quarta-feira, 22 de junho de 2016

MENSAGEM PREGADA DIA 19/06/16 E QUE SERÁ COMPARTILHADA NAS CÉLULAS 23/06/16

VERDADES ACERCA DO ALTAR
Lucas 1. 5 – 23

INTRODUÇÃO: O ofício sacerdotal no antigo testamento, era exercida normalmente pelo sacerdote, sumo sacerdote e outros oficiais do templo. Isso era um mandamento ordenado pelo Senhor registrado no livro de Êxodo a partir do capítulo 25, onde vemos o início da criação do tabernáculo para o povo israelita servi-lo no deserto, pois até este momento não existia ainda o templo propriamente construído, mas essas ordenanças não foram modificadas após a construção do mesmo. Atentemos que após o advento da morte e ressurreição de Cristo, todos os Cristãos têm livre acesso para entrar na presença de Deus, onde na antiga aliança era apenas acessível aos sacerdotes, hoje nós como sacerdócio real e nação santa (1ª Pedro 2.9) podemos ter acesso ao pai, pelo novo e vivo caminho que ele nos consagrou, pelo véu, isto é, pela sua carne. (Hebreus 10. 19-20)

1ª. NOSSAS LIMITAÇÕES HUMANAS NÃO PODEM SER MOTIVOS DE DESISTÊNCIA EM SERVIR AO SENHOR.
v. 6 e 7: ambos eram justos diante de Deus, vivendo irrepreensivelmente em todos os preceitos e mandamentos do Senhor. E não tinham filhos porque Isabel era estéril, sendo eles avançados em dias. Vimos aqui neste texto sagrado e em tantos outros que homens e mulheres na bíblia serviam o Senhor mesmo com suas limitações, podemos citar, por exemplo: Moisés ao dizer que não era um exímio orador, (Êxodo 4.10),

2ª. ALTAR É LUGAR DE ENTREGA, ORAÇÃO, ADORAÇÃO.
v. 11 “e eis que lhe apareceu um anjo do Senhor, em pé, à direita do altar do incenso”.
Interessante notarmos que O Antigo Testamento menciona que o altar de incenso estava localizado no Lugar Santo, “diante do véu” que separava o Lugar Santo do Lugar Santíssimo (Êxodo 30:6; 40:26; 1 Reis 6:22), para que o sumo sacerdote pudesse queimar sobre ele, cada manhã e cada tarde, “o incenso aromático” ao Senhor (Êxodo 30:7 e 8). Embora localizado geograficamente no Lugar Santo, esse altar era tido como pertencendo tecnicamente ao Lugar Santíssimo (Hebreus 9:3 e 4), pois o incenso sobre ele oferecido era tido como penetrando além do véu, “perante o Senhor” (Êxodo 30:8).

3º. ALTAR É LUGAR DE VIDA CONSAGRADA A DEUS.
v. 6 “e eram ambos justos perante Deus...” notemos aqui que o casal vivia uma vida consagrada diante do Senhor, Encontramos na bíblia diversos textos onde não é apenas uma opção e sim uma escolha de vida; se quisermos ter comunhão com o Cristo ressuscitado precisamos viver segundo os seus parâmetros que Ele ordenou para nós. Hebreus 12. 14 nos adverte: segui a paz com todos e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor. Ainda em Apocalipse: 22.11 O injusto faça ainda injustiças, o impuro pratique impurezas. Mas o justo faça a justiça e o santo santifique-se ainda mais.

4º ALTAR É LUGAR DE RESPOSTAS ÀS ORAÇÕES
v.13 “Mas o anjo lhe disse: Zacarias, não temas, porque a tua oração foi ouvida, e Isabel, tua mulher, dará à luz um filho, e lhe porás o nome de João”. Não sabemos  quanto tempo Zacarias estava orando, e se naquele momento ele estava pedindo um filho ao Senhor, mas o certo é que Deus ouviu a oração daquele homem e mudaria para sempre sua história aqui na terra dando-lhe um filho que o próprio Jesus disse que seria o maior entre os nascido de mulher. Lembre-se sempre que você orar, tenha o coração confiante que Deus irá responder suas orações. Glória a Deus!

5º NO ALTAR PRECISAMOS DEIXAR DEUS SER DEUS
Por que esta frase, deixar Deus ser Deus? Notemos que  no verso 18 Zacarias fica em Dúvida quanto às  palavras do anjo: “Disse então Zacarias ao anjo: Como saberei isto? pois eu já sou velho, e minha mulher avançada em idade”.Ele pensou que por causa da sua limitação humana, no caso aqui a idade, Deus não poderia operar este milagre na vida dele, precisamos estar atentos ao agir de Deus, Muitos homens e mulheres que foram usados poderosamente pelo Senhor, em algum momento tiveram esta mesma dúvida que Zacarias teve, podemos citar por exemplos: Moisés ao dizer que era pesado de língua e o povo não iria ouvi-lo, Gideão quando estava malhando o trigo para pôr a salvo dos midianitas, entendeu que era insignificante porque era o menor de sua casa e de família pobre, adjetivos estes, que não fazem diferenças para o agir de Deus.
Deus te abençoe
Miss. Paulo Sérgio



Nenhum comentário:

Postar um comentário