sexta-feira, 2 de março de 2018

MENSAGEM PREGADA DIA 04/02/2018

MENSAGEM: ESTÁ CHEGANDO A PROMESSA          
TEXTO SOFONIAS 3.8-20

INTRODUÇÃO: A promessa geralmente cria uma expectativa nas pessoas. Quando recebemos a promessa de alguém conceituado entramos em uma contagem regressiva para apossar da mesma, porque a esperança é nutrida a partir da fonte, ou seja, daquele que prometeu. O Deus poderoso por meio do seu profeta Sofonias desperta naquela geração a esperança que estava adormecida para a grande restauração do povo de Deus.
I - UMA EMINENTE SENTENÇA
Não era apenas uma simples ameaça que aquela geração estava vivenciando. Este povo havia violado as leis de Deus, e por isso estavam sendo pressionados pelas grandes potencias vizinhas que eram Egito, Assíria e Babilônia a qual veio cair sob o domínio do império Babilônico, que funcionavam semelhantes ao sistema feudal da idade media onde o Vassalo jurava  fidelidade aqueles senhores dominantes e monopolizadores – O Sofonia era filho do governador Gedalias  2º Reis 25.23-26. Foi neste tempo de aflição que Deus confronta o povo judeu com esta palavras sobre os seus desvios: “Estenderei a mão contra Judá e contra todos os habitantes de Jerusalém; exterminarei deste lugar o resto de Baal, o nome dos ministrantes dos ídolos e seus sacerdotes; os que sobre o eirados adoram o exército do céu e os que adoram ao Senhor e juram por ele e também por Milcom; os deixaram de seguir ao Senhor e os que não buscam o Senhor, nem perguntam por ele” ( 1.4-6). Este povo sabia muito bem o que o profeta estava falando da parte de Deus, até porque eles sabiam também o quanto tinham afastado do Senhor para seguir Milcon (Moloque) A adoração a este deus era abominável – a adoração consistia em atos sexuais, sacrificios de crianças que era jogada viva na cavidade da estatua Milcom (Moloque). Ao invés de seguir ao Senhor eles passaram a seguir Moloque.  A sentença foi determinada “vou exterminar Judá. Ficaram apertados até porque estavam sendo oprimidos pelos babilônicos.    
I I – PALAVRAS DE  ESPERANÇA
Uma das piores coisas que pode acontecer conosco é quando perdemos a esperança. O povo contemporâneo deste profeta Sofonias se corrompeu por isso foram entregues a própria sorte. Em virtude disto passaram por julgamentos, dispersão e humilhações a tal ponto de se desesperar. Contudo, o Deus de misericórdia dá-lhes esperança com o anuncio de que afastou a sentença e lançou fora o inimigo ( 3.15). Esta noticia deveria ser objeto de grande alegria: “Canta, Ó filha de Sião; rejubilia, ó Israel; regozija-te e, de todo o teu coração, exulta. Ó filha de Jerusalém” (3.14). Numa demonstração clara da disposição de congregar os dispersos, arrancar a vergonha deles devido à soberba. Podiam crer que a partir de então os humildes teria vez para o reino do seu Deus.  Com estas promessas a esperança fora renovada e o povo encontra motivação para celebrar o Deus que transforma o caos em algo promissor.
 III – É CHEGADA A PROMESSA
Existe uma distancia enorme entre a promessa feita pelos homens e a realização. Uma serie de fatores pode corroborar para alterar a concretização, primeiro porque o homem é limitado. Por mais que suas intenções sejam boas, ele pode adoecer, morrer, faltar recursos, mudar de ideia, sofrer influência etc. Mas, a promessas feita por Deus estão isentas de todas estas questões. Considerando que Deus é Eterno, imutável, onisciente, onipresente e onipotente, ou seja, ele possui atributos que lhe permite assegurar as suas promessas sem precisar alterá-las. Quando Deus garantiu que iria purificar o seu povo desta idolatria; Ele fez. O povo de Israel retornou para o seu território totalmente limpo da idolatria. Portanto, podemos afirmar que este povo pode ter qualquer outro pecado, exceto a idolatria. A promessa para eles cumpriu literalmente tirando-os daquelas situação vergonhosa e transformando em motivo de louvor para todos os povos (3.18-20). Assim Deus fez a promessa a todas as nações. Quem nele crê não será confundido (Rm 10.11). Muitos hoje encontram-se em vergonha, tristeza, humilhação, desesperados e confundidos por estar buscando os deuses impotentes como Milcom (Maloque) e só acumulam tristeza sobre tristeza. “ Hoje ele te chama para uma mudança radical e não ficará apenas na promessa, ele promete” Jamais ficará confundido”.

CONCLUSÃO: O Senhor, teu Deus, está no meio de ti, poderoso para salvar-te; ele se deleitará com ti com alegria; renovar-te-á no seu amor, regoziar- se -á em ti com júbilo. Assim diz o verso 17, creia nisto hoje e seja feliz... Não ande atrás das falsas promessas, o Deus do céu cumpre. Ele usou Sofonia, e hoje ele me usa para dizer-te estas verdades. Só depende de você. Deus te abençoe. Pastor João Serafim.

Nenhum comentário:

Postar um comentário