segunda-feira, 13 de julho de 2015

MENSAGEM PREGADA DIA 12/07/15, QUE SERÁ COMPARTILHADA NAS CÉLULAS DIA 16/07/15

MENSAGEM: OS CAMINHOS DE DEUS   TEXTO: ISAÍAS 55. 1-13

INTRODUÇÃO: Os caminhos de Deus são diferentes dos nossos caminhos e estranhos para o homem. Entretanto, Deus tem muito interesse em torná-los conhecidos, o que justifica seus frequentes apelos ao retorno para desfrutar das suas benevolências sem nenhum ônus – Nestes termos ele apresenta o convite “... Vinde as águas... vinde comprai sem dinheiro leite e mel...”(v1). O homem tem ignorado a voz de Deus, afastando dos seus propósitos que é de conduzi-lo a uma vida de deleite, ao contrário, o homem tem si perdido em seus próprios caminhos de independência de Deus; O mesmo é desafiado a deixar o caminho da impiedade e converter-se ao Senhor que é rico em perdoar, ou seja, uma segunda chance de retomar ao caminho da vida abundante. Veja como este caminho pode tornar conhecido:

I – BUSCAR O SENHOR ENQUANTO SE PODE ACHAR
A bíblia descreve o Senhor Jesus como próprio caminho; “... Eu sou o caminho...” (Jo 14.6), isto significa que, se desejarmos conhecer a Deus precisamos buscá-lo de todo o nosso coração, ou seja, com toda sinceridade da alma. Outro detalhe importante que, o momento é agora; “ Enquanto se pode achá-lo” (v 6), nossa disposição para encontrar-se com Deus conta muito; veja porque: “ Desde os dias de João Batista até agora, o reino dos céus é tomado por esforço, e os que esforçam se apoderam dele” (Mt 11.12). Ele sempre está pronto para nos abençoar, vai depender apenas de fazermos o caminho de volta para Ele.       O envolvimento do homem com o pecado pode ser um caminho sem volta e, a melhor alternativa é retornar enquanto está perto, quanto mais distanciarmos envolvendo em pecado mais difícil fica o retorno. Como alguém que entra numa rota errada, quanto mais se aprofunda, mais distante fica de retomar o caminho correto, assim também quando afastamento de Deus. A melhor direção são os conselhos do Senhor. Busque-os ainda hoje.

II – EXCESSO DE CONFIANÇA
O ser humano é extremamente orgulhoso e trabalha arduamente pela sua independência em todos os aspectos da vida, ele faz de tudo para não depender do próximo e nem de Deus. Esta presunção explica o desvio de muitos do verdadeiro caminho, pôr achar-se auto-suficiente recusando uma simples ajuda que seria o bastante para evitar uma grande ruína, ele se descamba pelos atalhos apresentado como alternativas fáceis – Quando cai na real, às vezes é tarde demais como diz as escrituras: “Há caminho que ao homem parece direito, mas ao cabo dá em caminhos de morte” (Pv. 14.12).
           
Todas as vezes que encontramos em dúvida devemos buscar ajuda. No que se refere o reino de Deus, temos a Bíblia Sagrada que diz: “ Lâmpada para os meus pés é a sua palavra e, luz para os meus caminhos” (Sl. 119.105) e, mais o Espírito Santo, o conselheiro fiel nos fará lembrar das promessas do Pai e, Jesus nos assegurou que estaria conosco todos os dias (Mt. 28:20b).

II – UM CAMINHO SEM OBSTÁCULOS
             Somos desafiados a trocar nossos caminhos pelos caminhos do nosso Deus que possui caminhos mais elevados que os nossos e, que propõe uma vida de deleite (alegria) junto do Pai Celestial. Entretanto, o homem vê tantos obstáculos, que são colocados por ele mesmo através da sua independência, orgulho, prepotência e vaidades. Deus, com sua compaixão que lhe é peculiar, faz o apelo esperando ser atendido dando a garantia de que: “Deixe o perverso o seu caminho, o iníquo, os seus pensamentos; converta-se ao Senhor, que se compadecerá dele, e volte-se para o nosso Deus, que é rico em perdoar”(Is 55.7).
            Na verdade abrir mão destas nossas vaidades nos parece muito custoso em virtude do nosso ego. Contudo, quando nos dispomos a ouvir a vós de Deus temos estas promessas “Saíres com alegria e em paz sereis guiados...”(Is 55.12). Traduzindo: os caminhos serão aplanados e, em lugar de espinhos crescerá as flores...
            Estas promessas são feitas pelo o Deus que não falha afirmando que sua palavra cumprirá literalmente.

CONCLUSÃO: Os caminhos de Deus estão abertos para todos que desejam ser felizes. Pois, os mesmo nos dão acesso aos mais ricos tesouros celestiais que, não pode  comparar com as propostas efêmeras desta vida. O maravilhoso de tudo isto é que todos os tesouros são acessíveis a todas as pessoas sem nenhum custo. Porque o preço já foi pago pelo Senhor Jesus. Troque seus caminhos pelos caminhos de Deus ainda hoje e você comprovará o quanto é melhor. Deus te abençoe. 
Pastor João Serafim.


Nenhum comentário:

Postar um comentário