terça-feira, 10 de novembro de 2020

Mensagem pregada dia 08/11/2020

 

MENSAGEM: A VOLTA DE JESUS EM CONTAGEM REGRESSIVA

TEXTO: TS 5. 1 -11

INTRODUÇÃO:  Indubitavelmente todos nós já ouvimos falar da passagem de Jesus por essa terra e, ainda que superficialmente também já ouvimos falar que ele um dia voltará para buscar seus escolhidos. Alguns duvidam, outros questionam, outros ousam prever data. Não obstante, as escrituras atem-se apenas em precisar a exatidão deste fato, sem marcar o dia nem a hora do acontecimento. Certo mesmo é que o episódio se dará de maneira inesperada para muitos. Mas, para os filhos da luz cabe ficar vigilantes para não ser surpreendidos com os demais como adverte os ensinos sagrados. Hoje vamos pensar na eminente volta de Jesus.

I – JESUS VOLTARÁ DE SURPRESA

Quando Jesus veio aqui na terra muitas pessoas foram apanhadas de surpresa. Quando a bíblia relata que seu retorno será de surpresa está referindo o mesmo estilo usado em sua primeira vinda. Aquela geração encontravam desapercebidas concentrando-se apenas nas atividades rotineiras do dia a dia. Jesus advertiu seus seguidores a não comportarem como a geração contemporânea de Noé que recusou dá crédito a mensagem de arrependimento, assim também foi o procedimento dos contemporâneos de Ló em Sodoma e Gomora ignorando todo o conselho divino (Lc 17.24 -30). Contudo, muitos reconheceram Jesus como o Messias prometido por Deus através de seus santos profetas. Em todas as gerações, Deus não deixou de advertir o povo quanto ao seu julgamento. Estes que esbravejam acusando Deus de injustiça por não ter afixado data, são os mesmos que levam a vida na libertinagem excluindo Deus de seus projetos, por amarem mais as trevas do que a luz, vivendo na prática das obras das trevas. Ao contrário, os servos de Deus estão a postos: aguardando a volta do seu Senhor, como a noiva espera pelo noivo. 

II – VIGILÂNCIA E SOBRIEDADE  v 6

A volta de Jesus aqui precisa ser aguardada com muita diligência, isto significa nunca perder o foco. Muitas acontecimentos que envolve nossa vida podem nos distrair: por exemplos: serviço em demasia, lazer, escola, família, negócios, projetos. Quando as coisas daqui da terra passa ser a prioridade, nos esquecemos de vigiar. Imagina um vigilante designado para controlar/manobrar veículos numa via com transito intenso e no mesmo tempo ele esteja acompanhando pelo celular o resultado das eleições ou resultado final do campeonato do seu time. Quando tomamos conhecimento que esta vigilância requer sobriedade precisamos entender que precisamos estar em sã consciência para fazer juízo de valores das coisas. Haja vista, que o oposto de sóbrio é bêbado. Imagina um bêbado num posto de vigilância onde requer muito cuidado, ou o que pode acontecer com um recém-nascido sob o cuidado de um bêbado? Você viajaria e deixaria seu parente doente nas mãos de um médico embriagado? “Nós, porém, somos sóbrios, revestindo-nos da couraça da fé e do amor e tomando como capacete a esperança da salvação”(v 8). Vigilância e sobriedade fala de estarmos preparados para a volta do Senhor a qualquer momento. Que seja esta a sua postura!

III – ELE VAI VOLTAR

“Como vem às dores de parto à que está para dar à luz; de nenhum modo escaparão” v 3b. O escritor faz uma analogia da volta de Jesus com uma criança que está desenvolvendo no útero materno que ao chegar o tempo não tem como adiar o nascimento, assim está determinado a volta do Senhor Jesus. Uma mulher que vive a sobriedade, ela prepara para a chegada da criança. Assim também são aqueles que aguardam a volta do seu Senhor. Esta expectativa não é aterrorizante, ao contrário é de conforto, porque temos dele a promessa: “Porque Deus não nos destinou para a ira, mas, para alcançar a salvação mediante nosso Senhor Jesus Cristo” (v 9). Como bons vigilantes devemos mantermos nosso foco nos sinais, ou seja, nos acontecimentos como aumento das atrocidades, guerras, pestes, desumanidade, injustiças, proliferação da imoralidade, relativização da ética... Nosso conselho pra você neste dia é: Tira seu olhar deste mundo, não fique fascinado por política, esporte, religião, coisas materiais. A bíblia diz: “Portanto, se foste ressuscitados juntamente com Cristo, buscai as coisas lá do alto, onde Cristo vive... Pensai nas coisas do alto. Quando Cristo manifestar, então, também sereis manifestados com ele em glória...(Fl 3.1-4). Cristo morreu e ressuscitou para que possamos viver na esperança desta salvação. Nossa expectativa é das melhores porque nesta união com ele temos assegurado a esperança da glória eterna.

CONCLUSÃO: Se você está preocupado com quem vai governar o município de Caratinga, com quem vai governar os Estados Unidos, se a vacina é chinesa ou espanhola, ou se você tem imunidade contra o covid-19. Aconselho-te a pensar mais sobre o céu, pois a recomendação de Jesus é que devemos buscar em primeiro lugar o reino de Deus e sua justiça, a demais necessidades ele suprirá. Como você tem vivido a expectativa da volta de Jesus. Quando esperamos por alguém naturalmente nos preparamos, certo? Este preparo refere viver em santidade. Faça isso e terás um tesouro nos céus.

Deus te abençoe! Pastor João Serafim.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário