MENSAGEM: JESUS VOLTARÁ
TEXTO: AP 1:7
INTRODUÇÃO: O mundo enlouqueceu! Esta é a conclusão de muitos pensadores do mundo secular de nossos dias. Paul Johnson, um dos sofisticados estadista londrinos, ao examinar a situação caótica emergente de todo o mundo, concluiu: “As vezes acho que uma invasão de marcianos seria bem recebida”. Temos um mundo fora do controle, afirma ele. Posso lhes garantir que não haverá uma invasão, de Marte. Mais sim uma entrada triunfal do Filho de Deus, o Criador, voltando para sua criação. Cristo virá outra vez.
I – POR QUE PODEMOS CRER NA SEGUNDA VINDA DE CRISTO?
Muitos fatores nos leva a esta esperança. Entre estes estão os eventos ocorridos nos últimos tempos que conferem com a narrativa bíblica com muita preciosidade. Julgo ser o assunto de suma relevância, considerando o emergente o preparo exigido dos candidatos ao reino celestial. Por que creio na segunda vida de Cristo? Em primeiro lugar, simplesmente porque Cristo mesmo declarou que vai voltar – esta é a razão que mais importa. Ele disse: “Não se turbe o vosso coração; credes em Deus, credes também em mim. Na casa do meu Pai há muitas moradas; se não fosse assim, eu vo-lo teria dito; vou preparar-vos lugar. E, se eu for preparar lugar, virei outra vez, e vos tomarei para mim mesmo, para que onde eu estiver estejais vós também”(Jo 14:1-3). Jesus voltará. Por quase dois mil anos, a igreja vem declarando este fato através de seus credos, isto é, o fato de que Cristo virá julgar os vivos e os mortos. A atuação de alguns charlatões tem criado uma reputação ruim para esta doutrina, pois lhe dão uma ênfase extremamente radical fazendo afirmativas e afixando data do retorno de Cristo sem respaldo escriturístico. Porém, isso não deve levar ninguém perder a esperança, considerando que tais desvios são alertados na bíblia que haveria pessoas assim nos últimos tempos.
II – ESCARNECEDORES/ZOMBADORES- 2 Pe 3:1-13
Com a expansão da tecnologia e com a ascensão das mídias sociais, a internet virou uma terra sem lei, com isso criou-se um campo fértil para os zombadores e revoltados com os limites impostos pelas Sagradas Escrituras. Porém, esta prática é antiga, veja a advertência do apóstolo Pedro: “Tendo em conta, antes de tudo, que nos últimos dias virão escarnecedores com seus escárnios, andando segundo suas próprias paixões e dizendo: Onde está a promessa de sua vinda? Porque desde que os pais dormiram, todas as coisas permanecem como desde o principio da criação” (2Pe 3:4). Os zombadores ignoram voluntariamente este fato. Deus não é tardio com respeito à sua promessa, mas ele quer que os homensse arrependam, deixem seus pecados e sejam salvos. Ele já esperou pacientemente durante dois mil anos. Recentemente vi um cidadão esbravejando na internet inconformado por ver tantas pessoas crendo na volta de Jesus. As Escrituras declaram, e o Velho Testamento o proclama, e os apóstolos confirmam. A segunda vinda de Cristo é mencionada mais de 300 vezes através do Velho e Novo Testamento: Jesus virá outra vez. O apostolo João disse: “... todo olho o verá, até mesmo aqueles que o transpassaram; e toda tribo da terra se lamentarão sobre ele”(Ap 1;7). Muitos destes escarnecedores são desviados e sabem de sua condenação e não se dispõe a mudar de vida e se entrega ao adversário para confundir aqueles que estão procurando o caminho da verdade que é Jesus Cristo. Resumindo, estão indo para a perdição e não querem ir sozinhos. Os salvos estão indo para mansões celestiais e também não deseja chegar ao céu sozinho. Venham conosco, é a voz que clama.
III – QUANDO JESUS VOLTARÁ 1 Ts 5:1-11
Ninguém sabe nem o dia nem a hora. Mas pelos últimos acontecimentos Jesus já está as portas. Fenômenos como: Alteração climática, guerras, inversão de valores, pandemias, são indícios fortes da volta de Jesus, ou seja, um mundo em desespero. Mais do que isto, cremos que Jesus está prestes a voltar porque a visão cristã da historia requer que isso aconteça. Os gregos antigos criam que a historia era cíclica, dando voltas e voltas, como um carrossel. Para o cristão, no entanto, a visão da historia é linear. Ela anda para frente, inexoralmente, segue na direção de um grande e conclusivo clímax. A consumação dos séculos- Quando o grande Deus descerá a ultima cortina sobre o drama do mundo. Jesus Cristo que veio ao mundo humildemente voltará em glória – Em glória que irá eclipsar o sol, com bilhões dos santos. Ele virá com os anjos do céu, com o som da trombeta, tomará os seus para si mesmo, os quais serão arrebatados para estarem com o Senhor para sempre. Porém, aqueles que tem ignorado Jesus, que o tem negado, que pensam em arrepender, mas nunca se arrependem, serão lançado no lago de fogo junto com o diabo para penalidade eterna (Ap 20:7-15).Quanto a certeza do nosso destino eterno devemos perguntar a nós mesmos se Deus ocupa ou não ocupa o primeiro lugar em nossa vida. Você quer saber honestamente se você é um cristão? Na sua consciência você já tem a resposta. Pergunte a si mesmo se você pode com toda sinceridade fazer esta suplica: “Ora, vem Senhor Jesus”, se nós não pertencemos a ele, então não podemos dizer isso, pois a sua vinda vai encher de inconcebíveis presságios a vida daqueles que não tem certeza de que pertence a ele. Contudo, hoje você pode mudar o destino eterno da sua alma, basta receber a Cristo como seu salvador.
CONCLUSÃO: Como afirmamos anteriormente e a bíblia ratifica isso com muita propriedade que criação clama por uma restauração (Rm8:18-25). Cremos não só na volta do Salvador, mas também na restauração de todas as coisas, que nele hão de convergir na consumação. Para nós os cristãos a história terá um desfeche glorioso e para o ímpio um desfeche tenebroso. A recusa destes fatos não irão alterar a determinação daquele que tem o controle de tudo e que nele converge todas as coisas. Sem sombra de dúvida é melhor unir-se a ele por meio de seu Filho Jesus.
Deus
te abençoe!
Pastor João Serafim