terça-feira, 16 de abril de 2019

Mensagem pregada dia 07/04/2019

MENSAGEM: DEUS DESEJA MATAR A NOSSA FOME
TEXTO:  JO. 6. 48 – 58

INTRODUÇÃO: Para termos uma vida física saudável exige alimentar-se bem de maneira regular, assim também a vida espiritual depende de uma boa alimentação, ou seja, não pode ser de qualquer forma ou qualquer comida. O desejo de Deus é manter seus filhos bem nutridos espiritualmente e fisicamente, por isso, ele nos oferta o pão vivo do céu. Vejamos agora a sua proposta:

I – O PÃO FÍSICO -  V 26
O apetite é um desejo real, não podemos fazer de conta que ele não existe. Fome e sede são necessidades essenciais da vida, ninguém sobrevive sem alimentar-se. Quando pensamos em pão referimos aos mais diversos alimentos que pode variar entre os sabores e nutrientes. Entretanto, isso por si só, não basta; porque envolve também a questão da vontade de cada um ou falta de apetite e suas causas. A comida pode ser a mais saborosa e nutritiva, mas se a pessoa estiver doente, com inanição, rejeição, raquitismo pode comprometer a ingestão dos alimentos. Vamos pensar em uma pessoa morta, seria possível esta pessoa avaliar ou desejar o alimento? Obviamente que não! Os seguidores de Jesus navegaram quilômetros para comer os pães recheados com peixe. A concorrência por este pão foi o contraposto usado por Jesus para revelar o equívoco cometido pelos interpretes da lei mosaica sobre o maná comido no deserto pelos seus antepassados. O qual foi confundido como próprio Deus, ou seja, não pode confundir o milagre e o operador do milagre, a provisão com o provedor.  
II -  O PÃO ESPIRITUAL ( MT 5.6)  
Assim como naqueles dias houve muitos que não assimilaram o milagre do maná, assim também muitos hoje em dia não têm compreendido o propósito de Deus para conosco. Quando é distribuído a ceia do Senhor que fala do simbolismo dos elementos exposto à mesa, precisamos de ir muito além do ritual (cerimonial), para isso convido você pensar no que disse Jesus: “...Também quem de mim se alimenta por mim viverá” ( v 57b). Alimentar de Jesus é uma coisa e, alimentar das dádivas dele é muito diferente. Nesta dimensão posso viver por ele e para ele. A fome espiritual do povo de Deus se caracteriza pelo desejo de fazer a vontade do Criador. Daí, vem: O apetite pela justiça, apetite pela vida nova com Deus, apetite pela promoção da justiça e pela santidade. Percorrendo ao caminho contrário na busca frenética pelas bênçãos de Deus, encontram-se aqueles que preconizam refeições que se desfaz. Quem se alimenta de Cristo tem sua fome saciada. Jesus nunca disse: Quem receber um carro zero, uma casa chique, uma cura etc. ficará satisfeito continuamente. Porém, quem dele se alimenta por ele viverá. Entender isso é tudo que precisamos e viver por Cristo.

III – VOCÊ TEM FOME DE QUE?

Como já afirmamos a vida depende essencialmente do alimento. Nossa fome pode variar dependendo do nosso estado; que compreende: Ensinamento e disposição como seres racionais em mantermos vivos. Quando uma pessoa tem fome de pão, ela come pão. Quando ela deseja água, ela bebe água, mas ela volta a ter a mesma sede novamente se estiver viva. Muitos têm fome de bens matérias, mas ninguém pode satisfazer a sua alma com coisas materiais. Os homens têm procurado satisfazer seus corações com possessões do mundo, compram carros e mais carros, fazendas e mais fazendas, cidades e mais cidades até ter a sensação de serem os donos do mundo. Contudo, ninguém jamais conseguiu satisfazer a alma com as coisas da terra, sejam bens ou status. Se você está aqui e tem a ilusão de que você seria mais feliz com coisas ou por algum relacionamento ou posição social, lamento informar que foste enganado pelo seu  coração (Jr  17.9,10). Alias; Jesus chama isto de loucura (Lc 12. 13 - 21).

Somente aqueles que saciam sua alma com o pão do céu são verdadeiramente felizes; disse Jesus: “Eu sou o pão da vida, o que vem a mim jamais terá fome, e o que crê em mim jamais terá sede” (Jo 6.35). Só Jesus satisfaz. Só a justiça de Deus satisfaz a alma. Onde você tem buscado alimentar-se?

CONCLUSÃO: Esta mensagem sobre alimentar-se do próprio Cristo foi objeto de muita controvérsia, veja o comportamento de alguns seguidores de Jesus: “Muitos dos seus discípulos tendo ouvido tais palavras, disseram: Duro é este discurso: Quem o pode ouvir? A vista disso muitos dos seus discípulos o abandonaram e já não andavam com ele” (Jo 6. 60,66), Apenas permaneceu junto dele os discípulos que estavam desejosos do pão do céu. Pedro respondeu: “Para onde iremos nós? Só tu tens as palavras de vida eterna”. Jesus pode saciar nossa alma, a sua busca pode cessar hoje, alimentando-se dele.
 Deus te abençoe!

Pastor João Serafim.

Nenhum comentário:

Postar um comentário