segunda-feira, 7 de abril de 2025

Mensagem pregada dia 06/04/2025

 

MENSAGEM: OS EFEITOS DA OBRA DE CRISTO NA CRUZ

TEXTO: COL 1:1-23

 

INTRODUÇÃO: Os efeitos positivos da obra de Cristo foram produzidos pelo seu penoso sofrimento na cruz em prol da humanidade, como descrito em Isaías 53:9-11.  Os frutos deste trabalho refletem na reconciliação da criação com seu Criador trazendo paz e esperança eternal. Entre os inúmeros efeitos, destacamos alguns que julgamos ser indispensáveis.

 

 I – O PRIMEIRO EFEITO: RECONCILIAÇÃO – COL 1:20 – 22

Por meio do sacrifício de Cristo o homem foi reconciliado com Deus. O afastamento se deu através do pecado original dos nossos primeiros pais (Adão e Eva). Vindo Jesus na plenitude dos tempos pagou nossa dívida que nos era contrária, anulando-a na cruz–(Col 22:14).Quanto aos obstáculos, foram removidos:  

a) Distância  (Ef 2:13),

b) Acesso a Deus (Ef 3:11-12, Rm 5:2),                                                                                             

c) Temos um intercessor junto a Deus (Hb 4:14-16). Portanto, a reconciliação nos possibilitou aos benefícios da aproximação, acessibilidade e segurança.

 II – O SEGUNDO EFEITO: ESPÍRITO x RELIGIÃO– COL 1:3-6

A comunidade de Colossos viveu uma revolução moral com a chegada do evangelho, as boas notícias acerca de Colossos espalharam-se bem rapidamente e com isso atraiu os moralistas judaizantes buscando incrementar elementos humanos para a santificação dos seguidores do evangelho como se a obra de Cristo fosse insuficiente (Col 2:8, 20 – 23). Porém, isso foi contestado da seguinte forma:

a) Jesus apresentado como supremo (Col 1:15-20),                                    

 b) A suficiência para participar da herança de Deus vem de Cristo (Col 1:12),                                       

c) Cristo em nós é a Esperança da vitória (Col 1: 26 -27). Isso significa que Jesus é plenamente suficiente, porque tudo converge para Ele (Col 1:19).

 

III – O TERCIEIRO EFEITO:TRANSFORMAÇÃO –

COL 2: 11 – 23

Sob a luz do evangelho ficamos livres do domínio das trevas sem sujeição à inclinação da natureza mundana decaída (Col 2:11). A nova vida foi produzida pelo o Espirito de Cristo em nosso coração e não por rituais humanos (circuncisão). Ou seja, uma obra de dentro para fora. Contudo, os efeitos desta transformação precisam evidenciar de forma prática da seguinte forma:

a) Viver como ressuscitado em Cristo (Col 3:1-4),                                                                                 b) Escolher afastar das coisas impuras (Col 3:5- 9),                                                                           c) Trajes de santidade (Col 3:10-11). A única condição para viver a obra de Cristo é crer inteiramente na verdade, ficando firme e seguro nela, fortes no Senhor, convictos pelo o evangelho de que Jesus morreu por nossos pecados e nunca vacilando na confiança nele como Salvador. Essa é a boa notícia do evangelho. 

 

CONCLUSÃO: Você reconhece a supremacia de Cristo em sua vida? Quem ocupa o primeiro lugar em seu viver? Se Jesus, o supremo, aquele que com o Pai tudo criou e tudo mantém em ordem tornar-se o primeiro em sua vida, ocorrerão mudanças em sua forma de pensar, seu jeito de agir, seu modo de estudar e de se relacionar, e tudo isso resultará numa caminhada de paz com Deus e santidade na sua presença e um futuro na eternidade com ele nos céus. Os efeitos da obra de Cristo podem revolucionar sua vida para o bem.

 

Deus te abençoe!

 Pastor João Serafim.

 

 

 

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário