terça-feira, 27 de outubro de 2020

Mensagem pregada dia 25/10/2020

 

 MENSAGEM: AS TESTEMUNHAS DE CRISTO

TEXTO: AT. 1.8

 

INTRODUÇÃO: Testemunhas são aquelas pessoas que assistiram um acontecimento, um fato. O Senhor Jesus tem nos chamados para ser suas testemunhas no nosso dia a dia. Por via de regra, não gostamos de testemunhar a cerca de situações polêmicas, isto porque geralmente testemunhar sobre fatos gera algum tipo de desgaste. Isto explica nossas manobras para esquivar de situações embaraçosas. Mas, a omissão é tão condenável quanto ao próprio delito, uma vez consciente desta responsabilidade devemos ser testemunhas fiéis em qualquer circunstâncias e com a certeza da graça de Deus. Vamos pensar sobre o tema sob a perspectiva de que você foi convocado para testemunhar de Cristo.

I – TESTEMUNHA VERDADEIRA

Nos tribunais brasileiros as testemunhas prestam compromisso de dizer apenas a verdade sob as penas da lei. O apóstolo Paulo em defesa do seu apostolado e confrontação na conduta dos coríntios ele deixa claro a imperiosidade da verdade, ou seja, a verdade sobrepõe por si mesma: “Porque nada podemos contra a verdade, senão em favor da própria verdade” (II Cor 13.8). Há um temor muito grande das testemunhas sob pena de ficar incriminadas por suas próprias palavras. Entretanto, se a testemunha posicionar sempre ao lado da verdade estará isenta de implicações como afirma o versículo citado acima. O que ocorre muitas vezes é que as testemunhas não atêm-se aos fatos e outros alteram os fatos para favorecer aqueles a quem julgam ser bonzinhos. Falar sempre a verdade deve ser nosso compromisso como cristão. Isto significa que uma pessoa que fez noventa e nove ações boas e uma má, e se no julgamento trata-se da referida ação em questão não temos que ser condescendente, exceto em caso que exige os antecedentes. Testemunhar é simples, é falar do que se viu, nada a mais e nem a menos... Os apóstolos de Cristo mesmos sob ameaças não hesitaram em marcarem posição diante do tribunal: “Pois nós não podemos deixar de falar das coisas que vimos e ouvimos” (At. 4:20).  Que seja esta a nossa postura sempre posicionando ao lado da verdade.

II – AS TESTEMUNHAS DE CRISTO

Os primeiros discípulos de Jesus enfrentaram grandes desafios. Contudo, eles prosseguiram testificando de Cristo em situações adversas. A narrativa bíblica registra que após a morte de Estêvão houve uma perseguição em toda comunidade cristã: “Naquele dia, levantou-se grande perseguição contra a igreja  em Jerusalém; e todos, exceto os apóstolos, foram dispersos pelas regiões da Judéia e Samaria”(At. 8.1). Quero focar as ocorrências em Samaria; Felipe um dos fugitivos da perseguição chega àquele local e começa pregar a palavra de Deus. Samaria foi sacudida pelo poder de Deus. Libertação, cura e salvação impactou as pessoas residente daquele lugar, até o ilusionista do lugar foi desbancado do seu trono de engano e a graça de Deus fluiu a ponto de Felipe buscar socorro para auxiliá-lo ao trabalho, vieram Pedro e João para dar suporte no ministério. Apesar de tudo isso o texto nos impressiona mostrando que a demanda de trabalho na cidade de Samaria estava tão intensa, ainda assim, Deus tira Felipe da multidão e o leva para um lugar deserto para testemunhar para apenas um homem (V 26). Para estas testemunhas não importava o lugar geográfico e sim o lugar espiritual, ou seja, no centro da vontade de Deus. Assim também o seu testemunho torna eficaz quando se dispõe ficar onde Deus quer. Quem sabe hoje você questiona, estou testemunhado para tão poucas pessoas. Todavia, se estás na vontade de Deus, alegra-te porque você será recompensado.

III – OS DISCÍPULOS DE JESUS

Estamos registrando todos estes fatos com uma finalidade apenas; “dizer que Jesus deseja que você seja uma de suas testemunhas “. O desafio é posto, passando pelos passos a seguir: Primeiro devemos romper nossa relação com o mundo, ou seja, morrer mesmo. Segundo decidir segui-lo definitivamente. Posto isto, vamos certificar estas verdade ditas pelo próprio Jesus; ‘Eis que eu vos envio  como ovelhas para o meio de lobos; sede, prudente como as serpentes e simples como as pombas... (Mt  10.16 – 42). O Senhor Jesus não iludiu ninguém sobre o desafio de segui-lo. Tem muitas pessoas preocupadas como vão responder aos opositores do evangelho, quando o Senhor já nos assegurou que podemos ficar tranquilo porque ele cuida desta parte. O que cabe a cada um de nós é sermos fiéis a ele. Esquece este negócio de censura dos homens, aquilo que as pessoas, parentes e amigos vão pensar de você, preocupe-se no que Deus está pensado das suas atitudes. Se Jesus foi chamado de endemoniado quanto mais a nós pecadores. Falar e viver a verdade é tudo que precisamos preconizar em nosso viver diário. Se no meio da pressão você nega Jesus, então é questionável o seu testemunho. E a pergunta que Jesus faz é: Você me ama? Jesus fez esta pergunta para Pedro depois da negativa dele frente a criada do sumo sacerdote. Hoje esta mesma pergunta é dirigida também a ti. Você me ama?

CONCLUSÃO: Tenho me perguntado, por que venho a igreja? Será que estou sendo uma testemunha fiel de Jesus Cristo? Será que em uma situação adversa eu confessaria que sou seguidor de Cristo. Nosso tribunal em algumas circunstância está dentro de nós. Precisamos decidir, por que não queremos envolver? e as vezes precisamos enfrentar lideres, família, status. Você veio aqui para ouvir esta verdade, talvez não seja o que gostaria, mas estou te dizendo saia da sua zona de conforto. Deus, teve que permitir uma perseguição para igreja testemunhar para outros povos, aqui não é lugar de esconder...  

Deus te abençoe! Pastor João Serafim      

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário