segunda-feira, 10 de junho de 2019

Mensagem pregada dia 09/06/19 que será compartilhada na célula 12/06/2019

MENSAGEM: O QUE VEM DEPOIS DA MORTE?
TEXTO: LC .  16: 19 – 31

INTRODUÇÃO: Há muitos assuntos que não são agradáveis de discutir, mas é necessário falar sobre eles; entre tantos como: Doenças, tragédias, separações, perdas e a morte que são realidade inegável em nossa existência e que não podemos fugir. Falar sobre a morte é aterrorizante. Porém, é inevitável não falar de algo que está diante de nós e fatalmente vamos depararmos com ela. A questão maior não é a morte em si, o que vem depois da morte é que nos aflige. Hoje vamos pensar sobre este tema desagradável, não obstante, é fundamental a fé cristã. 

I – A REALIDADE DA MORTE
Nenhuma pessoa racional ignora a realidade da finitude humana na terra, mesmo que alguns detestam falar ou até mesmo pensar sobre o assunto não anula a existência da morte. A nossa ignorância sobre um fato não neutraliza a realidade do mesmo, seja em qualquer área da nossa vida a rejeição e a negação não imuniza quem quer que seja. Portanto, se alguém afirmar não acreditar na existência do sol, dos planetas, do céu, do inferno, de Deus, do Diabo isto não altera em absolutamente nada, estes seres e elementos mencionados não vão deixar existir por ideia contrária. Vivemos sob expectativas em muitas áreas da nossa vida em que erramos e acertamos no que refere nossa relação quanto ao futuro. Todavia, nos indicativos para o futuro não ha nada mais real que a morte, tomamos como exemplo nossos ancestrais: Onde eles estão? Obviamente se eles não estão entre nós é porque nos precedeu no seu destino final. Porque chegou o dia da sua chamada como narrado na ilustração de Bagdá . Veja ilustração.
II -  A MORTE CHEGA PARA TODOS
Já afirmou alguém que a morte é extremamente democrática, ela chega para o pobre e ricos, para jovens e idosos, para brancos e negros, para homens e mulheres, para cultos e incultos, para religiosos e ateus, para quem mora no palácio ou no casebre, seja no Norte ou Sul, Leste e Oeste. Quando chega o dia de cada um vivente fazer parte do mundo dos mortais, onde ele estiver querendo ou não, a pessoa será chamada como foi no caso da narrativa bíblica lida hoje. Os personagens do texto pelo que nos parece: Cada um adotou um estilo de vida. O rico por sua vez tinha como filosofia viver na ostentação sem levar em conta o semelhante e o temor a Deus, já o pobre Lazaro embora fosse desprovido de bens materiais opta em viver a justiça. A questão é que ambos tinham contas a acertar. Viver sem limite tem sido a escolha de muitos. Nenhum o dinheiro ou qualquer outra coisa pode deter a morte... Ilude-se quem escolhe viver dissolutamente.

III – APÓS A MORTE HUMANA EXISTE ALGO?
Vamos destacar o drama do rico atormentado: a) A separação do céu do inferno – v 26. B) Lembrança  - v 27. C) Consciência do que está acontecendo – v 27. d) Não ha nada que se possa fazer para remover a pessoa de um lugar para outro – v  30. O acerto de contas virá para todos, e não há nada que os vivos possam fazer pelos mortos. A maioria das religiões apelam para imortalidade. Contudo, comete o equívoco na interpretação que pode ajudar aqueles que já partiram para eternidade. Os textos sagrados são incisivos em afirmar que nesta dimensão nem vivos tem acesso aos mortos e nem os mortos tem acesso ao mudo dos vivos, vejamos Hebreus 9.27-28. ‘E, assim como aos homens está ordenados morrerem uma só vez, vindo, depois disto, o juízo’.  O texto encerra desafiando os viventes ouvirem os mensageiros enviados por Deus, aqueles que ignoram as advertência divinas por seus contemporâneos também ignoram os fenômenos sobrenaturais. A verdade tem sido esplanada de maneira categórica apontando o eminente juízo final. Contudo, muitos simplesmente escarnecem e zombam destas verdades... Mas depois vão chorar a oportunidade desperdiçada.

CONCLUSÃO:  Reiteradas vezes afirmamos que precisamos discutir assuntos como estes, por se tratar da nossa realidade. Também precisamos tratar da doença do pecado. Pecado é viver na contramão da vontade de Deus. Enquanto estamos vivos podemos curar da lepra do pecado, o remédio para a cura é o sangue de Jesus, que afirma: “Quem ouve a minha palavra e crê naquele que me enviou tem a vida eterna, não entra em juízo, mas passou da morte para a vida” (Jo 5.24). Tudo que foi ouvido e visualizado hoje pode mudar o destino da sua alma.
Deus te abençoe!
Pastor João Serafim. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário