terça-feira, 24 de outubro de 2017

MENSAGEM PREGADA NO DIA 08/10/2017

MENSAGEM:  VERGONHA
  TEXTO: JR 6: 9 – 21

INTRODUÇÃO:  Desejo pensar com vocês sobre o tema vergonha, o texto usado como base da nessa meditação fala de um povo que iria sentir vergonha por não ter vergonha. Há um dito popular antigo que diz: “É melhor perder a vida do que perder a vergonha”. Muitas situações que deveriam e poderiam nos causar vergonha, para muitos é honroso numa verdadeira inversão dos valores e princípios que norteiam a vida.

I – AFINAL O QUE SERIA VERGONHA?
O dicionário define vergonha como: “Um sentimento penoso por ter cometido alguma falta ou pelo temor da desonra, corar de vergonha.” Este sentimento funciona em nossa vida como um aferidor dos nossos limites morais e éticos. Funciona como a febre no corpo que indica a disfunção do organismo, quando isto acontece geralmente procuramos o médico para diagnosticar as causas. Imagina se uma criancinha não sentisse dor para gritar por socorro, fatalmente ela morreria  sem que os responsáveis atentasse para a real situação da mesma. Esta sensibilidade precisa estar bem aguçada em nós, na sua falta ficamos perdidos, sem senso, frio e desumano. O corar de vergonha pertence a nós quando de maneira voluntária ou involuntária violamos os princípios estabelecidos por nós ou pela a sociedade, ou seja, o descumprimento das obrigações quando podemos e não fazemos deve nos causar muito constrangimento. Se não ocorrer este mal estar, estamos doentes moralmente.

II - QUAL FOI FALTA DE VERGONHA DESTE POVO EM QUESTÃO?
O descaramento do referido povo foi enorme,  a começar pelos líderes que deveriam  dar exemplo e foram os primeiros a violar as leis de Deus e ainda por cima ensinavam a desobediência por pura ganância “ Porque desde o menor deles até o maior, cada um se dá a ganância, e tanto o profeta como o sacerdote usam de falsidade” (v 13).
Ainda hoje, muitos ocupantes de cargos de destaque na sociedade deveriam ser referências, ensinando  o caminho da verdade e por eles amarem a mentira preferem pregar uma liberdade que eles mesmo não possui, por estarem presos aos pecados. Os rituais sagrados daquele povo continuavam normalmente. Porém, não observava a lei de Deus (v  19-21). Ao contrário cometiam injustiça torcendo o direito das pessoas (V 7.4 – 11). O que eles estavam praticando era  escândalos grotescos  e não sentiam nenhuma vergonha e nem remoço. Mesmos tendo o Senhor advertindo-os por diversas vezes através de suas atalaias e por fim Deus falou por meio do profeta Jeremias sobre a sentença de humilhação: Seria como dizer; já que vocês não escandalizam com nada, toma  um pouco da minha ira: “ ...Estou cansado de a conter. Derramá-lo-ei sobre as crianças pelas ruas, e nas reuniões dos jovens; porque até o marido com a mulher serão presos...” ( v  11 ). Podemos classificar este povo como um povo sem noção. Tendo desafiado o Criador ao brincar com Deus.

III – COMO ESTÁ O NÍVEL  DE VERGONHA  DO NOSSO POVO?
Se podemos chamar  aquele povo de sem noção,  o que diríamos da nossa geração hoje. Acredito que o relativismo, liberalismo tem produzido gente que desconhece qualquer limite, o que importa para muitas pessoas é satisfazer os seus desejos e prazeres sem levar em conta sua relação horizontal e vertical. O código de conduta humana e os mandamentos do reino de Deus são apenas figurativos para a grande maioria, ou seja, uma sociedade sem freio moral. A respeito desta inversão, falou o profeta Isaias sobre o sofrimento e vergonha que terão um dia, não ficarão impunes “Ai dos que ao mal chamam de bem e ao bem, mal; que fazem da escuridade luz e da luz, escuridade; põem o amargo por doce e o doce, por amargo” (Isaías 5. 20). Isto é o que vemos nos dias atuais, se vermos  algumas marmotisse por ai, temos que ficar calado. Exemplo:  Homem com homem , mulher com mulher;  o caloteiro compra e não paga e se for cobrado processa o credor;  a esposa confronta a amante e é processada;  o pastor confronta a prática homossexual leva processo por crime homofóbico; professor corrige aluno indisciplinado e os pais processa por constrangimento.

­­­­­Estas e outras são praticas rotineiras noticiada na mídia que deveriam nos corar de vergonha,  pessoas sendo desmascaradas de seus status de poder , beleza e fama, onde está  a vergonha, a moral e o pudor, infelizmente muitos estão andando com a bíblia e desconhece a vergonha igual aos contemporâneos de Jeremias, mais não se iluda em breve Deus os abaterá.

CONCLUSÃO:  Eu em particular creio que estamos vivendo uma da maiores crises moral, nunca se viu tanta sem-vergonhice como em nossos dias. Só Deus para restaurar nosso povo, não existe outra fonte. Não se compra vergonha no shopping, na padaria nem no açougue ou livraria. Portanto, vamos orar para que haja temor em nosso coração e começar a respeitar a leis de Deus e dos homens.
Deus Abençoe a todos.

Pastor João Serafim.

Nenhum comentário:

Postar um comentário