segunda-feira, 20 de abril de 2015

MENSAGEM PREGADA NA IGREJA DIA 19/04/15 E QUE SERÁ COMPARTILHADA NAS CÉLULAS NO DIA 23/04/15

MENSAGEM: ESQUECIDO PELOS HOMENS, MAS, LEMBRADO POR DEUS            TEXTO.  ISAÍAS 49.14-16

INTRODUÇÃO: A simples idéia de ficar esquecido já é assombroso, porém, esta é a realidade de muitas pessoas, a começar pelo abandono das crianças indefesas, idosos mofando nos asilos, enfermos acamado relegado ao tempo e presidiários a mercê da vontade de quem não respeita as leis etc. Viver a margem da indiferença é assustador para qualquer pessoa racional. Podemos estar cercado de pessoas amadas hoje, mas, amanhã, relegado ao desprezo pela própria contingência da vida. É verdade também, que existem aqueles que fazem opção escolhendo o isolamento social (ex. dependente químico). Porem, nossa abordagem é sobre aqueles que os homens recusam o acolhimento e fecha os olhos ignorando-os, mas, Deus age diferente. Vejamos as promessas e exemplos práticos deste Deus amoroso.

I – DEUS É FIEL EM SUAS PROMESSAS
A fidelidade de Deus é inquestionável – Deus promete cuidar de nós, e não podemos duvidar por isso ele empenhou a sua palavra dizendo: Assim como uma mãe não esquece do filho que o gerou, Ele também não se esquece de nós. Vezes e outras, vemos nos noticiários mães abandonando filhos. Na verdade isto é inconcebível – exceto em uma conjuntura de doença. Dado ao extremo da razão, Deus afirma “Mas ainda que esta se esquecesse do filho, contudo eu não me esquecerei de ti” (v 15b). Em Deus não há variação de mudanças, pois ele não é homem para mentir ou arrepender-se (Nm 23.19) sendo ele onisciente, onipresente e onipotente pode nos assegurar antecipadamente porque ele desconhece a imprevisibilidade. Pessoas próximas  pode nos esquecer como exemplo abaixo:

II – JOSÉ ESQUECIDO PELOS HOMENS (Gn 40. 6-23)
A história de José no Egito é muito comovente, com toda a sua fidelidade a Deus e lealdade aos seus colegas e superiores não foi suficiente para garantir a virtude da gratidão pelo contrário teve como recompensa das pessoas próximas a indiferença. José foi vendido como escravo por causa do ciúme dos irmãos (Gn 37. 4-5). Foi lançado na cadeia por não ceder ao assédio sexual da mulher de Potifar. Na prisão foi tido como um ilustre desconhecido pelo copeiro-mor que sabia de sua história não quis sequer mencioná-lo.
            Muitos que adquiriram patrimônios, construíram, cuidaram, enfim viveram na retidão tem sido ignorado pelos familiares, amigos e autoridades. Louvado seja Deus que não nos abandona. Coisas próprias dos homens que só pensam em fazer das pessoas trampolim para projetarem seus saltos. Se dependesse do copeiro-mor José tinha morrido na cadeia. Mas, Deus perturbou Faraó por causa de José.

III – LEMBRADO POR DEUS
Quando ouvimos que Deus não se esquece de suas promessas podemos estar certos que, aconteça o que acontecer, ele vai cumprir o que prometeu. A bíblia está recheada de inúmeros exemplos da fidelidade de Deus. O exemplo quando chegou o tempo do nascimento do Messias prometido; do ponto de vista humano não havia nenhuma possibilidade do cumprimento desta profecia, veja o que fez Deus “E tu, Belém Efrata, posto que pequena entre os milhares de Judá, de ti me sairá o que governará em Israel...” (Mq 5.2-3). Considerando que em Belém, não existia nenhuma virgem que preenchia os requisitos da profecia (Is 7.14), mas, Deus moveu o coração do impio imperador para decretar um alistamento de todo povo em sua terra nativa (Lc 2.1-7) da mesma forma Deus tirou o sono do Rei Assuero para fazer justiça ao injustiçado Mordoqueu (Ester 6.1-11). O homem pode nos esquecer, mas Deus jamais nos esquece. Se seu amigo, parente, ou seja, quem for te esqueceu. Deus promete ‘ ... Porque ele disse: Não te deixarei, nem desampararei... (Hb 13.5c).

CONCLUSÃO: Muitas histórias de desprezos nos chocam, isto porque nem mesmos os irracionais agem assim com sua prole. Se o homem age assim com o seu semelhante, imagina com Deus, e como Deus reage a estas indiferenças, veja (Is 1.2-3), Se você fica indignado com tais situações então não permita Deus sinta o mesmo de você. Não abandona aquele que tanto te amou. Deus te abençoe. 
Pastor João Serafim 

Nenhum comentário:

Postar um comentário