terça-feira, 4 de agosto de 2015

MENSAGEM: O PÃO VIVO QUE DESCEU DO CÉU TEXTO  JO 6. 41 – 58

INTRODUÇÃO: Uma boa alimentação é o básico para uma vida saudável, recomenda os nutricionistas. Já ouvi de um médico que, o homem morre ou vive pela boca, ou seja, sua longevidade ou brevidade de vida depende do que ele come. Em seu discurso, Jesus aborda sobre o pão (maná) que os judeus alimentaram-se no deserto, do qual eles muito se orgulhavam; Jesus afirma que aquele pão que eles comeram só podia satisfazê-los temporariamente, porém, agora é oferecido o pão permanente – entre o que perece o que permanece, cabe-lhes a escolha em alimentar do pão vivo que desceu do céu, que é o Senhor Jesus Cristo.

I – O MANÁ CAÍA DO CÉU TODOS OS DIAS ( Ex 16. 22-35)
Os judeus contemporâneos do ministério terreno de Jesus reconheceram que a provisão do maná para vida de seus antepassados no deserto foi um milagre, tanto que, desejaram mais maná, à semelhança da multiplicação dos pães do dia anterior ao discurso; aliás, aquela multidão se afluiu em torno de Jesus, foi em detrimento dos pães recheados de peixes que eles tinham comido e já estavam com fome de novo. O maná caia todos os dias; então pensaram eles; quem sabe Jesus multiplica os pães todos os dias para nós. Jesus os confronta a canalizar seus esforços não por esta alimentação. Pois, tanto o maná, quanto o pão recheado, são alimentos temporários; “...Trabalhai não pela comida que perece, mas pela comida que permanece para a vida eterna...” (Jo 6.27).

II – O PÃO QUE PERMANECE
Quando os judeus ouviram sobre a existência do pão que permanece, logo pediram: “...Senhor dá-nos sempre desse pão”(6.34). O desejo do homem em resolver seus problemas são plenamente legitimo, contando que use dos meios legais, o que nem sempre ocorre. Muitos em busca da solução dos seus problemas não se importam com a fonte, origem ou de onde vem a resposta. Esse imediatismo cria um terreno fértil para os falsários, e na vitrine dos contrabandistas da fé possui belas embalagens com produto estragado, a propaganda é atrativa propondo oferta de céu na terra e paraíso e coroa sem cruz; tudo isso não passa de propaganda enganosa, é como comprar picanha com preço de carne de segunda; Porém, estragada. Jesus não falou do seu plano em meias palavras, tanto que, seu auditório reduziu em apenas doze espectadores; foi quando Ele se dirigiu aos doze e disse-lhes:  e vocês, não querem vazar fora como os demais? Mas, houve alguém que digeriu comida dizendo: “...Senhor, para quem iremos nós?, tu tens as palavras da vida eterna”(Jo 6. 66-68).

III – QUEM NÃO ALIMENTAR DE CRISTO NÃO TEM VIDA EM SI MESMO
Jesus disse: “Na verdade, na verdade vos digo que, se não comerdes a carne do filho do homem e não beberdes o seu sangue, não tereis vida em vós mesmos”( Jo 5. 53). A multidão que buscava o pão recheado de peixe rejeitou a comida servida por Jesus, ou, não puderam digerir o mais fino banquete celestial descrito nestas palavras: “Pois a minha carne é verdadeira comida, e o meu sangue é verdadeira bebida” (Jo 6.55). Na verdade Jesus estava falando da relação que seus seguidores precisam ter com Ele; Desta relação advêm o alimento espiritual que nutre o homem interior, do qual Jesus diz; “ ...As palavras que eu vos tenho dito são espírito e são vida” (Jo 6.63). Se aquela multidão tivesse reconhecido que, Jesus era o Messias prometido certamente teriam lembrado que, o homem não vive apenas de pão físico. “...Não só de pão viverá o homem, mas de toda palavra que procede da boca de Deus” (Dt 8.3 - Mt 4.4). Em alimentar de Cristo temos saúde espiritual abundante, em contrapartida quem alimenta das comidas servidas nas bandejas (ensinos falsos) oferecida nas esquinas está sujeitos contrair as bactérias ou morrer intoxicado. O barato pode sair mais caro, ou seja, onde não exige nada não oferece segurança. Pense sobre os ensinos de Jesus que exige dedicação exclusiva.

CONCLUSÃO: Muitos pratos têm sido apresentados diante de você, as aparências nem sempre confere com o conteúdo, Jesus é o pão vivo que não necessita de data de validade. Porque Ele é eterno e quem dele se alimenta nunca mais terá fome. Hoje você é desafiado a degustar do mais fino prato. Deus te abençoe.

Pastor João Serafim

Nenhum comentário:

Postar um comentário