segunda-feira, 19 de setembro de 2022

Mensagem pregada dia 18/09/2022 "SUICÍDIO, QUANDO A VIDA PARECE NÃO FAZER MAIS SENTIDO!"

 

MENSAGEM: SUICÍDIO, QUANDO A VIDA PARECE NÃO FAZER MAIS SENTIDO!  

Ec 2:1-11

 

INTRODUÇÃO: Para muitas pessoas a vida perdeu o sabor e as cores que lhe dão brilho para prosseguir sua jornada, e tudo não passa de pura dor sem esperança de melhora. Quando isto acontece, nenhuma razão apresentada  se justifica, para àqueles que sentem sem chão e sem teto no labirinto da vida que não encontra saída, a não ser a morte. A alternativa do suicídio tem sido a única via encontrada para aqueles que perderam o colorido da vida. Entretanto, aquilo que é impossível ao homem, é possível a Deus (Mt 19:26). 

 

I -  AS CONTROVÉRSAS EM TORNO DO SUÍCIDIO

 

O dia 10 de setembro foi escolhido como dia mundial de prevenção do suicídio. Esta data é usada para alertar o público sobre uma realidade que durante muito tempo foi ignorada pelas autoridades. Muitos têm atentado contra a própria vida e morrido prematuramente sem que as pessoas mais próximas tenham a mínima noção dos sinais apresentada por uma mente suicida. Entretanto, a principio queremos destacar as inúmeras controversas em torno do assunto, considerando os diversos fatores que pode contribuir para autodestruição: a) Distúrbios psicológicos, B) Desilusão nos relacionamentos, C) Perdas financeiras, d) Drogas e alcoolismos, e)Pressão da vida moderna, f) Homossexualismo, g)Doenças psíquicas, h) opressão e possessão demoníaca, i) Altruísmo patriótico, j) Radicalismo religioso, e outros fatos de foro intimo. Estes fatores são apresentados como justificativas. Porém, quando a vítima não deixa um sinal visível como de um bilhete, as perguntas continuarão sem respostas.

A controversa gira em torno do extinto natural da preservação da vida que Deus imprimiu no ser humano, e quando alguém comete tal ato, é considerado agressivo e desrespeitoso para com o Criador. Assim, qualquer ato de autodestruição é abominável diante de Deus. Por maior que seja a dor, Deus é maior...

 

II – AS CAUSAS DO SUÍCIDIO

A questão do suicídio encontra um terreno fértil  quando decidimos enfrentar nossos dilemas da vida sem ajuda divina e humana, ao fixarmos os olhos apenas nos problemas podemos perder a batalha. A bíblia narra um exemplo clássico de situações semelhantes: A partir de 1 Reis  19, a narrativa bíblica apresenta um profeta totalmente diferente do capitulo anterior. Primeiro Lugar: Aquele homem tão corajoso, pôs-se a correr e pedindo a morte por causa de uma mulher que o ameaçara. Porque de tudo isso? Elias por um momento pensou que sua vida estava nas mãos de Jezabel, ou seja, tirou os olhos de Deus, Segundo lugar: Quando ele mais precisava de companhia, ele dispensou seu companheiro ( v 3): Terceiro lugar: Elias olhou para vida com as lentes embaraçadas, a depressão foi implacável esta capacidade: Quarto lugar: Elias queria morrer por achar a vida um peso (v 4): Elias perdeu a perspectiva futura, ele não pensou em seu ministério, olhou para trás, seus antepassados. Elias estava deprimido, o que Deus fez? a) processo de Sonoterapia!(v 6). Uma pessoa deprimida tem muita dificuldade para desligar dos problemas, nada melhor que uma noite bem dormida, b) Elias recebeu um bom cardápio, c) uma boa conversa com Deus, e Deus mostrou sua perspectiva para o futuro. Quantas coisas maravilhosas Deus havia feito por meio de Elias, agora ele não conseguia ver o poder de Deus. Portanto, seja o que for, precisamos confiar que Deus é maior que nossos problemas. A solução é olhar para Deus...

 

III – SUICÍDIO NÃO É UMA PORTA DE SAÍDA

O suicídio não é a solução para uma pessoa angustiada buscar na hora da dor. Via de regra, ele é um ato de incredulidade, é fechar as mãos para a porta da providência divina. Não há poço tão profundo que a graça de Deus não possa alcançar. Acredito que não aja uma análise mais profunda que experiência religiosa sob a graça divina, tendo em vista que ela vai onde foge o alcance humano. Embora seja considerável a contribuição médica, filosófica, sociológica... Devemos primar pelos princípios daquele que nos deu a vida. Em suas palavras temos a afirmativa: “Eu é que sei que pensamentos tenho a vosso respeito, diz o Senhor: Pensamentos de paz e não de mal, para vos dar o fim que desejais” (Jr 29:11). Quem está vivendo um momento de desespero circunstancial ou emocional pode ser empurrado para esta armadilha chamada suicídio. Portanto, familiares e pessoas mais próximas não dever ignorar alguns sinais, tais como: Expressão: “não aguento mais a vida”, “diga-me que não é verdade”, “ainda não posso acreditar”. Claro, que isso dito dentro de um contexto. Nós como cristãos podemos ajudar estas pessoas, através de aconselhamentos, ou encaminhá-las aos profissionais da área. Não temos respostas para todas as perguntas, mas podemos apresentá-las àquele que tem, que é o Criador e que nos fez para um propósito.

 

CONCLUSÃO: Muitos estão fugindo de Deus para a morte, quando deveriam fugir da morte para Deus. A morte não é o fim. Esta consciência precisa estar incontestável em cada ser humano, porque na falta desta, a fuga pode ser uma vida mais dolorosa e eterna. A vida apenas pode ser tirada por aquele que a Deu. (1 Cor 3.16,17).  

Deus abençoe!

Pr. João Serafim

Nenhum comentário:

Postar um comentário