segunda-feira, 13 de janeiro de 2020

Mensagem pregada dia 05/01/2020

MENSAGEM: DESCOBRINDO MINHA MISSÃO
TEXTO: ATOS 20.24

INTRODUÇÃO: Uma das coisas mais recorrentes em conversas de conselheiros vocacionais trata-se da busca de um sentido para a vida. Muita gente acorda sem saber o que fazer da vida e dorme a noite seguinte sem saber. Outros têm suas atividades definidas. Entretanto sentem-se como uma peça fora da engrenagem. Isto porque a missão tem haver com a finalidade, ou seja, o fogo é para queimar, a água é para molhar e o veneno é para matar. Mas qual é o propósito desta atividade que estou desempenhando? Apenas fazer, não basta. Eis a questão a ser discutida com você. O porquê fazer!
I – DIVERSIDADE DA SOCIEDADE
Devemos ser cuidadosos no que refere a dimensão e complexidade da criação de Deus para não limitarmos tudo a uma cosmovisão cheia de paradigmas preconceituosos, sobre a funcionalidade das relações humanas tendo como base uma concepção restritiva. As diferenças são resistidas, porém tão necessária para dar razão à vida. Existem funções sociais tão elementares que eu seria incapaz de executá-las, exemplo: Quando vejo sangue fico amarelo, então qualquer atividade nesta área de saúde pra mim está totalmente descartada. Outros têm dificuldade de falar em público, outros de dirigir veículos, outros de lidar com altura. Todavia, existem quem amam adrenalina de maneira contínua e se não trabalhar sob pressão adoecem. A beleza da máquina do universo está na diversidade e o mais impressionante de tudo é que estas habilidades são distribuídas entre nós para servir ao próximo, e por via de regra é mais útil ao próximo do que propriamente o portador do talento. Exemplo: O enfermeiro cuida de outro doente, e quando se encontra doente não pode cuidar de si mesmo. Assim é com o cabeleireiro...
II – COMO POSSO SABER MINHA VOCAÇÃO?

Quando algo nos incomoda pode ser um sinal da vocação. A percepção das coisas erradas pode revelar seu potencial para chegar as coisas nos eixos, isto pode manifestar de  diversas maneiras através da indignação, tristeza, dor etc. Para avaliar se faz sentido para o proponente, a primeira coisa a ser considerada é: Eu faria isto independente de remuneração? Segunda coisa é: Isto que pretendo fazer vai beneficiar alguém mais além de mim? Terceira coisa é: Estou disposto a deixar outras propostas e preconizar esta minha missão? Quarta coisa é: Estou disposto a fazer sacrifício para levar este meu propósito avante? Quinta coisa é: Uma vocação ignorada equivale sobreviver, uma espécie de morte. Foi justamente este sentimento que o apóstolo Paulo teve quando expressou dizendo que sua vida não tinha valor se não cumprisse sua missão: “Porém, em nada considero a vida preciosa para mim mesmo, contanto que complete a minha carreira e o ministério que recebi do Senhor  Jesus para testemunhar o evangelho da graça de Deus”(At 20.24). Portanto, nossa vocação deve está desvinculada de remuneração ou proveito próprio, mas visa servir maior número possível,ainda que  exija sacrifício pessoal contanto que veja a realização das metas cumpridas. Analise hoje e cheque seus conceitos.

III – O PODER DE UM CHAMADO

Cada um de nós  fomos chamado para executar algo aqui na terra. O Criador não nos colocou na terra para sermos parasitas, ao contrário nos fez como um de seus colaboradores e preservadores de sua obra. A começar com o primeiro homem Adão que recebeu o dever de cuidar do  jardim do Éden,  como encontra no registro sagrado: “Tomou o Senhor Deus o homem e colocou no jardim para o cultivar e guardar “(Gn 2.15). O apóstolo Paulo inspirado pelo Espírito Santo nos desafia a fazer tudo para a glória de Deus. Isto implica no dever  de esmerarmos no máximo nossa capacidade em nossos empreendimento tendo em vista agradar ao Senhor. Diante disto reportamos no que objetiva nossa função!  Mas qual é o propósito da vida humana?  Mas qual é o propósito da sua vida em particular?
Alguns pensadores afirmam que a existência de cada pessoa passa pelo senso da vocação e cumprir sua função. Como Cristão não fica dúvida quanto ao nosso dever de desempenhar nossa missão como servo de Deus e do próximo. Suas habilidades são diferentes das habilidades dos demais tendo como objetivo a complementação mútua, ou seja, serviços compartilhados entre irmãos. Temos orado neste inicio de ano de 2020 para Deus nos revelar a sua vontade! Pode acreditar que hoje Deus te fala sobre preparo e serviço. Entender isto é um passo importante e executar é ainda mais...

CONCLUSÃO: E Ele morreu por todos, para que os que vivem não viva para si mesmos, mas para aquele que por ele morreu e ressuscitou (2 Cor 5.15). Descobrir nossa missão ou vocação é abrir os olhos para a realidade das pessoas que estão a nossa volta para suprir a suas necessidades. Quanto mais nos dispomos a servir com nossos dons e talentos mais nos sentimos encaixados na engrenagem da vida e Deus é glorificado. Se realmente desejas descobrir seu propósito,você deve executar seu dever com relevância e procurar servir o máximo de pessoas possíveis. Seu legado ficará nos anais da história.
Deus te abençoe!
Pastor João Serafim.
melhor irmão?  Se houve melhora então independente como os ciclos sucederam o saldo foi positivo. Devemos glorificar a Deus por este tempo oportunizado a nós para trazer a baila nossa realidade e melhorar ano após ano. Feliz 2020!

Deus te abençoe!
Pr João Serafim.


Nenhum comentário:

Postar um comentário