TEMA: NO DESTINO
CERTO
Texto: João 14:
1-6
Chegar a um destino quando já conhecemos o caminho é fácil, mas quando não sabemos chegar a este destino, precisamos buscar uma orientação de uma direção para não ficarmos perdidos e desorientados pelo caminho.Ex: Eu não sei onde o irmão ... mora, se ele pedir para ir até a casa dele buscar alguma coisa para ele, mesmo me passando o endereço, ainda terei dúvida. Mas se além do endereço me der um ponto de referência irá ficar mais fácil. E se ele for comigo ficarei mais tranquilo e confiante para chegar ao destino.
Jesus está preparando os discípulos para caminharem sozinhos por um tempo, pois para onde ele iria, eles não podiam o seguir. Nesse momento os discípulos ficaram com dúvida e preocupados com a idéia de não mais poderem seguir a Jesus e caminhar sobre a direção Dele. Hoje às vezes nós também ficamos com medo, com dúvidas e inseguros diante das dificuldades que surgem ao longo da nossa caminhada. Mas Jesus assim como encorajou seus discípulos ( no vers.1), também nos encoraja e nos fortalece através de seus ensinamentos e conselhos. (2º Timóteo 1:7) Jesus nos mostra o caminho a seguir nos ensina a caminhar e também caminha conosco.
Portanto nesta certeza, não podemos deixar que nenhuma dúvida, nenhum medo venha nos perturbar nossos corações e nos fazer parar em nossa caminhada porque temos a certeza que Jesus ressuscitou e está preparando tudo para que um dia possamos estarmos junto Dele e de Deus pai em uma morada eterna como ele nos afirma nos versos 2 e 3
Tomé mesmo diante de Jesus e ouvindo o que ele dizia, não entendeu (ex. passar pelo endereço 2 vezes sem achar).As vezes as aflições deste mundo não nos deixa enxergar o que Jesus tem preparado para nós e não nos deixa ver o caminho que ele quer que sigamos para alcançar o que Ele preparou. Irmãos todos os dias precisamos tomar decisões e elas devem ser direcionadas por Deus, para que não venhamos entrar por caminhos errados que nos farão afastar da presença Dele por isso não podemos perder o foco que Jesus é o caminho a verdade e a vida. O único que nos levará até ao Pai e a vida eterna, destino esse que devemos desejar de todo nosso coração. Deus não quer que saímos da sua presença nem do seu caminho por isso nos adverte em sua palavra. Dt 5:32-28 e Pv 4:26-27.
Irmãos não nos e dado essas orientações à toa. Deus sabe de todas as nossas fraquezas e conhece os desejos de nosso coração. Somente debaixo dos cuidados e das orientações de Deus não cairemos nas armadilhas do maligno. Não podemos nos desviar e nem mudar a direção porque estreita é a porta e apertada o caminho que leva a vida e poucos há que encontrem.(Mt 7:14) E já que o caminho é estreito mais cuidado precisamos ter para não sairmos dele. Por isso não podemos atentar aos destroços que estão a beira do caminho que querem tirar a atenção do nosso foco que é Jesus Cristo que nós levará a tomar posse de tudo que Ele prometeu que prepararia para nós.
Quando viajamos observamos a beira do caminho lojas e barracas que vendem produtos variados, mais o que mais vemos são os artesanatos na maioria produzidos com material reciclável, tem para todos os gostos, e muitas vezes são vendidos com preços altos. Em nossa caminhada espiritual, assim como os artesões pegam lixo, cortam e dobram, colam e pitam e fazem com que tenham algum valor. Também o diabo tem usado essa estratégia para chamar a nossa atenção, pintando o pecado com cores vibrantes e chamativas muitas vezes até de ouro. Temos que ficar atentos e vigiamos, por mais bonito e valioso que possa ser alguma coisa material deste mundo, não passa de lixo comparado ao que Jesus tem preparado para nós.
O caminho que temos que percorrer não é nada fácil, e Jesus falou que não seria mesmo, João 16:33 “no mundo tereis aflições” mas também ele nos encoraja Mateus 24:13 “Mas aquele que perseverar até o ao fim será salvo. Neste caminho estreito que nos leva até ao céu e a salvação, passaremos por trechos que haverá espinhos e escuridão, mas quando chegarmos ao nosso destino tudo vai ser recompensado, por que não mais haverá tristeza, dor, sofrimento e andaremos agora nas ruas de ouro puro, onde não terá mais nem escuridão e nem noite porque a glória de Deus resplandece, e assim estaremos para sempre na presença de nosso salvador Jesus Cristo e de nosso pai criador aleluia.
Jader de Paula Sarmento
Nenhum comentário:
Postar um comentário