terça-feira, 26 de janeiro de 2016

MENSAGEM PREGADA NO DIA 24/01/16, QUE SERÁ COMPARTILHADA NAS CÉLULAS DIA 28/01/16

MENSAGEM:  PRONTOS PARA NOSSA MISSÃO CRISTà        TEXTO  EZ  2.5    - 3.1-7

INTRODUÇÃO: Tanto no antigo testamento como novo, somos confrontados frente a nossa missão de anunciar as verdades de Deus. O tempo passa e o homem envereda mais para o abismo, daí a urgência de recrutar trabalhadores devido a carência “...Rogai, pois ao Senhor da seara, que mande ceifeiros para sua seara” (Mt 9.36-38). A ordem dado ao profeta era “Põe-te de pé” (Ez 2.1) e para nós é válido considerar esta mesma ordem, tendo em vista o resgate das ovelhas perdidas; Deus nos quer de pé por algumas razões:

I – POR QUE DEUS NOS CHAMOU?
As razões do nosso chamado se assemelham nos textos citados, onde vemos claramente o estado espiritual do povo de Deus. O mal predominava. As pessoas – parte no exílio na babilônia e parte em Jerusalém viviam impenitentes e rebeldes contra a vontade de Deus. Essa rebeldia justifica o chamado e a difícil missão do profeta Ezequiel, que para prevalecer dependia inteiramente da sustentação de Deus. Qualquer semelhança com o nosso mundo atual não é de se estranhar, pois, em nossos dias vemos os sacerdotes e profetas se vendendo, os magistrados intitulados guardiões das leis se corrompendo, legisladores que legislam em causa própria e governantes torcendo o direito do desvalido. Somos chamados por Deus para denunciar com muita ousadia toda esta distorção que atingiu todos os seguimentos sociais.

II – QUANDO DEVEMOS EXERCER NOSSA MISSÃO?
Quando fazemos uma analise racionalmente de tudo que esta acontecendo em nossos dias, vemos que o pecado proliferou de tal forma que não dá para ficar mais acomodado. Somos desafiados a nos colocar na posição, ou seja, “Põe-te de pé”. Pois, quanto mais tempo perdermos, mais veremos as famílias definharem, as igrejas mundanizar e os homens afastarem mais de Deus. Conscientizar desta realidade  no mínimo deveria nos arremeter para algum campo missionário do tipo: Cuidar dos usuários de drogas, presidiários e familiares, meninos de ruas, idosos abandonados, prostibulos, e outros similares que revela caos que a humanidade naufragou em verdadeiros antros do pecado. A tarefa de “ficar de pé” diante destas mazelas; espreme-nos contra a parede, pois, esta obra não acaba da noite por dia. Dimensionar  profundidade real da situação humanitária nos leva a dois extremo ou tornamos insensíveis ou choramos a miséria do nosso povo.
Para quem é profeta afeta a alma com vários sentimentos: indignação pelo pecado e compaixão pelos que sofrem. Não há tempo para esperar.

III – COMO EXECUTAR MINHA MISSÃO?
Não há maior glória para um mortal do que ser escolhido como testemunha de Deus. O apóstolo Pedro fala desta prerrogativa dada a nós: “Mas vois sois a geração eleita, o sacerdote  real, a nação santa, o povo adquirido, para que anucieis as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz” (1ª Pe 2.9). Saber destas prerrogativas e da eminente urgência é importante. Todavia, a questão em debate é como executar a obra de Deus.
O profeta Ezequiel foi um homem de vida consagrada a Deus, para nós confrontarmos  esta avalanche de pecado é natural que exija de nós no mínimo uma vida santa numa estreita comunhão com o senhor Jesus Cristo. O nosso mundo não deve ser encarado como problema, mas como um desafio. Quanto maior desafio, maior a responsabilidade, mas também maior o prêmio. Talvez você é tentado a pensar, este mundo não tem mais jeito, não sou eu quem vai resolver o problema do pecado mundial. Entretanto, a começar de você, sua casa, sua família, sua rua, sua cidade, seu estado e seu país. Somos chamados por Deus para anunciar as virtudes de Deus. Que privilégio. “Ainda que seja um copo de água fria na condição de profeta de forma alma perderá o galardão de profeta” (Mt. 10:42). As pequenas coisas com amor representam grande diante de Deus. Creia Deus te dará força; “o justo viverá pela fé” ( Rm. 1:17c)

CONCLUSÃO: O pecado é a resistência à vontade divina. A sociedade de um modo geral está mergulhada nas trevas do pecado, hoje você está sendo desafiado a fazer algo de concreto que resplandeça a luz de Deus por aqueles que estão na escuridão. Deus está contando com você ponha-se de pé e responda a Ele dizendo: Eis me aqui, envia-me a mim.

Deus te abençoe. Pr João Serafim. 

MENSAGEM PREGADA NA IGREJA DIA 17/01/2016

MENSAGEM:  ESTABELECENDO PROPÓSITO
TEXTO: DN 1.1-21

INTRODUÇÃO: Quando estudamos a bíblia descobrimos que o Eterno é um Deus de propósitos e trabalha sobre as bases de propósitos. Sabendo que Deus criou todas as coisas com propósitos definido, devemos a sua semelhança estabelecer nossas metas, alvos e desafios. Existem períodos em nossas vidas próprios para estabelecermos alvos a serem alcançados, inicio de ano é um tempo oportuno, pelo contrário, ficamos a deriva de todos os ventos sem saber a que porto desejamos chegar. Quais são os planos para sua vida neste ano? Onde você deseja chegar? Você deseja avançar ou regredir? 

I -  JANEIRO – COMEÇO DE ANO
Convido você pensar comigo! O que te trouxe aqui? Esta é a primeira indagação feita quando entramos em um consultório médico. Mas, perguntamos. A que você veio neste janeiro de 2016? Quero que você pense comigo em três janeiros. Passado, presente e o futuro. O único janeiro que você pode fazer e projetar alguma coisa,  é neste atual. O passado ficou para trás, o futuro vai depender das suas decisões do presente. Portanto, se Deus te deu vida,  dai-lhes graças e mãos a obra.  Considerando,  que não foi sem propósito que Deus permitiu você chegasse até aqui faça alguma coisa de concreto. Ter a consciência de que não podemos alterar nosso janeiro de 2015 e que temos a oportunidade que muitos não tiveram e não terão, porque adoeceram e até morreram. Devemos propor a nós mesmos com a ajuda do Senhor Deus todo poderoso usar toda a força que Ele nos dispensou para estabelecer metas que pode ser alcançado ao longo de um período  ou estação de tempo. Sonho e disposição são palavras chaves para a realização.

II –  QUATRO JOVENS NO PALÁCIO
Geralmente os concursos de seleção de pessoal, submetem os concorrentes a várias etapas eliminatórios para classificar os melhores candidatos. Os jovens judeus passaram por uma triagem rigorosa . Porque afinal iriam servir no palácio real da corte babilônica a maior potência do mundo antigo. Foram aprovados em vários testes: Beleza, sabedoria, ciência, conhecimento e habilidade para relacionar.

Consta-se que passaram por várias etapas para serem aprovados ao tão almejado estágio de três anos. Por iniciativa de Daniel, quando já aprovado na primeira fase houve um impasse relativo aos princípios religioso daqueles jovens, ou seja, a comida e bebida servida era consagrada aos deuses pagãos da terra. O que fazer? Eles poderiam ter dito, ora se nosso Deus permitiu passarmos por todas estas etapas, é por que Ele não tem nada contra. Contudo, Daniel propôs e em seu coração não se contaminar com as iguarias do Rei. Eles se dispuseram ser santos homens de Deus.

III – DEUS HONRA AQUELES QUE O HONRAM.
Os Três moços confiaram em Deus e fizeram o propósito. Deus os honrou diante do eunuco e na prova final diante do Rei e tornaram assistentes no palácio real. Aqueles homens foram grandemente honrados por Deus porque estabeleceram meta e colocando Deus em primeiro lugar em suas vidas. Estamos começando um novo ano e precisamos perguntar a nós mesmos que vou fazer para honrar meu Deus neste ano.
Muitas coisas podem ser feita para agradar a Deus, estabeleça sua meta para santificar mais, reunir a família em oração, ser mais assíduo aos trabalhos da igreja, contribuir regularmente financeiramente com a obra, ler a bíblia toda no ano, separar tempo diário de oração, integrar alguma atividade da igreja, ser um líder de célula ou anfitrião, tornar um membro comprometido da célula e igreja. Tudo isto faz parte de uma vida com propósito. Se você não estabelecer uma meta no inicio do ano certamente chegará ao final correndo o sério risco de estar sendo guiado pelos ventos de problemas. Quando se estabelece um alvo transpomos os obstáculos para alcançar o objetivo. Na vida secular segue a mesma regra, estabeleça um alvo de adquirir um bem, um curso, matricule na escola, se você não estabelecer, a cada propaganda será tentado a comprar os supérfluo da vida. Hoje é o dia para projetar para o janeiro de 2017. 

 CONCLUSÃO: Quem não planeja é guiado por todos os ventos. Mesmo na corte do Rei Jesus é exigido propósito. Ore a Deus e peça a ele um plano que seja compatível às suas forças e com certeza no próximo ano você poderá se auto-avaliar.
Deus te abençoe.

Pastor João Serafim

sexta-feira, 1 de janeiro de 2016

FAMÍLIA PASTORAL COM MUITA UNÇÃO 2016

            Igreja Batista Renascer do Centro- Caratinga 

VIGÍLIA DA VIRADA 2015

         
MENSAGEM: PROSSEGUINDO PARA O ALVO                TEXTO: Fl  3.12-21

INTRODUÇÃO: Manter uma motivação crescente ano pós ano nem sempre é fácil. Nossa fé, vezes e vezes é bombardeada pelos desafios da própria contingência da vida diária. Por isso se faz necessário ter um alvo definido como Paulo afirma “Nossa cidade está nos céus, de onde também esperamos o salvador, o Senhor Jesus Cristo” ( Fl 3.20), seguindo nesta perspectiva teremos força para deletar os possíveis estorvos que impedem nosso êxito proposto para este ano e para o vindouro. O plano de Deus é para que todos nós avancemos, ou seja, cresçamos em Cristo Jesus; sem desfalecer pelo meio do caminho. 
 
I – PLANO VITORIOSO
A estratégia do apóstolo Paulo torna se básica para quem dispõe viver em humildade. Entretanto, o caminho inverso que é do orgulho não agrega os valores para quem deseja avançar. O apóstolo reconhece sua imperfeição “ Não que já a tenha alcançado, ou que seja perfeito...”(Fl 3.12) com isto ele está abrindo o caminho para as oportunidades que surgirem. Uma pessoa insanável reconhece seu nível de conhecimento e projeta patamares maiores. Se a cada ano avaliarmos os degraus que escalamos possivelmente reconheceremos que temos muito que aprender. A biografia do nosso personagem está repleta de relatos expondo suas limitações. Contudo, em nada foi empobrecida,  pelo contrário,  seus depoimentos o dignificou com muita nobreza revelando sua humildade e grandeza de caráter. Homem que passou pelos caminhos convencionais sem pegar atalho na vida. Ser queremos vencer existe apenas um caminho:  A verdade que é Jesus Cristo. 

II – REMOVER OS OBSTÁCULOS
Para avançarmos na vida não basta boa vontade é necessário disciplina e aplicação. Para isto é preciso tomar a firme decisão de renunciar tudo aquilo que de alguma forma possa causar impedimento. É importante fazer uma leitura minuciosa daquilo que está a nossa volta. Pode  acontecer de possuirmos algo que estimamos muito  e ser um estorvo. Veja a leitura de Paulo sobre sua vida: “Mas o que para mim era ganho reputei-o perda por Cristo” ( Fl 3.7), ele estava referindo toda sua bagagem de conhecimento da lei mosaica, o que não era pouca coisa, entretanto, percebeu que para seu novo estilo de vida era importante lançar no lixo toda aquela moldura antiga, ou seja, não se põe remendo novo em pano velho. Para alcançarmos sucesso em todos os âmbitos da vida é importante que se faça uma leitura para avaliarmos os possíveis obstáculos e lançá-lo para bem longe. Quem sabe você possui algo que está travando sua vida, nesta virada de ano é um momento oportuno para desfazermos destes embaraços e ficarmos livres para o agir de Deus.

III – PROSSEGUIR PARA O ALVO
Muitas pessoas começam bem, e no meio do caminho se detém. Porém, tudo na vida conta-se como acaba, e não como começa. A cada ano fazemos planos com desejo de conquistar nossas metas, por falta de observação infligimos às cláusulas e quebramos a regras o que culminam em fracasso. Somos desafiados a sermos imitadores do apóstolo para atingirmos nossa meta. Imitá-lo na renuncia, humildade, foco e determinação, esta regra é válida para quem deseja o sucesso “Mas naquilo a que já chagamos, andemos na mesma regra, e sintamos o mesmo...” (Fl 3.16,17). Prosseguir com uma finalidade bem definida de alcançar o prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo. É possível que ao longo deste ano você tenha atingido muitas metas, porém, se você abriu mão do prêmio superior da vida eterna e que de alguma forma você fraquejou deixando escapar a salvação  seria importante você parar tudo agora mesmo e rever suas metas, considerando que: “ o que adianta o homem ganhar o mundo inteiro e perder a sua alma? ( Mt    ). Hoje é o dia, este é o ano para você alcançar.

CONCLUSÃO: Estar em Cristo todos os dias do ano é a esperança da transformação deste corpo abatido, para ser conforme o seu corpo glorioso, segundo seu eficaz poder. Manter a chama da fé acesa é tudo que precisamos e podemos se observamos as regras do mestre. Desejo a todos um feliz 2016 repleto de realizações. Deus te abençoe. Pastor João Serafim.