segunda-feira, 29 de junho de 2015

MENSAGEM PREGADA DIA 28/06/15, E QUE SERÁ COMPARTILHADA NAS CÉLULAS DIA 02/07/15

MENSAGEM:   O QUE DEVO FAZER PARA CHEGAR AO CÉU? TEXTO LC 3. 1-14
INTRODUÇÃO: Todas as perguntas têm respostas, ainda que seja, uma resposta negativa, ela não deixa de ser uma resposta. A verdade é que nossas perguntas precisam ser dirigidas àqueles que realmente estão preparados para nos dar a resposta certa. Nenhuma pessoa sensata entraria em uma embarcação com apenas formação de leigo, ou submeteria a um transplante de coração com um aventureiro sem formação ou entraria num avião com quem nunca recebeu treinamento. Assim também é viagem da vida, se o viajante for responsável ao pretender sair para um destinatário, a primeira coisa a ser feita é certificar a rota, condições e meios, suas informações não podem ser na base da achologia, ou seja, viagem segura com informação segura. E sobre chegar ao céu? Quem tem estas informações? Que devo fazer para chegar ao céu? Vejamos alguns detalhes sobre a vida e as instruções do informante. 

I – QUEM ERA JOÃO BATISTA
Quando João Batista surgiu pregando arrependimento a elite religiosa ficou muito incomodada com sua abordagem, por isso desejaram saber se ele era o Cristo prometido, ele responde sem hesitação: “ não sou digno nem de desatar as sandálias dos seus pés”( 3.15-16). Porém, Jesus define João como alguém que tinha as prerrogativas de profeta e que estava acima de profeta; (Lc.7:24-28). O apóstolo João o define como a testemunha que veio para apontar Jesus como caminho para o céu (Jo. 1.6-9). Na verdade podemos afirmar que todos os povos de todas as gerações que seguiram as instruções deste profeta João Batista acertam o caminho, porque ele estava credenciado a ensinar como agir e chegar com segurança.
II – INSTRUÇÕES DE JOÃO BATISTA
A mensagem pregada por João Batista era de confronto ao pecado, cabia as pessoas aceitarem ou não. A expressão “O machado já está pronto para cortar as árvores pela raiz. Toda árvore que não dá fruta boa será cortada e lançada no fogo” ( 3.9). Significa que o reino de Deus é pegar ou largar. As manobras religiosas naqueles tempos eram corriqueiras, o profeta classifica tais atitudes de ilusão, e os desafia a permitirem Deus agir na vida deles para tornarem de fato filhos Deus, ou seja, suas atitudes são incompatíveis com a confissão de vocês – árvore com maus frutos serão cortado onde estiver plantado.
Muitas práticas religiosas sem nenhum temor de Deus era o que existia. Hoje também pode estar acontecendo o mesmo, não podemos nos iludir em pensar que pelo fato de vir à igreja, ser membro da igreja nos justifica diante de Deus.
O machado vai cortar as árvores que produz frutos ruins estando onde estiver – o tempo chegou  - precisamos mudar de vida ainda hoje como fez os contemporâneos de João perguntando assim: “o que  devemos fazer então?”

III – QUE DEVEMOS FAZER? PERGUNTARAM A JOÃO.
A bíblia fala que as multidões perguntavam o que fazer (v 10), os cobradores de impostos (v 11) e os soldado ( v 14). A orientação era simples e prática, deixar a vida pregressa caso desejem chegar ao céu. A mensagem do evangelho é a mesma pregada por João, Jesus e pelos apóstolos que foi sobre arrependimento – O apelo do profeta era para eles terem uma vida reta e abandonarem o pecado. O ensino hoje é que deixemos a mentira, roubo, prostituição, engano. Você está diante de Deus neste lugar.
É o momento de perguntar o que devo fazer. Sua pergunta tem resposta, Deus te reponde. Deixa de enganar a você mesmo, você sabe que não consegue enganar nem você mesmo e muito menos a Deus. Fale com Deus que pode transformar este coração pedra em coração sensível ao agir de Deus. Assim afirma a palavra de Deus “...Se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; e eis que se fez novo” ( 2ª Cor 5.17). Você é nova criatura vivendo nele.

CONCLUSÃO: Ser seleto em nossas escolhas é o que preconiza o ensino bíblico. O nosso descuido pode nos levar a muitas dores e sofrimento. O Senhor quer que sejamos prudentes em buscar pelas  informações acerca do reino de Deus. Fonte de informações conta muito, mais quem está nos instruindo? Vimos que o profeta não falou com meias palavras – mas, foi incisivo dizendo: “Arrependei-vos!”. Hoje te digo o mesmo: Arrependa-te e seja acolhido por aquele que te ama – Jesus. Deus te abençoe. Pastor João Serafim.

segunda-feira, 22 de junho de 2015

MENSAGEM PREGADA DIA 21/06/15, QUE SERÁ COMPARTILHADA NAS CÉLULAS NO DIA 25/06/15

MENSAGEM:   AÇÕES E REAÇÕES CRISTÃS       TEXTO -  RM. 12.9-21      
  
INTRODUÇÃO: Viver em paz é a proposta principal do cristianismo, mas, parece ser isto uma utopia desde a sua implantação. Contudo, o autor da obra deu prova irrefutável da possibilidade de haver paz, enquanto o homem desejar a começar de si, e empenhar em promovê-lá, quebrando o ciclo da maldade,  não retribuir o mal com o mal, e sim com o bem, é possível sim. Quando Jesus estava na cruz, seus algozes, o insultavam; sua resposta era: “...Pai, perdoa-lhes, porque não sabem o que fazem...” (Lc 23.34). Muitas das nossas ações demonstram que somos filhos de Deus. Porém, nossas reações diante dos insultos, conflitos, desafetos, problemas e negativas tem sido tão desastrosas a ponto de envergonhar nosso Senhor e Salvador Jesus. Tendo em vista os ensinos apostólicos que afirmam: “Mas, vós não aprendestes assim a Cristo. ( Ef 4.20). Vejamos algumas reações incompatíveis com o ensinamento de Cristo.

I – QUANDO ALGUÉM NOS NEGA  ATENDIMENTO
              Quando procuramos atendimento, seja em qualquer lugar (público ou privado) desejamos sermos bem tratados, no mínimo respeitados em nossos direitos. Entretanto, nem sempre isto acontece, todos nós estamos saturados de ver cenas de injustiças em nosso dia-a-dia. Para as ações dos cristãos temos um mandamento de Cristo que é incisivo: “ Portanto, tudo o que vós quereis que os homens vos façam, fazei-lhe também vós, porque esta é a lei e os profetas.” (Mt 7.12) Será que as pessoas que nos procuram tem sido atendidas conforme desejamos ser tratados? E mais, quando as pessoas nos destratam? como reagimos? Esbravejamos, fazemos barracos, ameaçamos as pessoas ou respondemos conforme o ensino de Provérbios 15.1?

II – TRANSAÇÃO EM NEGOCIOS ( COMPRA/VENDAS E CONTRATOS)
A bíblia está recheada de ensinamentos que trata das relações em negócios, mas, temos visto o quanto temos que aprender. Quando levamos o carro na oficina, construção ou reparo da casa, aluguéis e empréstimo de bens etc. A bíblia ensina que devemos ser vigilantes; isto siguinifica fazer documento estabelecendo direitos e deveres. Se você julgar que a quantia é irrisória e que não exige tamanho rigor. Isto significa que: Caso o indivíduo não te pague, você seja capaz de perdoá-lo em sua dívida. Porém, vele lembrar que nós como cristãos a única dívida que é tolerada é está: “ A ninguém devais coisa alguma, a não ser o amor...” (Rm 13.8),
Já vi cristãos armando maior barraco pelo valor menor que R$ 50,00, certamente você também já viu talvez por valores similares, e o pior que isto tem ocorrido entre cristãos, o apóstolo Paulo classifica tais atitudes como anticristã “...já é uma falta terdes demanda uns contra os outros...” ( 1ª Cor 6.4-8). Devemos sempre perguntar será que vale apena ficar inimigo de alguém por estas coisas materiais, certamente você verá que Deus tem muito mais para te dar.

III – VINGANÇA – DAR O TROCO – PAGAR NA MESMA MOEDA
Bateu, levou! São frases que ouvimos sempre. Rixas com vizinhos, colegas de trabalho, patrão/empregado, marido/mulher, parentes, ou desconhecidos. A pergunta que devemos fazer sempre; O que faria Jesus em meu lugar? O que faria um verdadeiro discípulo de Jesus? Vejamos o exemplo de Estevão seguidor de Jesus: “ E, pondo-se de joelhos, clamou com grande voz: Senhor, não lhes imputes este pecado. E, tendo dito isto, adormeceu.” (At 7.60) (vejam também Atos 6. 8 a 7.1-60). Nossas reações dizem tudo sobre quem está reinando em nós, uma pessoa cheia do Espírito Santo é capaz de ver a vida por outra ótica, ou seja, pelas lentes do amor de Deus. A maior evidência da obra de Deus na vida de uma pessoa é quando ela permite o Espírito Santo governá-la de tal forma que o velho Adão seja sepultado e ressurge um novo homem segundo Cristo, cheio de mansidão –
O lobo transformado em ovelha.

CONCLUSÃO: O que faria Jesus em nosso lugar? Esta pergunta continua ecoando em nossa alma diante de algumas atitudes (ações e reações) totalmente incompatíveis com os ensinos do Mestre e dos Apóstolos. Esbravejando, amaldiçoando, xingando,  tendo um tic-tic nervoso, ironizando, debochando, vingando, tendo ódio, com mágoa, ressentimentos, ameaça etc. Ao contrário de tais atitudes devemos orar por aqueles que nos aborrecem e que usurpa o nossos direitos, (Mt 5. 43-48) e mostrar que verdadeiramente somos seguidores de Cristo, seguindo os conselhos tais como: “ Aquele que diz está nele, também deve andar como ele andou. ( 1ª Jo 2.6). pagar o mal com o mal é alimentar o ciclo da maldade, o Senhor deseja que paguemos o mal com o bem, isto siguinifica ir além da lealdade. Deus te abençoe.

Pastor João Serafim

segunda-feira, 15 de junho de 2015

Mensagem pregada dia 14/06/15, e que será compartilhada nas células dia 18/06/15

MENSAGEM: UM CONVITE ESPECIAL -TEXTO  MT 22.1-14    LC 14.15-24


INTRODUÇÃO: Receber convite é muito comum para todos nós, alguns convites são totalmente desprezíveis, outros relevantes e outros especiais. O convite referido no texto foi proposto por meio de uma parábola,   em resposta aos fariseus que desejaram esnobar Jesus, contrariando seus ensinamentos publicamente, Jesus censurou a postura dos fariseus nas promoções de suas festas, e isto  desagrado-os, a ponto de um engraçadinho que estava a mesa rebater a Jesus dizendo que o mais importante seria receber convite para o reino de Deus.
            Jesus não discordou. Porém, mostra que o convite tem sido feito, no entanto, é recusado com as mais diversas desculpas como no exemplo dos personagem da parábola. (graça - recusada pelos judeus que foi estendida aos não judeus).  

I – A DESCULPA DO PRIMEIRO CONVIDADO (Lc 14.18)
As pessoas convidas para a festa das bodas (festa de casamento que durava sete dias) geralmente eram avisadas seis meses de antecedência e na data preestabelecida eram enviado os servos comunicando que estava tudo preparado. Em função do tempo de duração da festa não podia ser um convite de ultima hora, ou seja, todos deveria programar se houvesse interesse.
O primeiro convidado justifica-se “ Comprei uma chácara” (Lc 14.18). Cuidar de uma chácara exige muito, defender contra os invasores, proteger contra as ervas daninhas etc. hoje também tem acontecido o mesmo. Muitos têm que ir para o sítio, chácara, clube, academia, ou seja, estou muito ocupado para assumir compromisso. Afinal se fosse só um dia.... Mas quem vai tomar conta daquilo que Deus me deu?

II – A DESCULPA DO SEGUNDO CONVIDADO ( Lc 14.19)
A justificativa do segundo convidado é que tinha comprado cinco juntas de bois e era necessário experimentá-las. Quando Jesus fala sobre esta desculpa com certeza chocou muito os seus ouvintes porque nenhum judeu compraria uma junta de boi sem primeiro experimentá-la. Seria o mesmo hoje se alguém comprasse um carro usado sem antes levá-lo ao mecânico. Muitos são desafiados a fazerem aliança com Cristo, as justificativas são: tem que cuidar da minha loja, salão de beleza, meu curso, terminar minha casa, e finaliza dizendo: você entende né!

III – A DESCULPA DO TERCEIRO ( Lc 14.20)
  A família para muitos tem sido a principal justificativa para não servir a Deus. Ao casar acomoda curtindo o cônjuge, depois os filhos em sequência os netos. De forma que não tem tempo para servir da Deus. Esta é mais uma das desculpas que Jesus falou que as pessoas apresentam. Contudo, a família sempre foi e será uma das maiores razões para aceitar o convite de Deus. Infelizmente muitos lançam a culpa na família. Ora é o cônjuge, filhos, pai, mãe daí por diante. Aquilo que Deus deu como bênção, torna o principal obstáculo. Onde a bênção toma o lugar do  abençoador que é Deus. 

CONCLUSÃO: Certamente você tem recebido os mais variados tipos de convites, entre os muitos, você hoje está sendo convidado para deixar tudo para participar das bodas do Cordeiro. A festa não deixa de acontecer por causa da sua recusa. Entretanto, esta festa foi preparada para você, o convite é especial porque você que é especial. Deus ter abençoe. Pastor João Serafim


terça-feira, 9 de junho de 2015

MENSAGEM PREGADA DIA 07/06/15, E QUE SERÁ COMPARTILHADA NAS CÉLULAS NO DIA 11/06/15

MENSAGEM:ONDE VAMOS PASSAR A ETERNIDADE? TEXTO: ML 3.13 -18 - 2ª PE 3.1-13

INTRODUÇÃO: Muitas pessoas acreditam que não faz nenhuma diferença entre servir e não servir a Deus, ao contemplar as desigualdades sociais, as doenças, as maldades humanas sem punição, e por não verem a justiça aplicada implantada imediatamente naquilo que interpretam como justo e injusto começam a comparar a justiça de Deus com a humana. provocando uma sensação de estar em um mundo onde o mais esperto sempre estará em vantagem. Porém, temos uma advertência Divina que todas as obras humanas passará pelo o julgamento do justo juízo.  
ILUSTRAÇÃO: BOBO DA CORTE  

I – A CRÍTICA DOS ESCARNECEDORES
Em nossos dias encontramos muitos zombadores das coisas de Deus. isto não deveria em hipótese alguma nos entristecer, pelo contrario a palavra de Deus para ser verdadeira é necessário o surgimento de tais pessoas. Pois, ela, a palavra de Deus nos advertiu que nos últimos tempos surgiria escarnecedores, ou seja, alegremos com tudo isto, a dois mil anos atrás, Deus revelou esta verdade. Todas as vezes que você encontrar um escarnecedor daí glórias a Deus. Jesus está voltando, este individuo é a comprovação da verdade. Os argumentos dos zombadores sempre serão os mesmo; dizendo:  desde que o mundo é mundo nunca mudou nada, nossos antepassados segue na mesma trilha, não sabendo eles que o tempo de Deus é diferente do tempo do homem.

II – COMO SERÁ A VOLTA DE JESUS?
Há inúmeros textos bíblicos fala que Jesus virá como um ladrão ( surpresa), ninguém prepara para esperar um ladrão, entretanto, toma se precaução através das de um sistema de segurança reforçado, exemplo: fechadura, cerca elétrica, alarmes etc. Jesus falando sobre sua volta enfatiza que por ocasião da sua segunda vinda as pessoas estarão seguindo o curso de suas vidas dentro da maior normalidade: “ a respeito daquele dia e hora ninguém sabe, nem os anjos dos céus,, nem o Filho do homem, senão o Pai. Pois assim como foi nos dias de Noé. também será na vinda do Filho do homem. Porquanto, assim como nos dias anteriores ao diluvio comiam, bebiam, casavam e davam-se em casamento, até ao dia em que Noé entrou na arca, e não perceberam, senão quando veio o diluvio e os levou a todos, assim será também a vinda do filho do homem” (Mt 24.36-39). Nós não podemos ser surpreendido, esteja atento.

III – NOVOS CÉUS E NOVA TERRA ( V 13)
Almejamos por um lugar onde habita a justiça. Nesta vida, o que mais vemos nesta terra são as injustiças, dai o porque desta ansiedade que ecoa na alma humana clamando por um lugar assim. Louvado seja o nome do Senhor Jesus que nos assegura; dizendo “ Pois, vou preparar-vos lugar ..., para que, onde eu estou, estejais também.” (Jo 14.1-3).
                As aflições desta terra são inscritíveis. “Nós, porém, segundo a sua promessa aguardamos novos céus e nova terra, nos quais habita justiça.” ( V 13).Este lugar é descrito no apocalipse desta forma: não haverá mais dor, morte, choro porque o Senhor enxugará todas as lágrimas. Tudo se fez novo preparado para os que seguem a Jesus. “ Bem-aventurado aquele que lavaram suas vestes no sangue do Cordeiro para que assim assista o direito à arvore da vida e entre pelas porta das cidade santa” Ap 22.14) viver a eternidade com Deus é o plano que Ele preparou para você.

CONCLUSÃO: A eternidade é real uns ressuscitarão para viver com Deus e outros ressuscitarão para passar longe de Deus. ( Jo 5.25-29). Onde você vai passar a eternidade? Você pode escolher hoje fazendo uma aliança com o Senhor Jesus. Deus te abençoe. 
Pastor João Serafim.