MENSAGEM: RECUPERANDO OS TESOUROS PERDIDOS
TEXTO: LC 15:8-10
INTRODUÇÃO: Jesus narra uma série de parábola neste capítulo 15 do evangelho segundo Lucas revelando o desejo de Deus na recuperação do pecador. Inicia falando da perda de uma das cem ovelhas (1%), fala da perda de uma das dez dracmas (10%) e fala também da perda de um dos dois filhos (50%). Quero pensar com vocês sobre os riscos de perder nossos tesouros ao não considerarmos a urgência de recuperá-los assim que detectarmos a falta dos mesmos.
I – UMA DRACMA
PERDIDA
A dracma possui seu valor estimado a depender do material que fora feito. Entretanto, existem aquelas dracmas que possuem um valor estimativo, ao que sugere no caso desta dracma, a qual Jesus não determina valor monetário. Posto isso. Podemos concluir que a dracma da narrativa expressa uma preciosidade no que a mesma representava. A dracma ainda não tinha ido para o lixo, estava perdida dentro de casa, era possível recuperá-la. Para isso fez necessário algumas atitudes: Acender as luzes, varrer a casa e procurar com diligência. Observe bem que a mulher não ficou apontando culpados: Se era seu cônjuge, filhos, funcionário, seu cansaço, ou condições de sua casa...Podemos perder nossos tesouros dentro da nossa casa. Relacionamentos, comunicação, amor, afetividade. Tudo isso pode acontecer paulatinamente, ou seja, aos poucos.
II – ACENDER A CANDEIA
As casas da
palestina geralmente não possuíam janelas, para encontrar um objeto perdido
dentro dessas casas exigiam muito trabalho, o primeiro passo seria acender as
luzes.
A luz para a nós cristãos é a palavra de Deus “Lâmpada para os meus pés é a tua palavra e, luz para meus caminhos” (Sl 119.105). A luz da palavra de Deus nos ajuda reencontrar os valores, colocar as coisas no lugar certo.
III – VARRER A CASA
Esta atitude de varrer a casa significa: remover as coisas que estão encostadas, tirar as sujeira. Geralmente quando varremos temos que lidar com o desconforto da poeira. Porém, será esta disposição que pode nos levar a recuperação daquilo que é precioso para nós. Quando pensamos neste tema sob a perspectiva de família devemos agir para alterar os resultados. Quantos casais que perderam seu cônjuge para as redes sociais, pais que também perderam seus filhos dentro de casa. Começam com relacionamentos virtuais e, depois encontros presenciais com pessoas malignas (drogas, golpes e até morte). Precisamos estar atento porque o nosso maior tesouro está dentro da nossa casa e se não mantermos a vigilância podemos perdê-los.
IV – PROCURAR
DILIGENTEMENTE
Muitas pessoas quando dão por si, já perderam 50% do seu tesouro, outros, porém, percebem quando ainda estão na cifra de 1% e 10% e até iniciam uma busca, mas não persevera até reencontrar o seu tesouro perdido. As perdas não começam grandes. Este pastor e a mulher das dracmas poderiam ter ficado quietos. Afinal ainda tinha noventa e nove por centro do seu rebanho, ou seja, só perdi 1% a mulher das dracmas podia ter conformado dizendo, perdi apenas 10%, graças a Deus, obrigado meu Senhor. Ao contrário, ela propôs procurar com diligencia, isto significa procurar com todo cuidado até encontrar. Muitos hoje em dia desistem de suas famílias muito facilmente. Não deveria ser a assim. Portanto, aconselho-te, a não desistir de seus tesouros. Porque, é no lar junto da família que podemos sofrer as maiores perdas e realizar nossas maiores celebrações.
V – CELEBRAÇÃO
O texto nos apresenta uma mulher que tivera suas perdas sozinha, no oculto. Ao reencontrar seu bem maior, ela celebra em público. Isto significa que às vezes precisamos tomar medidas radicais com relação aos nossos tesouros e nem sempre recebemos ajuda humana. Mas devemos celebrar jutos de outros para que os mesmos venham agradecer aquele que é a luz para o nosso caminho.
CONCLUSÃO: Como já dissemos, as perdas não começam grandes, não podemos desconsiderar as coisas pequenas como que não representam nada para nós. Quando valorizamos aquilo que Deus nos deu, não iremos conformar com as perdas, mas iremos trabalhar com toda diligencia para recuperar e festejar. Bendito seja o Senhor.
Deus te abençoe! Pastor João Serafim.