segunda-feira, 11 de setembro de 2017

Mensagem pregada dia 10/09/2017, e que será compartilhada na célula dia 14/09/2017

MENSAGEM:  INSCRIÇÕES ABERTAS PARA O DISCIPULADO DE CRISTO
TEXTO: MT 11:28 – 30

INTRODUÇÃO:  É muito comum ver nos meios de comunicação anúncios de inscrições abertas para os mais diversos tipos de concursos: Esportes, beleza, empregos etc. Hoje você é convidado a pensar comigo nas inscrições abertas para se tornarem discípulos de Jesus Cristo, por mais estranho que a ideia possa parecer, a realidade é que, o edital de convocação já foi publicado a mais de dois mil anos atrás, sem falar no alarido feito pelos profetas sobre os eminentes súditos do Rei (Jesus) na implantação de seu Reinado. Os editais geralmente especifica as qualificações e finalidades para os potenciais candidatos – A bíblia é precisa em todos os quesitos.

I – O REINO DE JESUS CRISTO (Is. 9. 2-7)
A gestão de alguns reis do antigo testamento era um protótipo do reinado de Cristo, o que melhor apontou alegoricamente para o reino messiânico foi o governo do rei Davi.  Não é por acaso que Davi foi citado como padrão de restauração profético e sacerdote e rei. Geralmente vemos Davi como apenas um grande guerreiro, além do exército que ele estabeleceu, colocou em ordem os ministérios sacerdotais e profético para funcionar de maneira plena e cadenciada. A restauração da comunhão daquela geração para com Deus, apontava para o reino de Cristo. Os servos de Davi receberam treinamento específicos. Para cuidar do campo, guarda do templo, prestar condolências, servos para guerra (2 Sm 21.23 – 25,    23.8 - 39) Etc.  O rei Salomão capacitou seus súditos para um serviço de excelência tanto no sagrado quanto no secular, aponto de deixar boca aberta a Rainha de Sabá. O que mais lhe impressionou foi o preparo dos servos do Rei “Vendo, pois, a Rainha de Sabá a sabedoria de Salomão, e a casa que edificara, e a comida da sua mesa, o lugar dos seus oficiais, o serviço dos seus criados, e os trajes, os holocaustos que oferecia na casa do Senhor, ficou como fora de si. (2º Cronicas 9.3,4). Assim será o reinado de Cristo, pois, ele ama a organização e convida seus servos ao treinamento.
II – UM EDITAL DE CONVOCAÇÃO GERAL ( Mt 11.28-30)
Assim como é publicado um edital para selecionar os possíveis candidatos à preenchimento de vacância de vagas, assim também torna se público a convocação do discipulado para o serviço do rei Jesus, com um diferencial, as vagas são ilimitadas para todos que quiserem inscreverem.   O convite é extensivo a todos “Vinde a mim, todos...”. A proposta de Jesus é atrativa para aqueles que estão cansados com julgo pesado deste mundo, o qual, o apóstolo Paulo define como penoso e tendo como salário a morte (Rm 6.23). O julgo de Jesus é suave, ou seja, ele usa de misericórdia para com os seus. Não devemos ignorar que inscrições são abertas diariamente para as mais diversas concorrências, e o marketing é muito forte para atrair as pessoas para aquilo que é destrutivo; pode vir com disfarce de ganho fácil, promoção, reconhecimento, ascensão profissional e outros. Sair destes julgo para submeter ao julgo de Jesus não é simples, considerando que o mundo jaz no maligno (1 Jo 5.19), por isso trata-se de uma questão de domínio, envolvendo questões espirituais. Muitos estão sofrendo e ainda resistem ou não enxergam a grande oportunidade de ser feliz saindo do domínio da morte para a vida livre em Cristo Jesus.

III – O QUE ESPERAM DOS DISCÍPULOS DE UM REI? (Lc 14.25 - 33)
A convocação é geral, porém com suas restrições objetivas para atender a demanda da empresa, se nas instituições exige tais requisitos, no reino é de praxe definir jornada de trabalho, remuneração e local de exercer as atividades, nesta definição temos definido a jornada de vinte quatro horas diárias, remuneração o galardão nos céus e o local de exercer atividade é o mundo todo, e como perfil dos candidatos: vida ilibada e incontaminada. Nas inserções do Senhor e dos apóstolos sempre ficou claro que os postulantes do cargo deveriam trajar e, comportar a rigor: “...Entrando, o Rei para ver os que estavam à mesa, notou ali um homem que não trazia vestes nupcial e perguntou-lhe: Amigo, como entraste aqui sem veste nupciais? E ele emudeceu. Então, ordenou o rei aos serventes: Amarrai-o de pés e mãos e lançai-o para fora, nas trevas: ali haverá choro e ranger de dentes. Porque muitos são chamados, mais poucos, escolhidos” (Mt. 22. 1 – 14), “... Como filhos da obediência, não vos amoldeis ás paixões que tínheis anteriormente na vossa ignorância; pelo contrário, segundo é santo aquele que vos chamou, tornai-vos santos também vós mesmos em todo o vosso procedimento...” (1 Pe 1.14-16). Jesus não vendeu ilusão ou fantasias aos seus seguidores, pelo contrário, ele os advertiu abertamente; quem vai construir ou ir a uma guerra precisa calcular os custos, ou seja, “Assim, pois, todo aquele que dentre vós que não renunciar a tudo quanto tem não pode ser meu discípulo”. Ser simpatizante de Jesus é muito diferente de fazer parte do grupo seguidor de Jesus. Para seguir Jesus os requisitos são: comprometimento, identificação, santidade, fidelidade, amor. As vagas são ilimitadas todos podem se credenciar. A pergunta é: será que você quer se dispor a renunciar para entrar para ocupar esta vaga?
CONCLUSÃO:  Todos as instituições sérias procuram pessoas responsáveis para preencher seus quadros funcionais, porque almejam apresentar um serviço de qualidade, mais sobretudo deixar seus clientes satisfeitos de maneira permanentes. Embora o Reino de Cristo difere destes órgãos em vários aspectos, ele possui algo em comum, busca servos que estejam disposto a transmitir a imagem da empresa, no caso a imagem do Reino dos Céus aqui na terra, a Igreja Batista Renascer está inscrevendo pessoas para o treinamento.

Deus te abençoe!Pastor João Serafim.    

Nenhum comentário:

Postar um comentário