segunda-feira, 12 de novembro de 2018

Mensagem pregada dia 11/11/18 que será compartilhada dia 15/11/18

                                       MENSAGEM:  HISTÓRIA TRISTE DE SE LEMBRAR
TEXTO:  2º CR  21. 1 – 20

INTRODUÇÃO: Enquanto seres morais; nós,  humanos podemos fazer nossas escolhas. Se escolhermos fazer o que é justo, certamente vamos deixar um legado para família e sociedade, mas se fizermos a opção de praticar o mal, também seremos lembrados pelos horrores ou totalmente ignorados por todos. O texto em apreço registra a trajetória do rei Jeorão que desperdiçou uma grande oportunidade de construir um legado entre os nobres reis de Judá. Vamos pensar sobre os feitos deste rei infeliz.

I – OPORTUNIDADE DESPERDIÇADA
Enquanto filho do rei Josafá, este Jeorão recebeu a mais fina educação. Afinal ser filho do rei não era para qualquer um. Tendo como pai Josafá e avó o rei Asa que foram homens piedosos e certamente  dentro da tradição judaica, ele recebeu todo ensinamento dos preceitos do Deus de Israel; e outra, Jeorão era filho primogênito que significa herança duplicado acima dos demais herdeiros, ou seja, foi  um homem que gozou de um  privilégio impar. Uma oportunidade que poucas pessoas tiveram na vida. Foi preparado em todos os aspectos para executar um excelente governo, seu histórico familiar lhe proveu todo suporte necessário para um bom desempenho. Como alguém que estudou nas melhores escolas, melhores cursos, deteve melhores planos de saúde, melhores mentores, cursos de aperfeiçoamentos e melhores mestres. Tudo para o futuro rei.
II - OS ERROS DE JEORÃO
Jeorão assumiu o reinado de Judá aos trinta e dois anos de idade. Suas decisões foram erradas por afastar-se dos caminhos de seu pai e avó, a partir daí, foi uma sucessão de erros que podemos enumerar:  1º erro: casou com Atalia filha do rei de Israel: Acabe e Jesabel.  Casamento este que deve ter ocorrido por interesse de incorporação de poder em seu reinado. Esta mulher era extremamente idólatra; 2º erro: matou seus irmãos e os nobres da nação. Talvez estes crimes tenham acontecidos porque seus parentes e nobres certamente tenham o confrontado-o em suas loucuras de afastamento do Deus verdadeiro para seguir os deuses do rei de Israel;  3º erro: não ouvir advertência profética de Elias. Ele simplesmente ignorou como quem diz: Na minha vida; mando eu.

III - CONSEQUÊNCIAS DA TEMOSIA
Quando escolhemos andar independente de Deus, podemos colher frutos indesejáveis. Jeorão sofreu muitas perdas; entre muitas destaco: 1ª perda: a paz: nos últimos anos de governo,Jeorão foi atacado pelos filisteus que atormentou não somente a ele, mas toda a nação de Judá. 2ª perda: sua família: O maior patrimônio que possuímos é nossa família, foi tirado dele suas mulheres e filhos. 3ª perda: sua saúde: a bíblia registra os dois últimos anos deste homem foi agonizante a ponto de seus órgãos serem exposto. 4ª perda: foi sua vida: foi morto de maneira humilhante. 5ª perda: a alma. Podemos afirmar isso pelo depoimento do profeta Elias. 6ª perda: a reputação: este homem perdeu a moral de tal forma que no seu sepultamento não houve as honrarias dadas aos chefes de estado. Ele começou com o afastamento do caminho de Deus.


CONCLUSÃO: Este triste relato encerra dizendo: “E se foi sem deixar de si saudades” (21.20b). Esta história tem se repetido com muitos que foram criados na igreja, nascidos em lar cristão, pessoas que escolhem viver independente de Deus, não quer que a família intrometa, não aceita amigos que os confronta. Se for confrontado é imediatamente excluído facebook, instagram, twitter, do grupo. O legado pode ser um velório sem cortejo, sem flores e sem lagrimas. Cuidado na escolha do seu caminho. Deus ter abençoe. Pastor João Serafim.

Nenhum comentário:

Postar um comentário