quinta-feira, 26 de janeiro de 2017

Mensagem pregada dia 22/01/2017, e que será compartilhada na célula dia 26/01/2017

MENSAGEM: PREPARANDO PARA GRANDES CONQUISTAS    TEXTO: NE 2.11-20


INTRODUÇÃO:  Se sonhamos com uma grande conquista, não devemos nutrir  a ilusão de que as coisas vão acontecer automaticamente sem investimento, sem custo, sem sacrifício, ou seja, há um preço a pagar. Escalando os degraus da escada do sucesso que, deve visar alcançar o topo de maneira paulatina, temos que preparar. Estas e outras são recomendações básicas para aqueles que almejam empreender; Para tal, os mesmos buscam cursos de capacitação junto às instituições como o SEBRAE, SESI, e outros órgãos do gênero para não navegar na areia. Se propomos fazer algo relevante é preciso  ser precavido quanto aos eminentes riscos.  Convido você a pensar comigo sobre a estratégia de Neemias para reconstrução dos murros de Jerusalém. Vejamos suas decisões:

I – RECONHECENDO SUA REALIDADE
A comoção de Neemias foi muito grande quando foi informado sobre a miséria do seu povo. Contudo, apenas sua comoção não era suficiente para reerguer os muros caídos, precisava ter atitudes praticas para sair da sua zona de conforto e, foi o que ele fez, mais também não era o bastante. Que fez Neemias?  Inspecionou a cidade conferindo se de fato as informações recebidas lá no palácio batiam com a realidade. Feito isto;  convocou uma reunião e revelou o seu projeto, que foi fruto de oração (1.4). Imagina se Neemias chegasse a Jerusalém e de imediato convocasse seus pretensos colaboradores sem um conhecimento profundo da realidade? No mínimo os colaboradores e os críticos diriam! Este engomadinho que só fica atrás da mesa, ou diriam, este provador de vinho do rei não sabe nada nossa vida aqui. Seu conhecimento da realidade possibilitou expor diante  de todos a desgraça, mais também revelar a ação sobrenatural de Deus sobre a sua vida ainda no palácio ( 2.17 – 18). Eu e você precisamos ser realistas e não fazer vista grossa diante dos nossos problemas e preparar para enfrentá-los com a ajuda de Deus e ajuda das pessoas que o Senhor mover a nosso favor. 
II – OBSTÁCULOS DIANTE DA CONQUISTA
A ilusão de conquista sem obstáculos não tem base bíblica, nem histórica. Todos os heróis da fé e pessoas bem sucedida passaram por grandes embates, e Neemias não foge esta regra, tão logo ele anuncia seu projeto de reconstrução dos muros, surgem opositores (2.19). Coisas insignificantes não incomodam a ninguém, o projeto de reconstrução do muro foi um empreendimento de grande magnitude e por isso que despertou os inimigos do começo ao fim, foram  diversos ataques dos adversarios contra a obra, atacaram através das críticas e subestimaram a capacidade de reconstrução (2.19), depreciação (4.3), trama (4.7), mensagem conspiratória (6.2-5), mensagem para intimidar (6.8,9), plano de morte (6.10) falsas profecias (6.12). Se Neemias fosse uma pessoa medrosa, sem convicção de que Deus tinha chamado para aquela tarefa tinha parado no primeiro obstáculo. Ele poderia ter questionado, como Deus fala comigo para deixar meu emprego e permite que estes inimigos atravessem meu caminho? ou então desistindo argumentando que Deus não quis eliminar o Sambalate, Tobias e outros mandando fogo do céu acabando com aqueles exploradores do seu povo. Nada disso, Neemias os enfrentou corajosamente fazendo o que Deus atribuiu para fazer. E você vai continuar nutrindo a expectativa de que você é tão especial que toda força das trevas vai curvar diante de você sem sequer abrir a boca? Saiba que nestes lugares de escombros há necessidade de enfrentamentos porque o inimigo não reconhece a palavra, por favor, (Demônio) sai daqui ou deste lugar. O diabo está fazendo miséria, mais somos o corpo de Cristo na terra e Ele manifestou para destruir a obras das trevas, a boa mão de Deus como foi com Neemias será conosco.

III – FAÇA SUA ESTRATÉGIA E ENTRE EM AÇÃO.
A estratégia de Neemias não ficou engavetada, antes, ele se mobilizou para a execução do plano de reconstrução. Há quem defendo que os maiores projetos e sonhos encontram-se nos cemitérios:  Sonhos de escrever um livro, construir templo, fazer uma creche, etc. Mas, são projetos que ficaram apenas nos sonhos. A Bíblia fala que aquele que olha somente o vento não semeia (Ec. 11.4), ou seja, aquele que só vê dificuldade não será capaz de fazer nada. Neemias reconstruiu o muro em cinquenta e dois dias (6.15), não contou com nenhum ser angelical para fazer sua tarefa. Podemos assegurar com toda certeza que não foi nada fácil, primeiro porque ele não tinha experiência em construção, depois ele dispunha de poucos recursos financeiros, oposição acirrada, conflitos internos (5.1-12). Há um dito popular “quem quer faz e, quem não quer,  apresenta desculpas”. Seu amor pelos os seus, foi maior que a sua passividade, quando amamos verdadeiramente não suportamos ficar inerte esperando as coisas acontecerem, quando amamos investimos o que temos.
O que temos? Dinheiro? Bens? Ou apenas nossa força de vontade?  Essa força é tudo que você precisa para Deus usar na reconstrução da sua família, seu setor de trabalho, sua escola, sua vizinhança, enfim , onde for a sua esfera de ação se você ama com certeza você não suportará ver o desmanche dos seus  e permanecer de braços cruzados.

CONCLUSÃO:  Não basta chorar, entristecer, jejuar e orar. Precisamos pensar nos mecanismos que Deus pode usar para reverter um lugar de caos em um lugar de alegria e prazeroso de se viver. Muitas famílias encontra-se em fragalhos, despedaçadas, comunidades em conflitos e até ficamos consternados mais restringem apenas em pesares pela dor sem se mover em ações concreta para transformar a situação, tomando o exemplo deste grande homem de Deus, não podemos ficar restrito a sentimentos, mais devemos fazer destes sentimentos nossa força propulsora de ação para ajudar aos necessitados que gritam por socorro.
Deus te abençoe.

Pr João Serafim.

Nenhum comentário:

Postar um comentário