quarta-feira, 29 de junho de 2016

MENSAGEM PREGADA DIA 26/06/16 E QUE SERÁ COMPARTILHADA NAS CÉLULAS 30/06/16

MENSAGEM:  QUANDO O CARÁTER SUPRIME O TALENTO
TEXTO: 1ª COR 4.1-5

INTRODUÇÃO: Deus criou o homem e o dotou de habilidades incomuns, é impressionante como as pessoas são capaz de expressar através das suas obras. Em todas as áreas de atuação humana, existem aqueles que se diferenciam  por meio de suas realizações; e outros, embora, detentores de maiores talentos ficam engessados na vida, e quando não retrocedem em virtude do fator  caráter, ou seja, o talento não suporta o caráter corrompido. Para os profissionais da vida secular é imprescindível uma vida ilibada, já na vida espiritual requer dos despenseiros, ainda maior zelo com  reputação irrepreensível.   

I – AS OBRAS REVELAM A IDENTIDADE DO SEU CRIADOR
Todos nós somos dotados de algum tipo de habilidade (talento), e por meio destas habilidades nos expressamos, ou seja, naquilo que realizo fica minha digital. Quando vejo um quadro pintado, uma construção, uma música,  um livro escrito, logo penso no autor. A bíblia faz referência a dois personagens que foram capacitados por Deus para a construção dos utensílios do templo portátil no deserto; os quais nos chamam muito atenção pela inteligência que tinham (Êx. 31.1-6). Em todos os seguimentos sociais há pessoas que se destacam, na área da arte, do ensino, saúde, esporte e comunicação etc.
Os dons naturais são dados a cada um de nós para completarmos socialmente, através da dependências que temos uns dos outros, mantemos nosso vinculo social, pois não somos completos em si mesmo. Um cirurgião por mais habilidoso que seja na sua função, pode não ser tão afinado como músico da orquestra, da mesma forma um ótimo professor pode não ser um habilidoso atleta. Mas, o respeito por aquilo que se propõe a fazer é adquirido por meio da seriedade com que se dispõe a realizar sua obra. O valor em primeiro lugar é dado pelo autor, isto significa que o esmero do autor define o preço da obras.

II – CARÁTER A PROVA DE QUESTINAMENTO
O apóstolo Paulo recebeu a missão de anunciar o evangelho aos gentios (Atos 26.16-21) e foi obediente levando a sério a sua missão. Devemos considerar o propósito na vida deste homem de sucesso: a)Despiu da presunção (orgulho) “...Considero tudo como perda, por causa da sublimidade do conhecimento de Cristo...” (Fl 3.8),
b) Flexibilidade para abrir as portas para o evangelho, c) Disciplina pessoal rígida para alcançar seu objetivo ( 1ª Cor 9.19-27). No final do seu ministério ele afirma aos seus obreiros que levou uma vida sem cobiça (Atos 20.32-35) completando sua missão cheio de convicção e consciência pura; afirmando: “Quanto a mim, estou sendo já oferecido por libação, e o tempo da minha partida é chagado. Combati o bom combate, completei a carreira, guardei a fé. Já agora a coroa da justiça me está guardada, a qual o Senhor, reto juiz, me dará naquele dia...” (2ª Tm 4.6-8).
A consciência de estar fazendo o nosso melhor é que nos folga a respeito daquilo que os homens dizem a nosso respeito. Paulo afirmou: Faço de tudo para não ser desqualificado, ele estava referindo à conduta e fidelidade que requer dos despenseiros (administradores do reino de Deus). Isto significa que o evangelho é pregado com dois nomes (JESUS + SEU NOME). Portanto, requer credibilidade junto às pessoas.

III – TALENTO SUPRIMIDO
Há um dito popular “ as aparências  enganam”,  a  bem da verdade,  precisamos certificar se não é passado gato por lebre. Ignorar os talentos é um equívoco. Entretanto, precisamos avaliar o custo beneficio das coisas. Exemplo: Um violonista super habilidoso e outro limitado, o habilidoso sem compromisso (mau testemunho), já o violonista limitado é comprometido (bom testemunho). Por mais fluente que seja o seu talento, aquela habilidade não suporta o mau caráter. Imagina se Moisés recomendasse a Bezelael e Aoliabe a fazer uma peça para a Arca e eles atrasassem por estar embriagados com vinho ou por outros atos de irresponsabilidades. Qualquer tarefa que recebemos para executar devemos realizá-la com toda a nossa capacidade, pelo contrário seremos denunciados pelas nossas obras (conduta), ou seja, aqui está a mão do fulano? É sua especialidade fazer relaxado. Atitudes tais,        depões contra o reino. “ Maldito aquele que fizer a obra do Senhor relaxadamente” (Jr 48.10ª). Seu compromisso faz a diferença.
CONCLUSÃO: O que requer dos despenseiro é fidelidade. O mau testemunho destrói os talentos, habilidades são dons e o caráter depende do homem. Você pode e deve ser respeitado naquilo que se propõe a fazer,  independente de honras humanas, há alguém que recompensará você não pelo talento, mas,  pela maneira que foi administrado o que foi colocado em suas mãos. Valorize e cuide bem do que Deus te deu.

 Deus te abençoe. Pastor João Serafim.     

quarta-feira, 22 de junho de 2016

MENSAGEM PREGADA DIA 19/06/16 E QUE SERÁ COMPARTILHADA NAS CÉLULAS 23/06/16

VERDADES ACERCA DO ALTAR
Lucas 1. 5 – 23

INTRODUÇÃO: O ofício sacerdotal no antigo testamento, era exercida normalmente pelo sacerdote, sumo sacerdote e outros oficiais do templo. Isso era um mandamento ordenado pelo Senhor registrado no livro de Êxodo a partir do capítulo 25, onde vemos o início da criação do tabernáculo para o povo israelita servi-lo no deserto, pois até este momento não existia ainda o templo propriamente construído, mas essas ordenanças não foram modificadas após a construção do mesmo. Atentemos que após o advento da morte e ressurreição de Cristo, todos os Cristãos têm livre acesso para entrar na presença de Deus, onde na antiga aliança era apenas acessível aos sacerdotes, hoje nós como sacerdócio real e nação santa (1ª Pedro 2.9) podemos ter acesso ao pai, pelo novo e vivo caminho que ele nos consagrou, pelo véu, isto é, pela sua carne. (Hebreus 10. 19-20)

1ª. NOSSAS LIMITAÇÕES HUMANAS NÃO PODEM SER MOTIVOS DE DESISTÊNCIA EM SERVIR AO SENHOR.
v. 6 e 7: ambos eram justos diante de Deus, vivendo irrepreensivelmente em todos os preceitos e mandamentos do Senhor. E não tinham filhos porque Isabel era estéril, sendo eles avançados em dias. Vimos aqui neste texto sagrado e em tantos outros que homens e mulheres na bíblia serviam o Senhor mesmo com suas limitações, podemos citar, por exemplo: Moisés ao dizer que não era um exímio orador, (Êxodo 4.10),

2ª. ALTAR É LUGAR DE ENTREGA, ORAÇÃO, ADORAÇÃO.
v. 11 “e eis que lhe apareceu um anjo do Senhor, em pé, à direita do altar do incenso”.
Interessante notarmos que O Antigo Testamento menciona que o altar de incenso estava localizado no Lugar Santo, “diante do véu” que separava o Lugar Santo do Lugar Santíssimo (Êxodo 30:6; 40:26; 1 Reis 6:22), para que o sumo sacerdote pudesse queimar sobre ele, cada manhã e cada tarde, “o incenso aromático” ao Senhor (Êxodo 30:7 e 8). Embora localizado geograficamente no Lugar Santo, esse altar era tido como pertencendo tecnicamente ao Lugar Santíssimo (Hebreus 9:3 e 4), pois o incenso sobre ele oferecido era tido como penetrando além do véu, “perante o Senhor” (Êxodo 30:8).

3º. ALTAR É LUGAR DE VIDA CONSAGRADA A DEUS.
v. 6 “e eram ambos justos perante Deus...” notemos aqui que o casal vivia uma vida consagrada diante do Senhor, Encontramos na bíblia diversos textos onde não é apenas uma opção e sim uma escolha de vida; se quisermos ter comunhão com o Cristo ressuscitado precisamos viver segundo os seus parâmetros que Ele ordenou para nós. Hebreus 12. 14 nos adverte: segui a paz com todos e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor. Ainda em Apocalipse: 22.11 O injusto faça ainda injustiças, o impuro pratique impurezas. Mas o justo faça a justiça e o santo santifique-se ainda mais.

4º ALTAR É LUGAR DE RESPOSTAS ÀS ORAÇÕES
v.13 “Mas o anjo lhe disse: Zacarias, não temas, porque a tua oração foi ouvida, e Isabel, tua mulher, dará à luz um filho, e lhe porás o nome de João”. Não sabemos  quanto tempo Zacarias estava orando, e se naquele momento ele estava pedindo um filho ao Senhor, mas o certo é que Deus ouviu a oração daquele homem e mudaria para sempre sua história aqui na terra dando-lhe um filho que o próprio Jesus disse que seria o maior entre os nascido de mulher. Lembre-se sempre que você orar, tenha o coração confiante que Deus irá responder suas orações. Glória a Deus!

5º NO ALTAR PRECISAMOS DEIXAR DEUS SER DEUS
Por que esta frase, deixar Deus ser Deus? Notemos que  no verso 18 Zacarias fica em Dúvida quanto às  palavras do anjo: “Disse então Zacarias ao anjo: Como saberei isto? pois eu já sou velho, e minha mulher avançada em idade”.Ele pensou que por causa da sua limitação humana, no caso aqui a idade, Deus não poderia operar este milagre na vida dele, precisamos estar atentos ao agir de Deus, Muitos homens e mulheres que foram usados poderosamente pelo Senhor, em algum momento tiveram esta mesma dúvida que Zacarias teve, podemos citar por exemplos: Moisés ao dizer que era pesado de língua e o povo não iria ouvi-lo, Gideão quando estava malhando o trigo para pôr a salvo dos midianitas, entendeu que era insignificante porque era o menor de sua casa e de família pobre, adjetivos estes, que não fazem diferenças para o agir de Deus.
Deus te abençoe
Miss. Paulo Sérgio



quarta-feira, 15 de junho de 2016

MENSAGEM PREGADA DIA 12/06/16 E QUE SERÁ COMPARTILHADA NAS CÉLULAS 16/06/16

MENSAGEM: IGREJA SAUDÁVEL
TEXTO  I COR 12:12-31

INTRODUÇÃO: Todos nós sonhamos com uma igreja saudável, em que todos os membros funcionam como um organismo vivo, tendo em vista que este é o propósito de Deus, ou seja, não podemos desejar nada aquém, considerando que o plano celestial preconiza uma ação harmônica desta junção diversificada com atribuições distinta, mas com finalidade comum a todos. O crescimento.

I – CRISTO É A CABEÇA DO CORPO (IGREJA)  (Ef 1.22,23)
Assim como os membros do corpo funcionam harmonicamente, a igreja precisa estar sintonizada com os demais membros, mas, sobretudo com aquele que é a cabeça do corpo Jesus (Igreja). Um membro do corpo que não recebe o comando da cabeça (cérebro) incorre no risco de sofrer danos irreparáveis. Isto pode ser visto nos exemplos de AVC (acidente vascular cerebral), quando estes acidentes são mais graves, alguns membros sofrem anomalias, ou seja, exemplo prático: um braço afetado por este acidente não atende o comando  do cérebro, com isto é lançado de lado para o outro e torna um estorvo para os demais membros. Estou apontando um exemplo de acidente. Entretanto, isto pode acontecer por mero capricho, carnalidade e imaturidade ou por resistência a vontade de Cristo. Na igreja pode acontecer o mesmo.

II – MEMBROS DO CORPO DE CRISTO

Quando o apóstolo Paulo fala desta dinâmica da igreja de Cristo, ele tinha em vista o exercício dos dons que deve fluir de maneira natural. Esforço e tentativa em encaixar o nariz na mão não funcionam nem para os demais membros deslocados dos seus locais apropriados. Mesmos com claras evidencias que isto não funcionam na base da imposição às vezes insistimos em empurrar ou exigir que a mão faça a função do nariz. Se nós como membros do corpo Cristo agíssemos despretensiosamente, com a finalidade única de abençoar e servir, certamente iríamos descobrir  nosso ministério  e ajustar ao corpo de maneira natural sem desgaste. Isto significa servir por zelo e não por nomeação, cargo, cumprir meta ou coisas do gênero. Quem age dentro do seu ministério no corpo de Cristo,  vai sempre atuar, diferente dos nomeados que na grande maioria recebe atribuições totalmente incompatível a função. 
Ex. isto acontece não é por má vontade e, sim por estar deslocado. Devemos rever nos conceitos de serviços no reino de Deus. Considerando que, os membros vitais do corpo funcionam até mesmo quando os demais estão descansando. Imagina seu coração resolver tirar umas férias? Seu pulmão, rins dá uma pausa? Pensemos sobre isto e vamos exercitar para o bem de todo o corpo (igreja).

III – DESCOBRINDO O MEU LUGAR NO CORPO DE CRISTO.
Servir a Deus é uma das coisas mais gloriosa para aqueles que se encaixa no corpo de Cristo. Entretanto, tem sido doloroso para muitos, primeiro porque somos chamados para adorar e não para  ser meros serviçais, segundo é que servir desconectado é como colocar uma peça em uma engrenagem fora do lugar (desgasta a si e os outros). Há muitas pessoas machucadas, decepcionadas, frustradas na obra de Deus em decorrência de não submeter-se ao comando da cabeça que é Cristo. Depois, somos afoitos e não buscamos devidamente orientação Divina para servir a Deus e ao próximo, preocupamos em fazer, fazer,  etc...
A obra de Deus é muito ampla e tem atividades para todos os membros, a orientação Paulina é para submetermos ao Espírito Santo que visa um fim comum  que é de glorificar a Deus.
Deus colocou na igreja pessoas com diferentes dons, nesta diversidade de dons você esta incluído. É muito gratificante servir a Deus e aos irmãos.   
Como posso descobri meu dom? Uma inquietação com algo que você considera que está errado e precisa ser consertado pode ser um forte indício do seu chamado para atuar naquela área. Portanto, se recebi uma tarefa e esqueço, faço por pressão, cobrança, se reclamo, sinto injustiçado. É um indicativo que não sou chamado. Não busque cargo, descubra seu ministério e você não será frustrado.

CONCLUSÃO: No reino de Deus a força propulsora é o amor, toda e qualquer ação depende desta motivação do amor. Quando buscamos reconhecimento, direitos, retribuição temos nossas ações neutralizadas, pois na verdade estamos fazendo pra si e não para o avanço do bem comum de todo o corpo, e corremos o risco de ser um membro desproporcional no corpo.
Deus te abençoe.
 Pastor João Serafim.

quarta-feira, 8 de junho de 2016

Oração pelas crianças no culto dia 05/06/2016


MENSAGEM PREGADA DIA 05/06/16 E QUE SERÁ COMPARTILHADA NAS CÉLULAS 09/06/16

MENSAGEM:  VIDEIRA VERDADEIRA
                                                     TEXTO   JO 15.1 -27               
INTRODUÇÃO:  Quando Jesus afirma ser Ele a videira verdadeira obviamente está afirmando também a existência de uma videira falsa. Sua ênfase fixa no fruto bom, que depende diretamente da relação natural dos ramos enxertados no tronco. A frutificação provém desta relação; isto porque os galhos depende do tronco, assim diz Ele “ Porque sem mim nada podeis fazer” (V  5c ), viver ligado na videira verdadeira depende também da disposição dos galhos em permitir ser cuidado por aquele que pode torná-los limpos. A proposta do agricultor é tornar cada ramo produtivo. Por isso convido você a submeter às ações daquele que pode transformar sua vida de esterilidade em viçosa plantação no jardim de Deus. Vamos às suas instruções: 

I – ENXERTADO NA OLIVIERA  (RM 11. 16 – 24)
Deus trata a nação de Israel como Oliveira, já os não Israelitas como zambujeiro (árvore má). Este tratamento refere-se à hierarquia no plano de Deus que segue na rejeição de um povo e a inclusão de outros povos. Independente de ser Judeu ou brasileiro é essencial entender que todos que se pré-dispõe ser enxertado naquele que manifesta como matriz (modelo) da plantação de Deus deve reconhecer que qualquer estilo de vida incompatível com a natureza das raízes implica em rejeição (tal qual na implantação de órgãos humanos). O orgulho foi o principal fator da causa de rejeição dos israelitas, no texto acima descreve sobre os cuidados que devemos ter; considerando que: Se Deus tratou os ramos naturais com tal rigor e nós? “ Porque se Deus não poupou os ramos naturais, teme que não te poupe a ti também” (Rm 11.21). Isto significa que devemos ser humildes para receber o tratamento de Deus. Somos apenas ramos e ele o troco, não dispute força com ele.
                II – O AGRICULTOR CONHECE A PLANTAÇÃO
A dificuldade do homem como ramo em submeter ao tratamento do agricultor é muito grande, até porque há momentos na vida do ser humano que funcionam como estações do ano, que necessita de tratamento diferenciado assim como uma planta precisa ser podada na estação própria.
Ser limpo pela palavra significa ser cortado em nossas vontades e, perdas de status. Cortar a própria carne é dolorido. Entretanto, faz necessário para sermos curados. Os ramos secos em nossas vidas representam aquelas áreas que compromete as demais, e que se não for corrigido em tempo, fatalmente morrerá toda aquela vida. Exemplo: serviço no reino sem oração provoca religiosidade e legalismo. Oração sem ação provoca fanatismo. Leitura bíblica sem submissão gera agressividade como um espinho no deserto.
A remoção destes ramos secos (improdutivos) às vezes é dolorido. Porém, na nova estação nascem novos ramos que representa novas oportunidades e portas abertas.

III – VIDA FRUTÍFERA
Geralmente toda plantação produz seus frutos, alguns duradouros e outros passageiros. Contudo, o propósito pelo qual fomos chamados é para produzir fruto que permaneça.
Esta produção está condicionada a observância dos princípios estabelecidos pelo dono da plantação.  Saber que somos ramos Dele. Saber que vivemos por meio dele e saber que a produção é para ele.
Quando reconhecemos estes princípios e propusermos viver nele, sempre lembrando quem éramos (zambujeiro) e que pela sua graça fomos enxertados, e em plena submissão a sua vontade podereremos produzir o fruto do amor que é a principal característica que nos identifica se fazemos parte da videira; Se falsa ou verdadeira (Jo 13.35  -- 15: 8-10). Viver nesta relação com Jesus nos leva a fazer o que Ele fez.

CONCLUSÃO: Acredito que existir algumas áreas das nossas vidas que precisamos pedir ao agricultor para agir com urgência e fazer uma ampla limpeza que seja capaz de exterminar com as pragas, erva daninhas, galhos secos ou qualquer esterilidade e também pedir sua graça sobre nossas vidas colocando sua unção como um fertilizante. E que Deus nos abençoe com muitos frutos visíveis em nossas vidas.
Deus te abençoe. Pastor João Serafim.      


Encontro de Casais 03/06/2016


quarta-feira, 1 de junho de 2016

MENSAGEM PREGADA DIA 02/06/16 E QUE SERÁ COMPARTILHADA NAS CÉLULAS 26/05/16

MENSAGEM:  FAMÍLIAS E SUAS FRAQUEZAS
TEXTO MT  1 : 1-6, 15 – 17

INTRODUÇÃO: A família faz parte do plano de Deus para proteção de seus filhos. Razão pela qual a família é muito visada e torna alvo dos ataques do nosso inimigo, o Diabo; até porque ele não tem família. Uma família solida torna-se  um instrumento eficaz nas mãos de Deus, para socorrer tanto os membros da mesma e também as demais pessoas que vivem a sua volta; contrariando as expectativas por vezes as feridas  acontecem entre os parentes, o que leva a uma dor ainda muito maior, ao considerar nossas expectativas e sentimentos sobre a família perfeita e de proteção infalível, nutrimos sonhos irreais . Entretanto, o que vemos no texto acima é que Deus a despeito das complicações destas famílias trouxe seu filho ao mundo por meio delas.

I – HISTÓRICO FAMILIAR DOS ANCENSTRAIS DE JESUS
Nesta biografia descrita pelo apóstolo Mateus observando alguns personagens como: Tamar, Raabe, Bete-Seba. Estas mulheres tiveram um estilo de vida questionável e não só a vida, mas complicações familiares profundas. Contudo, foi por meio destas famílias que Deus executou seu plano de redenção do homem, cumprindo a profecia em Gêneses  3.15 resgatando o homem. A idéia de família perfeita é utopia. Todavia, devemos colocar nossa família no centro da nossa atenção como instrumento laboratorial de mecanismo de experimento dos desejos de Deus. Neste laboratório chamado família é que descobrimos nossas potencialidades com direitos a erros e acertos. Um ambiente onde nos permite concertar os nossos frequentes desacertos, tendo em vista o crescimento e o acerto.

II – FAMÍLIA IDEAL E FAMÍLIA REAL
Quando falamos em família precisamos desmistificar muitas idéias fantasiosas que criamos em torno da família. Primeira é a idéia de família perfeita, o simples fato de sermos imperfeitos nunca alcançaremos este nível de perfeição, segundo porque todas as famílias precisam ser contemplada pelas lentes da construção, ou seja, a família sempre estará em fase de construção, não importando se adiantada ou atrasada, o que importa é estar progredindo cônscios de que todas as coisa haverão de
de cooperar para o bem daqueles que amam a Deus (Rm 8: 28). Nem sempre aquilo que idealizamos acontece: Podem surgir situações inesperadas, exemplo: Uma doença,  vicio, conflitos, quebra de princípios e desvios de Deus (debandada). O que planejamos é uma família unida, respeitosa, educada, amável, espiritual etc. ninguém que é sensato planeja para ter uma família complicada, mas pode acontecer sem você ter culpa ou por falta de vigilância. Entre o idealizado e o real existe uma distancia,  nem por isso devemos acomodar, devemos buscar a Deus que não faz acepção de família na esperança de que Ele use de misericórdia, assim como oportunizou aquelas famílias falhas do texto citado arrependerem e tomar parte na hierarquias biográfica da família real com tamanha honra, pode também agraciar a minha família também mesmo sendo falha.  

III – EXEMPLO DE FAMILIA ( LC 15: 11 – 32)
Esta ilustração de Jesus pode ser intitulada como a parábola do pai amoroso, parábola do filho prodigo ou a parábola do filho indignado. Esta parábola foi contada para revelar o comportamento nosso para com Deus e que também expressa as implicações do nosso comportamento no lar. O pai terreno trás a figura do pai celestial em proteção, amor, honra, disciplina etc. a insatisfação que gera rebelião dos filhos provoca muita dor nos pais. Entretanto, por amar o filho, o pai não lhe impõe, por isso sempre dará liberdade, conscientizando do que lhe espera:  existe duas mesas, uma no chiqueiro dos porcos e outra na casa do pai. Infelizmente há pessoas do tipo do filho indignado que não aproveita da mesa do pai. Por que isto acontece no reino de Deus e no ceio da família? Por que não desfrutam dos banques proposto por Deus? Lar é lugar de construção de relacionamentos. Há uma serie de fatores que contribui para isto. Vida sem limite (prodigo), obediência (indignado), livre (amor).
A insatisfação, ingratidão e desamor levam a cegueira dos membros da família, a obediência legalista sem amor leva a cobrança, exigência, já o amor suporta todas estas coisas tendo em vista que o amor não pede nada em troca, ou seja, tudo que o pai deseja é ver o filho feliz e se ele acha que será mais feliz longe, ainda que dolorida a partida, o diz: seja livre.

CONCLUSÃO: Uma família que se preza; não  degrada por bens, por ideologia, crença e outras divergências. A comunhão da família vale mais que o ouro. Contudo, cada família possui sua historia, sua realidade, mas de uma coisa temos, certeza que Deus pode e que usar sua família para revelar sua glória aos homens. Disse Deus: “ em Abraão serão benditas todas as família da terra”. Deus te abençoe. Pastor João Serafim.     
                  

CULTO DA FAMÍLIA 29/05/2016


1ª REUNIÃO DE REATIVAÇÃO DA SECCIONAL DE CARATINGA 28/05/2016