quarta-feira, 3 de janeiro de 2024

Mensagem pregada 31/12/2023

 

MENSAGEM: ANO NOVO, VIDA NOVA??

TEXTO: Mt 9:16,17

 

INTRODUÇÃO: Em algumas datas e situações que vivenciamos geralmente criamos expectativas com uma mistura de euforia por algo novo. As palavras “novo/nova” parece ter uma certa magia? Quando vamos para uma casa “nova”, parece que automaticamente, tudo se transforma. Os problemas da “ velha família “ ficarão na “velha casa”. Adquirimos um carro “novo”, e temos a impressão de que ele, por si só, modificará nossa realidade, isso acontece com o casamento, empresa, emprego. Em se tratando do “novo ano” não foge a regra, parece que os problemas do velho ano ao virar a hora para o dia primeiro, tudo estará resolvido. Mito ou verdade? Fazemos planos, estabelecemos metas e objetivos para nossa vida. Porém, se não levarmos em conta os princípios espirituais da palavra de Deus; tudo ficará estacionado no sonho. Vamos pensar sobre isso.

I – MITOS OU VERDADES? – 2 Cor 9:6

Não passa de ilusão esperarmos resultados diferentes repetindo as mesmas práticas, ou seja, se desejo resultados diferentes, faz necessário mudar a metodologia. Ficar repetindo estes clichês e chavões evangélicos como: “Este ano, é o ano da vitória, o ano da virada”. Se não for dito dentro de um contexto embasado em princípios da palavra de Deus – será apenas mito. Se fosse verdade, poderíamos fazer uma gravação para falar diuturnamente sem cessar ou treinar um papagaio para repetir: “O ano do fulano será vitorioso”.   A verdade é que não existe colheita sem plantio, em outras palavras sem sacrifício não existe colheita. Vamos pensar sobre isso em termos práticos: Imagina um casal com seu casamento vivendo uma bagaceira. Este casal vem aqui na virada do ano e pregador profetiza: “A sua casa irá viver o melhor ano, com paz e prosperidade”.

Ao sair daqui o casal retorna para sua casa com as mesmas práticas: brigas, desrespeito, bebedices e sem união. A pessoa continua semeando os espinhos e esperando colher flores. A paz, harmonia e prosperidade precisa ser plantada e regada com as palavras  proféticas. As coisas boas da vida não acontecem automaticamente, é necessário empenhar e busca-las com diligencias, se desejarmos um ano diferente.

 

I – PRINCÍPIOS ESPIRITUAIS   Mt 9:16,17

Na maior parte dos casos,  saímos em defesa do novo. Porém, para que o novo se estabeleça faz se necessário remover o velho e quando isso começa acontecer à maioria daqueles que saíram em defesa do novo começa queixar que as coisas não funcionam assim. O papo de sempre é: “Em nossa casa, igreja, empresa nunca faz isso, não é costume nosso fazer deste jeito”. Queremos o novo, mas é verdade que temos muito medo do novo. As mudança geralmente trazem alguns desconfortos, Não passa de utopia imaginar  alterações numa casa, empresa e igreja sem tensões descontentamento de alguns. Esse foi o caso da comunidade judaica contemporânea do ministério terreno de Jesus. Aquela geração conhecia os profetas pelas Escritura e por ouvir falar deles, houve um silêncio profético de quatrocentos anos. Havia um clamor daquela geração pelas novidades de Deus. Quando João e Jesus surge pregando as multidões afluiriam para constatar os fatos se eram como foi  contado pelos seus antepassados. João e Jesus veio nos mesmos princípios. Porém, com métodos diferentes. Se fosse para Jesus repetir o existente, não faria nem sentido a sua vinda aqui. Toda estrutura religiosa antiga precisava ser removida e foi o que Jesus fez. “...Não ficará pedra sobre pedra que não seja derribada”(Lc 21:6b). O antigo templo que era o orgulho dos judeus foi demolido dando lugar para uma nova habitação de Deus. Agora somos o novo templo de Deus. Fazer ajustes àquela velha estrutura seria o mesmo que colocar um remendo novo em roupa velha. Há situações na sua vida que precisa dar uma guinada de 180º graus. Não adianta querer remendar. Reveja seu plano de vida e pode ser que exija uma mudança radical para obter resultados satisfatórios.

III – UM ANO NOVO Jo 3:1-15

Quando o assunto é um desejo sincero de ter uma vida nova no próximo ano. Não há mágica que funcione! Ao conversar com um religioso de sua época, Jesus disse que “é necessário nascer de novo” “do Espírito”, isso é passar por uma mudança espiritual radical. No texto em pauta Jesus avisa que, em se tratando de obter uma vida espiritual é necessário uma transformação de caráter, a fim de viver como filho de Deus, não dá para fazer apenas uma “caiação”, “um remendo”; a renovação precisa ser completa, por dentro e por fora. Por fim, o texto em pauta revela que em Cristo torna possível viver coisas novas.  Quando nos submetemos a ele, passamos por duas etapas, da morte do velho homem, a saber, o nosso ego, nossos impulsos naturais, nossa rebeldia contra Deus – e a experiência de receber uma nova vida pelo poder transformador do Espírito Santo que passa habitar em nós. Somente assim podemos viver nova vida e um novo ano. Partindo desta premissa de submetermos ao governo de Cristo teremos tudo novo ao adotarmos novas atitudes. Recomendamos rever as metas, fazer planejamento e, sobretudo perseguir o alvo, a partir daí, sim, profetizar em nome de Jesus. As mudanças que tanto desejamos ocorrerão se posicionarmos como protagonista da historia. Tudo é possível ao que crer. Contudo, em algumas áreas envolvem  a renúncia e, em outras assumir novas atribuição para promover o progresso. Geralmente o início do ano é visto como um novo ciclo e pode ser para aqueles que vislumbram este tempo como uma nova oportunidade. Quem deseja o novo precisa estabelecer novos planos. “Mas o nobre projeta coisas nobres e na sua nobreza perseverará”(Is 32:8).

 

CONCLUSÃO: A chave do sucesso está na oportunidade, humildade e perseverança. Quando propomos alcançar algo, devemos conscientizar que uma semente não nasce na hora que planta e não se sobe uma escada pulando degraus, ou seja, tudo demanda tempo e até imprevistos. Na humildade posso corrigir os possíveis desacertos e na perseverança iremos prosseguir na esperança de que maior é aquele que está em nós. Sabendo que quem planta colhe. Portanto, estejamos semeando ao longo do ano e no fim virá a colheita.

 

Deus te abençoe, um feliz 2024!

 Pastor João Serafim.   

Nenhum comentário:

Postar um comentário