quarta-feira, 15 de junho de 2016

MENSAGEM PREGADA DIA 12/06/16 E QUE SERÁ COMPARTILHADA NAS CÉLULAS 16/06/16

MENSAGEM: IGREJA SAUDÁVEL
TEXTO  I COR 12:12-31

INTRODUÇÃO: Todos nós sonhamos com uma igreja saudável, em que todos os membros funcionam como um organismo vivo, tendo em vista que este é o propósito de Deus, ou seja, não podemos desejar nada aquém, considerando que o plano celestial preconiza uma ação harmônica desta junção diversificada com atribuições distinta, mas com finalidade comum a todos. O crescimento.

I – CRISTO É A CABEÇA DO CORPO (IGREJA)  (Ef 1.22,23)
Assim como os membros do corpo funcionam harmonicamente, a igreja precisa estar sintonizada com os demais membros, mas, sobretudo com aquele que é a cabeça do corpo Jesus (Igreja). Um membro do corpo que não recebe o comando da cabeça (cérebro) incorre no risco de sofrer danos irreparáveis. Isto pode ser visto nos exemplos de AVC (acidente vascular cerebral), quando estes acidentes são mais graves, alguns membros sofrem anomalias, ou seja, exemplo prático: um braço afetado por este acidente não atende o comando  do cérebro, com isto é lançado de lado para o outro e torna um estorvo para os demais membros. Estou apontando um exemplo de acidente. Entretanto, isto pode acontecer por mero capricho, carnalidade e imaturidade ou por resistência a vontade de Cristo. Na igreja pode acontecer o mesmo.

II – MEMBROS DO CORPO DE CRISTO

Quando o apóstolo Paulo fala desta dinâmica da igreja de Cristo, ele tinha em vista o exercício dos dons que deve fluir de maneira natural. Esforço e tentativa em encaixar o nariz na mão não funcionam nem para os demais membros deslocados dos seus locais apropriados. Mesmos com claras evidencias que isto não funcionam na base da imposição às vezes insistimos em empurrar ou exigir que a mão faça a função do nariz. Se nós como membros do corpo Cristo agíssemos despretensiosamente, com a finalidade única de abençoar e servir, certamente iríamos descobrir  nosso ministério  e ajustar ao corpo de maneira natural sem desgaste. Isto significa servir por zelo e não por nomeação, cargo, cumprir meta ou coisas do gênero. Quem age dentro do seu ministério no corpo de Cristo,  vai sempre atuar, diferente dos nomeados que na grande maioria recebe atribuições totalmente incompatível a função. 
Ex. isto acontece não é por má vontade e, sim por estar deslocado. Devemos rever nos conceitos de serviços no reino de Deus. Considerando que, os membros vitais do corpo funcionam até mesmo quando os demais estão descansando. Imagina seu coração resolver tirar umas férias? Seu pulmão, rins dá uma pausa? Pensemos sobre isto e vamos exercitar para o bem de todo o corpo (igreja).

III – DESCOBRINDO O MEU LUGAR NO CORPO DE CRISTO.
Servir a Deus é uma das coisas mais gloriosa para aqueles que se encaixa no corpo de Cristo. Entretanto, tem sido doloroso para muitos, primeiro porque somos chamados para adorar e não para  ser meros serviçais, segundo é que servir desconectado é como colocar uma peça em uma engrenagem fora do lugar (desgasta a si e os outros). Há muitas pessoas machucadas, decepcionadas, frustradas na obra de Deus em decorrência de não submeter-se ao comando da cabeça que é Cristo. Depois, somos afoitos e não buscamos devidamente orientação Divina para servir a Deus e ao próximo, preocupamos em fazer, fazer,  etc...
A obra de Deus é muito ampla e tem atividades para todos os membros, a orientação Paulina é para submetermos ao Espírito Santo que visa um fim comum  que é de glorificar a Deus.
Deus colocou na igreja pessoas com diferentes dons, nesta diversidade de dons você esta incluído. É muito gratificante servir a Deus e aos irmãos.   
Como posso descobri meu dom? Uma inquietação com algo que você considera que está errado e precisa ser consertado pode ser um forte indício do seu chamado para atuar naquela área. Portanto, se recebi uma tarefa e esqueço, faço por pressão, cobrança, se reclamo, sinto injustiçado. É um indicativo que não sou chamado. Não busque cargo, descubra seu ministério e você não será frustrado.

CONCLUSÃO: No reino de Deus a força propulsora é o amor, toda e qualquer ação depende desta motivação do amor. Quando buscamos reconhecimento, direitos, retribuição temos nossas ações neutralizadas, pois na verdade estamos fazendo pra si e não para o avanço do bem comum de todo o corpo, e corremos o risco de ser um membro desproporcional no corpo.
Deus te abençoe.
 Pastor João Serafim.

Nenhum comentário:

Postar um comentário