sexta-feira, 17 de janeiro de 2025

Mensagem pregada dia 14/01/2025 Priscila Santana

 

Discípulos de Cristo (Lc 9:57-62)

 Jesus havia decidido ir para Jerusalém e seguia pelo caminho com os seus discípulos. Em Matheus 8:19 diz que o primeiro a se aproximar de Jesus foi um escriba: “Vou seguir para onde quer que o senhor for”.

Jesus lhe respondeu: As raposas têm suas tocas e as aves do céu tem os seus ninhos. Mas o Filho do Homem não tem onde reclinar a cabeça.

Os escribas eram os especialistas na interpretação da lei, doutores/mestres da lei. Eles juntamente com os fariseus formavam um grupo que foi muito criticado por Jesus. Foram chamados de hipócritas, porque muito conheciam e pouco praticavam a Palavra.

·         Jesus conhecia como eram os escribas e fariseus. Em boa parte do capítulo 23 de Mateus Jesus critica esse grupo e no versículo 6 diz que eles gostam dos primeiros lugares nos banquetes e das primeiras cadeiras nas sinagogas, das saudações nas praças e de serem chamados de “mestre”.

Os escribas e fariseus gostavam dos lugares de honra, da visibilidade e do título que possuíam.

·         Em Mateus 8:18 Fala que Jesus estava rodeado por muitas pessoas. Isso demonstra a proporção que o ministério de Jesus já possuía, Ele era conhecido por seus milagres, pelas curas, pelas multiplicações. Sendo assim, Jesus sabia o que se passava no coração daquele homem. Jesus sabia que o coração daquele escriba estava apegado a esse ministério público.

·          Mas Jesus logo deixa claro para aquele homem que Ele não veio para encontrar abrigo na terra e usufruir dos confortos dela. Filipenses 2: 6-8 Embora sendo Deus, não exigiu nem se apegou a seus direitos como Deus, mas esvaziou-se a si mesmo, vindo a ser servo e tornando-se semelhante aos homens. E se humilhou a si mesmo, e foi obediente até a morte, e morte de cruz!

·           Jesus ali mostra para aquele homem a essência de seu ministério e do Reino de Deus. O ministério dEle não se limitava a essa terra. Jesus sabia que a sua casa não era terrena e que era um peregrino.

Qual tem sido a intenção do nosso coração em querer seguir Jesus ?

Em Salmos 139: 1-2 O Senhor me examina e conhece todas as coisas a meu respeito. Sabe quando me sento ou quando me levanto. Conhece de longe cada um dos meus pensamentos.

·         Por que queremos seguir Jesus? Porque vemos que ele pode trazer prosperidade? Porque vemos que ele pode curar doenças? Porque vemos que ele pode trazer uma promoção no trabalho? Porque vemos que ele pode abrir portas e até criar portas nas nossas vidas?

·         O que em primeiro lugar esperamos de Cristo? Deus nos conhece, Deus sabe o que realmente tem nos levado a Ele. Das outras pessoas podemos esconder as nossas motivações, mas de Deus não.

·          Em João 2: 25. Ninguém precisava dar testemunho acerca do homem, pois ele bem conhecia a natureza humana. Jesus sabe do vazio existente em nós deixado pelo pecado e sabe que quem pode preencher é Ele. Não é preenchido por uma aprovação, não é do preenchido por um carro, não é preenchido pelo muito reconhecimento e nem por riquezas. Essas coisas são ACRESCENTADAS, não devemos buscá-las em primeiro lugar.

·         1 Coríntios 15: 19. E, se o fato de sermos servos de Cristo só nos traz esperança para esta vida, então somos os mais infelizes de todos os homens.

·          Pessoas que vão a Jesus por motivos terrenos tendem a se decepcionar facilmente com um não, com algo que não saiu como o esperado, se não receberam o que queriam de Deus.

·          Jesus nos amou quando ainda éramos pecadores, deu a sua vida por nós e isso não foi para limitarmos nossas expectativas ao terreno. O seu propósito foi e é muito maior. O propósito da salvação da nossa alma e de plenitude de vida.

Qual deve ser a expectativa do nosso coração ao querer seguir a Jesus?

·         Devemos ir a Cristo porque Ele é a única esperança para nossas vidas. Temos um tempo limitado nessa terra em comparação com a eternidade. O que são os 100 anos que Deus pode permitir que você viva nessa terra em comparação com a eternidade. Deus quer construir conosco um relacionamento que irá produzir frutos nessa terra e frutos que durem para eternidade, espirituais. Deus quer ser conhecido por nós. Deus quer ser achado em nós.

·         Deus não quer filhos que o serviam por interesse. Deus quer filhos que se rendam aos seus pés com sinceridade de coração e por amor. - Ame o Senhor de todo o seu coração, de toda a sua alma, de todo o seu entendimento e com todas suas forças (esforço).

 Lucas 9: 59-60 A outro Ele disse: “Siga-me”. Mas o homem respondeu: “Senhor, permita-me ir primeiro sepultar meu pai”.

Jesus respondeu: “Deixe que os mortos sepultem seus próprios mortos; o seu dever é vir e proclamar o Reino de Deus”.

·         Quando li esse texto a primeira vez pensei: “Meu Deus, Jesus foi insensível com aquele homem”. Mas na verdade tem um contexto por trás dessa resposta, aquele homem, provavelmente, não estava se referindo a um funeral, porque os mortos deviam ser enterrados o mais breve possível de acordo com o costume judaico. Um filho não estaria parado ao redor de uma multidão, sendo que havia de ir ao funeral do pai. De acordo com os costumes judaicos havia um tempo em que se devia guardar o luto.

·         Deixem que os mortos espiritualmente cuidem dos mortos fisicamente. A prioridade, o DEVER, é seguir a Jesus e anunciar o reino de Deus.

·          Em Mateus 4:18-22 Jesus chama quatro pescadores. Pedro e André lançavam as redes, ou seja, estavam trabalhando quando Jesus os chamou, mas eles, imediatamente, largaram as redes e foram. Tiago e João estavam com o seu pai consertando as redes no barco quando foram chamados por Jesus, deixaram tudo e seguiram Jesus na mesma hora.

·         A nós, na maioria dos casos, Jesus não tem nem nos exigido tudo como a esses discípulos, mas ainda sim não temos dado a prioridade para servi-lo no nosso dia a dia. Colocamos o nosso serviço, o nosso estudo, o nosso celular, a nossa família acima de Deus. Dedicamos tanto a tanta coisas para melhorarmos financeiramente, para crescermos em conhecimento terreno e para cuidarmos da nossa casa e dos afazeres cotidianos. Não que essas coisas não sejam importantes, precisamos trabalhar e dar o nosso melhor onde Deus nos colocou, podemos usar o celular com sabedoria, devemos cuidar dos da nossa casa. Porém, com essas tarefas tendem a surgir as desculpas: “não consigo ler a Bíblia hoje”, “depois eu oro”, “hoje não vou conseguir ir ao culto”.

·          Tudo tem o seu lugar e nada pode ocupar o lugar de Deus em nossas vidas. Um questionamento, para Deus qual tem sido a nossa dedicação? 23 horas e 58 minutos para nós e 2 minutos para Deus? É discrepante ao ler, mas, infelizmente, é a realidade que nós nos encontramos muitas vezes.

Lucas 9: 61-62 Ainda outro disse: “Sim, Senhor, eu irei, mas deixa-me primeiro voltar e despedir-me da minha casa”. Mas Jesus lhe disse: “Todo aquele que põe a mão no arado e olha para trás não está apto para o Reino de Deus”.

·         Esse homem apesar de ter decidido seguir a Jesus é perceptível que ele ainda estava apegado ao que teria que deixar para trás que, no caso dele, era a família.

·          Mateus 10: 37 Quem ama o pai ou a mãe mais do que a mim não é digno de mim; e quem ama o filho ou a filha mais do que a mim não é digno de mim.

·         Todos nós ao tomarmos a decisão de seguir a Jesus temos que deixar muitas coisas para trás. Lugares, costumes, vocabulário, vestimentas, amigos…

·         Aquele que se dispõe em servir a Jesus e fica remoendo o que ficou para trás não alcançará bons resultados no reino de Deus, devemos sempre nos lembrar de 2 Coríntios 5: 17 E, assim, se alguém está em Cristo, é nova criatura; as coisas antigas já passaram; eis que se fizeram novas. Deus tem novos planos para nossas vidas, Deus tem um novo e vivo caminho para nós.

·         Para seguir Jesus devemos nos apegar a Hebreus 12: 2. olhando firmemente para o Autor e Consumador da fé, Jesus, o qual, em troca da alegria que lhe estava proposta, suportou a cruz, sem se importar com a vergonha, e agora está sentado à direita do trono de Deus.

·         Devemos olhar para Jesus que irá nos conduzir segundo a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.

·         Por fim, em Lucas 9: 23. Jesus dizia a todos: — Se alguém quer vir após mim, negue a si mesmo, dia a dia tome a sua cruz e siga-me. Não devemos amar nada mais do que Jesus, devemos buscá-lo de todo nosso coração e em sinceridade. Para, então, conseguirmos viver uma vida de renúncias, ou seja, abrindo mão dos nossos desejos por Ele e tomarmos a cruz, matando o nosso velho homem, o nosso eu todos os dias.


Mensagem pregada : Priscila Santana

segunda-feira, 13 de janeiro de 2025

Mensagem pregada dia 12/01/2025

 

MENSAGEM: PARA VENCER NA VIDA ESPIRITUAL PRECISA SER SINCERO – TEXTO: JO 4:23-24

 

INTRODUÇÃO: Vivemos um tempo em as pessoas preocupam muito mais com a aparência do que com a realidade. Onde o TER é mais valorizado do que o SER. Dai, desencadeia uma busca frenética por ostentação com a finalidade de impressionar as massas. Mas, estas manobras praticadas por alguns na vida secular, que aparentemente são bem-sucedidos, não são apropriadas para a vida espiritual e, aqueles que utilizam deste expediente não sobreviverão na vida cristã. Para sermos vencedores espiritualmente precisamos ser autênticos e agir com a consciência pura com o próximo e para com Deus. Iremos pensar hoje sobre a importância de sermos sinceros, honesto e generosos. (Pv11:24-25)

I – MAUS EXEMPLOS 

Às vezes, as pessoas têm a preocupação de transmitir uma boa imagem aos outros. Isso pode acontecer em uma família, na qual os pais tentam esconder da sociedade as atitudes reprováveis dos filhos. Ou um casal que apresenta diante dos outros um relacionamento perfeito, mas em casa as coisas não funcionam tão bem assim. Ou alguém que possa tentar aparentar um bom status financeiro, enquanto está enterrado em dívidas. Essas situações são apenas cortina de fumaça, e nada valem, pois nada ganhamos com atitude de hipocrisia e enganosa. Tais atitudes foram fortemente combatida por Jesus na vida dos fariseus: “Ai de vocês, mestre da lei e fariseus, hipócritas! Pois vocês são como sepulcros caiados: bonitos por fora, mas por dentro estão cheios de ossos e de todo tipo de imundícia. Assim são vocês: por fora parecem justos ao povo, mas por dentro estão cheios de hipocrisia e iniquidade” (Mt 23:27). Tudo que eles faziam era para exibir na tentativa de impressionar as pessoas (Mt 23:5).Por isso Jesus censurou as práticas de exibicionismo dos homens. Deus conhece o coração humano. Portanto, andar por esse caminho é uma péssima escolha. Seja simples e busque agradar a Deus com suas habilidades sem desmerecer as pessoas. Se seus celeiros estão cheios ou vazios, seja você mesmo.

 

II – BONS EXEMPLOS

A bíblia é o livro que é; porque não omitir a realidade de seus personagens nela inseridos. Temos relatos de personagens que seguiram o caminho oposto à vontade de Deus. Mas temos exemplos de pessoas, que apesar de suas limitações foram sinceras em seu viver. Poderíamos citar inúmeros exemplos, em virtude do pouco espaço farei menção de apenas três personagens: Vejamos um bom exemplo: Em se tratando de um bom exemplo não fala de alguém infalível e inerrante, mas alguém que apesar dos percalços da vida segue firme na sua caminhada com o Senhor. A bíblia fala de Josué como um homem que serviu a Deus como líder e sua geração e seguiu o Senhor: “O povo serviu ao Senhor durante toda a vida de Josué” (Jz 2:7). Um outro exemplo digno de destaque foi da profetiza Ana, uma mulher que perdera seu marido ainda jovem, mas isso não a impediu de continuar servindo e adorando a Deus com alegria e sinceridade (Lc 2:36-38). E por fim destaco o exemplo do apóstolo Paulo que a despeito de todas as injúrias e perseguições sofridas, ele prossegue com sua missão de anunciar o evangelho sem hesitação. É muito mais saudável quando encarramos nossos problemas e buscando ajuda para melhorar a situações vivenciadas por nós em nossa caminhada com Cristo (Pv 28:13). Nossa preocupação não deveria ser “transmitir uma boa imagem aos outros”, mas sim ser um bom exemplo a ser seguido como os personagens acima citados.

 

 

III – A MELHOR ESCOLHA É VIVER A VERDADE

Mascarar a realidade é simplesmente postergar o problema. A vida cristã bem-sucedida não é aquela que passa pela terra sem provar das intempéries da vida. Ao contrário, as circunstancias adversas fazem parte do processo de amadurecimento e resistência ao pecado. Quando surge situações anormais em nossa jornada de caminhada cristã não necessitamos mudar a rota. Na verdade precisamos ter humildade e reconhecer nossa limitação e buscar ajuda de Deus e dos irmãos e concertar nossos passos e seguir em frente. Imagina alguém que foi alertado com um diagnóstico médico de uma doença grave e se recusa fazer o tratamento? O fato dela ignorar os procedimentos a ser seguido irá interferir na letalidade da doença? Claro que não! Esse comportamento tem sido o hábito de muitos em relação ao pecado, espero que os atuais membros da igreja e os que estão chegando hoje não adotam tais práticas com relação ao pecado. Vejam o que recomenda a bíblia: “Mas, como é santo aquele que vos chamou, sede vós também santos em toda vossa maneira de viver” (1 Pe 1:15,16). A bíblia fala também sobre a importância de carregar a carga uns dos outros, ou seja, ajudarmos mutuamente e não desistirmos perante os obstáculos. Nisto haverá preservação dos celeiros sempre cheios em sua vida. A instabilidade é fruto da vista grossa às frestas no depósito que é sua vida sem alinhamento com Deus em todos os aspectos... Finalizo referindo ao bom exemplo de quem estava convicto de seu celeiro estar repleto até o fim de seus dias: (2 Tm 1:8-14). 

  

CONCLUSÃO: O Senhor Jesus foi incisivo ao afirmar que seus seguidores deveriam tomar sua cruz diariamente e segui-lo (Lc 9:23). Uma vida plena em Cristo requer acima de tudo sinceridade em nossos propósitos. Necessariamente não estamos nos isentando de possíveis erros em nosso percurso. Entretanto, precisamos conscientizarmos do nosso alvo almejado que é glória celestial. Seguir em frente deve ser o lema central de todos aqueles que inscrevem na corrida da fé.

Deus abençoe sua vida.

 Pastor Joao Serafim

domingo, 5 de janeiro de 2025

Mensagem pregada 31/012/2024

 

MENSAGEM: A VIDA PRECISA SER COMO UMA VIAGEM COM DESTINO CERTO -AMÓS 3:1-7

 

INTRODUÇÃO: O fim de cada ano pode ser o termino de um ciclo na vida daqueles que fizeram seus planos para doze meses. Se assim foi, é natural que se faça um balanço para reavaliar as metas, e logicamente redirecionar o ano seguinte, considerando que, segundo o texto acima nada acontece por caso, antes, tudo tem uma razão de ser. Dentro disso, quero pensar com você sobre a viagem da vida em harmonia.

 

I – A VIDA É LONGA

Se considerarmos a vida como uma viagem de longa distância, faz necessário prepararmos. Do contrário, o destino ficará comprometido. Imagina alguém que almeja viajar para o extremo do país de veículo e não leva bagagem, dinheiro para abastecer, carro sem revisão e outros cuidados pertinentes como documentação etc. A nossa vida aqui na terra não é tão curta como muitos afirmam. A vida é curta para aqueles que estão vivendo os sonhos do plantio e colheita. Porém, aqueles que entram em rota de colisão e ficam detidos nas inúmeras curvas sinuosas da vida, sentem-se na escuridão das noites com os ponteiros do relógio contando segundo como se fossem horas. Os ciclos da vida podem ser descritos como: criança, adolescente, jovem, adulto e idoso. A fase da mocidade de uma pessoa pode ser um tempo considerado passageiro dependendo da sua demanda de atividades. Mas a fase de idade avançada pode ser de cansaço a depender das condições de saúde física, emocional e espiritual. Em virtude do físico não responder nesta fase da vida; as atividades laboriosas diminui, com isso, sobra muito tempo para relembrar o passado. Para aqueles que escolheram viver a revelia pode ser de poucos anos. Podendo ser uma vida de pesadelo, escassez, doença, culpa e vergonha.  Ninguém precisa viver assim, feliz aquele que busca a direção de Deus e trilha em seus caminhos.

 

II - POR ACASO, DUAS PESSOAS VIAJAM JUNTAS, SEM TEREM COMBINADO ANTES? Amós 3:3

O homem é um ser social, seu desejo de agrupar-se faz parte de uma necessidade inerente à sua natureza. Qualquer fuga derivada das feridas relacionais é considerada insensatez: “O solitário busca seu próprio interesse e rebela-se contra a verdadeira sabedoria” (Pv 18:1). Encontramos na bíblia uma serie de instruções nos orientando a estabelecermos relacionamentos, entre os muitos, destaco: “Melhor é serem dois do um, porque há melhor recompensa no trabalho de duas pessoas. Porquanto, se um cair, o outro o levantará seu companheiro. Mas pobre do que estiver sozinho e cair, assim não haverá quem o ajude a se erguer! ...” (Ec 4:9-12). Recentemente assisti um relato de solidão de uma grande apresentadora da televisão brasileira, ela se culpou dizendo: fui muito relapsa não desenvolvendo relacionamentos sólidos para que em minha velhice tivesse amizades para compartilhar meus dilemas. Em todas as áreas da nossa vida precisamos de companhias que compartilham conosco dos mesmos ideais. Não basta estar perto ou juntos, é necessário viver a mesma visão. Nesta viagem precisa haver acordo. Do contrário, não chegarão a lugar algum. Esta regra é válida para todos os seguimentos, quer seja, para vida empresarial, familiar ou espiritual. O plano de Deus para nossa vida possui desdobramentos no coletivo. Ninguém vive apenas para si (Rm 14:7). Na Terceira Batista Renascer possuímos um projeto de crescimento: EU + 1. Portanto, todo e qualquer projeto dessa igreja precisa convergir para esse alvo – destino. Cada departamento precisa comungar da mesma ideia e harmonizar para viajarmos na mesma rotação para conduzir pessoas a Cristo. Vejo isso como um lar bem sincronizado onde todos trabalham para o crescimento de toda família. A família Batista Renascer tem um alvo e para isso precisamos estar juntos e unidos no mesmo propósito.

 

III – REVISÃO (Ec 7:10)

Como dissemos anteriormente, no final de ano temos a sensação do fechamento de um ciclo.Entretanto, deveríamos utilizarmos desse tempo para fazermos uma revisão das nossas metas, uma vez que é inaceitável um cristão viver sem propósito. Na vida secular é natural os empreendedores fazerem um balanço contábil. Em tempos de arquivos físicos, era comum fazer revisão dos mesmos e limpar as gavetas e descartar documentos obsoletos. Em se tratando da viagem da vida, assim como é conveniente uma revisão no veículo e nas economias após percorrer um trecho do percurso, julgo pertinente fazermos uma avaliação do nosso propósito maior aqui na terra – testemunhar de Cristo. Muitas coisas precisam ser descartadas das nossas embarcações que pode ser um embaraço em nosso desempenho. Aproveitando esse tempo devemos perdoar a quem nos feriu ou decepcionou, é oportuno limpar do coração toda mágoa, tristeza e desesperança e receber de Cristo a fé como força propulsora e, seguir adiante na esperança de um ano mais frutíferos. Julgo importante também, avaliarmos aquilo que deu errado e propormos a mudança, mas também agradecer a Deus por aquilo que deu certo. É tempo de ensaiar novos passos abrir nossa casa para as células, levantar-se, firmar os passos e seguir adiante como aconselhou o autor de Eclesiastes 9:7-10: ” viver e usufruir do presente enquanto o temos, antes que seja tarde demais, chega de saudosismos e reclamação do passado. É hora de ousar em Cristo. Portanto, use essa data para estabelecer metas: Compartilhar o evangelho com ao menos um durante o ano, buscar mais de Deus, estudar a bíblia toda, fazer um curso profissionalizante, buscar crescimento profissional etc.  Sempre condicionando todos seus planos e esforços à Glória de Deus (1 Cor 10:31). Você está fazendo uma grande viagem que necessita revisão periódica. Eis aí, o tempo oportuno.

 

CONCLUSÃO:  Nenhum mortal possui a previsibilidade de segurança integral de sua passagem por essa terra. Contudo, muitos revéis podem ser evitados quando escolhemos seguir os conselhos do nosso Pai Celestial. O salmista (Sl 1) afirmou: Aquele que tem seu prazer na lei do Senhor e nela medita, assemelha-se a uma árvore plantada junto à margem do rio, que as folhas não murcha e dá seu fruto no tempo certo (parafraseado). ). Diferente da vida do ímpio que é instável. Você não precisa estar sozinho na viagem – Jesus deseja ser seu piloto.

Deus te abençoe. Um feliz ano novo!