segunda-feira, 22 de fevereiro de 2016

MENSAGEM PREGADA DIA 21/02/16 E QUE SERÁ COMPARTILHADA NAS CÉLULAS 25/02/16

TEMA: NÃO QUERO OBEDECER A DEUS E AGORA?
TEXTO: GÊNESIS  11: 1-9

Introdução: Desde a criação do mundo, a bíblia relata sobre a desobediência do homem, quando Adão e Eva desobedecem a uma ordem de Deus a humanidade toda colhe as conseqüência da escolha errada desse casal, histórias como de Sanção, Eli,  Saul e tantas outras nos ensina que quem escolhe o caminho da desobediência colhe conseqüências terríveis por não ouvir a voz de Deus.  Na história de Sanção o Senhor não aceitava casamento com outro povo ele desobedeceu ao Senhor e colheu uma morte, Eli não ouviu o Senhor quando ordenou que corrigisse seus filhos, Saul ofereceu sacrifício no lugar de Samuel por isso perdeu o direito de ser rei.
A história da Torre de Babel não é diferente das demais, o povo resolve se rebelar contra Deus após uma ordem dada por Ele. Quantas vezes nos encontramos como esse povo, não querendo obedecer a Deus.

I-                  DEUS DÁ UMA ORDEM PARA O POVO
Após o dilúvio o Senhor dá uma ordem: “Mas vós frutificai e multiplicai-vos; povoai abundantemente a terra, e multiplicai-vos nela”. (GN. 9:7). Em todos os momentos da nossa vida o Senhor nos orienta qual o melhor caminho a seguir. como manual de fé e pratica temos a Bíblia sagrada, mas as pessoas preferem não obedecer a Deus.

II-               COMO ERA ANTES DA DESOBEDIÊNCIA
No primeiro versículo desse capitulo  11 de Gênesis, nos dá um relatório de como era antes das pessoas planejarem fazer a Torre de Babel.  “E era toda a terra de uma mesma língua e de uma mesma fala”.

III-            PLANEJANDO DESOBEDECER A DEUS
Aquele povo resolve ter um plano B diante daquela situação, pois não queriam ser espalhados na face da terra, então resolvem construir uma torre que alcance os céus.        Quando não queremos obedecer a Deus sempre pensamos em outro caminho, em outra escolha e muitas vezes pegamos atalhos para não obedecer a Deus. Aquele povo não imaginava a dimensão da ordem de Deus e por isso resolveram seguir o seu próprio caminho construindo uma torre que chegasse até o céu.

IV-            O ORGULHO CHEGA AO CORAÇÃO DO HOMEM
Quando aquele povo resolve construir a torre o orgulho domina o coração deles e começam a pensar como seriam famosos e por causa disso não seriam mais espalhados pela face da terra.
Quando pensamos em desobedecer a Deus, já é um alerta de que estamos distantes da vontade do Pai, aquele povo foi dominado pelo orgulho. O nosso ego nos leva a perder  a visão do que Deus tem para as nossas vidas.

V-               O SENHOR DESCE PARA VÊ
Então desceu o Senhor para ver a cidade e a torre que os filhos dos homens edificavam”;Gn (11:5) Quando lemos esse versículo percebemos que Deus está atento em todas as nossa ações, o Senhor é um Deus Onipotente, Onisciente e Onipresente por isso Ele sabe o resultado das nossas escolhas e por isso Ele sempre nos orienta ao caminho certo a seguir.

VI-             CONSEQUÊNCIA DAS NOSSAS ESCOLHAS
A conseqüência da desobediência foi a confusão de Línguas. A partir daquele momento o povo não podia se comunicar, pois não se entendiam e foram espalhados sobre a face da terra.
            Todas as nossas escolhas geram consequêcias na nossa vida e para as próximas gerações, a conseqüência desse povo é vista até nos dias de hoje. A palavra de Deus já nos adverte Gálatas 6: 8 lei da semeadura.


CONCLUSÃO: Todos nós em algum momento da nossa vida, passamos por esse questionamento: obedecer ou não a voz de Deus? Porque nós seres humanos enxergamos de uma forma, mas a forma de Deus enxergar vai além do que podemos ver. Esse povo planejou desobedecer a Deus e com uma torre chegar até o céu por causa disso o orgulho dominou o coração deles, mas em Jeremias 29:11 entendemos que o Senhor sabe o que é melhor para nós, o melhor é obedecer para termos uma vida bem sucedida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário