segunda-feira, 15 de junho de 2015

Mensagem pregada dia 14/06/15, e que será compartilhada nas células dia 18/06/15

MENSAGEM: UM CONVITE ESPECIAL -TEXTO  MT 22.1-14    LC 14.15-24


INTRODUÇÃO: Receber convite é muito comum para todos nós, alguns convites são totalmente desprezíveis, outros relevantes e outros especiais. O convite referido no texto foi proposto por meio de uma parábola,   em resposta aos fariseus que desejaram esnobar Jesus, contrariando seus ensinamentos publicamente, Jesus censurou a postura dos fariseus nas promoções de suas festas, e isto  desagrado-os, a ponto de um engraçadinho que estava a mesa rebater a Jesus dizendo que o mais importante seria receber convite para o reino de Deus.
            Jesus não discordou. Porém, mostra que o convite tem sido feito, no entanto, é recusado com as mais diversas desculpas como no exemplo dos personagem da parábola. (graça - recusada pelos judeus que foi estendida aos não judeus).  

I – A DESCULPA DO PRIMEIRO CONVIDADO (Lc 14.18)
As pessoas convidas para a festa das bodas (festa de casamento que durava sete dias) geralmente eram avisadas seis meses de antecedência e na data preestabelecida eram enviado os servos comunicando que estava tudo preparado. Em função do tempo de duração da festa não podia ser um convite de ultima hora, ou seja, todos deveria programar se houvesse interesse.
O primeiro convidado justifica-se “ Comprei uma chácara” (Lc 14.18). Cuidar de uma chácara exige muito, defender contra os invasores, proteger contra as ervas daninhas etc. hoje também tem acontecido o mesmo. Muitos têm que ir para o sítio, chácara, clube, academia, ou seja, estou muito ocupado para assumir compromisso. Afinal se fosse só um dia.... Mas quem vai tomar conta daquilo que Deus me deu?

II – A DESCULPA DO SEGUNDO CONVIDADO ( Lc 14.19)
A justificativa do segundo convidado é que tinha comprado cinco juntas de bois e era necessário experimentá-las. Quando Jesus fala sobre esta desculpa com certeza chocou muito os seus ouvintes porque nenhum judeu compraria uma junta de boi sem primeiro experimentá-la. Seria o mesmo hoje se alguém comprasse um carro usado sem antes levá-lo ao mecânico. Muitos são desafiados a fazerem aliança com Cristo, as justificativas são: tem que cuidar da minha loja, salão de beleza, meu curso, terminar minha casa, e finaliza dizendo: você entende né!

III – A DESCULPA DO TERCEIRO ( Lc 14.20)
  A família para muitos tem sido a principal justificativa para não servir a Deus. Ao casar acomoda curtindo o cônjuge, depois os filhos em sequência os netos. De forma que não tem tempo para servir da Deus. Esta é mais uma das desculpas que Jesus falou que as pessoas apresentam. Contudo, a família sempre foi e será uma das maiores razões para aceitar o convite de Deus. Infelizmente muitos lançam a culpa na família. Ora é o cônjuge, filhos, pai, mãe daí por diante. Aquilo que Deus deu como bênção, torna o principal obstáculo. Onde a bênção toma o lugar do  abençoador que é Deus. 

CONCLUSÃO: Certamente você tem recebido os mais variados tipos de convites, entre os muitos, você hoje está sendo convidado para deixar tudo para participar das bodas do Cordeiro. A festa não deixa de acontecer por causa da sua recusa. Entretanto, esta festa foi preparada para você, o convite é especial porque você que é especial. Deus ter abençoe. Pastor João Serafim


Nenhum comentário:

Postar um comentário