segunda-feira, 20 de abril de 2015

MENSAGEM PREGADA NA IGREJA DIA 19/04/15 E QUE SERÁ COMPARTILHADA NAS CÉLULAS NO DIA 23/04/15

MENSAGEM: ESQUECIDO PELOS HOMENS, MAS, LEMBRADO POR DEUS            TEXTO.  ISAÍAS 49.14-16

INTRODUÇÃO: A simples idéia de ficar esquecido já é assombroso, porém, esta é a realidade de muitas pessoas, a começar pelo abandono das crianças indefesas, idosos mofando nos asilos, enfermos acamado relegado ao tempo e presidiários a mercê da vontade de quem não respeita as leis etc. Viver a margem da indiferença é assustador para qualquer pessoa racional. Podemos estar cercado de pessoas amadas hoje, mas, amanhã, relegado ao desprezo pela própria contingência da vida. É verdade também, que existem aqueles que fazem opção escolhendo o isolamento social (ex. dependente químico). Porem, nossa abordagem é sobre aqueles que os homens recusam o acolhimento e fecha os olhos ignorando-os, mas, Deus age diferente. Vejamos as promessas e exemplos práticos deste Deus amoroso.

I – DEUS É FIEL EM SUAS PROMESSAS
A fidelidade de Deus é inquestionável – Deus promete cuidar de nós, e não podemos duvidar por isso ele empenhou a sua palavra dizendo: Assim como uma mãe não esquece do filho que o gerou, Ele também não se esquece de nós. Vezes e outras, vemos nos noticiários mães abandonando filhos. Na verdade isto é inconcebível – exceto em uma conjuntura de doença. Dado ao extremo da razão, Deus afirma “Mas ainda que esta se esquecesse do filho, contudo eu não me esquecerei de ti” (v 15b). Em Deus não há variação de mudanças, pois ele não é homem para mentir ou arrepender-se (Nm 23.19) sendo ele onisciente, onipresente e onipotente pode nos assegurar antecipadamente porque ele desconhece a imprevisibilidade. Pessoas próximas  pode nos esquecer como exemplo abaixo:

II – JOSÉ ESQUECIDO PELOS HOMENS (Gn 40. 6-23)
A história de José no Egito é muito comovente, com toda a sua fidelidade a Deus e lealdade aos seus colegas e superiores não foi suficiente para garantir a virtude da gratidão pelo contrário teve como recompensa das pessoas próximas a indiferença. José foi vendido como escravo por causa do ciúme dos irmãos (Gn 37. 4-5). Foi lançado na cadeia por não ceder ao assédio sexual da mulher de Potifar. Na prisão foi tido como um ilustre desconhecido pelo copeiro-mor que sabia de sua história não quis sequer mencioná-lo.
            Muitos que adquiriram patrimônios, construíram, cuidaram, enfim viveram na retidão tem sido ignorado pelos familiares, amigos e autoridades. Louvado seja Deus que não nos abandona. Coisas próprias dos homens que só pensam em fazer das pessoas trampolim para projetarem seus saltos. Se dependesse do copeiro-mor José tinha morrido na cadeia. Mas, Deus perturbou Faraó por causa de José.

III – LEMBRADO POR DEUS
Quando ouvimos que Deus não se esquece de suas promessas podemos estar certos que, aconteça o que acontecer, ele vai cumprir o que prometeu. A bíblia está recheada de inúmeros exemplos da fidelidade de Deus. O exemplo quando chegou o tempo do nascimento do Messias prometido; do ponto de vista humano não havia nenhuma possibilidade do cumprimento desta profecia, veja o que fez Deus “E tu, Belém Efrata, posto que pequena entre os milhares de Judá, de ti me sairá o que governará em Israel...” (Mq 5.2-3). Considerando que em Belém, não existia nenhuma virgem que preenchia os requisitos da profecia (Is 7.14), mas, Deus moveu o coração do impio imperador para decretar um alistamento de todo povo em sua terra nativa (Lc 2.1-7) da mesma forma Deus tirou o sono do Rei Assuero para fazer justiça ao injustiçado Mordoqueu (Ester 6.1-11). O homem pode nos esquecer, mas Deus jamais nos esquece. Se seu amigo, parente, ou seja, quem for te esqueceu. Deus promete ‘ ... Porque ele disse: Não te deixarei, nem desampararei... (Hb 13.5c).

CONCLUSÃO: Muitas histórias de desprezos nos chocam, isto porque nem mesmos os irracionais agem assim com sua prole. Se o homem age assim com o seu semelhante, imagina com Deus, e como Deus reage a estas indiferenças, veja (Is 1.2-3), Se você fica indignado com tais situações então não permita Deus sinta o mesmo de você. Não abandona aquele que tanto te amou. Deus te abençoe. 
Pastor João Serafim 

segunda-feira, 13 de abril de 2015

MENSAGEM PREGADA NO DOMINGO E QUE SERÁ COMPARTILHADA NAS CÉLULAS NO DIA 16/04/15

TEMA: HERDEIROS DE DEUS    TEXTO: COLOSSENSE 1. 9-14

Introdução: Quando falamos de herança é natural pensarmos nos artigos prescritos e requisitos assegurados no testamento. A herança de Deus segue suas normas para seus herdeiros, tendo em vista a sua justiça e seu amor, o desejo do Criador é de compartilhar sua herança a todos que desejarem, considerando que o testador (Hb 9.16-17) já fez sua declaração dentro dos tramites legais nos dando plenos direitos. Para ser herdeiro de Deus há um processo de transição:

I - Estranho e inimigos de Deus (v 21)
As heranças sempre são destinadas àqueles que possuem algum vínculo com o testador, nossa relação com Deus estava interrompida pelo pecado que herdamos do nosso pai Adão e seguimos na mesma prática (Rm 5.6-11), Esta inimizade nos afastou de Deus levando-nos a condição de estranho e inimigos de Deus sem a menor chance de acesso a Deus – este estado foi classificado como “mortos em delitos e pecados (Ef 2.1) tudo pela desobediência sendo guiados pelas nossas vontades. Fadado ao fracasso e destinado a miséria sem poder fazer nada que pudesse reverter à situação, só nos restavam uma saída. 

II – Providência de Deus
Deus enviou seu filho Jesus Cristo para pagar o resgate deste delito cometido pelo homem, como já afirmamos, estávamos distante de Deus – foi necessário entrar com o processo de reconciliação que foi estabelecido nestes termos: Deus toma a iniciativa da reconciliação, considerando que este homem estava morto! Embora, Deus fosse à parte ofendida, ainda sim, saí à procura do homem. Jesus veio aqui como homem para cumprir sua justiça recaindo sobre ele nossos pecados (Ez 18.3), não seria justo Jesus agir aqui na terra como Deus tendo em vista que o primeiro homem Adão entregou o cetro de domínio para o arque inimigo de Deus como homem. Portanto, era justo que o próprio homem (na pessoa de Jesus) resgatasse o que ele perdera em Adão, ganhássemos em Jesus -  homem (Rm 3. 21 – 26).  

III - Nova relação com Deus
O evangelho da verdade (1.5) nos trás uma esperança especial, com a certeza que fomos inseridos na família de Deus por meio da sua graça. O conhecimento desta verdade promove alegria na alma por saber que não só fomos perdoados, mas tornamos participantes do seu reino e também desafiados a ser multiplicadores através das boas obras feitas na luz.
            Antes, estávamos longe de Deus, agora perto dele, como afirma o apóstolo Paulo nestas palavras: “O qual nos tirou das potestades das trevas, e nos transportou para o reino de seu filho do seu amor” (Col 1.13). Toda esta verdade esteve oculta e continuam ocultas para aqueles deserdados (2 Cor 4.4, Col 1.26-27), mas para nós herdeiro de Deus foi revelado às riquezas do seu reino em Jesus esperança da Glória.  Afinal somos herdeiros dê que? Leia a oração sacerdotal (João 17. 1-26).


Conclusão: Ser um dos herdeiros de Deus é o maior privilégio que temos, apesar de sermos indignos, ele nos amou, escolhendo para ser feito a imagem de seu filho Jesus Cristo (Rm 8.29), e herdeiro de uma grande promessa e viver a eternidade junto dele deve ser a nossa meta principal (Jo .14.1-3). Ele tem herança para todos, se você desejar, ainda hoje será transportado para o reino do amor de seu filho; Jesus. Inscrevendo no livro da vida (Ap 21.24-27). Deus te abençoe.
 Pr João Serafim 

quinta-feira, 9 de abril de 2015

Mensagem pregada no domingo pelo Miss. Paulo Sérgio e que será compartilhada nas células dia 09/04/15

MENSAGEM: OS DESAFIOS DE UM CRISTÃO. Daniel 3
                        INTRODUÇÃO: Alguns desafios vividos por Daniel e seus amigos, e que podem ser parecidos também com nossa vida cristã:
1º. DESAFIO DE SER DIFERENTE DE UM SISTEMA.
Há uns homens judeus, os quais constituíste sobre os negócios da província de Babilônia: Sadraque, Mesaque e Abednego; estes homens, ó rei, não fizeram caso de ti; a teus deuses não servem, nem adoram a estátua de ouro que levantaste.  Daniel 3:12
Não ameis o mundo nem as coisas do mundo. Se alguém ama o mundo, não está nele o amor do Pai. I João 2:15
Vós sois o sal da terra; e se o sal for insípido, com que se há de salgar? Para nada mais presta senão para se lançar fora, e ser pisado pelos homens.
Vós sois a luz do mundo; não se pode esconder uma cidade edificada sobre um monte; Mateus 5:13-14

APLICAÇÃO EM NOSSAS VIDAS:
2º. DESAFIO DE VIVER EM COMUNHÃO COM OS IRMÃOS
Então Daniel foi para a sua casa, e fez saber o caso a Hananias, Misael e Azarias, seus companheiros. Daniel 2:17
Oh! Quão bom e quão suave é que os irmãos vivam em união.
É como o óleo precioso sobre a cabeça, que desce sobre a barba, a barba de Arão, e que desce à orla das suas vestes.
Como o orvalho de Hermom, e como o que desce sobre os montes de Sião, porque ali o Senhor ordena a bênção e a vida para sempre. Salmos 133:1-3
APLICAÇÃO EM NOSSAS VIDAS:
3º. DESAFIO DE UM CLAMOR A DEUS COLETIVAMENTE
Para que pedissem misericórdia ao Deus do céu, sobre este mistério, a fim de que Daniel e seus companheiros não perecessem, juntamente com o restante dos sábios da Babilônia. Daniel 2:18
4º. DESAFIO DAS ADVERSIDADES, “FORNALHA DE FOGO”
E estes três homens, Sadraque, Mesaque e Abednego, caíram atados dentro da fornalha de fogo ardente. Daniel 3:23
Tenho-vos dito isto, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo. João 16:33
APLICAÇÃO EM NOSSAS VIDAS:
5º DESAFIO DE DEIXARDEUS FAZER O QUE ELE QUER.
Eis que o nosso Deus, a quem nós servimos, é que nos pode livrar; ele nos livrará da fornalha de fogo ardente, e da tua mão, ó rei.
E, se não, fica sabendo ó rei, que não serviremos a teus deuses nem adoraremos a estátua de ouro que levantaste. Daniel 3:17-18
Venha o teu reino, seja feita a tua vontade, assim na terra como no céu. Mateus 6:10.

Miss. Paulo Sérgio