segunda-feira, 4 de maio de 2020

Mensagem pregada dia 03/05/2020

MENSAGEM:  A BASE SÓLIDA PARA UMA FAMÍLIA FELIZ
TEXTO: SL 128
INTRODUÇÃO:  Quando alguém planeja algo para durar muito tempo é preciso pensar em coisas sólidas e na habilidade do construtor no estabelecimento das peças nos devidos lugares, isto se aplica em qualquer empreendimento e âmbito da vida. Em se tratando de família como uma instituição, não foge esta regra elementar das edificações. Considerando a pertinência desta instituição que envolve às partes divina e humana, surge a maior diligência para evitar desmoronamento da edificação. Vamos pensar hoje sobre as bases sólida de uma família feliz.
I -  BUSCANDO A FELICIDADE
Não precisamos de nenhum estudo sociológico para percebermos que o homem se move constantemente a procura de melhoria e bem estar. Neste vai e vem temos os mais variados estilos e filosofias de vida. Existem pessoas que adotam estilo nômade, outros se isolam num sítio, outros buscam destaque social, outros buscam o maior número possível de parceiros sexuais, outros auto se enclausura nos mosteiros, outros fazem votos de pobreza e outros buscam opulência do poder, assim vai desenhando a sociedade caminhando independente de Deus buscando suas satisfações sem sucesso. O salmista defende a inutilidade do trabalho sem a graça de Deus: “Se o Senhor não edificar a casa em vão trabalham os que a edificam” (Sl 127.1). Obviamente este texto não dispensa o esforço humano. Porém, excluir a provisão de Deus é presunção e é mesmo que cavar a própria sepultura. O apóstolo Tiago advertiu: “...Vós não sabeis o que vos sucederá amanhã... Em vez disso, deveis dizer: Se Deus quiser...”(Tg 4.13-17). Quando reconhecemos Deus como autor da vida, dai iremos honrá-lo devidamente por constatar nossas limitações, sem ele nada podemos fazer.
II – O TEMOR DO SENHOR
O escritor sagrado classificado como o homem mais sábio que viveu nesta terra, o rei chamado Salomão definiu que: “O temor do Senhor é o princípio da sabedoria”(Pv1.7). Já o escritor do salmo 128 descreve sobre a felicidade daquele chefe de família que pauta sua vida pelo temor do Senhor. Buscar sucesso é inerente a nossa natureza, independente de lugar, tempo ou nacionalidade o homem prima pela felicidade. Alguns presumem encontrá-la como uma receita de bolo ou supõem que a felicidade humana advêm do reconhecimento/ fama, outros através do dinheiro, pelos diplomas, outros pela aparência... Entretanto, a receita do manual de Deus para a felicidade é simples e praticável; apenas respeitar a Deus e andar em seus caminhos. Como isto é acessível a todos e poucos acertam? A isto explica as escolhas do material empregado na construção da minha casa (vida). Aqueles que escolhem o caminho da renúncia da sua vontade por uma vontade superior seriam o mesmo que passar pela porta estreita fazendo a opção por construir sua casa sobre a rocha que é Jesus. Ele é o caminho, e a verdade e a vida.  

III – ESTRUTURA PARA UM LAR FELIZ
Uma construção sólida exige uma boa base e pilares rígidos. O uso afirmar que a base da construção de uma família feliz é pavimentada pelo o amor. A bíblia afirma que o amor é a maior virtude humana, ou seja, toda e qualquer atitude nossa na construção da nossa família se não for regada com amor pode gerar atritos, o amor funciona como óleo para lubrificar a engrenagem. As construções precisam de colunas e vigas. As quais classificam como a firmeza naquilo que se propõe a fazer sob a direção de Deus.  O texto fala daquele que teme ao Senhor e anda em seus caminhos. Andar nos caminhos do Senhor significa construir nossa casa (Família) debaixo de um projeto. A referência ao temor de Deus diz respeito a leis que ele estabeleceu para nortear nossa vida, seja individual ou social (em família). O que sustenta uma construção é sua estrutura, a beleza arquitetônica e toda ornamentação não suporta as intempéries climáticas, assim também as cerimônias religiosas, aparência, dinheiro, cultura, status não sustenta uma família. O temor do Senhor movido pelo amor, fé e justiça estabelece uma família feliz que suporta os fortes vendavais que estamos expostos em nossa peregrinação terrena. Existe uma promessa para aqueles que pautam suas vidas nas veredas do Senhor; ver a sua terceira geração: “Veja os filhos dos teus filhos”(Sl 128.6). Os filhos dos tementes a Deus pode ficar distante por opção e não por necessidade.

CONCLUSÃO:  Mês de maio é reconhecido por muitos pelo mês da família, se você tem ou não esta concepção não importa para nós no momento, o que nos interessa agora é temos estes princípios para estabelecer uma família com vínculos duradouros por meio da observação das leis de Deus. Temer a Deus e passar estes valores aos seus entes queridos vale mais que ouro e a prata. Resumindo: O que adianta os diplomas sem educação, dinheiro sem amor, casa bela sem paz. Mas, onde existe temor de Deus há tudo de bom e vida abundante. Deus te abençoe. Pastor João Serafim.      

Nenhum comentário:

Postar um comentário