quinta-feira, 26 de julho de 2018

MENSAGEM PREGADA NA IGREJA DIA 22/07/18 E SERÁ COMPARTILHADA NAS CÉLULAS DIA 26/07/18

MENSAGEM: SABOTAGEM    TEXTO:  GN 26. 12- 34      


INTRODUÇÃO:  Sempre houve sabotadores dos planos alheios; os puxadores de tapete. Aqueles que se utilizam deste expediente visam frustrar intencionalmente os sonhos das pessoas por pura maldade. Isto pode ocorrer em todas as áreas da vida: Na vida afetiva, na vida espiritual e na vida econômica como foi o caso do nosso personagem do texto em destaque (Isaque).

I – COMO AGEM OS SABOTADORES?

Geralmente estas pessoas no principio agem sutilmente e com discrição, até porque a maioria dos sabotadores é muito prepotente, ou seja, sente mais capazes do que as demais pessoas. Ao perceber o bom desempenho do outro, o sabotador não hesita em revelar sua índole de maldade; mesmo porque este sentimento é fruto da inveja. Exemplo clássico disso acontece nas empresas, onde tem aquele funcionário que diz saber tudo; nunca acredita que pode chegar outro funcionário com habilidades iguais ou superiores as suas por isso, no principio não se sente incomodado, porque no seu orgulho sente-se o melhor. Mas, a parir do momento que ele percebe o potencial do colega, começa as intrigas, torcer as informações para a chefia, alterar documentos para queimar a imagem junto aos superiores, tramar algum esquema para tirar de cena seu concorrente. Assim tentaram contra Daniel na corte babilônica e contra Isaque na terra de Gerar. Este filme tem o mesmo roteiro, apenas muda os atores e pode ser que você conheça alguns personagens na sua escola, no serviço e até na igreja (verdadeiros puxadores de tapete). 

II – ISAQUE TINHA UMA PROMESSA SOBRE SUA VIDA
Isaque recebeu uma ordem expressa de Deus para habitar em Gerar. Em obediência a ordem de Deus permaneceu naquelas terras, mesmo contra a sua vontade e a vontade dos habitantes daquele lugar; em virtude da escassez de alimento em Gerar, o desejo de Isaque era fazer o mesmo que Abraão fizera, descer para o Egito (Gn 26.1-4).
Ao chegar em Gerar Isaque comunicou aos filisteus seus planos, os quais não sentiram nem um pouco incomodados. Porém, quando viram que Isaque eram um homem próspero a inveja veio a baila ( Gn 26.12-14). Começaram entulhando os poços de Isaque: Isto implicava na falta de água para o rebanho, ou seja, ou ele muda daqui ou então morre seu rebanho e fica pobre. Isaque abriu outros poços e outros poços, quantos eram entulhados mais ele abria poços. Finalmente decidiram: Vamos expulsar este homem do nosso meio ( v 16, 17). Saiu da planície e foi para o Vale (grota), e continuou a abrir poços e erguer altar ao Senhor Deus todo Poderoso e, a bênção de Deus o seguia por onde quer que ia. Isaque não ficou a contender com os sabotadores porque sabia da aliança que tinha com Deus.

III – O QUE FAZER COM OS SABOTADORES?
Acredito que as lições deixada por Isaque são válidas para hoje. Pensa bem! O que levou os filisteus invejarem o Isaque? Temos a resposta nos versículos 12-14, isto é, temos como respostas a sua riqueza exorbitante que despertou a inveja deles. Agora imagina se Isaque estivesse na pindaíba? Alguém teria mexido com ele? Claro que não! Ele ficou debatendo com estes atrapalhados? Também não! Tudo porque, ele sabia que seu sucesso não dependia de homem e nem de lugar, e sim da presença de Deus em sua vida e da aliança firmada. Quando nos ocupamos em ficar debatendo com os sabotadores invejosos, perdemos o foco dos nossos planos. O que Deus tem para você ninguém pode impedir, a menos que você acredita que o inimigo é maior que seu Deus, e outra: uma pessoa que não quer despertar inveja nos outros; é só adotar o estilo andarilho. Você já ouviu alguma história de derrotado ser invejado? Nem em filme isto acontece com mendigo, presidiário, doente acamado ser invejado. O dito popular é verdadeiro “Arvore que tem fruto é que leva pedrada”. Quando ninguém inveja nossa casa, nossa família, nossa vida, nossa igreja etc. deveríamos no mínimo nos levar a refletir o quão apagado estamos. Ao sentir-se invejado prossiga com seu plano sem esquecer-se de erguer altar ao Senhor Deus.

CONCLUSÃO: Viver dentro do plano de Deus é a nossa segurança contra os sabotadores e, não importa os intentos dos Abimeleque dos nossos dias; apenas seja um Isaque que semeia e cava poços e Deus assegurará a sua vitória. Estes que agem assim, no futuro terão que reconhecerem como Abimeleque foi à procura de Isaque (V 26-28). Finalizo aconselhando você se firmar com Deus e deixa o resto com Ele.

Deus te abençoe. Pastor João Serafim.   

terça-feira, 17 de julho de 2018

OS ATALAIAS DE CRISTO

MENSAGEM:  OS ATALAIAS DE CRISTO    TEXTOS:  1ª Ts 1.2-10, Ez 33. 1 -5,  2ª Cor 5.7 -10

INTRODUÇÃO:  No mundo antigo usava muito o oficio de atalaia que funcionava como um alarme para a alertar sobre a chegada do inimigo nas frequentes guerras. O atalaia colocava-se em um lugar mais alto da cidade para visualizar a chegada do adversário; como cristãos somos desafiados a nos manter sempre em estado de alerta para prevenir os desavisados dos eminentes riscos de morte.

I – QUEM EXERCIA A FUNÇÃO DE ATALAIA?
No antigo testamento observamos que os sacerdotes e profetas foram chamados por Deus para colocar-se em lugares estratégicos para alertar o povo sobre seus pecados e dos seus eminentes riscos. O profeta Ezequiel acumulava também a função de sacerdote, embora ele não tenha ministrado no templo por causa do exílio babilônico(Ez 1.3). Todos estes homens levantado por Deus cumpriu uma missão muito importante, tal qual os atalaias das guerras que através de suas trombetas (buzinas) livrava muitos da morte refugiando em algum esconderijo. Os atalaias de Deus apelava ao povo para buscar refugio em Deus,  abandonando seus pecados. Para fazer este papel era necessário ser fiel à mensagem e ser corajoso para confrontar os oponentes o caminho da justiça proposto por Deus. Muitos atalaias de Deus colocaram suas vidas em risco.

II -  QUAL ERA A MENSAGEM DOS ATALAIAS  DE DEUS?
No caso de Ezequiel a sua mensagem era para que houvesse um concerto nacional. Naquele tempo de exilo babilônico,  aquela geração não estava assumindo  suas responsabilidades e transferindo a culpa para a geração passada, ou seja, o problema não é nosso, foi  os nossos pais que nos colocou neste lugar terrível. Nos escritos deste atalaia observarmos como ele fala:  “A alma que pecar, essa morrerá; o filho não levará o pecado do pai, nem o pai, o pecado do filho” (Ez 18.20-24). O texto usado como base desta meditação pelo pregador é desafiador para o atalaia. Considerando o aspecto da missão e omissão. Vejam bem o versos  5-6,  na obediência em sua missão pode salvar tanto o desviado quanto a si mesmo, já na omissão pode se perder ambos. Mas, aquele que ouviu a advertência e ignorar, o atalaia está livre do seu sangue. Vamos pensar bem,  que responsabilidade que um atalaia de Cristo tem com aqueles que estão no caminho do erro hem!...

III -  QUEM SÃO OS ATALAIAS DOS DIAS ATUAIS?
O mensageiro enfatizou muito bem as atribuições dos atalaias dos tempos antigos e porque Deus comparou seus profetas e sacerdotes com este guerreiros e por fim mostrou a nossa responsabilidade como igreja de Cristo e suas testemunhas. Alguns exemplos foram expostos com a finalidade de nos desafiar a fazer o mesmo. Primeiro exemplo foi citado a igreja da Tessalônica “Porque de vós repercutiu a palavra do Senhor não só na Macedônia e Acaia, mais também por toda parte se divulgou a vossa fé para com Deus, a tal ponto de não haver necessidade de acrescentar cousa alguma; pois eles mesmos, no tocante a nós, proclama que repercussão teve nosso ingresso no vosso meio, e como, deixando os ídolos, vos converterdes a Deus, para servirdes o Deus vivo e verdadeiro” (Ts 1.8,9). O segundo exemplo foi uma experiencia pessoal do pregador tivera com um membro de sua família que seria o festeiro de certa data. A função do festeiro é custear algumas despesas da festa e transportar o andor na procissão. Uma vez sabendo da sinceridade de seu parente e as consequências espirituais daquele ato, ele não hesitou em escrever alguns vesiculoso bíblicos como aviso ( Isaías 45.20, Sl 16,4 e outros). Seu parente deu por avisado e refez seu caminho, servindo ao Deus vivo que ouve, fala e salva.

CONCLUSÃO:  O pregador conclui dizendo sobre a importância de cada cristão ser um verdadeiro atalaia e avisar a todos;  porque todos vão comparecer diante do tribunal de Cristo para receber o bem ou o mal (2ª Cor 5.10). Alerta ainda que, cumprindo nossa missão salvamos a nós e podemos salvar a outros;  já na omissão, recai sobre nós o sangue dos inocentes e nos perdemos também. Mensagem pregada pelo irmão Lair Sabino e escrito pelo pastor João Serafim.   
   


segunda-feira, 9 de julho de 2018

Mensagem pregada dia 08/07/2018 que será compartilhada 12/07/2018

MENSAGEM:  O SALVADOR
TEXTO:  2 COR    1.10

INTRODUÇÃO:  O  homem se perdeu em pecado e por isso carece de um salvador. Ao examinar as escrituras sagradas percebemos que toda a humanidade se extraviou do caminho de Deus e sem nenhuma chance de retorno para a rota da justiça por capacidade própria. Diante disto, tomou Deus a iniciativa de reconduzi-lo ao caminho como descrito em Efésios 2. 4,5 que fala  “Mas Deus, sendo rico em Misericórdia, por causa do grande amor com que nos amou, e estando nós mortos em nossos delitos, nos deu vida juntamente com Cristo” . Primeiro ele nos salvou da morte espiritual, segundo lugar nos sustenta e por fim nos dará a vida eterna.

I – MORTOS PELOS PECADOS DOS NOSSOS PAIS.

Antes da vinda de Cristo nossa condição espiritual diante de Deus era como de um cadáver ambulante, ou seja, como um corpo sem vida. O apóstolo Paulo ao falar desta realidade espiritual pontua que estávamos mortos em delitos, estranho ás alianças, separados e sem Deus no mundo. Isto significa literalmente perdido, sem chance de reparo. Pode um morto tomar a iniciativa de fazer alguma coisa? É claro que não! Daí, explica o porque  que ele nos salvou da morte nos dando vida (Ef.2.1). Por meio de Jesus Cristo, Deus aproximou de nós e podemos aproximar de Deus. Contudo, esta restauração da vida para o homem teve um custo, este preço foi pago com o sangue de Cristo. Mesmo porque esta morte precisou ser destronada através da carne martirizada na cruz para abolir os cativos pela a ofensa de Adão (Ef 2.14-20). Deste estado de morte Deus nos salvou por meio do nosso salvador Jesus Cristo.
II -  UMA SALVAÇÃO VIGENTE
Nova aliança (novo pacto) fomos introduzido na família de Deus, já não somos mais estranhos ás promessas do concerto. Nesta nova relação, somos tratados como filhos, logo temos uma herança juntamente com Cristo. Tudo aquilo que está escrito no testamento sobre os direitos de cidadão do céu, diz respeito aos aliançados com Deus por meio de Cristo Jesus. Nossa posição como cristão é privilegiada, considerando que as conquistas de Jesus são imputadas como créditos em nossa vida. Diante disto podemos sentir seguros, não precisamos temer a ninguém (Mt 10. 28) e nem mesmo um fio de cabelo da nossa cabeça cai sem a permissão de Deus (Lc 12.7), e depois, aquele que está em nós é maior do que aquele que está reinando neste mundo. Sua garantia é fiel e verdadeira que estaria conosco todos os dias (Mt 28.2ob) e eu posso te dizer  que ele está nos livrando hoje.
      
III – ELE NOS ASSEGURA A SALVAÇÃO FUTURA
Podemos nos remeter aos tempos da salvação como ontem, hoje e amanhã, sendo que ele nos salvou da morte espiritual, hoje continua nos sustentando e nos livrando dos laços do passarinheiro que busca nos extraviar da rota da vida, já para o futuro temos a firme promessa de que nada nos separará do amor de Deus que está em Cristo Jesus nosso Senhor. As afirmativas são concretas e irrefutáveis como diz: “Se Deus é por nós, quem será contra nós?” “Quem intentará acusação contra os eleitos de Deus?” se é Deus que os justifica “Quem os condenará? É Cristo quem morreu, em seu lugar. Isto significa que qualquer argumentação para nos incriminar não terá fundamento. A vitória para aqueles que estão em Cristo se vale desta garantia de que ele que nos absorve (perdoa). Pode acontecer qualquer tragédia que não vai alterar o plano de Deus para com os seus amados filhos. Pode vir fome, bombas, fuzis, guerra, riqueza, escassez, tribulação, angustia, nem morte, nem a vida, nem anjos, nem principados, nem altura, profundidade, nem presente, nem futuro, nem qualquer outra criatura pode roubar a salvação que está guardada em Deus por meio de Jesus Cristo. Só nele temos esta segurança.

CONCLUSÃO:  Viver perdido é uma das sensações mais horríveis que alguém pode sentir, ter consciência que estamos fora do radar de Deus só pode ser detectada por meio do manual chamado bíblia sagrada. Muitos estão perdidos por não saber de onde veio, onde está e para onde estão indo espiritualmente falando. Hoje é dia de certificar sobre a sua vida espiritual, você tem certeza onde passará a eternidade?  Veja o que a bíblia diz: “Estas coisas vos escrevi a fim que saibais que tendes a vida eterna” (1 Jo 5.13). Deus sabe e te deu o direito de saber também.

Deus te abençoe. Pastor João Serafim.

sexta-feira, 6 de julho de 2018

Mensagem pregada dia 01/07/2018

O DEUS QUE CONHECE OS CONFLITOS E OS RECEIOS DOS HOMENS.
Lucas. Capítulo 24

INTRODUÇÃO: Em João 16.33 é notório a frase do mestre ao descrever as circunstâncias que o ser humano pode passar aqui na terra: “ no mundo tereis aflições...” isso esclarece  que o próprio Deus nos mostra as realidades da vida, porém em Deus podemos vencer as adversidades da vida. No texto de referência do sermão encontraremos um Deus que conhece todos os homens na terra, os corajosos, os receosos e os que têm medo de algo dar errado, vejamos abaixo:

1º o capítulo 24 de Lucas entre os versos 01 ao 10 mostra-nos algumas mulheres corajosas que após os acontecimentos de julgamento, sentença e morte de Cristo onde todos os discípulos fugiram com medo, Maria Madalena Joana, Maria mãe de Tiago e as outras que com elas estavam tiveram a “ousadia” de ir até o sepulcro levar especiarias para o corpo do mestre. Entretanto não encontrando o corpo do mestre, mas dois anjos parado a porta do sepulcro perguntam por que elas procuravam o vivo entre os mortos.
Esta primeira parte do cap. 24 nos mostra o Deus que está com aqueles que tem ousadia, coragem, de enfrentar os desafios da vida como estas mulheres tiveram

2º dos versículos 11 e 12 encontramos um homem por nome Pedro, que falou uma série de ações que faria para Jesus até disposto a morrer por Ele, mas quando veio o problema o tal disse “não reconheço tal homem”; o receio de Pedro era ser reconhecido e também ser condenado com seu mestre, um conflito interno imenso tinha abalado a vida deste que foi um principais pais da igreja descrita no livro de Atos, mas Jesus tinha preparado um ambiente especial para que Pedro pudesse renovar suas esperanças, expectativas, forças e coragem naquele que é e que há de vir, o Cristo Todo Poderoso.
Esta segunda parte nos mostra o Deus que está preparando um caminho para aqueles que estão dispostos a recomeçar, mesmo que por algum motivo perderam as esperanças no Cristo ressurreto.

3ºdos versículos 13 ao 53 encontramos aqueles que tinham abandonado Jerusalém e voltavam cabisbaixos para a aldeia de Emaús, pensando que tudo tinha acabado, o medo, o pavor daquela trágica execução do Rei dos reis. Mas não sabiam que Jesus é também com aqueles que pensam que tudo já acabou, que não tem mais jeito, que a morte venceu, que o mal venceu, que acabou tudo que, que, que...
            Nesta terceira parte encontramos um Deus que em Cristo Jesus quer ajudar aqueles que têm medo de algo dar errado em suas vidas ou por estarem com medo de seguir a Cristo por algum motivo que foge das suas forças, mas o conselho de Deus pra nós é não desistir jamais, sê forte e corajoso e lembrarmos do conselho do profeta antigo testamentário Joel 3. 10 “....diga o fraco sou forte”
As aflições do tempo presente não pode ser comparada. Romanos 8.

Missionário: Paulo Sérgio

Deus te abençoe