MENSAGEM:
OS BENEFÍCIOS DA IGREJA NO LAR
TEXTO: ATOS 20: 17 – 21
INTRODUÇÃO: Ao compreender que a igreja é um organismo vivo, tendo Jesus como cabeça, torna natural nosso desejo de fazer parte do corpo de Cristo também em nossa casa de forma efetiva na ministração mútua, onde cada parte do corpo contribui para o crescimento da coletividade. Vejamos os benefícios que advém desta funcionalidade da igreja nas casas.
I – QUANDO SURGIU A IDEIA DA IGREJA FUNCIONAR TAMBÉM NOS LARES?
A igreja primitiva por meio dos apóstolos teve sua expansão utilizando a estruturas dos lares daqueles que aceitavam a mensagem do evangelho. O impacto da mensagem foi tão extraordinário que, embora não tivesse os recursos que temos hoje, ainda assim, alcançaram toda a Ásia Menor (Col 1:23). Portanto, a expansão do evangelho no primeiro século se deve a iniciativa dos cristãos abrirem os seus lares para compartilharem de sua fé aos parentes, vizinhos e amigos. A narrativa bíblica no livro de Atos capítulo 2 revela como era a comunhão dos cristãos no inicio da igreja. “Eles perseveravam na doutrina dos apóstolos, na comunhão, no partir do pão e nas orações... Diariamente perseveram unidos no templo, partiam o pão de casa em casa e tomavam suas refeições com alegria e singeleza de coração”. Esta comunhão efetiva desenvolvida nos lares lhes deu musculatura espiritual para resistir as constantes perseguições que vinha da parte do império romano e dos judaizantes. O irmão que está próximo pode socorrer o outro no dia da adversidade (Pv 27:10). Nesta configuração de igreja no lar, sempre teremos um irmão perto no dia a dia.
II - PROPÓSITO DA IGREJA NAS
CASAS
Para que uma parte da igreja funcione no lar com objetividade, pela qual a mesma foi designada, faz necessário observar alguns requisitos pertinentes à sua missão:
a) Administrar (servir as necessidades) nos membros: quando servimos a Deus num grupo menor de pessoas nos facilitam conhecer melhor as necessidades das pessoas.
b) Facilita a comunhão: Num grupo menor de pessoas fica mais fácil desenvolver nosso relacionamento.
c) Desenvolvimento dos dons: Num local onde menos pessoas reúne podemos ministrarmos uns aos ouros com mais intensidade
d) Fortalece as alianças de irmandades: Uma cobertura espiritual através de oração, aconselhamento, decisões e cooperações.
e) Alavanca força no evangelismo: Ao convidar o colega de trabalho, vizinhos ou parentes para ouvir do evangelho, cumpre-se a comissão básica da igreja.
f) Preparar os cristãos para fazer a missão: a igreja deve equipar os cristãos para frutificar. Em um grupo menor de pessoas o desenvolvimento é mais eficaz.
Quando pensamos em cumprir o IDE DE JESUS, precisamos utilizar de todos os recursos para alcançar o propósito pelo qual estamos aqui como igreja na terra. A igreja no lar depende apenas de uma coisa: Amor pelos perdidos e disposição em obedecer a Cristo sendo uma testemunha viva.
III – OS BENFÍCIOS DA IGREJA EM SUA CASA
Quando parte da igreja reúne em uma casa periodicamente significa que estamos abrindo nosso lar para prosperidade em vários aspectos: Primeiro benefício: Estar obedecendo a Deus, ou seja, abrindo a minha casa, estou servido a Deus através das posses, com aquilo que Deus me deu, a casa, móveis e outros bens são dádivas de Deus, é melhor dá do que receber (Atos 20:35). Segundo benefício: Servir aos irmãos com minhas habilidades, cumprindo um mandamento do Senhor, onde ele ordena que devemos servir uns aos outros. O terceiro benefício: compartilhar o evangelho com mais eficácia aos amigos, vizinhos e parentes, um amigo quando convidado a ir a nossa casa, sente-se honrado. Quarto benefício: Melhorias na casa. Ao receber pessoas em minha casa com alegria irei ampliar a casa, adquirir outros móveis, ou seja, a prosperidade chega por causa do propósito. Quinto Benefício: oração da igreja em sua casa, louvores atraindo a presença de Deus para seu lar. Além dos benefícios enumerados devemos sentir muito honrado servir o reino de Deus com um pouco do muito do que Deus nos deu e também poder fazer parte do projeto de redenção do homem por meio do corpo de Cristo – a igreja. Jesus deixou claro que os seus discípulos seriam frutíferos (Jo 15:8) e também nos escolheu e designou para produzir (Jo 15:16,17). O que Jesus espera de nós? Amor pelas pessoas, simples assim. O que o diabo quer de nós? Que apeguemos as coisas e desprezamos as pessoas. Mais o alvo dele são as almas. O diabo não está interessado em coisas, o interesse dele são as pessoas. Por isso usemos as coisas que Deus nos deu em beneficio do próximo.
CONCLUSÃO: O evangelho precisa chegar a outras pessoas, isso só é possível através da compreensão da nossa missão aqui na terra para revelar a glória de Deus aos homens em atos de amor. Servir com nossos bens e talentos. Isso é possível a você, porque você tem a chave em suas mãos.
Deus te abençoe!
Pr João Serafim
Nenhum comentário:
Postar um comentário