terça-feira, 31 de janeiro de 2017

Mensagem pregada dia 02/02/2017, e que será compartilhada na célula dia 26/01/2017

MENSAGEM: O SEGREDO DA MANUTENÇÃO DO SUCESSO
TEXTO:  NE 7.1-5


INTRODUÇÃO: Alcançar o topo de um pódio não é tão difícil quanto manter-se no alto dele. Na verdade,  manter-se no sucesso  é um grande desafio, porque começar e até mesmo concluir um empreendimento pode ocorrer por forças de conveniências e circunstancias; Mas o sucesso apenas se sustenta por habilidades especiais para cada área da vida. Portanto, o  difícil não é abrir uma loja, um hotel, uma oficina, uma fabrica, uma igreja e sim mantê-la aberta. Difícil não é casar e sim manter-se casado. Convido você a pensar comigo sobre os segredos de Neemias para manter o sucesso de sua nação.

I – HABILIDADES
Quando assistimos os shows dos artistas que fazem equilibrismos nos cabos de aço nas alturas  ficamos encantados com o espetáculo apresentado por eles. Mais o artista recebe aplausos é por manter-se por mais tempo possível por sobre o cabo de aço sem cair no solo, e não porque conseguiu subir lá nas alturas,  subir e cair qualquer um consegue, mais manter-se  lá em cima é para poucos que tem habilidade para tal feito. Não podemos desconsiderar nossas habilidades naturais para determinadas áreas da vida. Entretanto, a força de vontade e a determinação nos levam a patamares mais altos; sendo que, a força de vontade que nos exercita aos treinamentos  e vislumbrando as necessidades de aperfeiçoar mais, dando de si o máximo possível. O ser humano não nasce pronto e, por mais que a pessoa tenha habilidade natural faz necessário treinamento e capacitação para gerir novas conquistas.   Apostar na sorte tem sido o fracasso de muitos sonhadores que não se prepara para a vida e, nem toma as precauções necessárias para eminentes vendavais que vem como uma avalanche destruindo até as conquista e heranças. Certifique, se você está  avançando ou retrocedendo ou se no mínimo mantendo o que possui. Disse Jesus “ Eis que venho sem demora; guarda o que tens, para que ninguém toma a sua coroa” (Ap 3.11). Vigilância e habilidade são inseparáveis. Portanto, seja vigilante!...

II – GESTÃO COMPARTILHADA
Qualquer gestor que deseja ver seus negócios expandir não pode trabalhar sozinho. A consciência de que grandes empreendimentos não se restringem a uma única pessoa já é um ponto muito positivo, grandes obras envolvem muitas pessoas. Contudo, não basta contratar qualquer pessoa. Precisa encontrar as pessoas chaves para ocupar as devidas funções. Neemias nomeou: Porteiros, cantores e os levitas (levitas são cuidadores do templo) e  Hanini como supervisor geral. Não por ser seu irmão, mais pelas suas virtudes: temente a Deus e leal ao seu plano (Ne 7.1-2). Um gestor que não quer ver os seus negócios ruir,  precisa agregar os dois “CCs”. O “C” de comprometimento e o ‘C” de competência. Quando isto é possível as coisas flui de maneira cadenciada e o sucesso é garantido. Mais nem sempre uma equipe possui todos as pessoas com estas duas virtudes básicas!  Quando estamos começando algo  relevante precisamos encontrar tais pessoas, por que sozinho atingimos um nível, mais unidos vamos além. Em tudo que propomos a fazer encontramos pessoas capacitadas, mais o nível de comprometimento as vezes é zero; então se você quiser avançar é preferível ter em sua equipe pessoas leigas que são insináveis do que ter uma pessoa pronta sem comprometimento. Neemias contavam com pessoas que abraçaram a sua visão e eram acima de tudo temente a Deus. fizeram daquela obra a sua causa, firmado no mesmo propósito.

III – EQUIPE DE TRABALHO
Existem empresas que dura gerações e, em seus “ SLOGAN” de publicidade afirma seu fator básico para a sua  longevidade superando todas a crises com muito vigor. Ocasionalmente encontramos sobreviventes que escaparam pelo fator oportunismo,  mais nem sempre o vento vai soprar a favor. A união e a perseverança é de suma importância para superação, a exemplo de uma equipe  de futebol, porém,  se houver apenas um atleta jogando sem comprometimento leva todos os demais a derrota. Isto acontece no ceio da família quando os cônjuges não harmonizam seus planos e os filhos desentoam os passos para o futuro. Na empresa quando há demanda pelo poder. Na igreja quando os departamentos não se unem para o crescimento comum. Quantas pessoas competentes que fariam infinitamente melhor do que eu e você?  Mais onde elas estão? Às vezes elas estão assentadas nas bancadas dos críticos ou desmotivando os limitados que estão se esforçando, dando o máximo de si.

Acreditamos que é melhor contar com um comprometido ainda que limitado e, que se disponha a aprender, do que com um prepotente, arrogante que diz saber tudo,  mais que não se pode contar com ele. Portanto, se você deseja construir alguma coisa que dure, procure encontrar pessoas fieis e temente a Deus e, que ande com você na mesma visão ( II Tm 2.1-2). Seja na sua casa, no seu negocio, na célula ou na igreja. São estas pessoas que vão ombrear com você e vão lutar a até fim para manter as porta abertas por gerações

CONCLUSÃO:  Disso o sábio “ tudo na vida, conta-se como acaba e não como começa”. É claro que para terminar é preciso começar, mais a nossa história vai ficar registrada como concluímos os nossos dias. Se você ainda não leu o livro de Neemias sugiro a ler com atenção e você vai constatar que ele fez reformas radicais para que seu povo vivesse seguros por décadas. É função do gestor; estar atento para cortar gastos, investir e confrontar os destruidores de bens como:  Princípios morais, riquezas, fé e integridade que gera credibilidade. Fique firme para manter o que você já conseguiu, ou arrependa-se se for o caso e fique firme a parir desta data.                         

Deus te abençoe. Pastor João Serafim.


Nenhum comentário:

Postar um comentário