segunda-feira, 13 de janeiro de 2020

Mensagem pregada dia 31/12/2019

MENSAGEM:  TEMPO DE AVALIAÇÃO
TEXTO: GN  1: 27 – 2: 3,    8:22

INTRODUÇÃO: Deus estabeleceu as estações no tempo para o nosso bem tendo em vista avaliação da nossa rota percorrida de jornada a jornada, de verão ao inverno ou de janeiro a dezembro. Nossas resoluções pessoais de hoje define o nosso amanhã em quase tudo, isto porque; nos erros e acertos podemos ser periodicamente examinados quando reconhecemos a soberania de Deus para não incorrer- nos de estabelecer metas meramente humanas e acumular  frustrações  anualmente como o apóstolo Tiago adverte: “Vós não sabeis o que sucederá amanhã “ (Tg 4.13-16). O fim de um ciclo, de uma era ou de um ano pode em muito contribuir para rever nossas metas! Vamos pensar em 2019 e 2020.

I - ADEUS ANO DE 2019
O que fizemos ao longo do ano que se finda? Qual foi o saldo que ficou? Positivo ou negativo? Independente de como está o seu coração, se frustrado ou satisfeito, conseguimos chegar neste ultimo dia do ano, ao contrário de muitos que já não se encontram entre nós. A maior dádiva que uma pessoa pode receber é a própria vida! Isto nos imprime o dever de agradecer e alegrar, considerando que existe um plano superior de Deus para conosco e devemos esforçar para não obstruí-lo, em virtude deste plano temos que reconhecer que há uma expectativa da parte do Criador com relação a suas criaturas. Aquilo que produzimos de bom devemos projetar melhorar e nos pontos negativos devemos corrigir o que for possível. Decepções, mágoas, feridas, prejuízos financeiros, rompimento de relacionamentos e outras dores precisam ser encaradas com resiliência e fé naquele que nos fortalece em todas as coisas.
É justo agradecer a Deus pelo cuidado, pela família, pela igreja, e ainda que sua realidade foi amarga e de apenas contar com a graça de Deus, contudo tiveste o privilegio de não ficar ressentido, mas poder compreender as pessoas e amá-las mesmo a despeito das injustiças sofridas porque a força que vem do alto pode te capacitar dizer que o ano de 2019 valeu apena, e dizer obrigado Senhor.

II - O QUE ESPERAR DO ANO 2020?
O apóstolo Tiago alerta para não sermos presunçosos: “Atendei, agora, vocês que dizeis: hoje ou amanhã, iremos para a cidade tal, e lá passaremos um ano, e negociaremos, e teremos lucros. Vocês não sabeis o que sucederá amanhã. Que é a vossa vida? Sois, apenas como neblina que aparece por um instante e logo se dissipa. Em vez disso, deveis dizer: Se o Senhor quiser, não só viveremos, como também, faremos isto ou aquilo (Tg 4.13-15). Este ensino do apóstolo não indica que não precisamos planejar. Mas devemos planejar sob a orientação de Deus. Portanto, a sua decisão de apresentar o próximo ano diante de Deus foi um ato de grande sabedoria, este gesto manifesta sua dependência dele para aquilo que você deseja realizar em 2020. Diante desta verdade você deve buscar a orientação de Deus para sua vida e planejar. Porém, o sucesso vai depender de como desempenhá-lo: primeiro passo é planejar, segundo é executar e o terceiro manter o foco. Quando nutrimos apenas expectativas do sucesso, fatalmente fracassemos e quando olharmos apenas para dificuldades também fracassamos como afirma o escritor sagrado; “Quem somente observa o vento nunca semeará e o que observa a nuvens nunca segará” (Ec 11.4). A vida é de risco e quem almeja algo precisa avaliar. O ano pode ser maravilhoso para aquele que crer, acredite em você e acredite em Deus e lance sua semente.

III – TUDO É POSSÍVEL AO QUE CRER
A sensação de fim de ano é muito boa. Geralmente as pessoas ficam mais alegres, algumas pelo décimo terceiro salário, outros pelas confraternizações e outros pelas folgas (férias). Independente das justificativas, percebemos um clima mais fraternal. Considerando esta estação de sensibilidade humana devemos propor para nós e outros a fazer uma retrospectivas e rever algumas coisas que porventura tenham sido nocivo e fazer uma faxina geral e começar um ano novo com vida nova. Antes de dar os novos passos no novo ano devemos limpar nosso coração da magoa, tristeza, dúvidas. Este tempo pode ser usado para reconciliação e mais dedicação a família, igreja e a Deus. O que você contabilizou neste momento? Abra as gavetas da sua vida neste momento e análise o que será útil para o próximo ano e aquilo que for inservível seja descartado agora mesmo, não acumule coisas que irão ser peso para você. Há tempo para todos propósito debaixo do sol. Hoje é tempo de sair daqui leve, arrependido do pecado, negligência, omissão, falta de santidade. Não haverá espaço para o novo em sua vida enquanto não for retirado o velho. Seus planos para 2020 uma vez submetidos diariamente a Deus será assegurado a paz, serenidade, alegria daquele que nos guia em triunfo. Deus tem para você mais que dinheiro, fama, relacionamento, ele tem a vida eterna e promete estar com você 365 dias do ano 2020.

CONCLUSÃO:  Em um país de regime capitalista onde dão mais importância o TER do que SER, somos tentados a medir nosso desempenho pelas conquista monetárias. Entretanto, as coisas mais valiosas da vida que são amor, relacionamentos, dignidade, respeito é que deve ser usado como padrão para aferir nosso crescimento. Devemos analisar: Tudo que me ocorreu ao longo do ano contribuiu para me tornar um melhor pai, esposo, profissional, amigo e melhor irmão?  Se houve melhora então independente como os ciclos sucederam o saldo foi positivo. Devemos glorificar a Deus por este tempo oportunizado a nós para trazer a baila nossa realidade e melhorar ano após ano. Feliz 2020!
Deus te abençoe!
Pr João Serafim.


Nenhum comentário:

Postar um comentário