MENSAGEM: O PLANO DE DEUS E A MISSÃO REDENTORA- TEXTO: JO 17:3, Lc 10:1-20
INTRODUÇÃO: Deus planejou revelar aos homens a sua glória de maneira paulatinamente, a começar pela criação, seu povo Israel, profetas, Escrituras Sagradas e por seu Filho Jesus. Esse propósito foi sinalizado pelo seu caráter inerente em atos de bondade que expressa sua natureza de amor em tornarmos não apenas conhecedores, mas, também participantes de seu plano de redenção dos homens. Para execução desta missão Jesus foi enviado ao mundo como o Cordeiro em oferta pela humanidade e comissionou os seus discípulos a fazerem o mesmo por seus irmãos. Vamos pensar sobre essa responsabilidade dos seguidores de Cristo.
I – UM CLAMOR POR TRABALHADORES
LC 10:1,2
O texto enfatiza: “Depois disso”, o Senhor escolheu outros e os enviou diante de si. Após inúmeras instruções, Jesus reúne seus discípulos e os alerta sobre uma realidade ignorada pela insensibilidade religiosa de todas as épocas; “a aflição das ovelhas”(Mt 9:35-38). O clamor deveria ser pelos (trabalhadores) cordeiros. Isso porque as ovelhas já estavam nas cidades. A aflição continua ainda hoje esperando assistência daqueles que saíram da fase de cordeirinho e ovelhinha indefesa. Devemos somar coro neste clamor por trabalhadores que se disponham a dar assistência, ao invés de ficar esperando mamadeira e afago de trabalhadores que contempla os campos prontos para colheita, mas se ocupa em oferecer mimos a quem rejeita crescer. Enquanto os lobos estão devorando as ovelhas, por vezes estamos engordando com pastos verdejantes e mais exigentes com aqueles que nos servem. Acredito que precisamos virar essa chave através do nosso olhar missiológico, ou seja, olhar para fora do aprisco e contemplar as ovelhas desamparadas e totalmente perdidas.
II – COMISSIONADOS A REPRODUZIR O QUE APRENDEMOS
Os discípulos foram designados ir a onde as ovelhas estavam, com a seguinte mensagem: “ Agora o reino de Deus chegou até vocês”(Lc 10:9b). A execução da tarefa espiritual sempre seguirá os mesmos critérios. Primeiro a obediência, bagagem vazia e na autoridade do Senhor (Lc 10:19, Mc 16:15-18, Atos 1:8). Jesus afirmou: Eu os envio como; “cordeiros no meio de lobos”(10:3), isso significa estar pronto até para morrer. A missão é de Cristo e fomos comissionados por ele a ir, onde as ovelhas estão. Para isso que a execução da missão depende de apenas uma coisa: Obediência à voz daquele que nos desafia a olhar para os campos. Uma vez obedecendo, ele suprirá todas as necessidades, vejam o depoimento daqueles que obedeceram! “Em seguida, Jesus lhes perguntou: “Quando lhes enviei para anunciar as boas-novas sem dinheiro, sem bolsa de viagem e sem sandália extra, alguma coisa lhes faltou? Não, responderam eles” (Lc 22:35). Em nossos dias criamos uma dependência tão grandes das estruturas religiosas e excluímos Deus que é o dono da missão. Na autoridade do nome do Senhor Jesus podemos desgarrar as ovelhas perdidas que espera por mim e por você que já entendeu a vocação de servir.
III - UM RELATÓRIO DE
ALEGRIA LC 10:17 – 20
Após a
execução da missão de visitar as cidades, os discípulos retornaram a Jesus a
fim de prestarem o relatório. Tudo foi muito impressionante, até então, aqueles
simples seguidores de Jesus apenas tinham assistido os feitos maravilhosos do
reino de Deus. Agora, eles passaram de coadjuvante para protagonista da história
que promovem o reino de Deus. Os sinais e as maravilhas efetuados por meio de
sua obediência a Deus os deixaram impactados e extasiados de alegria. Porém,
foram advertidos quanto aos sinais, mas deveriam alegrar-se, antes de tudo por
ter seus nomes inscritos nos céus. O que Jesus nos ensina com isso? O que
aprendemos é que ele estará conosco e os resultados serão extraordinários. Contudo,
muitos destes que contemplam estes sinais vão responder com ingratidão, mas
ficarão indesculpáveis no dia do julgamento final.
Nove leprosos viraram as costas para Jesus, muitos israelitas foram indiferentes no deserto e os Judas continuam existindo. Jesus também se alegrou com os resultados dos discípulos (Lc 10:21-23). A experiência só é possível àqueles que prontificam dizendo: Eis me aqui. Jesus afirma que há festa no céu quando um pecador se arrepende (Lc 15:10). Você pode promover festa no céu e também na igreja aqui na terra. Quanta honra poder alegrar o coração de Deus anunciando seu plano de redenção aos homens, os anjos e profetas almejaram o que você é convidado ver e fazer. Venha responder o clamor de Deus por trabalhadores.
CONCLUSÃO: O recrutamento dos trabalhadores na seara do Senhor é descrito na parábola de Mateus 20, onde o perfil aponta apenas para o quesito; disponibilidade, ou seja, você quer ser útil no reino de Deus? Se é sim, a sua resposta, deixa o resto com Ele. Preparo, força, saúde, recurso etc. todo suprimento necessário chegará a suas mãos. Deus tem coisas grandes a realizar através de você, você vai impressionar...
Deus te abençoe!
Pastor João Serafim.
Nenhum comentário:
Postar um comentário