segunda-feira, 29 de julho de 2024

Mensagem pregada dia 28/07/2024

 

MENSAGEM: QUAIS SÃO OS SENTIMENTOS QUE MOVE A NOSSA SOCIEDADE?  TEXTO: LC 12: 13-21

 

INTRODUÇÃO: O mundo de forma quase que generalizada se move por sentimentos e não por razão. Essa filosofia de vida, conduz muitos a tomarem decisões pela a aparência e não pela realidade dos fatos que exige práticas coerentes embasado na razão. Muitos tomam decisões de ir e vir pela visão estereótipo e concepção experimentada fora do contexto real. Nesta superficialidade, miscigena o evangelho de Cristo como é o caso do texto em pauta. Vamos pensar sobre estas tendências na mensagem de hoje.

I – A DISTORÇÃO DO EVANGELHO DE CRISTO

O texto em pauta narra uma parábola em função de uma pergunta desconectada de um assistente da palestra de Jesus quando ele expunha o desafio dos discípulos em segui-lo: o ensino de Jesus consistia em: “Quem me negar aqui será negado diante dos anjos de Deus” (Lc 122:9). Jesus propondo o reino celestial e, o desatento sai com esse pedido: “Mestre, por favor, diga a meu irmão que divida comigo a herança do meu pai!” O tal, Ignora o tesouro celeste e cobiça o tesouro terreno. Nesta visão distorcida muitos pregadores atuais enfatizam que as boas novas do evangelho são que Deus deseja nos abençoar com abundância de dinheiro e posses – e tudo que precisamos fazer é pedir. Puro engano, basta ver estes textos: At 14:22, 2 Tm 3:12, Rm 8:18, 2Cor 4:17. Outros defendem que Deus é amor e que Deus nos aceita exatamente como somos. Porém, o evangelho bíblico nos confronta como pecadores: Rm 3:23, João 3:36, ou seja, nos chama ao arrependimento. Outros ensinam viver uma vida melhor e, assim nos tornar justos diante de Deus. Na verdade o evangelho nos ensinam o oposto, jamais poderemos tornar aceitos diante de Deus: Rm 8:5-8, o que nos assegura a salvação é crer nos méritos de Cristo Rm 5:6-11, 8:31-34. Outros acreditam que a missão de Jesus era transformar a sociedade e fazer justiça ao oprimido por meio de uma revolução política. Mas a bíblia ensina que o mundo só tornará justo quando Jesus vier trazendo novos céus e nova terra; Ap 21:1-5. O evangelho é fundamentalmente uma mensagem sobre a salvação da ira de Deus por meio da fé em Cristo Jesus,  Jo 17:14-16.Portanto, assim como o personagem da parábola confundiu a missão de Jesus naqueles dias, assim também muitos confundem hoje.

 

II -  O QUE EQUIVALE A VIDA DE UMA PESSOA? LC 12:15

Jesus faz uma afirmação contundente: “A vida de uma pessoa não é definida pela quantidade de bens que ela possui”. Posto isso, ele narra a parábola do fazendeiro que teve uma safra recorde e que seus armazéns não comportavam. No imaginário do ávido fazendeiro que buscava satisfação nas conquistas terrenas, a partir do faturamento recorde ele tinha reserva para o resto da vida. Então, era só: descansar, comer, beber e divertir (Lc 12:19-21). Porém, a advertência divina é: “Louco! Você morrerá esta noite. E, então, quem ficará com o fruto do seu trabalho? Sim, é loucura acumular riquezas terrenas e não ser rico para com Deus”. Em busca do TER para SER, muitos tem si perdido. Isso por não compreender a dinâmica do reino de Deus. Movidos pelo sentimento de supremacia na busca de reconhecimento, valor e visibilidade, suplanta o principio básico do evangelho: “Porque toda a lei se cumpre numa só palavra, nesta: “Amarás a teu próximo como a ti mesmo”(Gl 5:14). Há uma busca frenética por reconhecimento, por isso pessoas são atraídas pelas ofertas fantasiosas que surgem até mesmo em nome de Deus. O que foi ensinado pelo Senhor e pelos apóstolos? Vejam bem esse conselho: “Não seja egoístas, nem tentem impressionar ninguém, sejam humildes e considerai os outros mais importantes que vocês, não procure apenas os próprios interesses, mas preocupem-se também com os interesses alheios, tenham o mesmo sentimento que houve em Cristo Jesus (Fl 2:2-4). Esta postura da corrida atrás dos bens materiais é justificada, como cautela. Porém, o Senhor segue ensinando os  discípulos a não se preocupar, devido superioridade do homem sobre sua criação (Lc 12:24-34). Se Deus cuida de tudo e de todos, muito mais cuidará do homem que é a coroa de sua criação. Então, não devemos nos preocupar sabendo que ele está no controle. Resumindo, devemos buscar a Deus em primeiro lugar e não precisamos brigar por herança ou outras coisas terrenas.

 

III – O VERDADEIRO SENTIMENTO QUE DEVE NOS MOVER EM DIREÇÃO A DEUS

Há muitas razões que deveria nortear nossa vida em direção a Deus. Primeiro deve ser o sentimento de gratidão a Deus e depois por necessidade que temos dEle – criatura relacionando com seu Criador. Obviamente ele nos fez com uma finalidade – expressar sua glória (1 Pe 2:9,10). Independente da aceitação ou rejeição  desta verdade sobre o propósito de Deus para conosco, cumpre salientar que Deus planejou o resgate deste homem que afastou dele por consequência do pecado. A situação do homem sem Deus é descrita na carta aos romanos no trecho 1:18-32 é de depravação total. Por se tratar de um texto grande, vou destacar apenas três trechos: Primeiro: “A ira de Deus é revelada dos céus contra toda impiedade e injustiça dos homens que suprimem a verdade pela injustiça (v. 18). Ou seja, o homem sem Cristo está debaixo da ira de Deus; Segundo: “Porque, tendo conhecido a Deus, não glorificaram como Deus, nem lhes rederam graças, mas os seus pensamentos tornaram-se fúteis e o coração insensato deles obscureceu-se. Dizendo-se sábios, tornaram-se loucos” (v. 21,22), ou seja, o homem sem Cristo é fútil, insensato, obscuro e louco sem coração. Terceiro: “Por causa disso Deus os entregou a impureza sexual, segundo os desejos pecaminosos do seu coração, para degradação do seu corpo entre si”( v. 24), ou seja, o homem sem Cristo é escravo do pecado. Além dos textos citados para descrever a situação do homem sem a direção de Deus, a bíblia mostra também esta necessidade: “Pois todos pecaram e estão destituído da glória de Deus” e mais, o salário do pecado é a morte. Mas, o dom gratuito de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus. Esta é a situação daqueles que estão fora da aliança de Deus através de Cristo. Pode ser a sua situação e você pode mudar esse quadro ainda hoje.

 

CONCLUSÃO: O mundo atual gira em torno de interesses egoísticos. Porém o evangelho propõe uma nova rota que passa por aquele que se apresenta como único caminho- Jesus. Só existe salvação por meio de Cristo Jesus, eu poderia citar aqui uma infinidade de textos mostrando a exclusividade do evangelho de Cristo. Porém, vou me ater a este que julgo ser o bastante para aqueles que amam a verdade: “Não há salvação em nenhum outro, pois, debaixo do céu não há nenhum outro nome dado aos homens pelo qual devemos ser salvos”(Rm 4:12).

Deus te abençoe!

Pr João Serafim.

 

QUESTIONÁRIO PARA DEBATER NAS CÉLULAS NA PRÓXIMA QUINTA-FEIRA

 

01 – O que tem movido a sociedade atual

02 – Cite duas distorções do evangelho pregado atualmente

03 – De acordo com os textos citados cite duas razões pelas quais devemos compartilhar o evangelho bíblico.

04 – Você conhece alguém com a compreensão do evangelho distorcida?

05 – Se sua resposta acima for sim, o que você pretende fazer?

segunda-feira, 22 de julho de 2024

Mensagem pregada dia 10/07/2024

 

TEMA: NO DESTINO CERTO

Texto: João 14: 1-6

 

Chegar a um destino quando já conhecemos o caminho é fácil, mas quando não sabemos chegar a este destino, precisamos buscar uma orientação de uma direção para não ficarmos perdidos e desorientados pelo caminho.Ex: Eu não sei onde o irmão ... mora, se ele pedir para ir até a casa dele buscar alguma coisa para ele, mesmo me passando o endereço, ainda terei dúvida. Mas se além do endereço me der um ponto de referência irá ficar mais fácil. E se ele for comigo ficarei mais tranquilo e confiante para chegar ao destino.

Jesus está preparando os discípulos para caminharem sozinhos por um tempo, pois para onde ele iria, eles não podiam o seguir. Nesse momento os discípulos ficaram com dúvida e preocupados com a idéia de não mais poderem seguir a Jesus e caminhar sobre a direção Dele. Hoje às vezes nós também ficamos com medo, com dúvidas e inseguros diante das dificuldades que surgem ao longo da nossa caminhada. Mas Jesus assim como encorajou seus discípulos ( no vers.1), também nos encoraja e nos fortalece através de seus ensinamentos e conselhos. (2º Timóteo 1:7) Jesus nos mostra o caminho a seguir nos ensina a caminhar e também caminha conosco.

Portanto nesta certeza,  não podemos deixar que nenhuma dúvida, nenhum medo venha nos perturbar nossos corações e nos fazer parar em nossa caminhada porque temos a certeza que Jesus ressuscitou e está preparando tudo para que um dia possamos estarmos junto Dele e de Deus pai em uma morada eterna como ele nos afirma nos versos 2 e 3

Tomé mesmo diante de Jesus e ouvindo o que ele dizia, não entendeu (ex. passar pelo endereço 2 vezes sem achar).As vezes as aflições deste mundo não nos deixa enxergar o que Jesus tem preparado  para nós e não nos deixa ver o caminho que ele quer que sigamos para alcançar o que Ele preparou. Irmãos todos os dias precisamos tomar decisões e elas devem ser direcionadas por Deus, para que não venhamos entrar por caminhos errados que nos farão afastar da presença Dele por isso não podemos perder o foco que Jesus é o caminho a verdade e a vida. O único que nos levará até ao Pai e a vida eterna, destino esse que devemos desejar de todo nosso coração. Deus não quer que saímos da sua presença nem do seu caminho por isso nos adverte em sua palavra. Dt 5:32-28 e Pv 4:26-27.

Irmãos não nos e dado essas orientações à toa. Deus sabe de todas as nossas fraquezas e conhece os desejos de nosso coração. Somente debaixo dos cuidados e das orientações de Deus não cairemos nas armadilhas do maligno. Não podemos nos desviar e nem mudar a direção porque estreita é a porta e apertada o caminho que leva a vida e poucos há que encontrem.(Mt 7:14) E já que o caminho é estreito mais cuidado precisamos ter para não sairmos dele. Por isso não podemos atentar aos destroços que estão a beira do caminho que querem tirar a atenção do nosso foco que é Jesus Cristo que nós levará a tomar posse de tudo que Ele prometeu que prepararia para nós.

Quando viajamos observamos a beira do caminho lojas e barracas que vendem produtos variados, mais o que mais vemos são os artesanatos na maioria produzidos com material reciclável, tem para todos os gostos, e muitas vezes são vendidos com preços altos. Em nossa caminhada espiritual, assim como os artesões pegam lixo, cortam e dobram, colam e pitam e fazem com que tenham algum valor. Também o diabo tem usado essa estratégia para chamar a nossa atenção, pintando o pecado com cores vibrantes e chamativas muitas vezes até de ouro. Temos que ficar atentos e vigiamos, por mais bonito e valioso que possa ser alguma coisa material deste mundo, não passa de lixo comparado ao que  Jesus tem preparado para nós.

             O caminho que temos que percorrer não é nada fácil, e Jesus falou que não seria mesmo, João 16:33 “no mundo tereis aflições” mas também ele nos encoraja Mateus 24:13 “Mas aquele que perseverar até o ao fim será salvo. Neste caminho estreito que nos leva até ao céu e a salvação, passaremos por trechos  que haverá espinhos e escuridão, mas quando chegarmos ao nosso destino tudo vai ser recompensado, por que não mais haverá tristeza, dor, sofrimento e andaremos agora  nas ruas de ouro puro, onde não terá mais nem escuridão e nem noite  porque a glória de Deus resplandece, e assim estaremos para sempre na presença de nosso salvador Jesus Cristo e de nosso pai criador aleluia.

Jader de Paula Sarmento