segunda-feira, 29 de novembro de 2021

Mensagem pregada dia 28/11/2021

 

MENSAGEM: AS ARMAS UTILIZADAS PELO INIMIGO PARA IMPEDIR SUA ADORAÇÃO A DEUS 

TEXTO: ÊX 5: 6 -19

 

INTRODUÇÃO:  É do conhecimento de todos os cristãos que o Diabo busca por todos os meios ilícitos usurpar e deturpar a adoração que é devida somente a Deus. Por isso, ele utiliza de suas armas do engano, mentiras, cansaço, entretenimento, ocupação, religiosidade e outras.... para manter os seguidores do  Senhor o mais distante possível para não prestar-lhe a adoração.

 

I – ISRAEL, UM POVO CHAMADO PARA ADORAR A DEUS

O povo de Israel foi escolhido por Deus para manifestar sua glória aqui na terra por meio de suas celebrações. Desde os patriarcas até a geração contemporânea de Moisés e gerações posteriores ficou estabelecido formalmente este dever para o povo hebreu. No período em que Israel estivera escravo no Egito, eles tiveram muitas restrições quanto a este dever. Contudo, mesmo distante de sua terra, eles não esqueceram das leis de Deus, mesmo que tais leis ainda não estivessem registradas. Os egípcios sempre foram um povo politeísta (servem vários deuses), enquanto Israel eram monoteísta (serve um único Deus). Durante a escravidão o povo de Israel tivera que conviver com este sincretismo religioso durante quatrocentos anos. Para os egípcios a introdução do Deus Jeová em seus cultos não fazia a menor diferença, era apenas mais um deus. Mas, para Israel introduzir outro deus constituía um fragrante pecado, porque o Deus de Israel exigia exclusividade. Devemos considerar que não foi nada fácil para aquele povo, que resistiu as manobras sutís de Satanás para introduzir crendíces no povo de Deus.Com isso, Israel passou a sofrer muitas retaliações a partir do anuncio do libertador.  As armas usadas pelo opressor egípcio sãos as mesmas usadas em nossos dias com táticas diferentes.

 

II – COMO OS ISRAELITAS FORAM AFASTADOS DE DEUS

Por ocasião da escravidão de Israel no Egito o povo foi humilhado e submetidos a trabalhos forçados e tortura: “Este rei tratou com astúcia nossa raça e torturou nossos pais, a ponto de forçá-los a enjeitar seus filhos, para que não sobrevivessem” (At 7:19). O ápice desta crueldade ocorreu quando o libertador (Moisés) se apresentou diante de Faraó com a ordem divina para que o mesmo liberasse Israel para celebrar ao Senhor Deus: “...O Deus dos hebreus nos encontrou; deixa-nos ir, pois,  caminho de três dias no deserto, para que ofereçamos sacrifícios ao Senhor, nosso Deus, se não venha sobre nós com pestilência ou com espada” (Êx 5:3). Quando Faraó ouviu estas palavras de Moisés e Arão, ele planejou uma estratégica: “Manter o povo muito ocupado”. Faraó convocou os supervisores e determinou pra eles exigirem dos israelitas a produção de tijolos sem o fornecimento de insumo (palha) sem diminuir na produtividade diária: “...Assim diz Faraó: Não vos darei palha. Ide vós mesmos e ajuntai palha onde a puderes achar; porque nada se diminuirá do vosso trabalho” (Êx 5:10b -11). Para faraó o povo estava desocupado demais por isso estavam inventando adoração a Deus. Essa estratégia de manter as pessoas sempre ocupadas e cansadas é amplamente utilizada em nossos dias. Uma pessoa muito ocupada ou cansada não serve a Deus com todo seu potencial como Deus reque no primeiro mandamento. O Diabo sempre quer nos sobrecarregar como fez com os israelitas no Egito para nos afastar de Deus. Fiquemos atentos.

 

III – AS ARMAS UTILIZADO PELO DIABO PARA NOS AFASTAR DE DEUS EM NOSSO DIAS

Como já foi dito, o Diabo procura por todos os meios nos manter longe de Deus, e uma de suas armas são as sobrecargas de atividades. O mundo hoje gira em torno do consumismo, por isso as empresas de publicidades fazem investimentos pesados para prender cada vez mais os consumidores: Cartões de fidelidade, permeações, black friday e outros similares.As pessoas contraem dívidas por produtos desnecessários ficando escravas: “...O que toma emprestado é servo do que empresta” (Pv 22:7b). Existem pessoas com inúmeros compromissos: Compromisso assumido sem levar em conta a prioridade do reino de Deus (Mt 6:33). Ao longo da minha caminhada no evangelho já testemunhei a história de muitas pessoas que se afastaram de Deus. Lembro-me de uma senhora que faltava as reuniões e justificava que estava cuidando do pai doente, após a morte do pai, permaneceu com a frequência irregular, a justificativa desta vez era os netos e por fim acabou desviando do evangelho alegando cansaço. Uma outra história de um pai que enviava toda sua família à igreja, indaguei dele: O senhor não tem ido à igreja? Sua resposta foi: sabe pastor, eu tenho aqueles passarinhos caros, já fui roubado e se eu os deixar em casa sozinhos vou ficar sem eles, este também acabou desviando do evangelho. São muitos exemplos semelhantes de pessoas que não congrega por causa da escola, depois por causa do trabalho, está construindo. Conheço pessoas que alegaram a vida toda que após aposentadoria iria servir a Deus plenamente, mas após aposentar assumiram outros compromissos relegando plano de Deus. Tudo que os faraós querem é manter você atolado em dívidas e com compromissos o afastando de Deus. A sua liberdade começa com uma decisão: “Nada vai me impedir de servir a Deus nem pobreza nem riqueza, nem doença e nem família”.

CONCLUSÃO: Deus deseja ser adorado por pessoas livres, não que ele precisa ou dependa de adoração humana. Talvez este seja o maior mistério a ser decifrado por nós. Adorar é a conexão da criatura com o Criador. Quando adoramos, nós é quem somos fortalecidos. Por isso precisamos estar conscientes que ao desligar do material e conectar com o espiritual nos faz um bem inexplicável. Experimente isso hoje rendendo totalmente ao senhorio de Cristo e terás saúde física, espiritual, financeira e emocional.

Deus te abençoe!

 Pastor João Serafim.      

segunda-feira, 22 de novembro de 2021

Mensagem pregada dia 21/11/2021

 

MENSAGEM: NÃO DORMIR O SONO DOS MORTOS

TEXTO:     EF  5:14

 

INTRODUÇÃO: Desejo pensar com você sobre o sono espiritual que age como um entorpecente na vida de muitos. O sono é essencial à vida dos homens e (animais), funciona como  uma preparação no organismo para o dia seguinte. O sono aqui aludido sob a perspectiva analítica do escritor sagrado não houve cansaço do dia anterior e nem há projetos para o dia posterior, ou seja, dormindo para os acontecimentos da vida. Não é por acaso que a bíblia registra que há tempo para todas as coisas, e este tempo é de vigilância porque os dias são maus v 16.  A advertência divina é para:  despertar, levantar para ser iluminado. Então vamos ao assunto:

 

I – DESPERTAR

Todos nós sabemos que dormir é uma necessidade fisiológica que impacta diretamente nosso organismo. O sono é o momento de limpeza do sistema neurológico. Por outro lado, dormir demais desenvolve doenças cardiovasculares e hipertensão. Posto isso, vamos analisar o contexto que Paulo adverte aos efésios a acordar pra vida: Os versículos que antecede o texto básico fala da reprovação da linguagem chula/torpe, impureza, avareza, cobiça... São práticas natural daqueles que vivem nas trevas. Os filhos da luz não podem em hipótese alguma compactuar com tais obras. Paulo radicaliza dizendo: “Porque o que eles fazem em oculto, o só referir é vergonha” (v 12). A orientação não é para fechar os olhos a tudo isso, mas é denunciar e reprovar. Precisamos acordar para as coisas que estão acontecendo em nossos dias. Imoralidade, sensualidade, irreverência com o sagrado, uma avacalhação total com os princípios. Por isso os filhos da luz devem andar em bondade, e justiça e verdade e aquilo que estiver fora deste padrão deve ser reprovado. Mas para isso é necessário estar acordado, porque ninguém dormindo percebe o mal chegando.

 

II – LEVANTAR

Não basta despertar e permanecer deitado. Parece que muitos tem consciência de que os dias sãos difíceis, mas permanecem sem ação concreta contra este estado de coisas que estão vindo sobre as famílias e igreja como um tsunami destruindo tudo que encontra pela frente. Imagina um policial que reside em local perigoso e ele está munido de armas deitado em seu quarto e chega um bandido com um canivete invade sua casa, passa abusar da sua filha no outro quarto da casa, mesmo ouvindo todo o movimento permanece deitado! Qual será o desfeche desta estória?  Não precisa expor o seu veredito, porque certamente você já tirou sua conclusão pra você mesmo. Então... É isso que vem acontecendo no meio das famílias; os pais percebem que os filhos estão envolvendo-se com más companhias, drogas, bebidas, prostituição e faz de conta que não vê. Igrejas tem sido engolida pelo mundanismo, práticas totalmente estranha ao cristianismo tem sido tolerada em nome da inclusão. Mas não podemos nos iludir com as trevas que são infrutíferas e o nosso dever é reprova-las como alguém que está em plena vigilância. No evangelho de Cristo não há concessão para o pecado por isso devemos nos levantar na autoridade do Espirito Santo para enfrentá-lo por ser essa a vontade de Deus.

 

III – CRISTO É QUEM NOS ILUMINA

A obediência é o caminho da sensatez. Viver em estado de alerta e ter ações concretas contra o pecado nunca foi fácil pra ninguém, mesmo porque a luta contra mal trava-se na dimensão física e espiritual afeta outras dimensões: emocional e mental. O apóstolo Paulo fala que precisamos nos revestir da armadura de Deus para resistir o mal. Por isso precisamos de crer para agir com fé. A fé é uma arma poderosíssima disponível aos seguidores de Cristo para enfrentar o sistema mundano. Observe bem a palavra profética: “E Cristo te iluminará”. Este verbo aqui está no futuro do presente: Ele iluminará”, ou seja, a partir do seu estado de vigilância e  levantando-se contra o mal, Jesus vai te iluminando os passos a seguir....

Muitas decisões nossas precisam ser tomadas pela fé na promessa de Deus. Não tenham dúvida de que uma vez  fazendo a vontade de Deus, terá o aval dele. Posicionar ao lado da verdade é tudo que precisamos, para isso precisamos viver sóbrios, e na lucidez.  V 15-21.

 

CONCLUSÃO: Deus ilumina aqueles que se coloca em pé, mesmo sabendo da sua pequenez, mas pela fé, ele crer que Cristo o iluminará para fazer o que é correto. Acredito que mesmo após ouvir esta palavra alguns continuarão prostrado olhando para si mesmo dizendo: eu não consigo lidar com esta situação. Mas há pessoas aqui nesta reunião que mesmo sabendo da sua fragilidade vai confiar em Deus, vai levantar-se dentre os mortos espirituais e a partir de hoje receberá iluminação para enfrentar as trevas...

Deus te abençoe!

 Pastor João Serafim.

Mensagem pregada na Igreja Batista Visão do Reino no dia 20/11/2021

 

MENSAGEM: SUPERAÇÃO        2 SM 12:15 – 23

INTRODUÇÃO:  Desejo pensar com vocês nesta oportunidade sobre superação; considerando que neste mundo estamos sujeitos as intempéries das contingências do dia a dia. Minha meditação vale de uma experiência vivida neste último de 02/11/21 em uma panfletagem feita por nossa igreja no cemitério local. O que testemunhei ali me deixou no mínimo incomodado, muitos dos que adentravam no local são frequentadores das igrejas evangélicas, e compareceram ao local para fazerem petições aos mortos, e mais, após fazerem suas homenagens à seus ente queridos , voltaram para casa com o semblante descaído, pelo menos foi a impressão que tive. Não quero servir desta palavra para desdenhar ou subestimar a dor alheia; seja por perda do ente querido ou qualquer outro revés. O texto em pauta nos revela a possibilidade de prosseguir vencendo estas fases difíceis da vida.

I – AS DORES DO REI DAVI

A vida de qualquer mortal possui momentos de glórias e dores, a vida de Davi não foge à regra. Pelos relatos sagrados o episódio da morte de seu filho está atrelado a um fragrante erro com desfeche de sofrimento. Nossos erros podem nos levar a momentos de dores, sem contar, que algumas circunstâncias nos arremete a situação de acidente, escassez financeira, doenças e outros... A falha de Davi foi delatada pelo profeta Natã, ao que houve um reconhecimento público do rei de seu delito. Esta consciência de Davi o levou a humilhar-se diante do Senhor e clamar por misericórdia durante sete longos dias por seu indefeso filhinho. Como é difícil processar a dor: seja de um bem perdido, uma mutilação, um sonho profissional, uma empresa falida, uma decepção na amizade, o rompimento de um relacionamento. A bíblia fala que há tempo para tudo..., há tempo de chorar e tempo de alegrar-se. Davi parece ter processado bem o luto de seu filho pelo conhecimento.  Quando questionado sobre sua postura após a morte do filho, ele respondeu com convicção: “...Eu irei a ela, porém ela não voltará a mim” (2Sm 12:23b). Todos nós precisamos aprender a administrar nossos lutos, ou seja, existe um tempo que precisamos chorar mesmo... Mas, voltar ao cemitério depois de algum tempo simboliza desenterrar o sofrimento novamente... Os saudosistas não conseguem ver o futuro e se prende ao passado. Você é convidado a olhar para o futuro tão lindo que te espera...

II – PASSOS DE SUPERAÇÃO

Nunca foi fácil pra ninguém recomeçar algo que já tinha como resolvido. As perdas por via de regras são devastadoras que acontece como um tsunami deixando apenas as marcas que nos trazem tristezas e dores. Contudo temos que conscientizar que a vida continua. Existe situação que não resta nada a não ser os escombros como demarcação da tragédia. Como superar um rompimento conjugal? Como superar a perda de um patrimônio que levou anos de muito trabalho? Como superar a perda do ente querido? Uma traição? Uma decepção? Quero mostrar qual foi a postura de Davi após concluir que ele já não podia fazer mais nada pela situação de seu filhinho. A primeira atitude de Davi após ser informado da morte do filho: LEVANTOU DA TERRA: Esta condição de prostração nos deixa imóvel, sem ação. Davi levantou para a vida. A segunda atitude: LAVOU-SE, UNGIU-SE, MUDOU DE VESTES: Davi tirou o luto, roupa de abatimento, desânimo. A terceira atitude: ENTROU NA CASA DO SENHOR E ADOROU: Davi foi na casa de Deus buscar força do alto. A quarta atitude: VEIO PARA SUA CASA E PEDIU PÃO: Alimentou para repor suas energias... Depois destas atitudes Davi estava pronto para retomar o reino de Israel. Imagina se Davi tivesse continuado prostrado chorando e dizendo: É Deus, o Senhor não me perdoou, se tivesse me perdoado esta criança não teria morrido! Não, ele agiu levantando a cabeça sabendo que tinha uma árdua tarefa pela frente e que ele não tinha o direito de se omitir. Estes passos são propostos a todos que de alguma forma já administrou a sua perda, se ainda não processou trata de processar porque sua vida precisa continuar.

III – OLHAR PARA O FUTURO

A vida é construída com perdas e ganhos. Seria muita infantilidade da nossa parte pensar que a vida irá fluir dentro de uma cadência onde as peças encaixam harmonicamente como num filme programado. Mas, a vida não é assim, o pneu do carro fura porque o borracheiro precisa tratar da família dele, a doença chega e o médico trabalhar, o vento derruba a casa porque a construtora precisa dar serviço aos trabalhadores. A roda gira e também a vida, vocês estão diante de alguém que aprecia ouvir história de superação. Recentemente ouvi a história de um milionário que começou sua ascensão financeira após ele ter sido assaltado pela terceira vez. Tudo que ele tinha era um carro, os ladrões roubavam o pneu estepe de seu carro quando ele estacionava na via pública, ele aborrecido com os ladrões resolveu criar um mecanismo antirroubo. Ele foi tão eficiente na sua invenção que encontrou alguns empresários do ramo de carro de luxo que interessaram pelo produto. Ele patenteou sua invenção e está milionário. Imagina se ele ficasse deprimido e desistisse do carro, e começasse a dizer, não vale a pena...Ainda bem que existe uma segunda chance. Como cristãos precisamos estar atentos, porque a bíblia afirma que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus. As experiências amargas que vivenciamos aqui nesta dimensão possui um peso de glória e nos tornas mais robustos na fé. Não fique olhando para aquilo que falhou, mas olhe para as promessas de Deus, você pode superar qualquer obstáculo com a graça de Deus.

CONCLUSÃO:  Muitos tem parado tempo demais chorando o leite derramado. As pessoas bem sucedidas na vida não encontraram apenas terra plana, ao contrário tiveram que escalar os obstáculos e transpor um a um. A vida espiritual não é uma colônia de férias, ela também tem seus desafios, mas vale a pena viver com fé em Cristo, remoer o passado é ignorar as promessas de Deus. Nele tudo se faz novo.

Deus te abençoe!

 Pastor João Serafim.           

terça-feira, 9 de novembro de 2021

Mensagem pregada dia 07/11/2021

 

MENSAGEM:  ACESSANDO AS BÊNÇÃOS PELA FÉ

TEXTO: RM 5: 1 -21

 

INTRODUÇÃO: A nossa fé é a chave que abre as portas para acessarmos as promessas de Deus. Por meio da fé os patriarcas e profetas do antigo pacto alcançaram vitória contra seus opositores colocando-os a salvos, e no novo pacto por meio da fé no sacrifício de Jesus Cristo acessamos algo mais além da esperança da glória, da qual desejo compartilhar com vocês nesta oportunidade.

I – RECONCILIAÇÃO

Uma das coisas mais importante numa relação para durar é a paz. Deus por meio de seu Filho Jesus proveu a restauração da relação dele com o homem que havia rompido pela queda de Adão no Éden. Por iniciativa do Criador, o homem pode voltar relacionar com ele como outrora no Jardim. Por meio de Cristo nossos pecados são perdoados e Deus promete não mais lembrar destes pecados: “Acrescenta: Também de nenhum modo me lembrarei dos seus pecados e das suas iniquidades, para sempre” (Hb 10:17). Deus perdoa o mais vil pecador e concede graça, sem ficar remoendo suas falhas. O apóstolo Paulo cita sua antiga vida dizendo que no passado ele tinha sido perseguidor da igreja, blasfemo e insolente. Porém, quando ele creu em Cristo sentiu-se perdoado e pode expressar que onde abundou o pecado, superabundou o perdão e graça de Deus. A relação sob a perspectiva humana quando esfria é como requentar café, nunca volta ser como antes. Todavia, para aquele que é especialista em restauração pode oferecer ao infrator uma vida de mais qualidade por saber que afastamento de Deus traz a amargura à vida. Após a experiência de perdão surge a gratidão, por isso fica mais suave e leve a vida com Deus e com as pessoas.

II – ALÉM DA ESPERAÇA DA GLÓRIA DE DEUS

 

Participar da glória de Deus no porvir será maravilhoso. Entretanto, temos a promessa do Altíssimo que podemos nos gloriar nesta dimensão em várias situações em que o mundo sem Cristo entra em pânico. A) Gloriar na tribulação: Hora, como pode ser isso? Alegrar no sofrimento é um paradoxo nada convencional. Por via de regra nos alegramos nas conquistas. Mas para o cristão que sabe da soberania de Deus, ele mantem-se calmo por saber que todas as coisas hão de contribuir para seu crescimento. B) gloriar na perseverança: Como pode ser isso? Uma pessoa sofrendo e mantendo-se fiel a sua fé; a insistência advém do amor de Deus derramado sobre nosso coração. Manter-se perseverante com integridade e convicção de que há uma coroa prometida gera experiência que consolida com a esperança que dissipa toda e qualquer dúvida do amor de Deus para conosco. O amor de Deus foi sacrificial em termos de nos amar sendo nós ainda separados e inimigos dele.  Em outro aspecto podemos também nos alegrar: “...Mas também nos gloriamos em Deus por nosso Senhor Jesus Cristo, por intermédio de quem recebemos, agora, a reconciliação” (Rm5:11). Portanto, nele fomos reconciliados e justificados das nossas ofensas e temos paz com Deus.

 

III – O REINO DA MORTE FOI ABOLIDO

 

Neste mesmo texto encontramos a afirmação de que reino da morte durou de Adão até Moisés mesmo sobre aqueles que não pecaram à semelhança do pecado de Adão. Durante o antigo pacto o homem apresentou-se diante de Deus com suas ofertas paliativascomo se fossem um penhor até a chegada da oferta superior de Cristo. Deus havia previsto em sua lei que o homem morreria pelo seu pecado, foi justamente isto que aconteceu com o primeiro homem, em sua transgressão todos nós pecamos com ele. Adão contraiu um dívida de horror.  Paulo descreve este quadro assim: “Porque, como, pela desobediência de um só homem, muitos se tornaram pecadores, assim também, por meio da obediência de um só, muitos se tornarão justos”(Rm 5:19). O fato é que muitos tornarão justos e não todos. Esta promessa é restrita aos que creem e não ao descrente. Crer no sacrifício de Cristo e arrepender-se dos pecados nos traz paz, reconciliação e justificação. Deus já deu prova do seu amor para conosco...enviando seu Filho. Eu e você o que temos feito?

CONCLUSÃO: Nascemos na família de Adão, não fizemos nada para herdar o pecado. Mas, aprouve Deus agir assim. Não obstante, podemos sair desta família complicada aceitando o dom gratuito de Deus por meio de seu filho tornando herdeiro de todos seus bens. Para acessar o trono da graça basta usar sua fé em Cristo. 

 

Deus te abençoe! Pastor João Serafim

sexta-feira, 5 de novembro de 2021

Mensagem pregada dia 31/10/2021

 

MENSAGEM: SOLA SCRIPTURA –

SOMENTE A ESCRITURA AT 19:23-41

 

INTRODUÇÃO: No dia 31/10/1517 ocorreu a reforma protestante encampada por Martinho Lutero, onde ele afixou as noventa e cinco tese na porta da igreja de Witemberg  questionando a validade das indulgências papais. Isso lhe causou muita perseguição, obrigando-o a refugiar por um tempo no castelo de Wartburg. Tempo esse suficiente para ele traduzir a o novo testamento do grego para o alemão. Hoje vamos pensar nas promessas infalíveis das escrituras.

I – DEFESA DA VERDADE

A história de Martinho Lutero hoje é retratada em livros, monografias e filmes... Muitos destes registros apontam a verdade e outros nem tanto. Porém, o que nos interessa registrar é que pela verdade muitos dos nossos antepassados expuseram suas vidas para que tivéssemos acesso às escrituras como elas são hoje. O episódio mencionado trata da batalha que se travou em torno deste cincos pilares da teologia que fundamenta o cristianismo verdadeiro, que são os “SOLAS”: SOLA FIDE: Somente a fé, SOLA GRATIA: Somente a graça, SOLUS CHRISTUS: Somente Cristo, SOLA SCRIPTURA: Somente a escritura, SOLI DEO GLÓRIA: Somente a Deus a glória.  A doutrina romanista incorpora uma série de incrementos para o homem ser salvo de seus pecados e alcançar a redenção de sua alma. Quando estes ensinos foram refutados por Lutero, houve uma revolta geral em toda cúpula religiosa daqueles dias, assim como houve nos dias dos apóstolos e, é o que passaremos ver na vida de Paulo.

II - PAULO NA CIDADE DE ÉFESO

Exposição das escrituras:  V 10 – Ensino sem discriminação: Grego e judeu

Evangelho prático:  V 11,12 - Os sinais eram confirmação

Reação das pessoas que convertiam: V 18-20 – Limpeza nos lares

Reação do inferno: V  23 -29 – Uma confusão generalizada

Paulo relata aos coríntios o quanto ele tinha sofrido por causa da verdade de Cristo

2 Cor 11:23-29.  Tudo por causa da verdade que fora rejeitada pelos homens do mal.

A nossa geração tem feito o que?

III -   OS CRISTÃOS DO SÉCULO XXI

Em todas as gerações existem os remanescentes fieis que não negociam os princípios do reino dos céus pelo reino dos homens. Glória a Deus por isso. No tempo do profeta Elias Deus conservou sete mil joelhos que não se dobraram diante de Baal,  Na era dos pais da igreja surgiram perseguiões externas por parte dos imperadores e interna pelas heresias como a do gnosticismo e outros embates como do arianismo (seita que nega a trindade), já no período conhecido como “era das trevas da igreja” surgiram "os sacramentos" como meio de obter o favor divino, tais como: “Penitencia, batismo, confirmação, eucaristia, missa, extrema unção, matrimonio, ordem”,  administrada pelo catolicismo. Na reforma protestante foram expostas todas estas e outras doutrinas que afastam as pessoas de Deus. O combate contra estas e outras distorções das Sagradas Escrituras desencadeou perseguição sem trégua porque a estratégica de Satanás é manter as pessoas na ignorância espiritual. A igreja brasileira tem urgência em voltar às Escrituras. Temos observado nos últimos tempos que na igreja não se dá ênfase a mensagem da cruz onde há confronto do pecado. Nosso maior problema hoje é o analfabetismo bíblico que leva as pessoas acharem que apenas as Escrituras não são suficiente. A falta de profundidade nas Escrituras afasta as pessoas de Deus.   A centralidade de Cristo nas mensagens é tudo que a igreja precisa. Nem sempre é o que as pessoas querem ouvir, mas é que elas precisam.

CONCLUSÃO: SOLA SCRIPTURA, temos por ela o conhecimento da verdade que só Jesus salva, que somente pela fé na graça de Deus podemos alcançar o favor das bem aventuranças eternas e somente Deus é digno de Glória. Louvado seja Deus por todos estes heróis da fé que não se acovardaram omitindo em manifestar sua fé em Jesus Cristo. Como você tem defendido sua fé? Pense nestes exemplos e marque também a sua geração construindo o seu legado de honra para o futuro.

 Deus te abençoe!

 Pastor João Serafim.