em desespero. Mais do que isto, cremos que Jesus está prestes a voltar porque a visão cristã da historia requer que isso aconteça. Os gregos antigos criam que a historia era cíclica, dando voltas e voltas, como um carrossel. Para o cristão, no entanto, a visão da historia é linear. Ela anda para frente, inexoralmente, segue na direção de um grande e conclusivo clímax. A consumação dos séculos- Quando o grande Deus descerá a ultima cortina sobre o drama do mundo. Jesus Cristo que veio ao mundo humildemente voltará em glória – Em glória que irá eclipsar o sol, com bilhões dos santos. Ele virá com os anjos do céu, com o som da trombeta, tomará os seus para si mesmo, os quais serão arrebatados para estarem com o Senhor para sempre. Porém, aqueles que tem ignorado Jesus, que o tem negado, que pensam em arrepender, mas nunca se arrependem, serão lançado no lago de fogo junto com o diabo para penalidade eterna (Ap 20:7-15).Quanto a certeza do nosso destino eterno devemos perguntar a nós mesmos se Deus ocupa ou não ocupa o primeiro lugar em nossa vida. Você quer saber honestamente se você é um cristão? Na sua consciência você já tem a resposta. Pergunte a si mesmo se você pode com toda sinceridade fazer esta suplica: “Ora, vem Senhor Jesus”, se nós não pertencemos a ele, então não podemos dizer isso, pois a sua vinda vai encher de inconcebíveis presságios a vida daqueles que não tem certeza de que pertence a ele. Contudo, hoje você pode mudar o destino eterno da sua alma, basta receber a Cristo como seu salvador.

 

CONCLUSÃO: Como afirmamos anteriormente e a bíblia ratifica isso com muita propriedade que criação clama por uma restauração (Rm8:18-25). Cremos não só na volta do Salvador, mas também na restauração de todas as coisas, que nele hão de convergir na consumação.  Para nós os cristãos a história terá um desfeche glorioso e para o ímpio um desfeche tenebroso. A recusa destes fatos não irão alterar a determinação daquele que tem o controle de tudo e que nele converge todas as coisas. Sem sombra de dúvida é melhor unir-se a ele por meio de seu Filho Jesus.

 

Deus te abençoe!

Pastor João Serafim

segunda-feira, 20 de maio de 2024

Mensagem pregada dia 19/05/2024

 

MENSAGEM: A IMPORTÂNCIA DE FAZER A VONTADE DE DEUS

TEXTO - ATOS 26:1-19

 

INTRODUÇÃO: Existem muitas pessoas esforçando para agradar a Deus de forma errada. Este era o caso do apóstolo Paulo em que durante um bom tempo trabalhou na contra mão da vontade de Deus de forma que lhe trouxe muitos sofrimentos: “E eu mostrarei a ele quanto deve sofrer por meu nome” (At 9:16). Por causa de sua resistência à vontade de Deus, Paulo, pagou um alto preço. Porém, ao reconhecer sua ignorância, alcançou graça e misericórdia e foi feito ministro do evangelho (At 26: 14-18, 1Tm 1:12-14). Não vale a pena agir contra a vontade de Deus. Iremos pensar sobre a importância de fazermos a vontade de Deus.

 

I – PROPÓSITO E DESTINO

A vida de uma forma geral foi programada com um propósito e um destino, ou seja, vivemos para cumprir uma missão. Isto é: a vida em seus múltiplos aspectos visa convergir todas as coisas em Deus, a Ele seja a glória para sempre (1 Cor 10:31). O desafio nosso é descobrir o destino daquilo que propomos a fazer. Quando escrevo sobre este tema me veio à lembrança um conhecido conto chinês: Havia dois vilarejos que sempre cooperavam entre si, certa vez um destes vilarejos foi dominado por uma tribo, o pedido de socorro chegou a ao comandante do vilarejo amigo que era um líder bravo e combatente, forte e jovial que não temia desafio. Ao receber o pedido de socorro, ele prontamente se dispôs selando seu melhor cavalo e saiu sem hesitação. Após percorrer disparado com seu cavalo muitos kms, sentiu-se obrigado a parar e descansar seu cavalo à sobra de uma árvore a margem da estrada.

Enquanto descansava um senhor muito idoso aproximou-se e, lhe ofereceu ajuda, o valente combatente ignorou a oferte de ajuda por diversas vezes, mas devida a insistência ele resolveu refutar sua oferta de ajuda com a seguinte palavras: Não vejo a mínima chance de um jovem guerreiro como eu receber ajuda de um velho como o senhor que não aguenta sequer um vento mais forte. Porém, ele insistiu, eu posso te ajudar... Finalmente o guerreiro indaga! Em que o senhor pode me ajudar? Bom, você está indo para o Sul, mas a guerra está acontecendo no Norte. Moral da história, não basta à força, habilidade e vontade, se estiverem no lugar errado. Na obra de Deus acontece muito disso. Pessoas com boas intenções. Porém, estão agindo na força de seu braço e do seu entendimento. A bíblia recomenda-nos a consultar a Deus e receber dele a direção para tudo que propormos a fazer.

 

II – NA OBRA DE DEUS NÃO BASTA BOAS INTENÇÕES, PRECISA ESTAR CERTO

O apóstolo Paulo fez parte do rigoroso grupo religioso de sua época chamado fariseu. Durante longo tempo a título de defesa de suas doutrinas, ele perseguiu os discípulos de Jesus pensando estar prestando grande serviço a Deus. A sua atitude trouxe muitos sofrimentos aos seguidores de Cristo, ninguém ousava compartilhar da fé onde ele estivesse e muito menos falar com ele. Apesar das boas intenções, Paulo estava trabalhando na contra mão da vontade de Deus. Este homem era tão temido que precisou do próprio Jesus pregar para ele com a seguinte a advertência: “Saulo, Saulo por que você  me persegue, não adianta lutar contra minha vontade”(26:16b).  Não basta a pessoa estar com boas intenções, é preciso estar certo. A bíblia também narra a história dos profetas de Baal que num confronto com o profetas Elias, eles ofereceram seus sacrifícios e autofragelaram com toda sinceridade sem obter resultado algum (1 Sm 18:25-29). Jesus afirmou: “Vocês estudam minuciosamente as Escrituras porque creem que elas lhes dão a vida eterna. Mas as Escrituras apontam para mim!”(Jo 5:39). Vivemos em um tempo em que muitos preferem ouvir os profetas de Baal do que ler e acreditar nas Escrituras Sagradas. Em tempo de calamidade como ocorrido no Sul do Brasil surgem os profetas de plantão com revelação, sonhos e visões.  Apesar de Deus falar por esses meios, porém, nossa referência maior é a palavra que vem direto da boca de Deus. Ir contra a vontade de Deus traz sofrimento. Porém, a obediência atrai o favor de Deus.

 

III – COMO ALCANÇAR A VONTADE DE DEUS?

Alcançar a vontade de Deus, acredito que esta deveria ser nossa preocupação básica ao aproximar de Deus. Até porque sendo Jesus o nosso meio de aproximar do Pai, ele reiteradas vezes afirmou que veio a terra não para fazer a sua vontade e sim daquele que o enviou. Em sua oração modelo (Mt 6:9), Ele nos ensina a buscar a vontade de Deus. O apóstolo Paulo a partir da revelação que tivera no caminho de Damasco assimilou bem esse principio, veja o que ele falou sobre seu novo conceito do reino do Cristo: “Portanto, rei Agripa, obedecia à visão celestial...dizendo que todos devem arrepender-se,  e voltar-se para Deus e mostrar, por meio de boas obras, que mudaram de rumo”(26:19,20). Em outra passagem, Paulo fala de sua nova postura para buscar agradar a Deus, ao que ele afirma ter adotado a atitude de recomeçar na estaca zero, veja o que ele diz: “Pensava que essas coisas eram valiosas, mas agora consideram insignificante por causa de Cristo... considero como lixo, a fim de poder ganhar a Cristo. Não conto mais com minha justiça própria, que vem da obediência à Lei, mas sim da justiça que vem pela fé em Cristo, pois é com base na fé que Deus nos declara justos...” (Fl 3:5-11). Quando nos colocamos na dependência de Deus buscando agradá-lo evitamos muitos transtornos em nossa vida. Fazer as coisas a nossa maneira é assumir o governo da nossa vida descartando o plano de Deus. Para vivermos o propósito de Deus é necessário buscar saber onde queremos chegar. O propósito Deus para todos nós é que sejamos frutíferos e, isso só torna possível vivermos em sintonia com sua vontade (Jo 15:1-8). Quer agradar a Deus e ser vitorioso? Busque a vontade de Deus.

 

CONCLUSÃO: O caminho de Deus nem sempre é o mais fácil, mas podemos assegurar com toda certeza que é o caminho vitorioso. Ninguém pode alcançar o reino de Deus seguindo o caminho oposto da vontade de Deus. Aceite o conselho de Deus e refaça seu caminho em direção vontade de Deus e verás o quanto é maravilhoso agradar nosso Pai celestial.

 

 Deus te abençoe!

Pastor João Serafim

terça-feira, 7 de maio de 2024

Batismo 05/05/2024

        Batismo  05/05/2024

                                                         Momento da Profissão de Fé 
                 Recepção dos Novos membros 
 

segunda-feira, 6 de maio de 2024

Mensagem pregada 05/05/2024

 

MENSAGEM: UM NOVO CICLO DA VIDA

TEXTO: NM 33:50-56

 

INTRODUÇÃO:  O cristão é todo aquele que aceita a Cristo como seu único Salvador e Senhor de sua vida. A partir daí, acontece um novo ciclo. A bíblia afirma: “...As coisas antigas já passaram”( 2 Cor 5:17), fazia parte de uma vida que não existe mais. Esta é a proposta de Deus para todas as gerações, como descrito no texto acima sobre o povo de Israel que deveriam manter um estilo de vida diferente dos originários da terra. Assim também Ele requer dos seus seguidores nos dias atuais. Vamos pensar sobre esta nova vida de maneira bem racional.

 

I – CHAMADOS DE ESCRAVO PARA A LIBERDADE

Durante longos anos o povo de Israel viveu escravizado no Egito. Contudo, houve um tempo em que Deus acolheu o clamor deles, e sob a liderança de Moisés e Josué decide libertá-los e introduzi-los à terra prometida. Antes, porém, foram submetidos a ensinamentos teóricos e práticos (Dt 8:1-10) no deserto para que os mesmos conhecessem ao Senhor e para que não restasse nenhuma dúvida sobre o modus operndi do Senhor. Este povo experimentou sinais extraordinários como nenhum outro. Coluna de fogo para aquecê-los à noite, nuvem para cobrí-los do sol durante o dia, porção diária do maná vinha do céu, isso sem falar dos livramentos constantes. Ou seja, não havia dúvida alguma de que Deus estava com eles, até mesmos as nações vizinhas reconheciam tais fatos: “Porque temos ouvido que o Senhor secou as águas do Mar Vermelho diante de vocês, quando saíeis do Egito; e também o que fizestes aos dois reis dos amorreus; Seom e Ogue, que estava além do Jordão, os quais destruístes.

Ouvindo isto, desmaiou-nos o coração e em ninguém mais há ânimo algum, por causa da vossa presença; porque o Senhor, vosso Deus, é Deus em cima nos céus e embaixo na terra”(Js 2:10,11). Resumindo: Os israelitas sabiam que Deus levava a sério seus propósitos. Deus deseja que seu povo que lhe dê uma resposta compatível, reconhecendo-o como tal.

II – UMA PROMESSA CONDICIONAL     ( Jz 1:27-36)

Após peregrinar um período de quarenta anos no deserto, finalmente chega o momento para viver o novo ciclo da vida. O local é descrita como: “Uma terra que mana leite e mel”. Na  narrativa bíblica não há nenhuma contestação da riqueza da terra. Quanto aos obstáculos apresentados que seria os ocupantes da terra, eles tinham da parte de Deus a promessa de que nenhum inimigo iria prevalecer. Porém o sucesso deles estava condicionado à forma de relacionar com os moradores do local. A exigência de Deus era aliança exclusiva com Ele. Todo e qualquer pacto com os povos locais poderia ser uma armadilha para tirá-los do propósito (Jz 2:1-5). Percebemos que os israelitas não aproveitaram a oportunidade de recomeçar um novo ciclo e reescrever uma nova historia de sucesso. O texto relata uma repetição de fracasso: “Não expulsou... nem tampouco... também não expulsou”. A vida cristã propõe um novo ciclo em direção à santidade, ou seja, começamos a imitar a Cristo para alcançar seu caráter em nós. Somos novas casas de Deus nas quais o Espírito Santo habita. Antes nossa vida era dominada pelo pecado. Fomos tirados da escravidão para servir ao Senhor e aos nossos irmãos. O texto informa ainda que os cananeus conquistados (v 35) foram submetidos a trabalho escravo, os israelitas repetiram o tratamento recebido no Egito. A promessa estava condicionada à obediência (Dt 28:1-12). Ainda hoje as promessas de Deus seguem a mesma ordem. Se ouvir a voz do Senhor, teremos dele a vida prometida.

 

III -  COMO O CRISTÃO DEVE LIDAR COM ESTE SISTEMA MUNDANO?

Muitos cristãos tem sido iludido com este sistema mundano, com isso acabam apanhado nas armadilhas do inimigo que é o pecado. O escritor sagrado foi incisivo ao afirmar: “...Não compreendeis que a amizade do mundo é inimiga de Deus? Aquele, pois, que quiser ser amigo do mundo constitui-se inimigo de Deus” (Tg 4:4).

Se o mundo agradasse a Deus, Jesus o Filho de Deus, não precisaria ter vindo aqui para restaurá-lo. O mundo com seus maus hábitos e rebeldia contra Deus deve ser abandonado pelo cristão. Vocês os novos membros e os demais que fazem parte da Batista Renascer precisam posicionar com relação a este sistema mundano. Acredito piamente que vocês estão procurando a igreja é justamente para serem diferentes, pelo contrário, certamente vocês permaneciam lá. Os libertinos dos tempos modernos usam muito o mesmo laço: “Não tem nada a ver”. Assim muitos são enredados. Nada a ver beber uma cervejinha, jogo de azar, uma mentirinha, uma visualizada no site indecoroso, relacionamento avançado, viver amigado...”.  Tudo isso faz parte do jogo do inimigo para te manter como escravo através do pecado. Veja o que a palavra de Deus afirma: “O mundo jaz no maligno, porque todos que vivem no pecado, separados de Deus, estão debaixo da escravidão do Diabo”(1 Jo 5:19). A esperança permanece sobre algo maravilhoso e concreto reservados aos obedientes. Todo o sacrifício de Cristo foi para nos preparar como um povo diferente: “...Aguardando a bendita esperança e a manifestação da glória do nosso grande Deus e Salvador Cristo Jesus o qual a si mesmo se deu por nós, a fim de remir-nos de toda iniquidade e purificar para si mesmo, um povo exclusivamente seu, zeloso e de boas obras”(Tt 2:11-14). Portanto, fica o aviso para não repetirmos os erros dos israelitas que viram as bençãos com os olhos e lamberam com a testa como diz o ditado popular.

 

CONCLUSÃO:  Quanto a validade das promessas de Deus vai depender  de cada um de nós. Validar ou invalidar, vai depender como relacionamos com este mundo. Muitos tem se encantado com as ofertas dos prazeres momentâneos. Ao ouvir a voz do Senhor em obediência, temos uma vida em abundancia para nossos dias e para o futuro uma vida eterna. Tudo é possível ao que crer. Aquele que nele crer não será decepcionado (Rm 10:11). O mundo não possui o que Deus tem a lhe oferecer.

Deus te abençoe.

 Pastor João Serafim.