segunda-feira, 28 de agosto de 2017

Mensagem pregada dia 27/08/2017, e que será compartilhada na célula dia 31/08/2017

MENSAGEM: FÉ COM FUNDAMENTOS
TEXTO: MT 8.5 – 13, LC 7. 1-10

INTRODUÇÃO: Desejo pensar com você sobre as impressões deixadas por nós nas pessoas e no Senhor nosso Deus, estas impressões podem ser positivas ou negativas dependendo da nossa conduta frente as mais diversas situações enfrentada em nosso labor do dia a dia. Quer queira, quer não, nossos rastros estão ficando e, são estas marcas ( como respondemos as demandas da vida) que revelam nossa verdadeira identidade. Vejamos alguns exemplos bíblicos.

I – UM ESTRANGEIRO DE FÉ
Existem muitas definições para a fé. Entretanto, a fé cristã se baseia em algo racional, ou seja, uma fé inteligente que se apóia sobre fundamentos. O argumento do centurião quanto a sua fé no poder de Jesus foi muito convincente, onde ele apresenta uma base sólida do seu entendimento de hierarquia de comando ( v 9). Embora, sendo este homem um estrangeiro, ele não ignorou os princípios elementares que segue a ordem da vida. O cristianismo trata-se de seguir a pessoa de Jesus Cristo; o qual converge nele à sabedoria e racionalidade e não uma postura religiosa, cega e mecânica desprovida de imaginação. O centurião apresentou as razões da sua fé inteligente, a esta postura rendeu-lhe; louvor e uma impressão positiva em virtude do seu vislumbre da dinâmica do trabalho de Deus com seres pensantes. Atitudes assim, que Jesus espera de todas as pessoas, mas,  principalmente dos seus discípulos.

II – PATRÍCIOS INCRÉDULOS ( MT 11. 20 – 24)
O formalismo religioso, ritualistas e cerimoniais mortos são elementos que minam a nossa fé. Sempre foi assim, quando João e Jesus anunciaram a chegada do reino de Deus, os religiosos da época resistiram com veemência a mensagem do evangelho, tudo por causa da incredulidade, quanto a esta indiferença dos seus conterrâneos, Jesus admirou por eles não dar boas vindas a implantação do reino e, agindo contrariamente e resistindo,  mesmo com tanta demonstração da chegada  do reino através dos sinais, milagres e prodígios.
A incredulidade torna injustificável após as manifestações do sobrenatural de Deus. O formalismo religioso continua engessando as pessoas,  impedindo-as de darem passos de fé, o que cegou aquela geração é o mesmo em nossos dias. Quantos que limita o poder de Deus as especulações humanas, interpretações errôneas, restringe o poder de Deus ao radicalismo ortodoxo no aspecto da letra sem espiritualidade. Quanto a isto, Jesus afirmou: “Errais, não conhecendo as Escrituras nem o poder de Deus” (Mt 22.29). É bom lembrar que Deus falou e continua falando e agindo porque ele não está morto; e, sim  vivo.

III -   FÉ RACIONAL E CRENDICES

            Quando falamos de fé que agrada a Deus, não estamos falando daquela ingenuidade, criancice e besterol  próprio do paganismo, onde as pessoas acredita em qualquer coisa que lhe ofereça como divindade. Em algumas nações é comum as pessoas adorarem animais, objetos, a natureza e os astros etc. isto não é novo, desde os tempos dos apóstolos já foram contestados estes acontecimentos como registrado no livro dos Atos dos apóstolos capitulo 14. 8 – 15. Estas crendices são comuns entre os pagãos. Agora, o que é inaceitável é a incorporação destas crendices ao cristianismo como vemos em nossos dias; as chamadas “indigências gospel” e o endeusamento dos gurus da fé, supostos mediadores do sagrado. Quando ouço o testemunho de bênçãos recebida de Jesus mediante estes apetrecho gospel fico impressionado negativamente com esta fé abortiva do sacrifício de Cristo para dar vida ao pior lixo tóxico que envenena as almas dos incautos,  afastando-os da fonte de vida que é o Senhor Jesus. Eu imagino Jesus confrontando estas praticas piores do que a do paganismo, onde é atribuído a recepção da graça de Deus por meio de toalha, bala, copo d’água. Tais praticas são repugnável aos olhos de Deus mesmos para com aqueles que não tiveram acesso a bíblia, agora imagina os que estão com o livro santo em mãos. Ser crédulo é louvável, mas ser ingênuo é pratica de seguidores de outros deuses. Porque os seguidores de Jesus tem uma fé racional, são pessoas  pensantes e faz questionamento dos seus fundamentos da sua fé. Ele disse aos que propõe a segui-lo precisa calcular....
CONCLUSÃO: Encontramos inúmeras pessoas decepcionadas na fé, tudo porque elas não tem observado o conselho de Jesus que afirma “Quem crer em mim, como diz a Escritura, do seu interior fluirão rios de água viva” (Jo 7.38). Muitos destes frustrados estão crendo em Jesus segundo seus conceitos preconcebidos ou como os outros dizem e não como a Escritura diz. Está fé terceirizada não funciona, você é quem deve ir a fonte e ter a sua própria experiência, certamente não haverá decepção. Esta atitude agrada a Deus.
Deus te abençoe!
Pastor João Serafim.  


Nenhum comentário:

Postar um comentário