MENSAGEM: A INFLUÊNCIA DE UMA MÃE CRISTÃ
TEXTO: 2 Tm 1:3 – 14
INTRODUÇÃO: O ser humano não nasce pronto, precisa ser ensinado e moldado. Em contra partida as demais criaturas do reino animal nascem sabendo os meios para a sobrevivência: Caminhar, comer, nadar e voar... Para o homem atingir o estágio da maturidade da sobrevivência Deus utiliza vários meios para o homem alcançar este desenvolvimento, entre tantos recursos, o mais empregado é a família, e na família o mecanismos mais aplicado é o fator mãe.
I – TIMÓTEO, UM HOMEM DE FÉ
A narrativa do texto sagrado descreve a herança espiritual e biológica de Timóteo nestes termos: Ao chegar em Derbe e a Litra encontramos um discipulo chamado Timóteo, filho de uma judia crente, mas de pai grego (Atos 16:1,2). Lembro da sua fé sem fingimento, a mesma que, primeiramente, habitou em sua avó Loide e em sua mãe Eunice, e estou certo de que habitou em você (2 Tm 1:5). Não sabemos porque razão Eunice casou-se com um descrente, as circunstâncias são desconhecidas, a informação que temos é que o pai de Timóteo nunca se converteu ao judaísmo, tanto que ele foi circuncidado quando adulto para ingressar na caravana missionaria de Paulo (Atos 16:3). Pode ser que nesta data em que Timóteo associou nas missões, o seu pai já tinha morrido.Mas, independentemente desta união mista dos pais, seja por circunstancia de guerra ou de outro fator, o mais importante é que a Loide não abandonou sua filha Eunice. Analisando sob a perspectiva da solidez familiar, Timóteo pode contar com o apoio de duas mães com uma bagagem estruturada no pentateuco mosaico (Dt 6:4-9). Uma fé robusta possui alicerce rígidos para suportar as intempéries que vem sobre todos os viventes.
II – CONFLITOS DE UM HOMEM SINCERO
Jesus advertiu seus seguidores que no mundo passariam por aflições (Jo 16:33). O fato de sermos sinceros não nos imuniza contra as adversidades. Porém, elas são pedagógicas e nos condicionam a ser mais robustos na fé: “Todas as coisas contribui para o bem daqueles que amam a Deus (Rm 8:28). Provavelmente quando Paulo escreve esta segunda carta a Timóteo estivesse vivendo o maior conflito de sua vida ministerial. Por causa disto, Paulo como mentor espiritual de Timóteo lista uma série de quesitos que ele deveria recordar para fortalecer –se e seguir em frente sem acovardar-se: a) Lembrar de suas lagrimas, b)lembrar da fé sincera da avó e mãe, c)lembrar da imposição de mãos. O apelo para não acovardar frente aos embates justifica-se por causa do testemunho do Senhor Jesus que não retrocedeu em sua missão e do próprio Paulo que se encontrava preso por causa do evangelho. Outra razão proeminente apresentada a Timóteo para ele encorajar-se foi a convicção de Paulo quanto seu destino final: “Mas não me envergonho, porque sei em quem tenho crido e estou certo de que ele é poderoso para guardar aquilo que me foi confiado até aquele Dia” (2 Tm 1:12b). Estas referências de família, liderança e convicção espiritual faz toda diferença nos momentos de conflitos pessoais. Timóteo foi um grande pastor na igreja de Éfeso, antes, porém, teve que lidar com seus conflitos pessoais.
III – ABENÇOADOS PARA ABENÇOAR
Nesta data comemora-se o dia das mães. Segundo as estatísticas, trata da data mais lembrada. Independente dos oportunistas de plantão que explora a data para lucrar, devemos lembrar que recebemos muito, dos nossos pais, e principalmente da mãe, é mais que justo, prestar as devidas homenagens àquela que dedicou parte de sua vida ao filho. Nas diversas fases que a vida humana compõe, a influência materna vai determinar muitas das nossas ações. Vale lembrar que não se trata de mãe perfeita. Contudo, a mãe sempre vê o filho em construção que necessita de conselhos. A família que tem a matriarca como uma maestrina, funciona como um oásis no deserto, onde sua prole abriga debaixo de sua sombra. Os ensinos de uma mãe cristã serão determinantes na vida dos filhos, considerando que os valores canalizados vão além de valores monetários, ou seja, na visão do reino de Cristo incutido no coração do eterno aprendiz sempre conduzirá ao transcendente proposto pelo Deus Altíssimo. A mãe Eunice, provavelmente deve ter ensinado a seu filho que a vida é mais que um resultado e sim um propósito. Mães abençoam para que seus filhos sejam bênçãos em sua geração e ainda deixando exemplo para a geração futura. Deus quer usar mães na formação de grandes líderes bem resolvidos para abençoar outras pessoas.
CONCLUSÃO: Uma mãe, independente de sua limitação, merece nosso respeito. Costume dizer que um filho saberá dimensionar o valor de seus pais apenas depois que ele gerar os seus próprios filhos. Nesta data recomendamos votos de moção às mães pelo cuidado dispensado aos filhos e você filho que por alguma razão não admira sua mãe, recomendo fazer melhor e sobretudo incute em seu filho o temor do Senhor que é o maior tesouro que lhe possa oferecer-lhe.
Deus te abençoe!
Pastor João Serafim.
Nenhum comentário:
Postar um comentário