segunda-feira, 2 de dezembro de 2024

Mensagem pregada dia 01/12/2024

MENSAGEM: UMA PORTA DE OPORTUNIDADES 

TEXTO: JO  10:1 -18

 

INTRODUÇÃO: Quando pensamos em portas, logo, pensamos em acessibilidade. Considerando que, portas é uma via de entrada e saída. Encontramos uma série de analogias bíblicas relacionadas com esse elemento. O próprio Jesus se apresentou como tal: “Eu sou a porta. Se alguém entrar por mim, será salvo; entrará, e sairá, e achará pastagem” (Jo 10:9). Iremos pensar neste objeto sob a perspectiva de oportunidades.

 

I – A DIVERSIDADES DE PORTAS

Em se tratando propriamente do elemento porta, todos nós sabemos da diversidade existente que pode representar as inúmeras situações vividas pelas pessoas. Certamente os leitores e assistentes deste auditório já passaram por diversas portas neste dia, desde as portas de casa, carro e igreja, onde nos encontramos agora, e também dependeram de outro elemento chamado chave. Imagina se você tivesse perdido a chave de sua casa, armário, carro ou a chave daqui da igreja? Onde você estaria agora? Certamente seu acesso estaria comprometido nestes locais citados. Provavelmente muitos dos que estão lendo ou ouvindo esta mensagem em algum momento, encontrou  portas fechadas por alguma razão, seja por esquecimento, descuido, acesso não permitido ou por bloqueio... Uma das situações que tem sido acontecido com frequência na vida de muitas pessoas são os bloqueios de acesso. Quando o acesso é negado para alguém em algum portal geralmente houve repedidos erros. As advertências são pertinentes, tendo em vistas a existência de tais portas, é justamente por ter restrições, pelo contrário, teria acesso livre. Posto isso, obviamente, se está debaixo de chaves é porque tem algo precioso protegido. As portas existem com uma finalidade de proteger os acessos indevidos. A pergunta que se faz é: quem tem a chaves, código ou a senha de acesso?  

 

II – JESUS É A PORTA!    JO 10:9

Quando Jesus se identifica como porta, Ele estava diante de público formado por cuidadores de animais que entendia muito bem da relação do pastor com as ovelhas, que geralmente é um animal indefeso. Estes animais não oferecem nenhuma resistência quando aprisionados, mesmo com fome. Seu apego ao cuidador é de total confiança. Porém, sensível o suficiente para distinguir a voz de seu guia. O pastor de ovelhas geralmente conduz o seu rebanho para os lugares de segurança e provisão. Diríamos que trata de um cuidado personalizado como recomenda: “Conhece bem o estado de suas ovelhas, e presta atenção aos seus rebanhos” (Pv 27:23). O ofício de pastor requer diligência. Jesus é o único pastor que chama pelas ovelhas pelo nome e as conduz aos pastos verdejantes e águas tranquilas. A porta que Jesus abre para suas ovelhas dá acesso a vida plena, longe dos lobos devoradores. Neste texto, Jesus faz alusão aos mercenários que não passam pela porta. Quem seriam estes? São aqueles que violam os princípios, sai atropelando a tudo e a todos para valer sua opinião. Para esse, Deus não abre as portas. O mercenário aqui é uma figura do diabo, as ovelhas precisam estar atentas para ouvir a voz do bom pastor que é Jesus. Ouvir a voz do bom pastor Jesus é seguir uma rota de portas abertas. Entrará e sairá, ou seja, uma vida de liberdade, em Jesus não há prisão. Com a porta aberta por Jesus você encontrará inúmeras ouras portas abertas...

 

III – VOCÊ TEM A SENHA DA PORTA?  AP 3:20        

Durante um longo período fiquei responsável pelo RH da empresa onde trabalhava, uma das minhas atribuições era repassar o ticket alimentação para os funcionários. Geralmente a distribuição não ocorria toda no mesmo dia que chegava, o restante era colocado em um cofre com chave e uma senha que apenas eu sabia. Estas chaves chegaram em minhas mãos como as chaves tem chegado às mãos de muitas pessoas que exerce suas funções conforme as normas estabelecias. Quero dizer com isso que Deus coloca chaves em nossas mãos para abrir as portas necessárias. Nós podemos fechar as portas das oportunidades e abrir portas de oportunidades em nosso dia a dia. Aqui em nossa igreja existem umas chaves que dá acesso ao pátio e outra à igreja, mas através do acesso à igreja temos acesso a outras chaves que segue dando acesso às outras salas, entende como funcionam as coisas? Na vida também segue a mesma dinâmica. Você tem a chave do seu coração em suas mãos e pode entrega-la para quem desejar.  Se você abrir seu coração para o Senhor Jesus, outras portas em sua vida serão abertas para infinitas oportunidades, Ele promete para suas ovelhas; uma vida abundante...  Os mercenários irão apresentar atalhos, ou seja, um caminho mais curto, porém, inseguro. As portas que Deus abre ninguém fecha e as portas que Ele fecha ninguém abre. O código da chave de todas as portas da vitória possui apenas dez letras “OBEDIENCIA”. Eu tenho inúmeras senhas referente minhas transações relacionadas as atividades do dia a dia, em ambas exigem memorização. Contudo, isso não basta, é preciso exercitar a mesma. A obediência requer exercício de ouvir a voz do bom pastor Jesus e seguir suas orientações – abra a primeiro (seu coração) a porta para ele e siga suas dicas para as demais portas.

 

CONCLUSÃO: As coisas de valor não ficam expostas ao relento sem proteção. O Ser humano é tratado como algo muito precioso, ainda que a pessoa não se vê assim, Deus o trata como tal. O pastor que deu sua vida pelas ovelhas. O pastor não é invasivo, por isso ele chama suas ovelhas. Neste caso a chave é sua audição. Explicando: Se alguém ouvir a voz de Jesus e segui-lo, esse abriu a porta, se recusar, fechou a porta e muitas outras oportunidades.

 

Deus abençoe você!

Pastor João Serafim.  


Nenhum comentário:

Postar um comentário