terça-feira, 24 de outubro de 2017

MENSAGEM PREGADA DIA 15/10/2017

MENSAGEM: O EVANGELHO DA LIBERTAÇÃO OU ESPANTA MOSCA?
 TEXTO: LC 11: 24-26

INTRODUÇÃO: A vida espiritual em muitos aspectos segue a mesma dinâmica da vida física, ou seja, cuidados e vigilância para não viver sob os efeitos sem atacar as causas dos nossos problemas. Quando somos afetados por uma dor contínua e, restringimos nosso tratamento apenas a analgésico, fatalmente não teremos a resultados positivos. Na vida espiritual também, se não atacarmos a causa daquilo que nos aflige, vamos agir como aqueles que vive a  espanta mosca de um lugar sujo.

I – EVANGELHO DA LIBERTATAÇÃO ( JO 8. 32-36)
Não há nada mais libertador do que o conhecimento da verdade e a prática da mesma. Nas palavras de Jesus o conhecimento desmitifica e quebra qualquer domínio das trevas. O apóstolo João afirma: “...Para isso se manifestou o Filho de Deus para Destruir as obras do Diabo” (1ª Jo 3.8b). Saber quem somos para Deus em Cristo Jesus faz toda a diferença como declara Paulo em Efésio 1: 17 – 18, “Para que o Deus de nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai da glória, vos conceda o espírito de sabedoria e de revelação no pleno conhecimento dele, iluminando os olhos do vosso coração, para saberdes qual é a esperança do seu chamamento, qual a riqueza da sua glória da sua herança nos santos”. Quando assimilamos os ensinamentos do evangelho e alinhamos a nossa vida com o plano de Deus, a nossa relação com Deus muda de simples servos (pedintes) para filhos e herdeiros de Deus. Nossa postura de fé nos arremete a uma condição de herdeiro de todas as bênçãos espirituais nas regiões celestiais em Cristo. Tudo porque Deus nos fez assentar com Cristo à sua direita nos lugares celestiais. Porém, isto está condicionado a este conhecimento “ Todo aquele que permanece nele não vive pecando; todo aquele que vive pecando não o viu, nem o conheceu” (1ª Jo 3.6).
II – O QUE REPRESENTA O  EVANGELHO ESPANTA MOSCA? (LC 11.24-26)

Quando realmente conhecemos Jesus Cristo o libertador a primeira coisa que acontece em nossas vidas é o arrependimento dos pecados, ou seja, a mudança de vida. Nesta nova relação somos instruídos a despojar do velho homem, “ Mas não foi assim que aprendeste a Cristo, se é que, de fato, o tendes ouvido e nele fostes instruídos, segundo a verdade em Jesus, no sentido de que no passado, vos despojeis do velho homem, que se corrompe segundo a concupiscência do engano, e vos renoveis no espírito do vosso entendimento e vos revistais do novo homem, criado segundo Deus, em justiça e retidão procedente da verdade” (Ef.4.:20-24). Muitos dos chamados “Cristãos” hoje em dia não se arrependem dos seus pecados e não mudam de vida, esta duas palavras Justiça e retidão não faz parte do seu vocabulário e estilo de vida. Muitos destes cantam bem, pregam, frequenta a igreja, conhece o sistema religioso, mas não Jesus Cristo. Tudo porque continuam com as mesmas praticas de pecado; mentindo, trapaceando, adulterando, caluniando etc. Vivem orando expulsando o inimigo, quando todos os dias estão abrindo as porta da legalidade para o Diabo agir na vida delas e da família. Daí venho o dito “ espantando moscas sem remover a sujeira” todo esforço inútil e depreciativo ao evangelho de Cristo que é poder de Deus para todo que nele crer. Tais atitudes tornam o evangelho desacreditado, porque na vida daqueles que vivem de mascaras o Diabo  acha legalidade faz arruaça e os leva ao fracasso.

III -  DEUS TEM O MELHOR PARA OS SEUS FILHOS (1ª COR 2.9)
Desde a antiga aliança as bênçãos estão condicionadas a obediência, veja o que diz Deuteronômio 28, “Se atentamente ouvires a voz do Senhor teu Deus, tendo cuidado de guardar todos os seus mandamentos...” Na nova aliança nosso êxito esta condicionado, veja o que diz em Hebreus 10. 26-31 “Porque, se vivermos deliberadamente em pecado, depois de termos recebido o pleno conhecimento da verdade, já não resta sacrifício pelos pecados. Pelo contrário, certa expectação horrível de juízo e fogo vingador prestes a consumir os adversários, sem misericórdia morre pelo depoimento de duas ou três testemunhas quem tiver rejeitado a lei de Moisés. De quanto mais severo castigo julgais vós será considerado digno aquele que calcou aos pés o Filho de Deus profanando o sangue da aliança com o qual foi santificado e ultrajou o Espírito da graça?
Ora, nós conhecemos aquele que disse: A mim pertence a vingança; eu retribuirei. E outra vez: O Senhor julgará o seu povo. Horrível coisa é cair nas mãos do Deus vivo”.  Devemos nos santificarmos em Deus, e não vivermos um evangelho do faz de conta, nem e sermos embaraço para os sinceros. Nosso Deus deseja muito nos abençoar através do perdão, mais para isso precisa haver propósito de agradar a Deus, a política de simpatizante não basta, ele espera mais de todos nós.

CONCLUSÃO: Vida crista tem por obrigação de ser vitoriosa. Tudo porque Jesus já conquistou nossa vitoria na Cruz. Quando não abraçamos a Cristo com fé e disposição de submetermos ao seu Senhorio ficamos capengando e nunca desfrutamos daquilo que Deus tem reservado para nós. Disponha hoje mesmo acertar sua vida com Cristo sujeitando a Ele e o Diabo terá que abrir caminho em fuga. Deus te abençoe. Pastor João Serafim.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário