segunda-feira, 22 de agosto de 2016

Mensagem pregada na igreja dia 21/09/2016, e que será compartilhada nas células no dia 25/09/2016

MENSAGEM:  JESUS O PASTOR AMADO  
TEXTO: JO. 10. 1 – 21

INTRODUÇÃO: A figura do pastor usada para ilustrar o amor de Deus nesta parábola define bem o tamanho e a intensidade com que  Deus nos amou. A ponto de enviar seu filho não só o expor aos riscos e hostilidade deste mundo, mas para morrer em nosso lugar como resgate pago pela nossa redenção e fazer o caminho de volta nos reintroduzindo ao aprisco para receber os cuidados necessários do pastor da nossa alma;  O Senhor Jesus Cristo.

I – CUIDADO PASTORAL
 O pastor é aquele que desempenha o ofício de cuidar das ovelhas, que envolve algumas obrigações inerentes a função tais como: Saúde, alimentação, água e segurança etc. Segundo os estudiosos uma ovelha não bebe água em cachoeira, ou seja, apenas em um lugar tranquilo. O que explica a alusão de Davi no Salmos 23, sobre conduzi - lás ás águas mansas e sobre a alimentação de pastos verdes e quanto a segurança e saúde é descrito;  o destemor em virtude da proteção maior. Independente da aridez do solo, dos animais predadores e da malignidade do homem, a ovelha na companhia do pastor pode e deve sentir segura porque o pastor tem como missão introduzi-la ao bem estar.  Estes cuidados representados na figura do pastor humano,  só encontramos plenamente no sumo pastor das nossas almas - Jesus (1ª Pe 5.4).

II – JESUS O BOM PASTOR
Jesus afirmou: “ Eu sou o bom pastor” (V 11), quando ele afirma isto é porque existe os maus pastores. Na verdade não existe pastor humanamente falando. Porque só existe um pastor que é Jesus Cristo. Quando um homem ou mulher  se predispõe a exercer seu ministério em conformidade com a orientação Divina ( 1ª Pe 5.1-4) ele é classificado como co-pastor, isto é: Jesus vai instruindo  e o co-pastor em harmonia com a sua vontade vai seguindo as suas orientações até porque só ele tem a provisão necessária para cada ovelha.
O mau pastor é tipificado pelo Diabo que veio para rouba, matar e destruir (V 10). Jesus o descreve como mercenário, ou seja, representado pelo aproveitador que não visa o bem estar das ovelhas (pessoas) e, nem se dispõe a qualquer riscos pelas ovelhas, ou seja, só quer levar vantagem. O bom pastor que é Jesus deu prova do seu amor morrendo na cruz por nós. Sua proposta é de vida em abundancia, nele podemos entrar e sair e encontrar a pastagem que satisfaz nossa fome. Em contra partida o ladrão prende pelo vicio, relacionamento, culpa e medo.

III – O SENHOR É O MEU PASTOR, NADA ME FALTARÁ
Jesus disse: “Ainda tenho outras ovelhas que não são deste aprisco; também me convém agregar estas, e elas ouvirão a minha voz, e haverá um rebanho e um pastor” (V 16). Ouvir a voz do pastor é tudo que precisamos. A natureza da ovelha é de um animal indefeso, frágil e que precisa de proteção. As ovelhas estão agitadas, fragilizadas e famintas, tudo porque estão longe do aprisco onde tem predadores, mercenários e sequidão. Segundo estudiosos no original hebraico do Salmo 23.1, consta a expressão “(ELE) NÃO FALTARÁ A MIM” que nos dá uma conotação de estar junto Dele em todos os momentos. Junto do bom pastor Jesus, temos todas as provisões; seja saúde, alegria, paz, segurança, alimento, vestimenta, etc. A vida abundante não quer dizer necessariamente riqueza, mas ter o suficiente para viver em companhia daquele que conhece nossas necessidades. O bom pastor tem o que precisamos e quando damos ouvido a sua voz não carecemos buscar satisfação em outras fontes e pastos.

CONCLUSÃO: Muitas ovelhas estão fugindo do aprisco sob o pretexto da busca de satisfação. Nele temos o bastante para viver sem riscos. Longe do pastor amado seremos seduzido pela voz do estranho enganador para nos intoxicar com as ervas venenosas e tornaremos presas fáceis dos mercenários que visa apenas a carne e a lã das ovelhas, Mas ele quem te dar a segurança que você precisa.

Deus te abençoe!
Pastor João Serafim.

Nenhum comentário:

Postar um comentário