MENSAGEM: QUAIS SÃO OS SENTIMENTOS QUE MOVE A NOSSA SOCIEDADE? TEXTO: LC 12: 13-21
INTRODUÇÃO: O mundo de forma quase que generalizada se move por sentimentos e não por razão. Essa filosofia de vida, conduz muitos a tomarem decisões pela a aparência e não pela realidade dos fatos que exige práticas coerentes embasado na razão. Muitos tomam decisões de ir e vir pela visão estereótipo e concepção experimentada fora do contexto real. Nesta superficialidade, miscigena o evangelho de Cristo como é o caso do texto em pauta. Vamos pensar sobre estas tendências na mensagem de hoje.
I – A DISTORÇÃO DO EVANGELHO DE CRISTO
O texto em pauta narra uma parábola em função de uma pergunta desconectada de um assistente da palestra de Jesus quando ele expunha o desafio dos discípulos em segui-lo: o ensino de Jesus consistia em: “Quem me negar aqui será negado diante dos anjos de Deus” (Lc 122:9). Jesus propondo o reino celestial e, o desatento sai com esse pedido: “Mestre, por favor, diga a meu irmão que divida comigo a herança do meu pai!” O tal, Ignora o tesouro celeste e cobiça o tesouro terreno. Nesta visão distorcida muitos pregadores atuais enfatizam que as boas novas do evangelho são que Deus deseja nos abençoar com abundância de dinheiro e posses – e tudo que precisamos fazer é pedir. Puro engano, basta ver estes textos: At 14:22, 2 Tm 3:12, Rm 8:18, 2Cor 4:17. Outros defendem que Deus é amor e que Deus nos aceita exatamente como somos. Porém, o evangelho bíblico nos confronta como pecadores: Rm 3:23, João 3:36, ou seja, nos chama ao arrependimento. Outros ensinam viver uma vida melhor e, assim nos tornar justos diante de Deus. Na verdade o evangelho nos ensinam o oposto, jamais poderemos tornar aceitos diante de Deus: Rm 8:5-8, o que nos assegura a salvação é crer nos méritos de Cristo Rm 5:6-11, 8:31-34. Outros acreditam que a missão de Jesus era transformar a sociedade e fazer justiça ao oprimido por meio de uma revolução política. Mas a bíblia ensina que o mundo só tornará justo quando Jesus vier trazendo novos céus e nova terra; Ap 21:1-5. O evangelho é fundamentalmente uma mensagem sobre a salvação da ira de Deus por meio da fé em Cristo Jesus, Jo 17:14-16.Portanto, assim como o personagem da parábola confundiu a missão de Jesus naqueles dias, assim também muitos confundem hoje.
II - O QUE EQUIVALE A VIDA DE
UMA PESSOA? LC 12:15
Jesus faz uma afirmação contundente: “A vida de uma pessoa não é definida pela quantidade de bens que ela possui”. Posto isso, ele narra a parábola do fazendeiro que teve uma safra recorde e que seus armazéns não comportavam. No imaginário do ávido fazendeiro que buscava satisfação nas conquistas terrenas, a partir do faturamento recorde ele tinha reserva para o resto da vida. Então, era só: descansar, comer, beber e divertir (Lc 12:19-21). Porém, a advertência divina é: “Louco! Você morrerá esta noite. E, então, quem ficará com o fruto do seu trabalho? Sim, é loucura acumular riquezas terrenas e não ser rico para com Deus”. Em busca do TER para SER, muitos tem si perdido. Isso por não compreender a dinâmica do reino de Deus. Movidos pelo sentimento de supremacia na busca de reconhecimento, valor e visibilidade, suplanta o principio básico do evangelho: “Porque toda a lei se cumpre numa só palavra, nesta: “Amarás a teu próximo como a ti mesmo”(Gl 5:14). Há uma busca frenética por reconhecimento, por isso pessoas são atraídas pelas ofertas fantasiosas que surgem até mesmo em nome de Deus. O que foi ensinado pelo Senhor e pelos apóstolos? Vejam bem esse conselho: “Não seja egoístas, nem tentem impressionar ninguém, sejam humildes e considerai os outros mais importantes que vocês, não procure apenas os próprios interesses, mas preocupem-se também com os interesses alheios, tenham o mesmo sentimento que houve em Cristo Jesus (Fl 2:2-4). Esta postura da corrida atrás dos bens materiais é justificada, como cautela. Porém, o Senhor segue ensinando os discípulos a não se preocupar, devido superioridade do homem sobre sua criação (Lc 12:24-34). Se Deus cuida de tudo e de todos, muito mais cuidará do homem que é a coroa de sua criação. Então, não devemos nos preocupar sabendo que ele está no controle. Resumindo, devemos buscar a Deus em primeiro lugar e não precisamos brigar por herança ou outras coisas terrenas.
III – O VERDADEIRO SENTIMENTO QUE DEVE NOS MOVER EM DIREÇÃO A DEUS
Há muitas razões que deveria nortear nossa vida em direção a Deus. Primeiro deve ser o sentimento de gratidão a Deus e depois por necessidade que temos dEle – criatura relacionando com seu Criador. Obviamente ele nos fez com uma finalidade – expressar sua glória (1 Pe 2:9,10). Independente da aceitação ou rejeição desta verdade sobre o propósito de Deus para conosco, cumpre salientar que Deus planejou o resgate deste homem que afastou dele por consequência do pecado. A situação do homem sem Deus é descrita na carta aos romanos no trecho 1:18-32 é de depravação total. Por se tratar de um texto grande, vou destacar apenas três trechos: Primeiro: “A ira de Deus é revelada dos céus contra toda impiedade e injustiça dos homens que suprimem a verdade pela injustiça (v. 18). Ou seja, o homem sem Cristo está debaixo da ira de Deus; Segundo: “Porque, tendo conhecido a Deus, não glorificaram como Deus, nem lhes rederam graças, mas os seus pensamentos tornaram-se fúteis e o coração insensato deles obscureceu-se. Dizendo-se sábios, tornaram-se loucos” (v. 21,22), ou seja, o homem sem Cristo é fútil, insensato, obscuro e louco sem coração. Terceiro: “Por causa disso Deus os entregou a impureza sexual, segundo os desejos pecaminosos do seu coração, para degradação do seu corpo entre si”( v. 24), ou seja, o homem sem Cristo é escravo do pecado. Além dos textos citados para descrever a situação do homem sem a direção de Deus, a bíblia mostra também esta necessidade: “Pois todos pecaram e estão destituído da glória de Deus” e mais, o salário do pecado é a morte. Mas, o dom gratuito de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus. Esta é a situação daqueles que estão fora da aliança de Deus através de Cristo. Pode ser a sua situação e você pode mudar esse quadro ainda hoje.
CONCLUSÃO: O mundo atual gira em torno de interesses egoísticos. Porém o evangelho propõe uma nova rota que passa por aquele que se apresenta como único caminho- Jesus. Só existe salvação por meio de Cristo Jesus, eu poderia citar aqui uma infinidade de textos mostrando a exclusividade do evangelho de Cristo. Porém, vou me ater a este que julgo ser o bastante para aqueles que amam a verdade: “Não há salvação em nenhum outro, pois, debaixo do céu não há nenhum outro nome dado aos homens pelo qual devemos ser salvos”(Rm 4:12).
Deus te abençoe!
Pr João Serafim.
QUESTIONÁRIO PARA DEBATER NAS CÉLULAS NA PRÓXIMA QUINTA-FEIRA
01 – O que tem movido a sociedade atual
02 – Cite duas distorções do evangelho pregado atualmente
03 – De acordo com os textos citados cite duas razões pelas quais devemos compartilhar o evangelho bíblico.
04 – Você conhece alguém com a compreensão do evangelho distorcida?
05 – Se sua resposta acima for sim, o que você pretende fazer?