domingo, 5 de janeiro de 2025

Mensagem pregada 31/012/2024

 

MENSAGEM: A VIDA PRECISA SER COMO UMA VIAGEM COM DESTINO CERTO -AMÓS 3:1-7

 

INTRODUÇÃO: O fim de cada ano pode ser o termino de um ciclo na vida daqueles que fizeram seus planos para doze meses. Se assim foi, é natural que se faça um balanço para reavaliar as metas, e logicamente redirecionar o ano seguinte, considerando que, segundo o texto acima nada acontece por caso, antes, tudo tem uma razão de ser. Dentro disso, quero pensar com você sobre a viagem da vida em harmonia.

 

I – A VIDA É LONGA

Se considerarmos a vida como uma viagem de longa distância, faz necessário prepararmos. Do contrário, o destino ficará comprometido. Imagina alguém que almeja viajar para o extremo do país de veículo e não leva bagagem, dinheiro para abastecer, carro sem revisão e outros cuidados pertinentes como documentação etc. A nossa vida aqui na terra não é tão curta como muitos afirmam. A vida é curta para aqueles que estão vivendo os sonhos do plantio e colheita. Porém, aqueles que entram em rota de colisão e ficam detidos nas inúmeras curvas sinuosas da vida, sentem-se na escuridão das noites com os ponteiros do relógio contando segundo como se fossem horas. Os ciclos da vida podem ser descritos como: criança, adolescente, jovem, adulto e idoso. A fase da mocidade de uma pessoa pode ser um tempo considerado passageiro dependendo da sua demanda de atividades. Mas a fase de idade avançada pode ser de cansaço a depender das condições de saúde física, emocional e espiritual. Em virtude do físico não responder nesta fase da vida; as atividades laboriosas diminui, com isso, sobra muito tempo para relembrar o passado. Para aqueles que escolheram viver a revelia pode ser de poucos anos. Podendo ser uma vida de pesadelo, escassez, doença, culpa e vergonha.  Ninguém precisa viver assim, feliz aquele que busca a direção de Deus e trilha em seus caminhos.

 

II - POR ACASO, DUAS PESSOAS VIAJAM JUNTAS, SEM TEREM COMBINADO ANTES? Amós 3:3

O homem é um ser social, seu desejo de agrupar-se faz parte de uma necessidade inerente à sua natureza. Qualquer fuga derivada das feridas relacionais é considerada insensatez: “O solitário busca seu próprio interesse e rebela-se contra a verdadeira sabedoria” (Pv 18:1). Encontramos na bíblia uma serie de instruções nos orientando a estabelecermos relacionamentos, entre os muitos, destaco: “Melhor é serem dois do um, porque há melhor recompensa no trabalho de duas pessoas. Porquanto, se um cair, o outro o levantará seu companheiro. Mas pobre do que estiver sozinho e cair, assim não haverá quem o ajude a se erguer! ...” (Ec 4:9-12). Recentemente assisti um relato de solidão de uma grande apresentadora da televisão brasileira, ela se culpou dizendo: fui muito relapsa não desenvolvendo relacionamentos sólidos para que em minha velhice tivesse amizades para compartilhar meus dilemas. Em todas as áreas da nossa vida precisamos de companhias que compartilham conosco dos mesmos ideais. Não basta estar perto ou juntos, é necessário viver a mesma visão. Nesta viagem precisa haver acordo. Do contrário, não chegarão a lugar algum. Esta regra é válida para todos os seguimentos, quer seja, para vida empresarial, familiar ou espiritual. O plano de Deus para nossa vida possui desdobramentos no coletivo. Ninguém vive apenas para si (Rm 14:7). Na Terceira Batista Renascer possuímos um projeto de crescimento: EU + 1. Portanto, todo e qualquer projeto dessa igreja precisa convergir para esse alvo – destino. Cada departamento precisa comungar da mesma ideia e harmonizar para viajarmos na mesma rotação para conduzir pessoas a Cristo. Vejo isso como um lar bem sincronizado onde todos trabalham para o crescimento de toda família. A família Batista Renascer tem um alvo e para isso precisamos estar juntos e unidos no mesmo propósito.

 

III – REVISÃO (Ec 7:10)

Como dissemos anteriormente, no final de ano temos a sensação do fechamento de um ciclo.Entretanto, deveríamos utilizarmos desse tempo para fazermos uma revisão das nossas metas, uma vez que é inaceitável um cristão viver sem propósito. Na vida secular é natural os empreendedores fazerem um balanço contábil. Em tempos de arquivos físicos, era comum fazer revisão dos mesmos e limpar as gavetas e descartar documentos obsoletos. Em se tratando da viagem da vida, assim como é conveniente uma revisão no veículo e nas economias após percorrer um trecho do percurso, julgo pertinente fazermos uma avaliação do nosso propósito maior aqui na terra – testemunhar de Cristo. Muitas coisas precisam ser descartadas das nossas embarcações que pode ser um embaraço em nosso desempenho. Aproveitando esse tempo devemos perdoar a quem nos feriu ou decepcionou, é oportuno limpar do coração toda mágoa, tristeza e desesperança e receber de Cristo a fé como força propulsora e, seguir adiante na esperança de um ano mais frutíferos. Julgo importante também, avaliarmos aquilo que deu errado e propormos a mudança, mas também agradecer a Deus por aquilo que deu certo. É tempo de ensaiar novos passos abrir nossa casa para as células, levantar-se, firmar os passos e seguir adiante como aconselhou o autor de Eclesiastes 9:7-10: ” viver e usufruir do presente enquanto o temos, antes que seja tarde demais, chega de saudosismos e reclamação do passado. É hora de ousar em Cristo. Portanto, use essa data para estabelecer metas: Compartilhar o evangelho com ao menos um durante o ano, buscar mais de Deus, estudar a bíblia toda, fazer um curso profissionalizante, buscar crescimento profissional etc.  Sempre condicionando todos seus planos e esforços à Glória de Deus (1 Cor 10:31). Você está fazendo uma grande viagem que necessita revisão periódica. Eis aí, o tempo oportuno.

 

CONCLUSÃO:  Nenhum mortal possui a previsibilidade de segurança integral de sua passagem por essa terra. Contudo, muitos revéis podem ser evitados quando escolhemos seguir os conselhos do nosso Pai Celestial. O salmista (Sl 1) afirmou: Aquele que tem seu prazer na lei do Senhor e nela medita, assemelha-se a uma árvore plantada junto à margem do rio, que as folhas não murcha e dá seu fruto no tempo certo (parafraseado). ). Diferente da vida do ímpio que é instável. Você não precisa estar sozinho na viagem – Jesus deseja ser seu piloto.

Deus te abençoe. Um feliz ano novo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário