terça-feira, 9 de novembro de 2021

Mensagem pregada dia 07/11/2021

 

MENSAGEM:  ACESSANDO AS BÊNÇÃOS PELA FÉ

TEXTO: RM 5: 1 -21

 

INTRODUÇÃO: A nossa fé é a chave que abre as portas para acessarmos as promessas de Deus. Por meio da fé os patriarcas e profetas do antigo pacto alcançaram vitória contra seus opositores colocando-os a salvos, e no novo pacto por meio da fé no sacrifício de Jesus Cristo acessamos algo mais além da esperança da glória, da qual desejo compartilhar com vocês nesta oportunidade.

I – RECONCILIAÇÃO

Uma das coisas mais importante numa relação para durar é a paz. Deus por meio de seu Filho Jesus proveu a restauração da relação dele com o homem que havia rompido pela queda de Adão no Éden. Por iniciativa do Criador, o homem pode voltar relacionar com ele como outrora no Jardim. Por meio de Cristo nossos pecados são perdoados e Deus promete não mais lembrar destes pecados: “Acrescenta: Também de nenhum modo me lembrarei dos seus pecados e das suas iniquidades, para sempre” (Hb 10:17). Deus perdoa o mais vil pecador e concede graça, sem ficar remoendo suas falhas. O apóstolo Paulo cita sua antiga vida dizendo que no passado ele tinha sido perseguidor da igreja, blasfemo e insolente. Porém, quando ele creu em Cristo sentiu-se perdoado e pode expressar que onde abundou o pecado, superabundou o perdão e graça de Deus. A relação sob a perspectiva humana quando esfria é como requentar café, nunca volta ser como antes. Todavia, para aquele que é especialista em restauração pode oferecer ao infrator uma vida de mais qualidade por saber que afastamento de Deus traz a amargura à vida. Após a experiência de perdão surge a gratidão, por isso fica mais suave e leve a vida com Deus e com as pessoas.

II – ALÉM DA ESPERAÇA DA GLÓRIA DE DEUS

 

Participar da glória de Deus no porvir será maravilhoso. Entretanto, temos a promessa do Altíssimo que podemos nos gloriar nesta dimensão em várias situações em que o mundo sem Cristo entra em pânico. A) Gloriar na tribulação: Hora, como pode ser isso? Alegrar no sofrimento é um paradoxo nada convencional. Por via de regra nos alegramos nas conquistas. Mas para o cristão que sabe da soberania de Deus, ele mantem-se calmo por saber que todas as coisas hão de contribuir para seu crescimento. B) gloriar na perseverança: Como pode ser isso? Uma pessoa sofrendo e mantendo-se fiel a sua fé; a insistência advém do amor de Deus derramado sobre nosso coração. Manter-se perseverante com integridade e convicção de que há uma coroa prometida gera experiência que consolida com a esperança que dissipa toda e qualquer dúvida do amor de Deus para conosco. O amor de Deus foi sacrificial em termos de nos amar sendo nós ainda separados e inimigos dele.  Em outro aspecto podemos também nos alegrar: “...Mas também nos gloriamos em Deus por nosso Senhor Jesus Cristo, por intermédio de quem recebemos, agora, a reconciliação” (Rm5:11). Portanto, nele fomos reconciliados e justificados das nossas ofensas e temos paz com Deus.

 

III – O REINO DA MORTE FOI ABOLIDO

 

Neste mesmo texto encontramos a afirmação de que reino da morte durou de Adão até Moisés mesmo sobre aqueles que não pecaram à semelhança do pecado de Adão. Durante o antigo pacto o homem apresentou-se diante de Deus com suas ofertas paliativascomo se fossem um penhor até a chegada da oferta superior de Cristo. Deus havia previsto em sua lei que o homem morreria pelo seu pecado, foi justamente isto que aconteceu com o primeiro homem, em sua transgressão todos nós pecamos com ele. Adão contraiu um dívida de horror.  Paulo descreve este quadro assim: “Porque, como, pela desobediência de um só homem, muitos se tornaram pecadores, assim também, por meio da obediência de um só, muitos se tornarão justos”(Rm 5:19). O fato é que muitos tornarão justos e não todos. Esta promessa é restrita aos que creem e não ao descrente. Crer no sacrifício de Cristo e arrepender-se dos pecados nos traz paz, reconciliação e justificação. Deus já deu prova do seu amor para conosco...enviando seu Filho. Eu e você o que temos feito?

CONCLUSÃO: Nascemos na família de Adão, não fizemos nada para herdar o pecado. Mas, aprouve Deus agir assim. Não obstante, podemos sair desta família complicada aceitando o dom gratuito de Deus por meio de seu filho tornando herdeiro de todos seus bens. Para acessar o trono da graça basta usar sua fé em Cristo. 

 

Deus te abençoe! Pastor João Serafim

Nenhum comentário:

Postar um comentário